Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS – EM EVANGELISMO

WHY WE DO WHAT WE DO – IN EVANGELISM
(Portuguese)

Um sermão escrito pelo Dr. C. L. Cagan
e pregado pelo Rev. John Samuel Cagan
no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do Dia do Senhor, 28 de outubro de 2018
A sermon written by Dr. C. L. Cagan
and preached by Rev. John Samuel Cagan
at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, October 28, 2018

“Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar.”
(Lucas 14:23).


O evangelismo que praticamos é o que traz as pessoas à nossa igreja para ouvir o Evangelho. Em outras igrejas, os membros fazem a chamada “oração do pecador” com as pessoas nas ruas e as convidam à igreja depois que eles tomam essa “decisão”. Mas a primeira coisa que fazemos é convidar pessoas para a igreja. Então nós as trazemos à igreja. Quando elas vêm, elas fazem amigos na igreja. Elas ouvem o Evangelho pregado. Algumas delas permanecem e crêem em Cristo. Elas se tornam pessoas cristãs maravilhosas. Este novo método veio do nosso pastor, Dr. Hymers. Ele planejou isso porque percebeu que todos os outros métodos falharam em trazer pessoas perdidas para a nossa igreja.

Qual é o método do Dr. Hymers? O que nós fazemos no evangelismo? Na noite de quarta-feira, quinta-feira à noite e outras oportunidades saímos dois a dois em faculdades, shoppings e outros locais públicos na área de Los Angeles. Muitos de nós também fazemos isso sozinhos. Nesses lugares, nós caminhamos até as pessoas e falamos com elas. Nós não tentamos fazer com que elas creiam em Jesus Cristo naquele momento. Nós não as conduzimos a fazer a chamada "oração do pecador". Em vez disso, dizemos a eles como é a nossa igreja. Na igreja haverá muitos jovens rapazes e moças com quem eles poderão fazer amizade. Eles vão ouvir uma mensagem. Eles vão almoçar (se vierem pela manhã) ou jantar (à noite). Eles assistirão um filme. Participarão de uma festa - nós celebramos o aniversário de todos em nossa igreja. Eles vão se divertir muito. Muitos deles aceitam o convite e vêm!

Nós, então, lhes pedimos que nos dêem seus primeiros nomes e números de telefone. Mais tarde, damos esses nomes e números aos nossos diáconos e outros obreiros cristãos experientes. Esses servos telefonam para essas pessoas, falam sobre a nossa igreja, os convidam para vir à igreja e arranjam carona para que eles venham no domingo com um de nossos membros. No domingo, nós os pegamos, trazemos à igreja e os levamos de volta para casa. Muitas pessoas vêm à igreja no primeiro domingo depois de serem contatadas por telefone. Outros estão ocupados naquele dia e vêm depois. Quando vêm à igreja, eles ouvem o Evangelho pregado, se divertem fazendo amigos durante as refeições e festas depois dos cultos- e muitos deles retornam!

Este método funciona! Nas últimas cinco semanas, mais de cem pessoas vieram à nossa igreja pela primeira, segunda ou terceira vez. E alguns deles permaneceram na igreja e aceitaram a Jesus Cristo. Este método é realmente eficiente em trazer pessoas à nossa igreja.. Ele Funciona!

O Dr. Hymers criou esse método que usamos para fazer evangelismo, seguindo o que Cristo disse em Lucas 14:23: “Saí pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar”. Primeiro, trazemos as pessoas perdidas para a igreja. Aqui eles ouvem o Evangelho e crêem em Cristo. As igrejas americanas modernas tem feito isso de trás para frente. Eles levam as pessoas a fazer uma rápida "decisão" ali na rua. Mas quase nenhuma delas vem à igreja. Esse método produz decisões, não conversões. Hoje quero explicar porque fazemos evangelismo de maneira diferente da que eles fazem.

Por que nós saímos para colher nomes e convidar as pessoas para virem a igreja, e não tentar salvar as pessoas enquanto falamos com elas?

Primeiro, porque o nosso método é bíblico. É visto através de todo o Novo Testamento. André era um dos doze discípulos. A Bíblia diz:

“Era Andre, o irmão de Simão Pedro, Um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João [o Batista] e o seguido Jesus. Ele achou seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo) e o levou a Jesus” (João 1: 40-42).

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

NOSSOS SERMÕES AGORA ESTÃO DISPONÍVEIS
EM SEU TELEFONE CELULAR.
VISITE NOSSO SITE: WWW.SERMONSFORTHEWORLD.COM.
CLIQUE NO BOTÃO VERDE COM A PALAVRA "APP".
SIGA AS INSTRUÇÕES QUE APARECERÃO.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

André mal sabia alguma coisa. Mas ele sabia que Jesus era o Messias. André não saiu por alí fazendo a oração do pecador com as pessoas. Mas ele levou seu irmão Simão Pedro até Jesus. E Pedro se tornou um discípulo. Mais tarde, Pedro converteu-se e pregou no dia de Pentecostes, quando três mil pessoas creram em Cristo. Mas tudo começou quando ele seguiu a seu irmão e encontrou Jesus.

O discípulo Filipe disse a mesma coisa a Natanael. Ele disse a Natanael: “Vem e vê” (João 1:46). Filipe não sabia muito. Mas ele trouxe Natanael para ver Jesus, e isso fez toda a diferença.

Certo dia Jesus atravessou Samaria e levou uma mulher à salvação. Ela não conhecia a Bíblia. Ela não era judia. Mas ela creu em Jesus. Ela não foi à cidade e fez com que as pessoas fizessem a oração do pecador. Mas ela os convidou a virem e verem Jesus. A Bíblia diz:

“Quanto à mulher [samaritana], ela deixou o seu cântaro, foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura o Cristo?” (João 4:28, 29).

Qualquer um pode fazer isso - mesmo que você ainda nem seja salvo. Você não precisa ir a uma aula para aprender doutrina bíblica. Você não está tentando responder às perguntas das pessoas. Você não está tentando salvá-las na rua. Você está apenas convidando-as para ir à igreja, fazer amigos e passar um tempo agradável. Qualquer um pode fazer isso - e isso é o que nós fazemos.

Em segundo lugar, porque o nosso método funciona. Muitas igrejas não fazem evangelismo. Mas, se o fazem, saem para falar com as pessoas na rua ou de porta em porta. Eles rapidamente dão às pessoas perdidas o chamado “plano de salvação” e pedem a elas que façam uma “oração aceitando Jesus” ali mesmo. Isso é “decisionismo”. A pessoa que toma a “decisão” é contada como um convertida. Eles contam a pessoa como “salva”. Depois disso, as igrejas fazem um “acompanhamento” com essas pessoas - mas quase nenhuma delas vem à igreja. Meu pai, Dr. Cagan, certa vez visitou uma igreja batista fundamentalista, onde orou com mais de 900 pessoas em uma semana - mas a igreja ficou com 125 pessoas. As 900 fizeram uma decisão, mas nunca vieram à igreja. Elas fizeram uma oração, mas não vieram a Cristo.

Por que não fazemos o que essas igrejas fazem? Porque não funciona. Os membros da igreja levaram centenas de pessoas a fazerem uma “oração de pecador”. Mas quase nenhum deles veio à igreja. Eles não se tornaram cristãos. Eles tomaram uma "decisão", mas não foram convertidos.

Por que não tentamos transformar os pecadores em cristãos quando conversamos com eles? Porque eles não se tornam cristãos! Em vez disso, saímos e convidamos pessoas para a nossa igreja. Pedimos-lhes o primeiro nome e o número de telefone. Nossos diáconos e líderes telefonam para eles e organizam uma carona para eles irem à igreja no domingo. Nós os pegamos em nossos próprios carros e os trazemos para a igreja. Nós fazemos amizade com eles. Nós sempre almoçamos depois do nosso culto matinal de domingo, e jantar depois do nosso culto de domingo à noite. Nós os fazemos felizes na igreja. Então nossos diáconos e obreiros telefonam para eles e os convidam a voltar.

Por que fazemos o que fazemos? Porque funciona. Nosso método traz pessoas à igreja e à comunhão da igreja. Na igreja eles ouvem a pregação do evangelho. Algumas pessoas crêem em Jesus imediatamente, mas a maioria precisa ouvir o Evangelho ser pregado por semanas ou meses antes de se converterem. Então eles vivem como cristãos na igreja pelo resto de suas vidas. O outro método é um truque falso que não conquista ninguém!

Há alguns meses fui à África com meu pai, Dr. Cagan e Noah Song. Nós pregamos em igrejas em Uganda, Quênia e Ruanda. No Quênia, nós pregamos em uma conferência para pastores. No final da tarde a reunião terminou. Dr. Cagan disse aos pastores: "Vamos sair pelas ruas e pegar alguns nomes de pessoas". Fomos pelas ruas de Nairóbi, no Quênia, com os pastores traduzindo-nos para o suaíli. Nós conversamos com as pessoas e pegamos seus números de telefone. Nós, então as convidamos para irem a igreja. Os pastores telefonaram para aquelas pessoas e ajeitaram para que elas pudessem ir à igreja. Eles tiveram cinco visitantes no dia seguinte! Depois que voamos dali para Ruanda, os pastores fizeram isso novamente e tiveram mais outros cinco visitantes no domingo!

Os pastores ficaram tão felizes. Eles encontraram um método que funciona! Eles nos disseram que haviam feito um tremendo esforço e gastaram muito dinheiro para promover cultos em que as pessoas tomassem decisões, mas nenhuma delas vinha à igreja. Os pastores pensavam que aquela era a única maneira de evangelizar. Eles ficaram felizes em aprender o nosso método, que realmente traz pessoas para a igreja.

Terceiro, nosso método é bom para você, não apenas para aqueles que são convidados. Fazer evangelismo regularmente fará de você um cristão mais forte. E fortalecerá sua fé ver pessoas que você convida virem à igreja, permanecerem na igreja e crerem em Cristo. É uma grande alegria ver alguém que você convidou vir à igreja. É uma alegria ainda maior vê-los salvos. Eu desejo essa alegria para você!

Por que não distribuímos folhetos? Algumas pessoas fazem isso. Talvez você não saiba o que é um folheto. Um folheto é um pedaço de papel, geralmente dobrado, que é distribuem em grande número para quem quiser levar. Um folheto conta uma história e mostra o plano de salvação. No final, convita a uma pessoa a confiar em Cristo, através de uma oração ou assinando seu nome no folheto.

Muitas igrejas têm seus membros distribuindo folhetos. Eles pensam que estão levando pessoas a Cristo. Mas folhetos não levam pessoas a Cristo. Eles não trazem pessoas para a igreja. Onde estão essas pessoas? Os folhetos são um desperdício de dinheiro e tempo. É por isso que não os usamos.

Como nós sabemos? Nós tentamos isso. Nós distribuímos um milhão de folhetos. As pessoas os leram. Mas nenhuma delas veio à igreja! Elas não se converteram quando leram o folheto. Esse método não é bíblico. A Bíblia jamais disse aos cristãos que distribuíssem panfletos. Mas a Bíblia diz para sair e obrigar os pecadores a entrarem - na igreja local! E é isso que nós fazemos.

Por que saímos dois a dois? Porque Jesus enviou seus discípulos dessa maneira. A Bíblia diz que Jesus “chamou os doze e passou a enviá-los de dois a dois” (Marcos 6:7). Outra vez, a Bíblia diz que “o Senhor designou [escolheu] outros setenta e os enviou de dois em dois, paraq que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir” (Lucas 10: 1).

É Claro que você pode sair sozinho para fazer evangelismo. A Bíblia nunca proíbiu isso. Não há nada errado nisso. Mas sair de dois em dois é bíblico e funciona!

Indo de dois em dois traz mais pessoas para a igreja. Em Los Angeles e outras grandes cidades as pessoas são suspeitas. Eles não vão querer falar com alguém que não conheçam. Jovens suspeitam de pessoas idosas. Moças suspeitam rapazes. Ter duas pessoas juntas acalmará seus temores e trará mais nomes.

Ir de dois em dois é bom para você. Ao ir com um cristão mais experiente, você vai aprender como convidar as pessoas para a igreja e se sentir confortável ao fazê-lo. No começo, você poderá sentir-se temeroso. Você não saberá o que fazer. Mas indo com uma outra pessoa, você aprenderá como fazê-lo. Logo você trará nomes por você mesmo!

Você terá boa comunhão cristã. Servir a Jesus aproxima você dos cristãos com os quais você serve. A “comunhão do serviço” é, de fato, uma excelente comunhão

Como sabemos que o outro método não funciona? Nós tentamos aquele método por anos! Fomos de porta em porta conduzindo as pessoas através do plano de salvação com um folheto de Billy Graham. Nós fizemos com eles a oração do pecador ali na frente de suas casa, ou na rua. Nós distribuímos um milhão de folhetos. Mas as pessoas não vieram à igreja. Elas não se converteram. Aquele método não funciona.

Mas o nosso método sim funciona! Nós temos uma igreja no centro de Los Angeles. Los Angeles é uma cidade ímpia e perversa. Todos os tipos de pecado acontecem aqui. As pessoas estão ocupadas com o trabalho, com a escola, com a família e com os amigos. Há muitas distrações, com a televisão e a Internet, iPhones e tudo mais. Muito poucas são as pessoas que vão à igreja. Muito poucos são cristãos verdadeiros. Nós tentamos levar as pessoas a fazerem uma oração na rua. Mas isso não constrói uma igreja. Não leva pessoas a Cristo.

Nós aprendemos por experiência. Nós saímos e convidamos as pessoas para virem a igreja. Então nós os trouxemos para a igreja onde eles puderamfazer amigos e ouvir o Evangelho. Em nossa igreja, nós temos pessoas perdidas todos os domingos. Eles não vêm de outras igrejas. Não vêm de lares cristãos. Eles vêm do mundo com todo o seu pecado. E alguns deles se tornam cristãos maravilhosos. É por isso que nossa igreja é espiritual e animada. Nosso método produz cristãos verdadeiros e nós agradecemos a Deus por eles! Amém.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo cantado antes do sermão por Jack Ngann:
“Bring Them In” (por Alexcenah Thomas, Século 19).