Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O FALSO ARREPENDIMENTO DE JUDAS

THE FALSE REPENTANCE OF JUDAS
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 2 de abril de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, April 2, 2017

“Então Judas, que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se, e foi se enforcar” (Mateus 27:3-5).


O capítulo 27 de Mateus começa de manhã cedo, depois de Jesus haver sido preso no Jardim do Getsêmani, depois de ter sido levado diante do sumo sacerdote e do Sinédrio, depois de pessoas haverem falsamente testemunhado contra Ele, depois de ter sido zombado e espancado no rosto, e depois de Pedro O haver negado.

“E, chegando a manhã, todos os principais dos sacerdotes e os anciãos do povo formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem. E, manietando-o, o levaram e o entregaram ao governador, Pôncio Pilatos” (Mateus 27:1-2)

.

Eles conduziram Jesus pelo palácio do sumo sacerdote. Judas entrou e ficou perto de Jesus. Mas Judas não se voltou para Jesus e pediu perdão. Se assim o tivesse feito, mesmo nesta hora tardia, ele teria sido salvo. O ladrão na cruz ao lado de Jesus foi salvo antes de morrer. Por que Judas voltou-se para o sumo sacerdote ao invés de recorrer a Jesus para pedir perdão? Eu creio haver duas razões para isso:

I. Primeiro, Judas já havia cometido o pecado imperdoável.

Jesus disse:

“Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhes-á perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mateus 12:31-32).

Dr. John R. Rice disse que Judas parecia "ter cometido o pecado imperdoável", ou seja, ele já estava entregue à sua perversidade. O Dr. John R. Rice disse:

“O pecado imperdoável é uma completa e definitiva rejeição a Cristo tão definida ... que insulta e expulsa o Espírito Santo para sempre. Então [o Espírito Santo] já não mais move o coração, traz convicção ou desperta desejo de salvação ... Aquele que [cometeu o pecado imperdoável] não se preocupa, já que o Espírito Santo se retirou dele. Todo o verdadeiro retorno a Deus deve ser causado pelo agir do Espírito Santo no coração. Se [o Espírito Santo] se retira, Deus não tem outra agência com a qual convencer e salvar um pecador (tradução de John R. Rice, D.D., A Verse-by-Verse Commentary on the Gospel According to Matthew, Sword of the Lord Publishers, 1980 edition, p. 183; commentário em Mateus 12:31-32).

A canção do Dr. Rice, "If You Linger Long Long", descreve Judas!

Tanto te delongaste, ao Salvador recusaste,
   Tão paciente, tão amável te advertiu o Senhor
Fruto proibido comeste, de Satanás na promessa, creste
   Assim, o teu coração se endureceu; O pecado tua mente escureceu.
Quão triste juízo, lembrar-te-ás, sem qualquer misericórdia
   Que tu te delongaste, até que o Espírito se foi;
Tal remorso e lamento, quando a morte, sem esperança, te encontre
   Porque te delongaste, muito tempo esperaste!
(Tradução livre de “If You Linger Too Long,” por Dr. John R. Rice, 1895-1980).

Judas “delongou-se” até que o Espírito se foi dele." Ele cometeu o pecado imperdoável. Ele não se voltou para Jesus naquela manhã. Era tarde demais para que ele fosse salvo. Muito tarde! Muito tarde! Eternamente tarde demais!

Ao recusares o Senhor, uma linha tu cruzas
   E o chamado do Espírito Santo tu podes perder;
E aos prazeres do mundo apressado te rendes
   Já o preço calculaste? O preço calculaste?
Sabes o preço de tua alma perderes,
   Mesmo se o mundo inteiro ganhares?
Ao recusares o Senhor, uma linha tu cruzas
   Já o preço calculaste? O preço calculaste?
(Tradução livre de “Have You Counted the Cost?” por A. J. Hodge, 1923).

Eu lhe imploro, não espere até que o Espírito Santo o deixe para sempre! Quando Ele o convence do pecado - venha a Cristo. Talvez você nunca mais venha a ter uma outra oportunidade! Eu lhe imploro, venha a Cristo antes que seja eternamente tarde demais!

II. Segundo, o “arrependimento” de Judas foi apenas a “tristeza do mundo”.

O texto diz,

“Então Judas, que o havia traído, quando viu que estava condenado, arrependeu-se...” (Mateus 27:3).

A palavra "arrependeu-se" aqui é traduzida de uma forma da palavra grega "metamelomai" que significa "lamentar" (Forte), "sentir tristeza por algo" (George Ricker Berry). Mas o "metamelomai" não conduz à salvação. É apenas "remorso" e não convicção de pecado pelo Espírito Santo. É somente tristeza por ter sido pego cometendo um pecado. Esse tipo de tristeza e pesar só leva à depressão, auto-piedade e desesperança. O Apóstolo Paulo disse:

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (II Coríntios 7:10)

A tristeza segundo Deus produz verdadeiro arrependimento, que leva à salvação em Cristo. A palavra traduzida como "arrependimento" em II Coríntios 7:10 é diferente da palavra em Mateus 27:3, onde Judas "se arrependeu". A palavra grega em II Coríntios 7:10 é uma forma de "metanoia" - que Significa "uma mudança de mente" (Vine). Meu pastor chinês Dr. Timothy Lin (1911-2009) era um erudito em grego e hebráico. O Dr. Lin disse: "É um novo 'nous', uma nova mente." É uma mudança profunda do coração e da mente que só Deus pode produzir. Dr. George Ricker Berry (1865-1945) disse que "metanoia" é uma "palavra mais nobre [do que mera metamelomai], a expressão regular para o arrependimento completo" (tradução de Greek-English New Testament Lexicon). O autor puritano Richard Baxter (1615-1691) chamou isso de "mudança de afeição" - uma mudança de mente no que diz respeito a Deus e ao pecado, uma mudança do que você ama e do que odeia

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (II Coríntios 7:10)

A tristeza segundo Deus é produzida pelo Espírito Santo. Então o Espírito produz arrependimento, uma mente nova, que leva à salvação em Cristo.

Judas só experimentou o falso arrependimento de sentir remorse por haver sido pego. "Quando ele viu que ele estava condenado, [ele] se arrependeu." A Bíblia King James dá o sentido disso. Ele "se arrependeu". Deus não o produziu. Era uma tristeza puramente humana. Não foi "a tristeza segundo Deus [que] opera arrependimento". Não foi "tristeza segundo Deus" que produz uma verdadeira mudança de mente. Foi apenas auto-piedade! Foi somente "a tristeza do mundo [que produz] a morte." Judas "partiu, e foi enforcar-se" (Mateus 27: 5).

Caim foi um tipo (ou figura) de Judas. Cristo chamou Judas de "filho da perdição" (João 17:12). Judas foi humanamente responsável pela morte de Cristo. "Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e o matou" (Gênesis 4: 8). A nota de Scofield sobre Caim diz: "Caim ... é um tipo do mero homem da terra ... destituído de qualquer senso adequado de pecado, ou necessidade de expiação" (traduzido de The Scofield Study Bible, nota sobre Gênesis 4:1 ). Caim nunca teve "tristeza segundo Deus". Caim nunca teve "arrependimento para a salvação". Ele só sentiu pena de si mesmo. Caim disse: "Meu castigo é maior do que posso suportar" (Gênesis 4:13). Auto-piedade! Isso foi tudo o que ele sentiu. Ele sentiu apenas a "tristeza do mundo." Não nada além de tristeza por haver sido pego. Isso levou-o à auto-comiseração, e nada mais. Esse sentimento deixou Caim em uma condição desesperada. Alguns de vocês acham que estão sob convicção de pecado, mas vocês não estão. Vocês estão apenas sentindo pena de si mesmos, como Caim. Auto-piedade não é convicção de pecado! É "a tristeza do mundo que opera a morte".

Esaú foi um outro tipo (ou figura) de Judas. Esaú vendeu seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas, assim como as trinta moedas de prata que Judas recebeu por trair a Cristo. A nota de Scofield diz: "Esaú representa o mero homem da terra" (ibid., Nota em Gênesis 25:25). Quando Esaú descobriu que havia perdido a bênção, "ele clamou com grande e amargo clamor, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai!" (Gênesis 27:34). Esaú, assim como Caim e Judas, estava cheio da "tristeza do mundo." Ele nunca sentiu "tristeza segundo Deus [que] produz arrependimento para a salvação". Ele só sentiu auto-comiseração e remorso, como Judas. Também, como Judas, Esaú disse: "Então eu vou matar meu irmão Jacó" (Gênesis 27:41). O Livro de Hebreus chama Esaú de "profano ... que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura. Pois bem sabeis que, depois de ter herdado a bênção, foi rejeitado, porque não encontrou lugar de arrependimento, embora o buscasse com lágrimas "(Hebreus 12:16-17). Ele nunca encontrou verdadeiro "arrependimento, embora o houvesse procurado com lágrimas." Sim, Esaú derramou lágrimas. Mas não foram lágrimas de convicção. Foram lágrimas de auto-comiseração, pena de si mesmo. Se tudo que você faz é sentir pena de si mesmo, você não terá convicção de pecado. Você só terá "a tristeza do mundo que opera a morte". E você nunca será salvo!

Eu espero que você não seja como Caim, Esaú e Judas. Espero que você venha sob profunda convicção de pecado. Espero que você não seja como Caim, um "mero homem da terra ... desprovido de qualquer senso adequado de pecado, ou necessidade de expiação". Espero que você não seja como Esaú, uma pessoa profana. Eu espero que você não jogue fora sua alma pelas coisas deste mundo. Eu espero que você não seja como Judas, que traiu Cristo por algumas moedas de prata!

Abandone o mundo. Abandone seus pecados e falsos tesouros! Abandone o pecado e venha a Cristo. Enquanto o Espírito de Deus o está chamando, e seu coração ainda sente o fardo e peso de seu pecado, venha a Jesus e seja lavado de seu pecado pelo Seu Sangue! Venha a Jesus agora, antes que seja eternamente tarde demais!

Quão triste juízo, lembrar-te-ás, sem qualquer misericórdia
   Que tu te delongaste, até que o Espírito se foi;
Tal remorso e lamento, quando a morte, sem esperança, te encontre
   Porque te delongaste, muito tempo esperaste!
(“If You Linger Too Long,” por Dr. John R. Rice, 1895-1980).

Um jovem disse, certa vez, ao meu pastor associado, Dr. Cagan: "Nesse ritmo nunca me tornarei um cristão." Ele estava certo! Toda a sua aprendizagem e orações não podem ajudá-lo a menos que você venha sob a convicção de pecado. Só então você se voltará para Jesus. Como uma mulher disse: "Eu fiquei totalmente enojada comigo mesma." Isso é “tristeza segundo Deus” [que] traz arrependimento para a salvação." Logo depois de sentir-se "enojada" com seu coração pecador, essa mulher foi atraída para Cristo e convertida. Que o Espírito de Deus faça com que você se torne "completamente enojado" consigo mesmo, para que a sua "boca esteja fechada e você se veja condenável diante de Deus" (Romanos 3:19). Que o Espírito de Deus o atraia para Jesus para a salvação do pecado através da expiação de Seu Sangue. Amém


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura das Escrituras antecedente ao Sermão feita por Noah Song: Mateus 27:3-5.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“If You Linger Too Long” (por Dr. John R. Rice, 1895-1980).


O ESBOÇO DO

O FALSO ARREPENDIMENTO DE JUDAS

THE FALSE REPENTANCE OF JUDAS

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Então Judas, que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se, e foi se enforcar” (Mateus 27:3-5).

(Mateus 27:1-2)

I.    Primeiro, Judas já havia cometido o pecado imperdoável.
Mateus 12:31-32

II.   Segundo, o “arrependimento” de Judas foi apenas a “tristeza do mundo”.
II Coríntio 7:10; Mateus 27:5; João 17:12; Gênesis 4:8, 13;
Gênesis 27:34, 41; Hebreus 12:16-17; Romanos 3:19.