Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




JONAS – O PROFETA DO AVIVAMENTO!

JONAH – THE PROPHET OF REVIVAL!
(Portuguese)

Dr. R. L. Hymers, Jr.,
Pastor Emérito

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Na Tarde do Dia do Senhor, 14 de Junho de 2020
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Afternoon, June 14, 2020

“E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela; porque a sua malícia subiu até mim” (Jonas 1:1, 2).


O livro de Jonas tem que ter sido escrito pelo próprio profeta Jonas. Eu digo isto porque o livro revela os pensamentos e orações de Jonas, que ninguém, a não ser o próprio profeta, poderia ter conhecimento. O fato de Jonas ser um personagem histórico é registrado em II Reis 14:24-25 quando os velhos rabinos o chamaram de, “ Jonas, filho de Amitai, o profeta, que era de Gate-Hefer ” ( II Reis 14:25 ). O próprio Senhor Jesus Cristo falou de Jonas como um profeta histórico real. Abram, por favor, em Mateus 12:39-41. Fiquem em enquanto leio o que Jesus disse a respeito de Jonas:

“Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no Juízo com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.” (Mateus 12: 39-41).

Permaneçam em pé e abram em Lucas 11:29-30 .

“E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Porquanto assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será também para esta geração” (Lucas 11: 29-30).

Podem sentar-se.

Em II Reis 14:25 vemos a informação histórica sobre Jonas. Em Lucas 11:29-30 vemos que Jesus Cristo faz menção a Jonas como um sinal. E em Mateus 12:39-41 Jesus fala da ressurreição de Jonas como um sinal de Seu próprio sepultamento e ressurreição ao terceiro dia após seu sepultamento. Assim que, o Antigo Testamento registra Jonas como uma pessoa real, e o próprio Cristo nos fala da morte e ressurreição de Jonas como uma profecia de Sua própria morte e ressurreição.

Winston Churchill expressou-se muito bem ao dizer: “Continuamos não convencidos pelos tomos [liberais] do professor Gradgrind e do Dr. Dryasdust. Podemos ter certeza de que todas essas coisas aconteceram exatamente como são estabelecidas de acordo com as Escrituras Sagradas [a Bíblia]. ” (Citaçao de Dr. J. Vernon McGee, Thru the Bible, volume III, nota sobre Jonas, Introdução, p. 738).

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
NOSSOS SERMÕES AGORA ESTÃO DISPONÍVEIS
EM SEU TELEFONE CELULAR.
VISITE NOSSO SITE: WWW.SERMONSFORTHEWORLD.COM.
CLIQUE NO BOTÃO VERDE COM A PALAVRA "APP".
SIGA AS INSTRUÇÕES QUE APARECERÃO.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

I. Primeiro, o chamado de Jonas.

“ E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amittai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela ... ” (Jonas 1: 1, 2 ).

Versículo 3,

“E Jonas se levantou para fugir … da face do Senhor” (Jonas 1: 3 ).

Eu entendo esse homem,Jonas. É por isso que este curto livro é um dos meus livros favoritos no Antigo Testamento. Jonas fugiu da presença do Senhor. Eu não fiz isso . Eu fui chamado para ser missionário e sabia disso. Mas eu era um estudante tão pobre que eu sabia que não conseguiria me formar na faculdade. Eu tinha que me formar na faculdade e no seminário para me tornar um missionário da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos. Mas, de toda maneira, eu me senti assim como Jonas. Eu sabia que era chamado, mas tentei fugir da presença de Deus por medo de falhar na faculdade. Deus estava me dizendo para fazer algo impossível.

Um jovem seminarista me disse: “Eu não posso ir para o ministério porque eu sei que vou facassar e me dar mal.” Ele temia o fracasso no ministério. Eu pensei sobre aquilo. Então eu disse a ele: Eu já fracassei tantas vezes que não tenho medo de mais nada. "

É o medo que afasta um homem chamado por Deus do ministério. De uma maneira ou de outra é sempre o medo que faz isso. Este rapaz, em particular era um vencedor em tudo que fazia - mas ele tinha medo do ministério. Seu irmão mais velho, falando sobre ele disse: “ Meu irmão é capaz de fazer qualquer coisa. ” Mas ele não conseguiu se libertar do medo de “fracassar”. Ele era um rapaz de 1,80m de altura, estudante nota 10, e um talentoso pregador. Mas ele fugiu da presença do Senhor, porque teve medo!

Agora, deixe-me dizer a você, jovem, algo que aprendi na vida, “ Você é pode fazer qualquer coisa Deus o chamar para fazer – qualquer coisa! ” A Bíblia diz: ‘Posso todas as coisas naquele que me fortalece’ (Filipenses 4:13 ) . Porque eu fiz prova deste versículo, eu sei que é verdade. Eu, aqui, com meus 80 anos de vida, sobrevivente de câncer, com artrite reumática em meus joelhos, mas eu não tenho medo, mesmo apesar de dois homens perversos haverem levados 3/4 de nossa igreja em uma horrível divisão. Todavia, eu estou tão calmo quanto um pequeno bebê nos braços de minha mãe. Estou eu temeroso? Honestamente falando, eu não estou nem um pouco temeroso! Minha avó materna costumava me dizer: “A única coisa que você tem a temer é o próprio medo”, frase que ela ouviu o presidente Franklin D. Roosevelt dizer durante a Grande Depressão. E eu descobri que minha avó tinha razão!

Eu também descobri que você nunca poderá fugir “da presença do Senhor.” Por que? Porque Deus estará com você onde quer que você vá"; é por isso! Você pode, como Jonas, ir para Tarsis. Mas a presença de Deus estará lá da mesma maneira que estava com você em casa! E Deus não vai deixar um pregador fugir sem uma grande luta.

Uma vez eu conheci um homem que era alcoólatra. Descobri mais tarde que ele bebia para bloquear de sua mente o fato de que Deus o havia chamado e ele estava com muito medo de obedecer ao chamado de Deus. Ele, então, todas as noites, embriagava-se para esquecer aquele temor. O nome desse homem era John Birch (sem brincadeira!) E ele estava comigo no seminário, entrando e saindo de mansinho do dormitório porque estava bêbado!

Eu conheci um outro homem chamado Alan. Eu levei Alan a Cristo, mas foi muito difícil. Por quê? Porque Alan tinha medo, de que se ele fosse salvo ele teria que ir para céu! E por que Alan tinha medo de ir para o céu? Ele me disse um dia: “Se eu for para o céu, eu vou ter que ver meu pai que deve estar muito zangado comigo por eu não ter ido para o seminário e me tornado um pregador Presbiteriano como ele foi.” Alan tinha mais de sessenta anos de idade. Ele se sentava no banco de uma igreja presbiteriana aos domingos, com medo de ser salvo, porque seu finado pai ficaria zangado com ele no Céu! Ele foi atormentado por esse pensamento por mais de quarenta anos. Mas eu pude convencê-lo que seu pai [o Reverendo Sr. Black] o abraçaria sorridente, como fez o pai do filho pródigo, depois que o jovem voltou para casa . Alan foi a primeira pessoa que eu levei a Cristo!

Quando eu estava no seminário, uma jovem universitária foi salva em uma de nossas reuniões. Ela era tímida, mas eu notei que estava preocupada, então fui falar com ela. Ela disse: “ Eu tenho medo de dizer a minha mãe que eu sou salva.” Eu disse: “ Vá e diga a ela. Ela não ficará brava.” Mas eu estava errado. Quando a mãe descobriu que ela era havia sido salva expulsou a jovem de casa. Eu vi a jovem chorando. Então eu disse: “ Deixe-me ir e falar com sua mãe. ” Eu me arrumei todo, vesti um terno e gravata, e fui ver a mulher. Quando ela descobriu quem eu era, começou a gritar comigo. Finalmente entrei na sala-de-estar de sua casa. Eu, então perguntei: “Você não quer deixar sua filha voltar para casa? ” Ela respondeu e disse: “Eu suportava o fato de ela estar fazendo sexo e usando drogas. Mas agora ela é Cristã! Eu nunca mais a terei em minha casa."

A pobre garota mudou-se para a casa de uma pessoa da igreja, conseguiu um emprego e terminou a faculdade. Ela finalmente veio a casar-se com um ótimo jovem cristão. Pelo que sei a mãe dela não foi ao casamento. Aquele jovem casal foi como missionários para um país da Europa. Nós enviamos um oferta a eles todos os meses para ajudá-los.

Então, um dia, ouvi que os jornais estavam empilhados na porta da casa daquela mãe. A polícia foi, arrombou a porta e encontrou a mulher - morta no chão – agarrada a uma garrafa de vodka vazia!

Oh, quantas lágrimas e quanta dor aquela jovem teve que passar por tornar-se cristã, e missionária! Mas ela amava a Jesus o suficiente para conseguir superar seus medos e seguir ao Senhor para o campo missionário! E ela era espiritual o suficiente para ouvir e obedecer ao que Jesus lhe dissera:

Levante-se e abra sua Bíblia em Mateus 10: 34-39.

“Não cuideis que vim trazer paz à terra: não vim trazer, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe e a nora contra sua sogra. E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama pai ou mãe mais que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-lá-á” (Mateus 10:34-39).

Podem sentar-se

Sei que alguns de vocês têm pais que farão o possível para que vocês abandonem nossa igreja. Por favor, lembrem-se da coragem dessa jovem e sigam seu exemplo. Se vocês assim o fizer , eles ficarão muito zangados com vocês - por um tempo . Mas quando eles virem sua vida boa , eles finalmente - no futuro - virão à nossa igreja com você. É, todavia, necessário ter fé, para seguir a Cristo, mesmo que eles nunca mais o aceitem! Não sejam como Jonas e tentem fugir da presença do Senhor!!!

Na igreja chinesa, eu tinha dois amigos íntimos - chamados Ben e Jack. Ben rebelava-se contra o Dr. Lin. Finalmente ele fugiu com a namorada. Eu nunca mais o vi. Mas Jack foi treinado para ser farmacêutico. No entanto, ele não gostou e foi para Seminário Talbot, e tornou-se um pregador. Eu e ele éramos amigos íntimos. Eu fui padrinho do seu casamento. Ele aceitou a Jesus em uma de nossas reuniões. Ele , então, escreveu: “Anos mais tarde germinou em mim o fruto da salvação plantado por meu pai e minha mãe ... Eu testemunhei meu pai servindo como professor da Escola Dominical, impactando as vidas de seus alunos e contribuindo para o crescimento da igreja."

II. Segundo: A Aflição de Jonas.

“E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a tarifa e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis,. De diante da face do Senhor . Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.” (Jonas 1:3-4).

Observe. Jonas sabia que a tempestade era de Deus.

“E ele lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar; e o mar se aquietará; porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade” ( Jonas 1:12 ).

Finalmente, os marinheiros tomaram Jonas e o lançaram ao mar, e o mar acalmou sua fúria.

“Deparou, pois, o Senhor um grande peixe para que tragasse Jonas, e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. E orou Jonas ao Senhor seu Deus, das entranhas do peixe” (Jonas 1:17-2:1 ).

A princípio, eu tive problemas em acreditar nisso. Todavia, mais tarde, eu percebi que este incidente era um tipo de Jesus, que morreu na cruz, foi sepultado, e então ressuscitou dos mortos .

Mais tarde, li o que o Dr. M.R. DeHaan disse sobre Jonas e o grande peixe . O Dr. DeHaan disse que Jonas estava morto dentro do grande peixe. Dr. J. Vernon McGee disse:

Este livro é realmente profético da ressurreição . O próprio Senhor Jesus disse que, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Ele seria um sinal para a Sua geração na Sua ressurreição dos mortos ... O pequeno livro de Jonas ilustra e ensina sobre a ressurreição do Senhor Jesus ( Thru a Bíblia , nota sobre a ressurreição de Jonas dentre os mortos, volume III, p . 739).

Veja em Jonas 1:17.

“Deparou, pois, o Senhor um grande peixe para que tragasse Jonas, e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.” (Jonas 1:17).

Agora olhe para as mais importantes palavras do Livro de Jonas, as últimas cinco palavras de Jonas 2:9:

"A salvação vem do Senhor” (Jonas 2: 9b ).

Deixe-me parar aqui e dizer o que eu mesmo penso a respeito da aflição de Jonas nas entranhas do grande peixe.

Ao ler o livro de Jonas noites atrás, fiquei impressionado com algo que nunca havia pensado antes. É comum pensar que avivamentos são revivals são “causados” por circunstâncias exteriores. Vários pregadores conhecidos estão dizendo que o coronavírus "desencadeará" um reavivamento. Eu não creio nisso de maneira alguma !!! Esse é um pensamento de Finney, e não é verdadeiro.

Aqui, entretanto, está o verdadeiro fato sobre o reavivamento - ele é “causado” (eu odeio palavras usadas pelos neo-evangélicos de hoje em dia) - avivamento é “causado” pelo próprio Deus, “ Salvação vem do Senhor ” (Jonas 2:9b).

Mas aqui está o que eu vi claramente noites atrás - Ao ler sobre os grandes avivamentos da história, descobrimos que todos os principais avivamentos começam com os líderes passando por aflições. Vou citar alguns deles que me vêm à mente.

John Wesley – Estou apenas ressaltando algumas das aflições por ele experimentadas antes do Primeiro Grande Despertamento. Ele foi um fracasso como missionário na Geórgia. Ele experimentou conflitos com demônios. Ele foi queimado em efígie. Ele quase morreu. Seu amigo George Whitefield rompeu com ele. Ele foi caluniado por sua própria denominação. Ele foi caluniado na igreja de seu pai e o pastor recusou-lhe a Ceia do Senhor. Ele se casou com uma mulher que arrancou-lhe os cabelos e o abandonou. Então Wesley experimentou seu próprio Pentecostes. Só então ele experimentou seu próprio Pentecostes! Milhares de pessoas enfrentaram frio para ouvi-lo pregar. Sua vida e obra foram citadas pelo advogado do rei: “Nenhuma figura influenciou tantas mentes. Nenhuma voz tocou tantos corações. Nenhum outro homem dedicou o trabalho de uma vida inteira pela a Inglaterra. " Uma editora disse recentemente que John Wesley foi "um dos pregadores mais poderosos desde os tempos apostólicos".

Marie Monsen – Ela começou a jejuar e orar por avivamento na China. O diabo a jogou ao chão e enrolou-se a seu corpo como uma grande serpente . Ela ficou sem ajuda ou apoio, solitária, única mulher missionária que em oração trouxe o grande reavivamento que continua até hoje nas igrejas domésticas da China.

Jonathan Goforth – Ele e sua esposa foram para a China, onde sofreram muito. Quatro de seus bebês morreram. O próprio Sr. Goforth quase morreu duas vezes. Ele teve que levar os corpos de seus bebês mortos em um carro por 12 horas para dar-lhes um sepultamento cristão . Gostaria de ter tempo para lhes contar como a senhora Goforth e seus filhos sofreram. Quando seu bebê Constance morreu, “o corpo de nossa pequena Constance foi colocado ao lado da sepultura de sua irmão em seu aniversário, 13 de outubro de 1902.”
     Só então o fogo do reavivamento de Deus desceu nos cultos de Goforth. Foi dada uma oportunidade de oração. A Sra Gof Orth disse: “ Ele chegou repentino e violento como uma tempestade ... Assim foi aqui com a tempestade de oração. Não houve restrição, nem tentativa de fazê-la ... ao ver homens e mulheres ficarem sob o poder de Deus ... Alguns que haviam se afastado de Deus, agora chegavam a Ele confessando publicamente seus pecados ... Não havia confusão. Toda a congregação estava unida em oração ... Todos íamos diretamente para os encontros de joelhos e, oh , que alegria e que glória nisso! . . . Nós só podíamos inclinar nossas cabeças e ouvir a voz de Deus nos dizer: ' Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus. Então, nós aprendemos que 'não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos .
     Grandes multidões, bem mais de 700, iam aglomerando-se para a frente para confessar seus pecados ... Foi difícil encerrar as reuniões. Cada reunião durava cerca de três horas. Na verdade, cada reunião durava todo o dia ... Uma curta mensagem era pregada por Goforth para continuar a partir deste início para algo melhor na experiência cada vida. Estes eram puros presbiterianos, habitualmente contidos, clamando a Deus , por misericórdia ... Um poderoso pregador Presbiteriano foi encontrado depois, sozinho em seu quarto, soluçando em grande agonia de alma.” A Sra. Gofort h disse: “ Tais orações, tão diretas, e com tal simplicidade, com tal confiança! Que inspiração estar em tal atmosfera! "
      “ Os missionários brancos participaram com seus irmãos chineses na confissão de suas faltas, pecados e deficiências. Foi um momento para que todos fosse trazidos para união – Chineses para com chineses, missionário para com chineses, e tudo porque eles estavam ali unidos em Cristo. E Cristo estava dizendo a todos nós: 'Que todos sejam um ... Eu neles e Tu em mim, que eles sejam levados à plena unidade’.

Tivemos algumas reuniões em nossa antiga igreja que se pareceram exteriormentente com as reuniões de Dr. Goforth na China. Eu disse “exteriormente ” de propósito. Mas a maioria dos “ líderes ” em nossa igreja mentiu para Deus quando confessou seus pecados . Assim, como disse Dr. Tozer, eles cometeram dois pecados - o pecado de mentir, e o pecado de mentir em nome de Deus! Kreighton mentiu para Dr. Cagan, quando disse que não tinha necessidade de “ pregar ” para se sentir “realizado” Assim, este triste homenzinho tornou-se mais como Judas, que traiu Cristo, do que como Pedro que sinceramente arrependeu-se.

O verdadeiro avivamento sob a liderança de Jonathan Goforth foi muito parecido com o verdadeiro avivamento que eu pessoalmente presenciei sob a direção do Dr. Timoth y Lin , na Primeira Igreja Batista Chinesa no final dos anos 60, onde não havia nenhuma ênfase sobre “dons do Espírito ” - mas apenas arrependimentos sinceros e oração. Infelizmente, parece- me que a " convicção e arrependimento " eram apenas emocionais - mas não sinceros. Ainda me espanta que homens como Kreighton e Griffith pensassem que podiam enganar a Deus!!! Que cegueira !!!

Eu estava escrevendo este sermão em nosso banheiro algumas noites atrás, sentado na borda de nossa banheira. A certa altura, caí de costas dentro da banheira, batendo a cabeça no fundo da banheira. Ali eu fiquei caído com os meus pés para cima. Tentei me mexer e levantar, mas não pude fazê-lo. Enquanto eu estava ali, preso dentro da banheira, eu pensei que tivesse quebrado meu pescoço. Mas eu podia mexer os dedos dos pés , então sabia que não havia quebrado a medula espinhal.

Enquanto eu estava lá naquela condição horrível, o Diabo me disse que nunca teria um avivamento verdadeiro. Foi então de Deus me mostrou que os maiores avivamentos na história víeram após pessoas como Wesley, Marie Monsen, e Jonathan Goforth, e outros como John Sung, terem passado por uma experiência de grande provação, como Jonas nas entranhas do grande peixe, para que Deus pudessem confiar às suas mãos um grande avivamento. Podemos ter um reavivamento real agora? Talvez. Mas temos de ser muito sinceros e muito verdadeiros, ou Deus não vai enviar o real avivamento que alguns de nós têm pedido em oração por todos esses anos!

Assim como Jonas, o Pastor Richard Wurmbrand esteve nas entranhas do peixe por 14 anos em uma prisão comunista. Ele passou três desses 14 anos em confinamento solitário, não vendo ninguém, alén de seus torturadores comunistas. Por que Deus deixou Wurmbrand passar por tudo isso? Se você ler seus livros, poderá ver que Deus usou sua prisão para ensiná-lo a ser amoroso e sincero. Eu nunca conheci um homem tão sincero como Richar d Wurmbrand. Ele aprendeu em seu confinamento solitário a falar sinceramente a todo o mundo depois que foi liberto da prisão. Homenzinhos como Kreighton e Griffith nunca foram homens sinceros. Eles mentiram até para Deus. Eles até “confessaram” pecados que nunca tiveram qualquer valor para eles.

É fácil o suficiente ver que John Wesley, Marie Monsen, e Jonathan Goforth eram pessoas sérias, não levianos. Assim também como Jonas!

O Dr. A. W . Tozer disse: “Se formos tolos o bastante para assim fazê-lo, podemos passar o ano pedindo em vão a Deus para enviar avivamento, enquanto cegamente ignoramos os Seus requisitos e continuamos a infringir suas leis. Ou podemos começar agora a obedecer e aprender a bem-aventurança da obediência. A Palavra de Deus está diante de nós. Temos apenas de ler e fazer o que nela está escrito e avivamento... virá tão naturalmente quanto a colheita vem após a semeadura e o plantio ” ( traduzido de ‘What about Revival? - Parte I’ ). Sinceridade é o que Deus está procurando!


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.


O ESBOÇO DO

JONAS – O PROFETA DO AVIVAMENTO!

JONAH – THE PROPHET OF REVIVAL!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.,

“E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela; porque a sua malícia subiu até mim” (Jonas 1:1, 2).

(II Reis 14:25; Mateus 12:39-41; Lucas 11:29-30)

I.   Primeiro, o chamado de Jonas. Jonas 1:1, 2, 3; Filipenses 4:13;
Mateus 10:34-39.

II.  Segundo: A Aflição de Jonas, Jonas 1:3-4, 12; 1:17-2:1; 1:17; 2:9b.