Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ENCORAJAMENTO E ADMOESTAÇÃO NA TRIBULAÇÃO –
AGORA E NO PORVIR

ENCOURAGEMENT AND WARNING IN TRIBULATION –
NOW AND IN THE FUTURE
(Portuguese)

Sermão escrito pelo Dr. R. L. Hymers Jr.
com material do Dr. Christopher L. Cagan
pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 19 de maio de 2019
A sermon written by Dr. R. L. Hymers, Jr.
with material by Dr. Christopher L. Cagan
preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Evening, May 19, 2019

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.” (João 16:33).


Jesus disse: “No mundo tereis tribulação”. A palavra traduzida por “tribulação” é thlipsis. Pode ser traduzida por “pressão”. Todos nós temos pressão em nossas vidas. Mas o pior momento de pressão ainda está por vir. A Tribulação é o período de sete anos imediatamente antes de Cristo descer ao Monte das Oliveiras para governar o mundo com justiça. A pior parte dessa tribulação serão os últimos três anos e meio. Nos sete anos que antecederão a volta de Cristo à Terra, o Anticristo governará o mundo. A Bíblia indica que todos os que se tornarem cristãos durante esses sete anos serão martirizados.

O apóstolo João, em sua visão, viu no céu, as almas desses cristãos da tribulação. Ele disse:

“Vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor do testemunho que deram” (Apocalipse 6: 9).

Ele, então escreve:

“Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).

Esses sete anos serão piores para os cristãos do que qualquer outro período da história. Jesus disse:

“Porque haverá então, grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mateus 24:21)

Sim, haverá o arrebatamento. A Bíblia diz:

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles. nas nuvens, ao encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16-17).

No entanto, não devemos imaginar que esta promessa nos aliviará de provações nos dias de hoje, mesmo antes da Grande Tribulação. Em nosso texto, Jesus diz que os cristãos teriam tribulações durante toda essa era.

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.” (João 16:33)

.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

NOSSOS SERMÕES AGORA ESTÃO DISPONÍVEIS
EM SEU TELEFONE CELULAR.
VISITE NOSSO SITE: WWW.SERMONSFORTHEWORLD.COM.
CLIQUE NO BOTÃO VERDE COM A PALAVRA "APP".
SIGA AS INSTRUÇÕES QUE APARECERÃO.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

Vamos considerar com muito cuidado o que Jesus diz aqui. Considerarei a segunda parte do versículo, depois a primeira parte e então a última parte.

I. Em primeiro lugar, “no mundo tereis aflições (tribulações).”

Jesus disse isso aos discípulos e isso aplica-se a todos os cristãos desta época. Os cristãos terão problemas físicos. O apóstolo Paulo escreveu:

“Para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne…” (II Coríntios 12:7).

Isso parece indicar o problema que Paulo tinha com a visão. É uma indicação de que os cristãos passarão pela tribulação da enfermidade, da dor e da morte física. Nós não escapamos das doenças físicas e da dor quando nos tornamos cristãos.

Os cristãos também passarão por outras provações e tribulações em nosso mundo caído e pecaminoso. O apóstolo Paulo falou dos cristãos que estavam experimentando:

“… Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro.” (Romanos 8:35-36)

.

Mas ele indicou que nenhuma dessas tribulações poderia “nos separar do amor de Cristo” (Romanos 8: 35a).

“No mundo tereis aflições” (João 16:33).

Todos os apóstolos foram mortos por sua fé em Cristo – com excessão de João - que foi mergulhado em óleo fervente e marcado pelo resto de sua vida. Cristãos através dos tempos têm sofrido por sua fé. O Livro dos Mártires de Foxe é um livro clássico que documenta o sofrimento dos mártires cristãos ao longo da história. Dr. Paul Marshall disse:

Nas selvas da América Central ... em campos de trabalho na China, em prisões no Paquiatão, em rebeliões na Índia e em aldeias no Sudão, incontáveis fiéis já pagaram alto preço por sua fé (ibid., P. 160).

No Sudão, cristãos são escravizados. No Irã eles são assassinados. Em Cuba eles estão presos. Na China, eles são espancados até a morte. Em mais de 60 países através do mundo, os cristãos são perseguidos, maltratados, torturados ou executados por causa de sua fé. 200.000.000 de cristãos em todo o mundo vivem diariamente em temor da polícia secreta, vigilantes, repressão do Estado e discriminação ... Centenas de milhões de cristãos estão sofrendo simplesmente por causa do que crêem (traduzido de Paul Marshall, Ph.D., Their Blood Cries Out, Word, 1997, black jacket).

Até mesmo aqui no Ocidente, cristãos verdadeiros são frequentemente alvos de crítica menosprezo ou assédio por uma sociedade cada vez mais secular. O cristianismo e a Bíblia são ridicularizados em salas de aula de faculdades. Muitos cristãos deixam de receber uma promoção, e outros são demitidos de seus empregos por causa de seu desejo de adorar a Deus em suas igrejas no Dia do Senhor. Mesmo membros de família não-cristãos e os novos evangélicos fracos desprezam cristãos dedicados. Como Jesus disse:

“No mundo tereis aflições” (João 16:33).

II. Em segundo lugar, “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz.”

Esta é uma promessa para aqueles que estão "em Cristo". "Em mim". Ele é a fonte da paz interior. Jesus disse:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá…” (João 14:27).

Quando uma pessoa conhece a Cristo, há uma estabelecida paz interior que os outros no mundo não têm.

A pessoa que está “em” Cristo, e que entrega seus problemas a Deus em oração, tem uma paz sobremaneira peculiar, que a Bíblia chama de “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7). O mundo simplesmente não consegue entender por que razão cristãos enfrentam serem presos, torturados, aprisionados e executados - como em muitos países do mundo neste exato momento.

Essa paz não significa que o cristão não tenha conflitos interiores, problemas emocionais ou enfermidades. Muitos evangélicos na América são obcecados com sucesso, prosperidade, tranquilidade, felicidade e auto-aperfeiçoamento. Esses assuntos pareceriam ridículos, para um cristão chinês sendo enforcado de cabeça para baixo por causa de sua fé, ou um cristão cubano que passou cinco anos em confinamento solitário, ou um cristão no Irã que enfrenta a morte por crer em Jesus.

Estes cristãos perseguidos em países do Terceiro Mundo chegam muito mais perto de entender o que Jesus quis dizer quando declarou: “Estas coisas vos tenho dito, para que em Mim tenhais paz” (João 16:33). Creio eu que eles entenderiam que essa paz se refere a uma calma interior, resultante do conhecimento de que seus pecados foram perdoados e de que Deus se importa com eles.

Eu vou ler II Coríntios 11:24-28. Ouça o que aconteceu com o apóstolo Paulo. Ele diz:

“Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens, muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos ; Em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas” (II Coríntios 11:24-28).

Como Paulo poderia falar de paz em circunstâncias como essas? No entanto ele assim o fez. Paulo deu a resposta em Filipenses 4:6, 7.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Paulo passou por muita tribulação e sofrimento, mas ele aqui fala da "paz de Deus, que excede todo o entendimento".

III. Em terceiro lugar, “tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Você pode perguntar a si mesmo se pode ou não resistir as provações e tribulações da vida. Jovens estudantes nas universidades seculares sentam-se em salas de aulas onde, constantemente, a Bíblia e o cristianismo são severamente atacados, menosprezados e ridicularizados. “Posso passar por isso e ser cristão?”, pensa o jovem universitário. “Posso resistir esta presente tribulação? Posso suportar quando pessoas se voltam contra mim? Posso eu resistir quando estou com medo - e não tenho muita fé? ”

Hoje, aqueles que são cristãos sérios são taxados como fanáticos. As pessoas dirão que você está fazendo muito por Jesus. Eles o convidam para uma religião fácil de uma hora no domingo de manhã, ou sem qualquer igreja. Eles dizem que você será feliz se você parar de seguir a Cristo. “Não há necessidade de carregar sua cruz. Não há necessidade de sofrimento ou dor ”, dizem eles. Esqueça tudo. Apenas abandone isso tudo e seja como somos. ”Eles o pressionam. Como Jesus disse: "No mundo tereis tribulações."

Mas Cristo diz: “Tende bom ânimo; Eu venci o mundo ”. Ouça enquanto eu leio Romanos 8: 35-39.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte todo o dia; foos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39)

.

Quando você vem a Cristo, Ele assume o controle. Ele o segura sem deixar que você pereça. Quando você vem a Cristo, você não precisa se agarrar Ele. Ele se agarra a você! A partir do momento de sua conversão, você está eternamente seguro em Cristo. O próprio fato de que há 200 milhões de pessoas no Terceiro Mundo dispostas a sofrer por sua fé cristã prova que Cristo se apega aos Seus seguidores, e não os deixará perecer sem a esperança do Céu. Venha a Cristo, e Ele efetua todo o processo salvífico! Como o Sr. Ngann cantou antes do sermão:

Oh alma que em Cristo refúgio logrou,
   Não temas, sê forte, contigo Eu estou;
E quando encontrares cruel provação
   Não te abandonarei, Serei tua porção.
(Tradução livre de "How Firm a Foundation",
"K" em Rippon's 'Selection of Hymns', 1787).

O título deste sermão é "Encorajamento e Admoestação na Tribulação - Agora e no Porvir". Eu lhes dei encorajamento hoje à noite. Mas devo também dar-lhes uma palavra de admoestação, de advertência. Qualquer que seja o problema que passamos agora é muito pequeno comparado ao que as pessoas estão sofrendo em outros lugares. No Terceiro Mundo cristãos são espancados, presos, torturados e mortos por crerem em Jesus. Nossa vida aqui na América é férias em comparação com o que é como lá. Em anos por vir, pode ser muito mais difícil ser um cristão aqui. A pressão será pior. Você poderá perder seu emprego, sua casa e seu dinheiro por ser um sério cristão. Isso já acontece em outros países agora. Seus amigos e parentes podem se voltar contra você. Falando da Tribulação, Jesus disse: “ E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. E sereis aborrecidos (odiados) por todos amor do meu nome...” (Marcos 13:12, 13). Isso já acontece no presente em outros países. Não se surpreenda se as pessoas o rejeitarem antes que cheguem esses sete anos.

O profeta Jeremias disse: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos? Se tão somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão? ”(Jeremias 12: 5). Sim, você está passando por algumas tribulações agora. Mas se você não consegue lidar com as pequenas pressões de hoje, o que você fará quando piorar? Se você não pode viver a vida cristã neste período de férias que é o dia de hoje, o que você fará quando as tempestades chegarem? Eu quero insitir que você seja um cristão forte. Se você fizer isso agora, você será um cristão forte mais tarde. Eu pensei sobre isso quando eu ainda era um novo cristão, ao ler o livro do pastor Richard Wurmbrand, Torturado por amor a Cristo. Não foi apenas um livro que eu li. Aquele livro mudou minha vida. Ser cristão nem sempre é como um período de férias. Pode ser difícil. É difícil. Sim, “tenha bom ânimo” (João 16:33). Mas também pense no custo. (leia Lucas 14:28). Valerá a pena tudo isso, pois você viverá com Cristo para sempre.

Eu devo agora falar aos perdidos que estão aqui esta noite. Jesus ama você. Ele morreu na cruz para pagar pelo seu pecado. Ele derramou Seu Sangue para lavar seu pecado. Ele ressurgiu da sepultura para dar-lhe a vida. Se você confiar nele, você será salvo para sempre. Mas confiar em Jesus não é apenas algumas palavras. Confiar em Jesus significa crer em Jesus. Sim, haverá tempos difíceis. Sim, você poderá vir a sofrer. Mas valerá a pena tudo isso. Você conhecerá Jesus. Você viverá com Cristo para sempre se confiar nele. Se você gostaria de falar comigo sobre como crer em Jesus, por favor venha e sente-se nas duas primeiras filas. Amém.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo Cantado Antes do Sermão por Jack Ngann:
“How Firm a Foundation” (‘K’ em Rippon’s ‘Selection of Hymns,’ 1787).


O ESBOÇO DO

ENCORAJAMENTO E ADMOESTAÇÃO NA TRIBULAÇÃO –
AGORA E NO PORVIR

ENCOURAGEMENT AND WARNING IN TRIBULATION –
NOW AND IN THE FUTURE

Sermão escrito pelo Dr. R. L. Hymers Jr.
com material do Dr. Christopher L. Cagan

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo” (João 16:33).

(Apocalípse 6:9; 7:14; Mateus 24:21; I Tessalonicenses 4:16-17)

I.   Em primeiro lugar, “no mundo tereis aflições (tribulações).”
II Coríntios 12:7; Romanos 8:35-36.

II.  Em segundo lugar, “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz.”
João 14:27; II Coríntios 11:24-28; Filipenses 4:6-7.

III. Em terceiro lugar, “tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
Romanos 8:35-39; Marcos 13:12, 13; Jeremías 12:5; Lucas 14:28.