Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




UMA VIDA DE CONFLITO

A LIFE OF CONFLICT
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 3 de abril de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, April 3, 2016

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).


Foi muito bom hoje pela manhã. Nossa igreja está voltando à vida novamente. Mas há um lado sério nisto. E nós não veremos a vitória se não olharmos para o que é sério, bem como para o que é alegre.

Dr. Henry M. Morris disse: “A cortina do invisível está ligeiramente aberta aqui para nos dar um breve vislumbre das tremendas forças espirituais posicionadas contra o povo de Deus. Deus criou uma “inumerável multidão de anjos" (Hebreus 12:22), e, aparentemente, pelo menos um terço deste exército de espíritos criados seguiu a Satanás em sua longa guerra contra Deus e Seu povo (Apocalipse 12:4, 7). Essas [forças demoníacas] estão organizadas em uma grande hierarquia de principados e potestades, os príncipes das trevas deste século. “(Traduzido de Henry M. Morris, Ph.D., The New Defender’s Study Bible, Word Publishers, 2006; nota em Efésios 6:12).

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Este versículo nos mostra que a vida cristã é uma vida de conflito. Muitos cristãos, todavia, têm se esquecido disso, alguns até mesmo em nossa própria igreja. Dr. Martyn Lloyd-Jones disse: “Quão frequentemente nossa concepção da vida cristã é a de uma batalha, uma guerra? .... Minha impressão é que a Igreja Cristã perdeu de vista esta verdade fundamental do Novo Testamento ... Meu temor é que [muitos de nós] tenhamos perdido o sentido da vida cristã como uma vida de conflito ... se não lutarmos, seremos derrotados [vencidos]; cairemos vítimas do inimigo” ( traduzido de Martyn Lloyd-Jones, The Miracle of Grace and Other Messages, Baker Book House, 1986, pp. 105, 106).

Nós temos a tendência de pensar que a conversão é tudo o que precisamos. Nós pensamos na vida cristã após a conversão como “um estado passivo de relaxamento” - como o Dr. Lloyd-Jones escreveu (ibid, p 105..). Nada poderia estar mais longe da verdade! Nosso texto nos diz que a nossa postura deve ser a de luta contínua com Satanás e seus demônios!

Eu, às vezes, me alegro por ter sido convertido do mundo. Para crianças criadas na igreja é tão fácil. Tudo lhes é dado em uma bandeja de prata. Elas não têm que lutar e pelejar para estarem na igreja. Se eu tivesse sido criado na igreja, eu não teria percebido desde o princípio que jamais poderia baixar minha guarda, que eu estava em uma terrível batalha - e que eu era muito fraco para enfrentar o conflito por mim mesmo! É por isso que rapidamente meu versículo de vida passou a ser, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Para mim, esse versículo significava que eu era demasiadamente fraco para enfrentar este conflito, esta guerra, esta batalha contra Satanás. Somente Cristo poderia dar-me forças para enfrentar luta após luta. Alguém me disse que eu procuro briga. Isso não é bem verdade. O fato é que eu não fujo delas como a maioria dos pregadores. Se não fugir você enfrentará conflitos. Por quê? Porque o Diabo é real! Muitas vezes eu estive tão fraco e indefeso que cheguei à beira do fracasso. Naqueles momentos eu só podia sussurrar o texto e agarrar-me à sua mensagem com uma fé débil e frágil, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Apenas um homem fraco como eu poderia ver o valor daquela promessa!

Leslie pediu-me que escrevesse minha história de vida. Eu escrevi cerca de 150 páginas - mas parei e deixei de lado. Pensei, ninguém estaria interessado em ler um livro tão deprimente - porque seria uma história de conflito, guerra e quase derrota - uma longa vida de conflito, com apenas alguns pontos brilhantes! Eu finalmente disse a Deus que não poderia terminá-lo, a menos que nossa igreja experimentasse um reavivamento – para que assim tivesse um bom final. O que Deus pareceu dizer-me foi: “OK, Robert, coloque-o de lado e espere por um reavivamento - E, se Eu não enviar um, você não tem que terminar de escrevê-lo”.

Mas eu, às vezes, me alegro por não haver sido criado no conforto de uma igreja pregadora do evangelho. Ter saído de um mundo perdido e solitário preparou-me para uma longa guerra, porque, desde o início, eu sabia que seria extremamente difícil viver a minha vida como cristão, e que cada passo dado teria que ser pela força de Cristo, ou eu estaria perdido para sempre! Esta é realmente a razão pela qual eu me tornei um pastor. Após ter me convertido eu sabia que tinha de estar no centro da luta. Se eu não estivesse continuamente em guerra eu me afastaria de Deus. Tive consciência disso desde quando fui salvo aos vinte anos de idade. Outros poderiam viver uma vida confortável, mas eu tinha que estar em guerra continuamente - como Jesus, como Paulo, como os heróis da fé no décimo primeiro capítulo de Hebreus! Eu sabia o que Paulo queria dizer quando disse ao jovem Timóteo,

“Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (I Timóteo 6:12).

E, outra vez, quando o Apóstolo disse ao jovem rapaz,

“Tu pois, sofre as aflições, como com soldado de Cristo” (II Timóteo 2:3).

Eu tive que suportar dificuldades. Tive que combater o bom combate da fé - como um soldado de Jesus Cristo! Não havia outro caminho para que eu tivesse êxito como cristão. Diga-se de passagem, muitas vezes pensamos em luta mais em termos psicológicos do que biblicamente. Se nós seguíssemos o ponto de vista da Bíblia saberíamos porque o cristão tem que lutar.

Uma outra noite um dos nossos rapazes me disse que eu falo muito sobre mim mesmo. Ele então continuou: “Eu acho que você faz isso, porque esta é uma igreja de jovens.” Essa foi uma boa perspectiva. Eu frequentemente volto trás em minha própria juventude para encontrar pontos que ajudarão os jovens em nossa igreja. Não devo ficar em pé atrás deste púlpito e dar-lhes um sermão sobre teologia - ou uma simples exposição de alguns versículos da Bíblia. Devo mostrar-lhe como as Escrituras são vitais na minha própria vida - e em sua própria vida. Eu leio o texto,

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Eu, então lhes digo o que ele significa. Eu lhes digo como ele tornou-se uma realidade em minha própria vida. E eu lhes digo, “A vida cristã, do começo ao fim, é uma vida de conflito - Uma vida de batalha espiritual com Satanás e seus demônios” Minha esperança é que você não pense que seus problemas tenham terminado após de sua conversão! Isso é apenas o começo de sua batalha e guerra!

O Dr. H. L. Willmington da Liberty University, disse,

Durante o ministério terreno de Jesus houve uma grande explosão de atividade demoníaca ... e de acordo com Paulo [I Timóteo 4:1-3], podemos esperar a mesma atividade infernal logo [antes] da Segunda Vinda do Senhor. A influência demoníaca está por trás de muitos movimentos populares (traduzido H. L. Willmington, D.D., Signs of the Times, Tyndale House Publishers, 1983, p. 45).

A atividade demoníaca parece-me estar aumentando mais rapidamente a cada ano. Já era ruim o suficiente quando eu estava na faculdade, mas agora eu não vejo como um jovem pode atender uma faculdade ou universidade secular sem ser tentado, de uma forma ou de outra, pelo que Dr. Willmington chamou de “influência demoníaca.” O objetivo de Satanás é tragá-lo para o mundanismo e o pecado. “Ora, aquele pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” (I Coríntios 10:12). Se não lutarmos contra o diabo, em breve começaremos a perder o contato com Deus. O primeiro lugar em que isso se torna claro é em sua vida de oração. Se você não ora como antes, é seguramente um sinal de que você está resistindo a Deus, ou cedendo à alguma tentação. Ouça o que disse Dr. A. W. Tozer:

     Nos tempos antigos ... nossos pais criam que o pecado e o Diabo constituiam uma força, e criam em Deus, justiça, e céu como sendo a outra força... essas forças eram para sempre opostas uma à outra, em hostilidade profunda, grave e irreconciliável . O homem... tinha que escolher um lado – não podia ser neutro. Para ele, essa escolha era de vida ou morte, céu ou inferno, e se ele escolhesse [estar] do lado de Deus, poderia esperar uma guerra aberta com os inimigos de Deus. A luta seria real e mortal, e duraria toda sua vida aqui [na Terra] ... ele nunca se esquecia do tipo de mundo em que vivia - era um campo de batalha, onde muitos foram feridos e mortos ... Os poderes do mal estão empenhados em destruí-lo, enquanto Cristo está presente para salvá-lo através do poder do evangelho. Para obter libertação ele deve sair ao lado de Deus em fé e obediência. Isso é o que nossos pais pensavam, e, cremos nós ser o que a Bíblia ensina.
     Como é diferente hoje ... Os homens pensam no mundo não como um campo de batalha, mas como um parque de diversões. Nós não estamos aqui para lutar; estamos aqui para brincar [nos divertirmos e vivermos uma vida fácil] ... Isso cremos ser [o que] o homem moderno [pensa] ... Essa ideia de que o mundo é um parque de diversões, ao invés de um campo de batalha tem sido aceita ... pela grande maioria dos cristãos fundamentalistas (Traduzido de A. W. Tozer, D.D., “This World: Playground or Battleground?”).

Agora, por favor, não pense que isso significa que não podemos ter nenhum tipo de divertimento! É claro que podemos! É claro que podemos ter comunhão! É claro que podemos comer juntos e festejar juntos! É claro podemos brincar e jogar bola no parque. Mas estes não são um fim em si mesmos. Atrás de cada momento de diversão e companheirismo, devemos sempre lembrar que há uma guerra acontecendo - e a vida cristã é uma vida de conflito e batalha! Nós podemos fazer uma pausa para nos divertir um pouco, mas, depois, voltamos para o campo de batalha.

É por esse motivo que os jovens em nossa igreja gastam uma hora inteira juntos em oração a cada semana. A oração é absolutamente necessária, ou Satanás nos derrotará!

É por isso que saímos e trazemos as pessoas perdidas para nossa igreja para ouvirem o Evangelho. Evangelismo é absolutamente necessário, ou Satanás nos derrotará!

É por isso que eu tenho que pregar sermões pungentes deste púlpito. Fortes sermões são absolutamente necessários, ou Satanás nos derrotará!

E mais uma coisa. Tenho recentemente reconhecido uma fraqueza em minha própria pregação, e eu tenho que pedir desculpas a vocês por não tê-la reconhecido mais cedo! Como eu disse, a vida cristã de guerra não termina quando nos convertemos! Ó não! A conversão é apenas o começo da batalha! Jesus disse: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação" (Marcos 14:38). Você pode entrar na igreja, e até mesmo ter aparência de convertido, mas se você não vigiar e orar você vai cair em tentação e em laço. Você vai se tornar mundano e perder a alegria da salvação.

Alguns de vocês já não mais vêm à reunião de oração nas noites de quinta-feira. Cuidado! Vocês já deram um passo em direção ao mundanismo! A vida cristã é uma vida de conflito com o mundo, com a carne e com o diabo. Se você esquecer disso em breve cairá na armadilha de Satanás, e será varrido – para a escuridão deste presente mundo tenebroso. Alguém diz: "Não diga isso! Não diga isso! Isso vai assustar e afastar alguns! “Bem, então, eu acho que eles vão assustar-se e afastar-se! “Muitos são os chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14). Se eu os não assustasse, outro os assustaria! Niguém mais, além dos os eleitos serão salvos, não importa o que eu diga ou não diga em um sermão como este!

Muitos foram arrastados na grande divisão que quase custou a vida de nossa igreja. Não se deixe enganar, como eles foram enganados. Nada mudou! “O diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que já tem pouco tempo" (Apocalipse 12:12). Uma vez que você se entrega ao mundo, o Diabo vai cauterizar sua consciência. Então, nada que dissermos irá convencê-lo a voltar para nós! Nós nunca vimos sequer uma dessas pessoas voltar! Nenhuma! “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação” (Marcos 14:38).

Além disso, ou você está crescendo na graça ou está retrocedendo! Não há terreno neutro! Como disse Dr. Tozer, o mundo é “um campo de batalha, e muitos são feridos e mortos” (ibid.).

“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Sim, há um Diabo, ele é real. Se você não é salvo, ele coloca pensamentos estranhos em sua mente. Ele diz “isto” ou “aquilo” para impedí-lo de confiar em Jesus. Ele às vezes até faz as pessoas terem medo de confiar em Jesus. Não faz sentido, mas eles acreditam nele - e rejeitam a Jesus. Você pode resistir às tentações de Satanás e vir a Jesus agora. Somente Jesus pode purificá-lo de todo o pecado pelo Seu sangue precioso. Somente Jesus pode salvá-lo e mantê-lo seguro do mal em nossa nação e em nosso mundo. Por favor, levantem-se e cantem o hino de número sete.

Cristão, podes tu ver, em santo lugar,
   O poder das trevas te rodeia já?
Cristão, vem e luta, perder é ganhar;
   Revestido do poder da Santa Cruz estás.
Avante soldado, pelejar, marchar,
   Sempre adiante a Cruz de Cristo está.

Cristão, podes tu sentir, trabalhando em ti,
   O Inimigo, tenta te fazer cair?
Não te deixes, Ó Cristão, abater, tremer;
   Cingi-te pr’a luta, e orando hás de vencer.
Avante soldado, pelejar, marchar,
   Sempre adiante a Cruz de Cristo está.

Cristão, podes tu ouvir; doce é seu falar,
    “Sempre, sempre alerta, sempre a vigiar.”
Tua resposta seja: “A orar viverei.”
   Depois da batalha, vitória eu terei.
Avante soldado, pelejar, marchar,
   Sempre adiante a Cruz de Cristo está.

“Sim do teu conflito, conhece o Teu Rei.
   Estás tão cansado; também me cansei.
Porém a labuta, meu te tornará,
   Ao findar a luta perto a mim será teu lar.”
Avante soldado, pelejar, marchar,
   Sempre adiante a Cruz de Cristo está.
(Tradução livre de “Christian, Dost Thou See Them?” traducido por
   John M. Neale, 1818-1866; usando a melodia e o estrebilho de
        “Onward, Christian Soldiers.”)

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Abel Prudhomme: Efésios 6:10-18.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Soldiers of Christ, Arise” (por Charles Wesley, 1707-1788;
usando a melodia de “Crown Him With Many Crowns”).