Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




CADA PESSOA EVANGELIZANDO

EVERY PERSON EVANGELIZING!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 17 de Setembro de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, September 17, 2017

“E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos” (Lucas 17:14).


Ao viajar por Samaria e pela Galiléia, Jesus chegou a uma pequena cidade. Nos arredores da aldeia havia havia dez leprosos. Eles "ficaram longe" de Jesus (17:12). Leprosos eram obrigados pela lei do Antigo Testamento a ficar longe de pessoas não infectadas pela doença.

“O leproso ... clamará: Imundo, imundo ... habitará só; a sua habitação será fora do arraial” (Levítico 13:45-46).

Estes dez leprosos ouviram que Jesus realizava milagres. Então, de longe, eles gritaram: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós" (Lucas 17:13). Jesus não os curou da lepra imediatamente, mas antes lhes disse que fossem mostrar-se aos sacerdotes no Templo de Jerusalém. Jesus fez isso por dois motivos: para cumprir a lei do Antigo Testamento, que dizia, em Leviticus 14:1-20, que somente os sacerdotes poderiam determinar se alguém com lepra havia ou não sido curado. O segundo motivo era como "prova”, testemunho, aos sacerdotes e outros judeus do poder de cura que possuía" (tradução de Thomas Hale, The Applied New Testament”, Chariot Victor Publishing, 1996, página 236).

Os dez leprosos obedeceram a Cristo e foram em direção ao Templo em Jerusalém. Isso mostra que eles tinham uma certa quantidade de fé, ou eles não O teriam obedecido. Mas, como veremos, essa não foi fé para a salvação. Eles obedeciam a Cristo externamente,

"E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos" (Lucas 17:14).

A lepra desapareceu de seus corpos enquanto caminhavam para o sul da região da Galiléia, até o Templo de Jerusalém.

Um dos homens, entretando, ao ver que havia sido limpo, deu meia-volta e retornou para onde Jesus estava.

“E disse-lhe [Jesus] Levanta-te e vai, a tua fé te salvou” (Lucas 17:19).

Parece-me haver várias lições nesta passagem. Não estou mencionando todas, mas aqui estão três que vejo.

I. Primeiro, a limpeza parcial vem de uma obediência externa a Cristo.

Todos esses dez homens foram curados da doença externa da lepra. No entanto, eles não foram todos curados pelo toque imediato de Jesus. Eles foram parcialmente curados na estrada para o Templo em Jerusalém. Mas suas almas, todavia, ainda não haviam sido curadas. Jesus disse:

“Ide e mostra-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, foram limpos” (Lucas 17:14).

Pessoas que são exteriormente obedientes a Cristo são purificadas de muitas das pragas que perturbam aqueles que não são totalmente obedientes. Aqueles que vêm à igreja e se conformam externamente com as regras básicas do cristianismo, descobrem que suas vidas se tornam mais reguladas, seus hábitos de estudo na escola produzem melhores resultados. Suas emoções tornam-se mais controladas. Em geral, eles se tornam mais bem sucedidos e produtivos em suas vidas do que aqueles que são "jogados de um lado para o outro" pela confusão da sociedade moderna (Efésios 4:14).

As pessoas do "mundo" muitas vezes pensam que vir à igreja irá prejudicá-las na vida, tirando muito tempo do seu trabalho ou escola. Os pais não-cristãos geralmente pensam assim. Eles pensam que vir à igreja ocupará muito tempo de seus filhos, e eles não vão ser bem sucedidos na escola ou no trabalho. Mas encontramos repetidamente que o exato oposto é verdadeiro. Quando os jovens atendem aos cultos da igreja, descobrimos, sem exceção, que eles realmente se tornaram estudantes bem melhores e funcionários muito melhores. Eles aprendem a balancear seus estudos, "remindo o tempo" (Efésios 5:16; Colossenses 4:5). Através da exortação de líderes da igreja e pelo exemplo de membros da igreja, eles aprendem a importância da diligência no trabalho e na escola. Em vez de ficarem por aí "à toa", como os filhos do mundo fazem, eles trabalham e estudam arduamente durante o tempo que lhes é disponível.

Eu creio que temos em nossa igreja uma das porcentagens mais altas da América no que diz respeito a estudantes universitários e graduados da faculdade. E creio que essa é uma das provas de que a obediência a Jesus "limpa" aqueles que o obedecem de tantos problemas externos enfrentados pelas pessoas que não vem para a comunhão de uma igreja local e participam de seus cultos regulares. Anos de observação nos dão prova disso constantemente.

II. Em segundo lugar, a salvação completa é experimentada quando você vem a Cristo.

Nove daqueles homens satisfizeram-se quando foram curados externamente, quando foram fisicamente limpos da lepra. Mas um deles não se satisfez com a mera obediência externa. Seu coração saltou em seu interior em agradecimento a Deus. Ele deu meia-volta, e fez a viagem de volta ao lugar onde Jesus estava. Ele caiu aos pés de Jesus, "dando-lhe graças" (Lucas 17:16). Em outras palavras, esse homem veio a Cristo! Ele veio a Cristo e encontrou, não apenas cura física, mas completa salvação no Salvador, prostrando-se a Seus pés.

Se você tem vindo à nossa igreja, assistido aos cultos regularmente, isso é bom, muito bom. Isso irá ajudá-lo em sua vida e em seu trabalho. Todavia, o cristianismo real tem mais do que simplesmente ajudá-lo a viver uma vida melhor! Jesus disse a um homem que vivia uma vida muito bem sucedida:

“Não te maravilhes de ter dito:" Necessário vos é nascer de novo" (João 3:7).

Isso foi o que aconteceu com o leproso que veio a Cristo. Depois de haver sido fisicamente limpo, obedecendo a Jesus, ele veio a Jesus, caiu aos Seus pés e foi convertido interiormente. E Cristo lhe disse:

“Tua fé te salvou” (Lucas 17:19).

Eu concordo com o Novo Testamento Aplicado. Embora eu desejasse que ele houvess citado a confiável versão da Bíblia King James, todavia ele explica bem o que aconteceu com o leproso limpo que veio a Jesus. Quando Jesus lhe disse: "A tu fé te salvou", esse comentário declara que "Jesus não só referia-se ao seu corpo que havia sido limpo, mas ao seu espírito que também havia sido limpo. Ele recebeu a salvação "(ibid., P. 341).

Alguns de vocês têm vindo à igreja. Isso lhe tem abençoado e ajudado. Agradecemos a Deus por isso. Mas agora estamos pedindo que você dê mais um passo e receba plena salvação, plena conversão, chegando-se a Jesus com fé e prostrando-se diante dEle, confiando nEle completamente.

Afinal, Cristo não sofreu e morreu na Cruz simplesmente para lhe dar uma vida melhor neste mundo. Longe disso! Ele morreu na cruz para que seus pecados pudessem ser perdoados e purificados por seu precioso sangue. Ele ressuscitou dentre os mortos e agora está sentado à direita de Deus Pai, para lhe dar vida eterna. Se você vier a Jesus pela fé simples, como fez este homem, você também será convertido, nascido de novo, para sempre e eternamente. Que a realidade da conversão seja concedida a você em breve! Mas acredito que há uma terceira lição nesta passagem da Escritura, uma lição sobre cada pessoa evangelizando.

III. Em terceiro lugar, o evangelismo deve começar imediatamente, mesmo antes de você se converter.

Observe que Jesus disse a esses dez homens ainda não purificados (e não convertidos):

“Ide e mostra-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, foram limpos” (Lucas 17:14).

Eles foram enviados por Jesus, “como testemunhas, prova, aos sacerdotes e outros judeus”, para falar-lhes sobre Jesus (Tradução de The Applied New Testament, ibid., P. 236). Eles foram enviados como testemunhas antes de serem limpos e antes que algum deles fosse convertido! Veja, não é notavel isso?

Hoje em dia, a maioria dos evangélicos pensa que você deve ser um cristão muito forte, bem fundamentado na fé, com muitos conhecimentos da Bíblia, antes que possa sair e evangelizar. Eu digo que é completamente absurdo! É tão tolo quanto dizer a alguém que ele deve ser um cristão forte antes que possa vir aos cultos regulares da igreja! No entanto, percebo que há pessoas tolas que também pensam assim! Mas não é o que a Bíblia ensina. Os doze discípulos foram enviados por Jesus imediatamente para evangelizar. De acordo com a cronologia de Ussher, os discípulos foram enviados para evangelizar no mesmo ano em que Jesus os chamou para segui-lo. Eles haviam sido seus seguidores apenas um curto período de tempo naquele ano, quando Ele

“começou a enviá-los de dois a dois ... e saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse” (Marcos 6: 7-12).

Pelo menos um dos Discípulos (Judas) nem sequer era convertido. No entanto, eles foram enviados para evangelizar imediatamente, convertidos ou não, fortes na fé ou não! Saíram para o evangelismo - ao comando de Cristo!

Eu creio que podemos aprender muito do método de Cristo. Sair ao evangelismo é um mandamento de Cristo, um dos seus comandos mais famosos:

“Portando, ide, ensinai todas as nações” (Mateus 28:19).

Devemos esperar para ser treinados antes que possamos obedecê-Lo? Os dez leprosos não foram treinados antes de irem evangelizar os sacerdotes e outros judeus. Eles nem sequer eram salvos! Contudo, Cristo lhes disse que fossem obedecer-lhe instantaneamente, evangelizando imediatamente esses sacerdotes. Os discípulos também eram bastante crus, apenas pescadores ignorantes, mas Jesus os enviou imediatamente, dois a dois, para evangelizar.

Eu creio que precisamos fazer o mesmo hoje. Precisamos seguir o padrão que Jesus estabeleceu. Precisamos dar às pessoas treinamento bíblico. Sim! Mas eles precisam começar a evangelizar antes de serem totalmente treinados. Eles precisam ir ao evangelismo antes de ouvir todas as doutrinas da Escritura!

Você pode dar treinamento sem fim às pessoas e, no entanto, nunca vê-las trazer uma alma para a igreja para ouvir o evangelho. Você pode dar às pessoas grandes exposições das Escrituras, explicando a Bíblia versículo por versículo, sem nunca vê-los trazer uma alma perdida para ouvir a pregação do evangelho em seus cultos.

Qualquer pessoa que pense sabe que isso é verdade, e ainda assim eles não parecem saber o que fazer sobre isso. Mas Jesus nos disse o que fazer sobre isso - envie-os para o evangelismo assim que possível, treinados ou não treinados, convertidos ou não convertidos! Eu acredito que todos na igreja devem ir ao evangelismo. Deve ser uma parte normal da obediência a Cristo, e acredito que é para cada pessoa que entra nas portas da igreja mais do que uma ou duas vezes.

Eles não precisam saber muito. Tudo o que eles precisam dizer é "Algo maravilhoso está acontecendo na igreja, e você precisa ir lá", algo simples assim. E então, obtenha seu número de telefone e deixe os líderes da igreja façam um acompanhamento com eles. Nós temos tido muitos visitantes todos os domingos usando este plano. Eu prego o evangelho em todos os cultos dominicais. A pregação evangelística é necessária por haver muitas pessoas não salvas em todos os cultos.

Eu recomendo que voltemos à maneira simples que Jesus usou eviando pessoas para evangelizar o mundo. Afinal, as outras maneiras não estão funcionando muito bem, estão? Mas eu sei que o método de Jesus preencherá qualquer igreja que o use, com dezenas de pessoas do mundo em todos os cultos. O Dr. John R. Rice dizia frequentemente: "Somente o esforço total pode comparar-se à conquista de almas do Novo Testamento (tradução de John R. Rice, D.D., Why Our Churches Do Not Win Souls, Sword of the Lord Publishers, 1966, página 149).

Eu concordo plenamente com ele nisso!

E mais uma coisa, as pessoas crescem em Cristo quando são enviadas a evangelizar. As pessoas podem ficar estagnadas por anos se não evangelizarem. Mas eu sei com a experiência de que eles rapidamente tornam-se cristãos fortes ao irem ao evangelismo todas as semanas. A chave para o crescimento cristão reside na obediência à Grande Comissão!

“E aconteceu que, indo eles, foram limpos” (Lucas 17:14).

Sua vida mudará à medida que você comece evangelizar pessoas em todos os lugares! E então, é claro, você deve nascer de novo! Que Deus conceda o novo nascimento a cada um de vocês, ao virem a Cristo pela fé. Então você será ainda mais bem sucedido na evangelização aos perdidos. Que Deus inspire-o a mergulhar no evangelismo, e fazê-lo o mais rápido possível. Amém.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura das Escrituras feira antes do Sermão pelo Dr. Kreighton L.Chan: Lucas 17:11-19.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“So Little Time” (por Dr. John R. Rice, 1895-1980).


O ESBOÇO DO

CADA PESSOA EVANGELIZANDO

EVERY PERSON EVANGELIZING!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E aconteceu que, indo eles, foram limpos” (Lucas 17:14).

(Lucas 17:12; Levítico 13:45-46; Lucas 17:13, 14, 15-16, 19)

I.   Primeiro, a limpeza parcial vem de uma obediência externa a Cristo.
Lucas 17:14; Efésios 4:14; 5:16; Colossenses 4:5.

II.  Em segundo lugar, a salvação completa é experimentada quando você vem a Cristo. Lucas 17:16; João 3:7; Lucas 17:19.

III. Em terceiro lugar, o evangelismo deve começar imediatamente, mesmo antes de você se converter. Lucas 17:14; Marcos 6:7, 12; Mateus 28:19.