Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




COMO SER UM VENCEDOR

HOW TO BE AN OVERCOMER!
(Portuguese)

Dr. R. L. Hymers, Jr.,
Pastor Emérito

Adaptado de um sermão que mudou a vida
por Timothy Lin, Ph.D., meu pastor por 24 anos.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Tarde do Dia do Senhor, 26 de julho de 2020
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Afternoon, July 26, 2020

Hino cantado antes do sermão:
     “Sou um Soldado da Cruz?” (por Isaac Watts, 1674-1748).

“Levanta-te, vento norte; e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas” (Cantares de Salomão 4:16).


Este é o sermão mais importante que já ouvi em minha vida. Se você ler minha autobiografia, verá porque esse sermão mudou minha vida. O Dr. Robert L. Sumner disse: “Eu aprecio e admiro um homem que está disposto a defender a verdade - mesmo contra tudo e contra todos. R. L. Hymers, Jr. é esse tipo de cristão” (traduzido de The Honor Was All Mine: Giants of the Faith Whose Paths Crossed Mine, Biblical Evangelism Press, 2015, pp. 103-105). Um de nossos missionários na Indonésia disse: “Dr. Hymers é um herói que sobreviveu a muitas guerras mortais. ” Este é o sermão do Dr. Timothy Lin que me inspirou a trabalhar para ser um vencedor. Espero que esta mensagem mude sua vida também.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
NOSSOS SERMÕES AGORA ESTÃO DISPONÍVEIS
EM SEU TELEFONE CELULAR.
VISITE NOSSO SITE: WWW.SERMONSFORTHEWORLD.COM.
CLIQUE NO BOTÃO VERDE COM A PALAVRA "APP".
SIGA AS INSTRUÇÕES QUE APARECERÃO.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

O Dr. Timothy Lin disse: “O homem não foi criado por acaso; ele foi criado especificamente para ter domínio sobre a criação de Deus ... a vida de José revela a preparação que o crente precisa para o domínio futuro [no Reino vindouro de Cristo].”

Antes de José haver se tornado governante do Egito, Deus o conduziu por um longo e difícil caminho para prepará-lo para ser um vencedor e um homem cumpridor de Sua Palavra até o fim de [sua] vida. Os grandes feitos de José não foram relacionados apenas ao Egito, mas também a Israel e à igreja de Deus ao longo dos tempos. Sem o governo de José, não apenas os egípcios teriam morrido de fome, mas também a nação de Israel poderia haver sido aniquilada, e a revelação da redenção de Deus em Gênesis não teria sido concluída.

Os passos que Deus deu para construir a vida espiritual de José podem ser considerados à luz de Cantares de Salomão 4:16.

“Levanta-te, vento norte; e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas” (Cantares de Salomão 4:16).

Estudando cuidadosamente a vida de José, pode-se observar como Deus deixou o vento norte e o vento sul soprarem alternadamente sobre ele até que as especiarias aromáticas de seu caráter fluíssem. Deus preparou seu caráter por meio de sofrimentos, exercitou seu corpo com labuta, o expôs à desgraça e humilhação e o frustrou com injustiça e ingratidão, para que sua mente pudesse ser cultivada, sua sensibilidade fosse estabilizada, sua vontade fortalecida, sua fidelidade e caráter desenvolvidos, e sua fé no Senhor aumentado. O trabalho do vento norte e do vento sul na vida de José podem ser claramente vistos.

Vento Sul – Desfrutando o Afeto dos Pais

Por favor, abra Gênesis 37: 1-4.

“Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã. Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai. Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.” (Gênesis 37: 1-4).

Dr. Lin disse: "O amor dos pais tem muito a ver com as características futuras de uma criança ...”

“Joseph sabia a diferença entre o amor e o mal ... amor e verdade são dois conceitos interativos, mas isso não é verdade no que diz respeito a amor e mal, que são duas categorias diferentes. Abster-se de expor o mal não é amor, mas, sim, covardia ... Contanto que o motivo de uma pessoa seja altruísta, expor o mal é um ato nobre e deve ser encorajado ... Os detalhes dos dois sonhos de José feriram o orgulho de seus irmãos e despertam a inveja neles; no entanto, José ainda amava seus irmãos e permanecia um filho obediente a seu pai.”

Eu mesmo não tive o amor do meu pai, mas o amor e a aprovação de minha mãe me impediram de ficar amargurado com meu pai. Minha mãe estava longe de ser perfeita, mas “Ela foi a pessoa mais gentil, doce e inteligente que conheci em minha vida, quando jovem. Ela me ensinou a amar os livros, a dirigir e, o mais importante, a me levantar e dizer o que precisa ser dito, mesmo que eu o fizesse sozinho” (p. 16 de minha autobiografia). Assim sendo, minha mãe sempre foi minha advogada e defensora. As últimas palavras de minha mãe para mim foram: "Eu te amo, Robert" (p. 181). Quando minha mãe foi finalmente salva aos 80 anos, foi uma das maiores coisas que me aconteceram na vida.

Vento Norte – Vendido como Escravo –
Gênesis 37:18-36

Por favor, abra em Gênesis 37: 23-28 e permaneça em pé enquanto leio o texto.

“Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia. E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água. Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram. E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito” (Gênesis 37:23-28).

Podem sentar-se.

Dr. Lin disse, “Sinceridade, obediência, paciência, fidelidade, diligência, consideração e sabedoria não são obtidas por meio de uma vida fácil, mas sim, suportando dificuldades e obstáculos. José nunca teria side completamente equipado para ser [um vencedor] se tivesse permanecido em casa. O fato de ele haver sido vendido por 20 moedas de prata faria com que muitos ficassem mortalmente enfermos. Mas José não acusou ou amaldiçoou seus irmãos, embora ele pudesse estar se perguntando como Deus realizaria seus dois sonhos nessas circunstâncias. ”

Vento Sul – Ganhando Confiança e Estima –
Gênesis 39:1-6

Por favor, abra em Gênesis 39: 1-6 enquanto eu leio.

“José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo. Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.” Gênesis 39:1-6).

Olhe para cima.

José foi vendido a um capitão da guarda do Faraó chamado Potifar. Em vez de reclamar, Joseph foi trabalhar e cumpriu os deveres que lhe foram impostos. Ele ganhou a confiança de seu mestre, Potifar, e se tornou um homem caracterizado pelo sucesso. Mas Joseph precisava de mais treinamento. Então Deus permitiu que ele fosse humilhado.

Vento Norte – Enfrentando Tentação e Injustiça –
Genesis 39:7-20

Agora fiquem de pé enquanto leio Gênesis 39:1-18. Dr. Lin disse: "Quando o vento norte sopra em suas vidas, muitos jovens pensam que é trágico ... Mas esse problema é muitas vezes uma manifestação da graça de Deus. Jeremias disse: "Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade" (Lamentações 3:27). Uma vida tranquila sem luta pode ser a ruína de um jovem. Mas o jugo carregado na juventude é um trampolim para que ele alcance uma posição mais elevada.”

“José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo. Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência. Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora. Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela, chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz. Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora. Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa. Então, lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para insultar-me; quando, porém, levantei a voz e gritei, ele, deixando as vestes ao meu lado, fugiu para fora.” (Gênesis 39:1-18).

Podem sentar-se.

Um dia, enquanto José estava trabalhando na casa de Potifar, sua esposa o pegou e tentou fazê-lo deitar-se com ela. Mas José se desvencilhou e fugiu, deixando sua vestimenta na mão da mulher.

Essa tentação pode ter sido irresistível para outros rapazes, mas José a superou. Ele rapidamente a superou, fugindo rapidamente. Algumas tentações podem ser vencidas as enfrentamos, mas as tentações relacionadas com sexo e luxúria só podem ser vencidas quando delas fugimos (II Timóteo 2:22 diz: Foge, outrossim, das paixões da mocidade”). A vitória de José - sua fidelidade - a Deus, a Potifar que tinha tanta confiança nele, e a si mesmo, para que sua pureza pudesse ser protegida da contaminação. Por amor de Deus, ele prefere ir para a cadeia do que ceder ao desejo da mulher perversa. Para o bem de Potifar, ele não se defendeu, para evitar desgraçar a esposa de seu mestre. Então ele ficou em silêncio. Quando Potifar voltou para casa, ele aceitou a acusação de sua esposa e colocou José na prisão.

Vento Sul – Promoção e Amizade –
Gênesis 39:21-40:22

Abra em Gênesis 39:19-22. Fique em pé enquanto eu leio.

“Tendo o senhor ouvido as palavras de sua mulher, como lhe tinha dito: Desta maneira me fez o teu servo; então, se lhe acendeu a ira. E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão. O Senhor , porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali.” (Gênesis 39:19-22).

Podem sentar-se.

Mesmo que o ambiente físico de José tenha mudado para pior, sua convicção espiritual não mudou. E a presença de Deus continuou a ser uma bênção para ele na prisão.

José conseguiu criar um ambiente amigável na prisão. O mordomo e o padeiro do Faraó, que também estavam na prisão, tiveram sonhos. Ninguém podia dizer a eles o que esses sonhos significavam. Na mente de José, Deus poderia fazer qualquer coisa. Ele interpretou os sonhos do mordomo e do padeiro. Após três dias, ambas as interpretações foram cumpridas. O mordomo foi restaurado e o padeiro foi enforcado. Este era o vento sul de José soprando, mesmo na prisão.

Vento Norte – Enfrentando Ingratidão e Demora–
Gênesis 40:23

Look at Gênesis 40:23.

“O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (Gênesis 40:23).

A prisão de Joseph por mais dois longos anos certamente deve ter sido um vento norte severo para ele. “Todavia, o copeiro-mor não se lembrou de José, antes o esqueceu” (Gênesis 40:23)“O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (Gênesis 40:23). Isso mostra o caráter ingrato do mordomo. Tal situação poderia levar uma pessoa a odiar o mundo por sua ingratidão, mas não José. Ele havia aprendido a virtude de esperar que Deus opere. Deus prolongou seu tempo na prisão para aumentar a paciência de José em esperar que Deus trabalhasse e para aprofundar sua confiança na fidelidade de Deus. O atraso de Deus foi uma evidência de Sua graça extra para Seu vencedor. Mais tarde, Davi disse: “Espera pleo Senhor; tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Salmo 27:14).

Vento Sul – Reinando como um Rei –
Gênesis 47:12-31

Fique de pé enquanto leio Gênesis 47: 12-17.

“E José sustentou de pão a seu pai, a seus irmãos e a toda a casa de seu pai, segundo o número de seus filhos. Não havia pão em toda a terra, porque a fome era mui severa; de maneira que desfalecia o povo do Egito e o povo de Canaã por causa da fome. Então, José arrecadou todo o dinheiro que se achou na terra do Egito e na terra de Canaã, pelo cereal que compravam, e o recolheu à casa de Faraó. Tendo-se acabado, pois, o dinheiro, na terra do Egito e na terra de Canaã, foram todos os egípcios a José e disseram: Dá-nos pão; por que haveremos de morrer em tua presença? Porquanto o dinheiro nos falta. Respondeu José: Se vos falta o dinheiro, trazei o vosso gado; em troca do vosso gado eu vos suprirei. Então, trouxeram o seu gado a José; e José lhes deu pão em troca de cavalos, de rebanhos, de gado e de jumentos; e os sustentou de pão aquele ano em troca do seu gado.” (Gênesis 47:12-17).

Podem sentar-se.

Dr. Lin disse: “Nenhuma correção é agradável quando recebida; é sempre dolorosa e desagradável. Mas produz o fruto da justiça naqueles que foram treinados por ela. ” Abra em Hebreus 12:11.

“Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” (Hebreus 12:11).

Olhe para cima.

Ao final desses dois longos anos, Deus fez com que Faraó tivesse um sonho, fazendo assim que o mordomo se lembrasse de que José havia interpretado seu sonho. O mordomo disse ao Faraó para pedir a José para interpretar o sonho do Faraó! O sonho significava que os sete anos de abundância terminariam com sete anos de fome. Faraó designou José para executar o plano e se preparar para os próximos sete anos de fome. O Faraó viu que José tinha o dom sobrenatural de fazer esse trabalho. Assim, José foi nomeado governante de toda a terra do Egito (41: 38-43). José governou sobre os egípcios com sabedoria e simpatia - e governou sobre seus irmãos com disciplina e amor. Finalmente José foi honrado acima de seus irmãos (49:26).

Dr. Lin disse: “Assim como Deus treinou José para liderar um reino terreno, Deus treina Seus vencedores para terem autoridade sobre Seu Reino vindouro. A salvação é incondicional, pois não requer que qualquer seja envolvida. Mas reinar com Cristo em Seu Reino vindouro é condicional. ” A Bíblia diz,

“Se padecemos [perseveramos], também com Ele reinaremos” (II Timóteo 2:12).

O pastor Richard Wurmbrand passou por 14 anos de sofrimento em uma prisão comunista. O pastor Wurmbrand disse: “Não conheci nenhum cristão que permanecesse fiel durante as adversidades e lutas internas que não saísse delas enriquecido” (Tradução do prefácio de “If Prison Walls Could Speak - “Se as paredes da prisão pudessem falar”).

Outra vez, o pastor Wurmbrand disse: “Meus irmãos e irmãs, vocês devem crer que suas vidas são como barro nas mãos de Deus. Ele nunca comete erros. Se às vezes ele é duro com você ... apenas confie. Descubra a mensagem para a qual Ele está moldando você. Amém." (p. 16).

Se você se tornar um vencedor como José, você terá essa promessa de Deus. Abra em Apocalipse 2:26.

“Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, Eu lhe darei autoridade sobre as nações” (Apocalipse 2:26).

Obrigado, Dr. Timothy Lin, por me ensinar o que ouvimos em seu grande sermão. Ele transformou a minha vida, querido pastor. Devo minha vida a este ensino!

Por favor, levante-se e cante nosso hino de hoje, "Sou um Soldado da Cruz?"

Sou um soldado de Jesus, um servo do Senhor
Não temerei levar a cruz, sofrendo grande dor

Na celeste mansão em conforto eu desejarei bem fácil entrar,
Quando outros seu prêmio receberão pelo sangue a derramar

Haverá inimigos para enfrentar? Do ataque fugirei eu?
Este mundo vil é um amigo da graça, Para me ajudar a chegar a Deus?

Devo lutar, se quiser reinar; Aumente minha coragem, Senhor!
Eu suportarei o labor, suportarei a dor, Apoiado em Tua Palavra.
   (Tradução livre de “Am I a Soldier of the Cross?” Dr. Isaac Watts, 1674-1748).

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

Se você ainda não é salvo, quero que confie em Jesus Cristo. Ele desceu do céu para morrer na cruz e pagar a pena pelo seu pecado. No momento em que você confiar em Jesus, Seu Sangue o limpará de todos os pecados. Minha oração é que você confie em Jesus.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.