Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




RESSUREIÇÃO AGORA!

RESURRECTION NOW!
(Portuguese)

Pelo Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 2 de Maio de 2010
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, May 2, 2019

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-6)


Os milagres de Cristo foram feitos para ilustrar verdades espirituais. Ele abriu os olhos aos cegos para mostrar que Ele pode abrir corações espiritualmente cegos. Ele curou leprosos para mostrar que Ele pode curar almas espiritualmente corrompidas. Mas três vezes Ele ressussitou corpos mortos. No quinto capítulo de Marcos nos é dito que Ele ressuscitou a filha de Jairo dos mortos. No sétimo capítulo de Lucas nos é dito que Ele ressuscitou dos mortos o filho da viúva de Naim. No décimo primeiro capítulo de João, lemos que Ele ressuscitou Lázaro dos mortos. A lição que aprendemos através dessas ressurreições é que Jesus pode ressuscitar aqueles que estão “mortos em delitos e pecados” (Efésios 2:1). Neste culto hoje à noite temos muitas filhas de Jairo, muitos filhos de viúvas, muitos Lázaros ressuscitados - porque muitos de nós estávamos mortos em delitos e pecados, mas através do poder de Cristo nós fomos ressuscitados da morte espiritual, para andar em novidade de vida! A ressurreição que experimentamos é chamada de “regeneração” - um termo que fala de vida dentre os mortos, o termo é também conhecido como o novo nascimento. O Dr. WGT Shedd salientou que a Bíblia freqüentemente usa “ressurreição para denotar regeneração” ... “falando de regeneração como uma ressurreição espiritual” (traduzido de W. G. T. Shedd, Ph.D., Dogmatic Theology, P and R Publishing, edição 2003, pp. 864, 865) A conexão entre ressurreição física e espiritual é esclarecida no segundo capítulo de Efésios:

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-6)

A partir desses versículos, aprendemos três grandes verdades sobre o novo nascimento - três verdades sobre a regeneração através do poder do Cristo ressurreto.

I. Primeira Verdade: Nós estávamos Mortos.

De acordo com a Bíblia, todas as pessoas estão espiritualmente mortas. Alguns homens nos dizem que fomos feridos pela Queda - mas eles não crêem que fomos mortos por causa dela. A Palavra de Deus, entretanto, é muito clara. Ela diz que não estávamos apenas feridos, mas que estávamos “mortos em nossos delitos e pecados” (Efésios 2:1). No entanto, esses homens nos dizem que há muita coisa boa no homem, que a natureza do homem em si não está morta em pecados. C. G. Finney deu essa falsa posição quando ele disse:

“ Por que o pecado é algo tão natural para a humanidade? Não é porque a própria natureza seja pecaminosa… Essa doutrina é… infinitamente desonrosa para com Deus, e uma abominação a Deus e ao intelecto humano, e deveria ser banida de todo púlpito, e de toda fórmula de doutrina e do mundo. É uma relíquia da filosofia pagã e foi impingida entre as doutrinas do cristianismo por Agostinho”. (traduzido de C. G. Finney, , Finney’s Systematic Theology, Bethany House Publishers, edição de 1994, pp. 268, 263).

Bem, a doutrina do homem estar morto em pecado foi banida da maioria dos nossos púlpitos. Qual é o resultado? A anarquia moral e espiritual que vemos hoje - esse é o resultado!

A doutrina do homem morto em pecado foi inventada por Agostinho? Não, não foi! O homem sendo irremediável e impotente é ensinado em toda a Bíblia. Nos dias de Noé,

“E viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5).

No Livro de Jó nós lemos:

“Quem do imundo tirará o puro? ninguém" (Jó 14:4)

“Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce da mulher para que fique justo?” (Jó 15:14).

Assim diz o Salmista:

“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5)

“Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras” (Salmo 58:3).

O Rei Salomão disse:

“O coração dos filhos dos homens está cheio de maldade”. (Eclesiastes 9:3).

O profeta Jeremias disse:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)

E o apóstolo Paulo nos disse:

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados... e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” (Efésios 2:1,3)

E, ainda, em Colossenses, o Apóstolo nos disse:

“Vós estáveis mortos nos pecados” (Colossenses 2:13).

Finney atacou a doutrina do homem morto no pecado, atribuindo tal doutrina a Agostinho. No entanto, como mostrei, essa doutrina é ensinada de uma ponta à outra da Bíblia. Na verdade, as idéias de Finney vêm do herege Pelágio (354-420 d.C.). Suas idéias heréticas existem há séculos. O que Finney ensinou foi o pelagianismo em toda a sua força! Vamos nos ater a essas doutrinas que são claramente ensinadas nas Escrituras! O homem, em seu estado não regenerado, está morto no pecado! O homem não está enfermo. Ele está morto para as coisas de Deus!

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.” (Efésios 2:1)

“Estando nós mortos em nossas ofensas” (Efésios 2:5).

O que poderia ser mais claro que isso? Nada!

“Morto em pecados” - esta não é a verdadeira imagem do homem em seu estado natural? O grande Spurgeon disse:

Observe um cadáver, por exemplo: você pode ferí-lo, pode machucá-lo, mas ele não gritará; você pode empilhar cargas pesadas sobre ele, mas não ficará cansado; você pode trancá-lo na escuridão, mas não sentirá tristeza alguma. Assim, o homem não convertido está carregado com a carga de seu pecado, mas ele não se sente sobrecarregado com isso; ele está trancado na prisão da justiça de Deus, mas ele não anseia por liberdade; ele está sob a maldição de Deus ... mas essa maldição não causa comoção em seu espírito, porque ele está morto ... Oh! se você estivera vivo, jamais aquietar-se-ia até que fosse salvo da ira vindoura. O homem permanece inconsciente das coisas espirituais e indiferente a elas porque, em um sentido espiritual, ele está morto (traduzido de C. H. Spurgeon, “Ressurreição Com Cristo”, The Metropolitan Tabernacle Pulpit, Peregrino Publications, volume 14, pp. 207, 208).

Você pode se sentar na igreja e ouvir sermões e não terão efeito algum sobre você - porque você está “morto em pecados”. Você pode ouvir sobre o sofrimento de Cristo, ouvir que ele foi açoitado e pregado na cruz, e não se incomoda por muito tempo - porque você está “Morto em pecados.” Você pode ouvir que Cristo ressuscitou dos mortos e apareceu a Seus discípulos “dando-lhes muitas provas infalíveis” (Atos 1:3) e não se comove com o poder e a majestade de Sua ressurreição - porque você está “morto” em pecados. ”Você pode ouvir do Seu Sangue, disponível para limpar seus pecados, e não sentir necessidade de purificação - porque você está“ morto em pecados. ”Você pode ouvir os outros orarem fervorosamente e não poder orar como eles - porque você está “morto em pecados”. Você pode comprar uma grande Bíblia negra e lê-la, mas as palavras não têm vida nelas; são apenas palavras para você - porque você está “morto em pecados”. Outros têm alegria em sua fé, mas não há alegria em você - porque você está “morto em pecados”. Outros conhecem a Cristo e se regozijam em conhecê-lo, mas você não o conhece; você está cheio de dúvidas e medos - porque você está “morto em pecados”. Outros dizem para você vir a Cristo, mas tudo o que você pode dizer, repetidamente, é “como?” “Como posso ir a Ele?” A resposta lhe escapa e você não consegue entender - porque você está “morto em pecados”.

Eu lhe digo agora que se você tentar aprender como ser salvo, você sempre será o mesmo. Você nunca será capaz de “aprender” como ser salvo! Nunca, nem em cinquenta anos de estudo bíblico - você jamais será capaz de aprender como ser salvo - porque você está “morto em pecados”. E quanto mais você estuda, e faz perguntas, pior você se torna, indo e vindo até que o pouco interesse que você teve uma vez se vá, e você se senta na igreja sem esperança de que qualquer coisa venha a mudar - porque você está “morto em pecados” - “Sempre aprendendo, e nunca conseguindo chegar ao conhecimento da verdade” (II Timóteo 3:7). E, finalmente, você morrerá em seus pecados e se encontrará no mundo vindouro, onde estará atormentado, afastado da presença de Deus para sempre, em desespero, em chamas, sem esperança, na escuridão das “trevas do pecado” para sempre ”(Judas 13) - porque você está“ morto em pecados ”.

Mas agora o texto nos dá um vislumbre de esperança - e essa esperança reside unicamente na misericórdia e graça de Deus em Cristo. Essa foi a minha experiência, e minha oração é essa seja também a sua. Graças ao Senhor, aqueles de nós que foram salvos podem dizer que fomos feitos para viver pelo Cristo ressurreto!

II. A Segunda Verdade: Nós fomos Vivificados.

Levantem-se e leiamos os versículos quatro e cinco em voz alta.

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em trangressões – (pela graça sois salvos)” (Efésios 2:4-5).

Podem sentar-se.

Oh, ouça isso, pecador! Ouça as benditas palavras do Apóstolo: “Mas Deus”. Há esperança nestas palavras! "Mas Deus." Você está morto em pecados ", mas Deus!" Louvado seja Deus por estas palavras! Salte e dance de alegria quando as ouvir! “Mas Deus!” Nós poderíamos aplicar estas palavras repetidas vezes na história da fé. Quando as coisas estavam perdidas, de vez em quando o próprio Deus interveio, e pode-se dizer, nas palavras de Efésios 2:4: “Mas Deus!”

Todo o mundo tornou-se corrompido pelo pecado a tal ponto que Deus disse: “Eu destruirei o homem que criei” (Gênesis 6: 7). “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6: 8). “Mas Deus” interveio e salvou Noé e sua família do grande Dilúvio. Os filhos de Israel suspiraram e gemeram debaixo do jugo de escravidão do faraó no Egito. Mas Deus disse a Moisés: “Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo. Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios.”(Êxodo 6:6-7). “Mas Deus.” No tempo dos juízes, por causa dos midianitas, Israel "empobreceu grandemente.” (Juízes 6:6). Mas Deus veio a Gideão enquanto debulhava o trigo “para escondê-lo dos midianitas” (Juízes 6:11). “E disse o Senhor a Gideão: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6:16). E Gideão exclamou: “Levantai-vos, porque o Senhor tem dado o arraial dos midianitas nas vossas mãos.”(Juízes 7:15). “Mas Deus.” Jesus foi preso, espancado, pregado a uma cruz, morreu e foi enterrado em um túmulo selado. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos: "A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e fez que se manifestasse" (Atos 10:40). “Mas Deus.” O sumo sacerdote e seus homens lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na "prisão pública" (Atos 5:18) para impedi-los de pregar o Evangelho. “Mas o anjo do Senhor abriu de noite as portas da prisão… e disse: "Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida.” (Atos 5:19, 20). “Mas Deus” abriu as portas da prisão e abençoou sua pregação. Vez após outra, em toda a Bíblia, nos é dado um exemplo após o outro da misericórdia de Deus. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),”(Efésios 2: 4-5).

E tendo Deus misericórdia nos dias de Noé, nos dias de Moisés, nos dias de Gideão, nos dias dos Apóstolos, e nos dias da ressurreição de Cristo - você não acha que Ele pode ter misericórdia de você?

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em trangressões – (pela graça sois salvos)” (Efésios 2:4-5).

Olhe e veja aqueles que foram “vivificados” em nosso meio. Olhe ao redor e veja aqueles que ressuscitaram de dentre os mortos e foram vivificados pela graça de Deus em Cristo! Eis que todos os nossos diáconos, todos os líderes de nossa igreja - todos eles já estiveram “mortos em pecados”. No entanto, agora, olhem e vejam - eles foram “vivificados com Cristo” - foram feitos vivos em Cristo - salvos pela graça! Quem pode dizer que eles não foram “vivificados ... com Cristo”? Quem pode duvidar que eles ressuscitaram dos mortos “com Cristo”? Spurgeon disse:

A pobre Marta ficou surpreendida ao saber que Cristo haveria de ressuscitar dos mortos seu irmão [Lázaro], mas Ele, como que para surpreendê-la ainda mais, disse: “Todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá. Crês tu nisto? ”(João 11:26). Essa é uma das coisas que devemos crer, que quando recebemos a vida espiritual, ela está em união com a vida de Cristo e, conseqüentemente, nunca pode morrer (traduzido de Spurgeon, ibid., p. 214).

Sim! “Nunca morrer!” Nós rejeitamos a falsa declaração de Finney sobre aqueles que são nascidos de novo. Finney disse: “Eles estão expressamente informados de que a salvação deles é condicional à sua deles em santidade até o fim. Eles são chamados ... a temer ... para que não se percam "(traduzido de Charles G. Finney, Finney's Systematic Theology, Bethany House Publishers, reimpressão de 1994 da edição de 1878, p. 546). Sim, Finney disse que uma pessoa salva pode perder sua salvação! De fato, Finney disse que um cristão poderia cair do céu e perder sua salvação, mesmo depois que morresse! Aqui está a citação exata do livro de teologia de Finney: “Os santos no céu podem, pela possibilidade natural, apostatar e cair e se perder” (traduzido de C. G. Finney, ibid., P. 508). Sim, Finney disse que um cristão pode cair do céu e se perder!

Isso é heresia pelagiana. Nós rejeitamos isso! Aquele que foi convertido não pode tornar-se “não-convertido”. Aquele que foi regenerado não pode tornar-se “não-regenerado”!

“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, [Deus] nos vivificou juntamente com Cristo, (pela graça sois salvos;)” (Efésios 2:5).

Spurgeon disse: “Tendo uma vez recebido a vida divina, este nunca a perderá. Deus ... não nos vivifica com a vida interior, para depois nos deixar perecer ... Ele não salva hoje, e condena amanhã ... Glória a Deus, então, você que vive pela fé em Cristo vive uma vida imortal ... regozije-se nela e dê ao seu Deus todo o louvor! ”(Spurgeon, ibid., p. 215). Mas há mais um ponto. Nós estávamos mortos. Nós fomos vivificados. Mas,

III. A Terceira Verdade: Nós somos Ressuscitados.

Por favor, fique de pé e leiamos os versículos cinco e seis em voz alta.

“E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:5-6).

Podem sentar-se.

As pessoas me perguntam: “Como eu posso vir a Cristo?” Elas ficam confusas por saber onde Cristo está - no terceiro céu (II Coríntios 12:2). Eles sabem que Cristo está lá, acima da atmosfera, além das estrelas desta galáxia, naquele lugar que Ele chamou de “paraíso” (Lucas 23:43). Eles lêem na Bíblia que Cristo está lá, assentado à direita de Deus. "Como posso chegar até lá?", Perguntam eles. "Como posso chegar a Cristo lá em cima - em outro mundo?”

Bem, é claro, a resposta deveria ser óbvia. Você não pode chegar por conta própria! Mas o “decisionismo” tem cegado a muitos. Eles acham que podem vir a Cristo por seu próprio esforço! É por isso que eles tropeçam quando lêem João 6:44

"Ninguém pode vir a mim, a não ser que o Pai, que me enviou, o atraia; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44).

As pessoas não têm dificuldade em crer que Deus os chamará para encontrarem-se com Cristo nos ares no dia do Arrebatamento (leia I Tessalonicenses 4: 16-17; I Coríntios 15: 51-53). No entanto, elas têm muita dificuldade em crer na mesma coisa quando se trata de salvação! Mas ambas as coisas estão escritas lá, para que todos possam ler, em João 6:44:

“Ninguém pode vir a mim, a não ser que o Pai, que me enviou, o atraia; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).

O mesmo grande poder de Deus, que atrairá os cristãos ao encontro de Cristo nos ares, deve agora atraí-lo a Cristo à destra de Deus! É Deus quem atrai o pecador para Cristo - não é o próprio pecador - mas sim Deus. "Ninguém pode vir a mim, a não ser que o Pai ... o atraia." É como o arrebatamento - só que acontece agora - quando você vem a Cristo! Então, naquele momento maravilhoso, Efésios 2:6 acontece! Olhe para isso!

Fique em pé e leia em voz alta!

“E nos ressuscitou juntamente e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:6).

Podem sentar-se.

Isso disse o Dr. Hendriksen sobre esse versículo: “Nós mesmos fomos… vivificados, ressuscitados e colocados em lugares celestiais” (traduzido de William Hendriksen, Ph.D., New Testament Commentary, Baker Book House, reimpressão de 1981, p. 118; Efésios 2:6). A Bíblia de Estudo da Reforma diz assim:

     Nos vivificou… nos ressuscitou… nos fez assentar-nos. Estes são eventos históricos na vida de Cristo: Sua ressurreição dos mortos e entronização à destra de Deus. Mas Paulo também os aplica ao que aconteceu aos crentes. Paulo ensina a união entre Cristo e aqueles que vêm a Ele ... de modo que o que é dito do Redentor também pode ser dito dos redimidos (traduzido de The Reformation Study Bible, Ligonier Ministries, 2005, p. 1706; nota em Efésios 2:5, 6).

Vir a Cristo só é possível pela graça e poder de Deus, que atrai nossas almas para Cristo quando nos convertemos!

Então, o que você deve fazer se ainda estiver perdido? Jesus disse: “Esforce-se para entrar” (Lucas 13:24). Leia e releia esses sermões. “Esforce-se” com todo o seu ser para “entrar”. “Bata e abrir-se-lhe-á” (Lucas 11:9). As palavras no grego nos dizem para “continuar batendo, continuar orando”. Ore o máximo possível para que Deus o desperte para seu estado pecaminoso e perdido. Ore para que Ele vivifique sua alma, faça- o viver e atraia-o para Cristo. Pense nos horrores do Inferno e na eternidade sem Cristo. "Esforce-se para entrar" e Deus “vivificará [você] juntamente com Cristo” ... e elevá-lo aos "lugares celestiais em Cristo Jesus". Oh, que esse momento alegre chegue logo para você! Que você em breve seja vivificado - elevado aos "lugares celestiais em Cristo Jesus". Que você, que está morto em pecados, experimente a ressurreição agora! Que você possa nascer de novo pelo poder de Deus em Cristo! Amém.

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-6).

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

NOSSOS SERMÕES AGORA ESTÃO DISPONÍVEIS
EM SEU TELEFONE CELULAR.
VISITE NOSSO SITE: WWW.SERMONSFORTHEWORLD.COM.
CLIQUE NO BOTÃO VERDE COM A PALAVRA "APP".
SIGA AS INSTRUÇÕES QUE APARECERÃO.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +