Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




A MULHER DE LÓ

LOT’S WIFE
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do dia do Senhor, 31 de janeiro de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, January 31, 2016

“Lembre-se da mulher de Ló” (Lucas 17:32).


Nós não sabemos o nome dessa mulher. Quase toda a informação que temos sobre ela nos é dada no capítulo dezenove de Gênesis - e em alguns poucos versículos de Lucas 17. Nós sabemos que ela era a mulher de Ló – Ló, que era sobrinho de Abraão. Ló seguiu Abraão quando este deixou Harã. Deus chamou Abraão para deixar aquela cidade, que estava cheia de idolatria e pecado. A Bíblia diz:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho” (Hebreus 11:1,2)

Ló seguiu Abraão. Ló era um homem de fé, mas não era um líder como seu tio Abraão. Ló viveu uma vida de crente separado até quando chegou o momento em que não podia mais ficar com Abraão. Os rebanhos e manadas das duas famílias multiplicaram-se, e eles já não mais podiam morar juntos. A Ló foi dado escolher para onde ir. Ele escolheu ir para perto da cidade de Sodoma. A Bíblia diz:

“Abraão habitou na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor” (Gênesis 13:12, 13).

E assim Ló e sua família passaram a viver perto das cidades da planície, onde o pecado e degradação eram imensos. A Bíblia diz: "Ele armou suas tendas até Sodoma". Ou seja, ele armou a sua tenda perto daquela cidade perversa. Mas Abraão armou sua tenda na planície de Mamre "e edificou ali um altar ao Senhor" (Gênesis 13:18). Assim, Abraão e sua família tornaram-se mais próximos de Deus. Ló e sua família, todavia, tornaram-se mais próximos do mundo.

Por fim Ló mudou-se, juntamente com sua família para dentro da cidade de Sodoma. Ele foi viver no meio daquele lugar pecaminoso. Eles tornaram-se mais e mais como os que na cidade habitavam até quando quatro reis pagãos vieram e levaram Ló e sua família cativos. Abraão e seus homens foram ao resgate de Ló trazendo-o de volta. Você poderia pensar que Ló fosse dizer: “Eu vou voltar para o modo de vida de Abraão, vou voltar-me para Deus e seguí-lo”. Mas ao invés disso, Ló retornou para Sodoma. Esse foi um erro enorme; porque vivendo em Sodoma, e sendo intimamente associado com os incrédulos, ele era "afligido" e enfadado pela "conversa torpe" e pelas vidas dissolutas de seus vizinhos nessa cidade (II Pedro 2: 7). No entanto, ele permaneceu lá entre eles. Ele recusou-se a afastar-se deles, como Deus requer. A Bíblia diz:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Coríntios 6:14)

Tudo isso era verdadeiro sobre Ló. Todavia nosso texto não é sobre ele. Trata-se de sua esposa! É dela que Jesus se tratava, quando disse:

“Lembre-se da mulher de Ló” (Lucas 17:32).

Portanto, quero deixar Ló de lado, e falar sobre ela. "Lembre-se da mulher de Ló."

I. Em primeiro lugar, lembre-se que ela era a mulher de .

Ela era esposa de um homem, que, mesmo com todos os seus defeitos, era um homem justo. O apóstolo Pedro nos diz claramente que Ló era um "homem justo" com uma "alma justa" (II Pedro 2: 8). Sua esposa uniu-se a ele em casamento, e ainda assim pereceu! Ela havia vivido em tendas com o santo Abraão, e parecia compartilhar da mesma fé. Ainda assim, ela pereceu. Ela conviveu com os homens mais crentes e santos do mundo, na casa de Abraão. E ainda assim ela pereceu.

Nenhum relacionamento terreno pode ajudá-lo se você rejeitar Jesus Cristo e morrer em seus pecados! "Lembre-se da mulher de Ló!" "Lembre-se da mulher de Ló!"

Eu conheço o filho de um piedoso pastor, um dos homens mais piedosos que já conheci. Seu filho, todavia, é um homem perdido. Eu o conheço bem. Aquele filho de um homem de Deus está perdido! perdido! perdido! Oh, "Lembre-se da mulher de Ló." Você pode estar aqui na igreja todos os domingos. Você pode vir aqui semana após semana - domingo após domingo - mas você só vêm para a festa! Você só vêm por que nosso povo é amigável. Oh, "Lembre-se da mulher de Ló!" "Lembre-se da mulher de Ló!"

O nome dela nunca foi mencionado! Ela era, provavelmente, uma mulher pagã. E assim o nome dela é deixado de fora. Ela ouviu Abraão orar. Ela juntou-se a eles cantando canções santas. Ela ouviu seu marido e seu tio Abraão falarem muito sobre o Senhor. No entanto, ela mesma nunca confiou no Senhor. Ela só fingiu concordar com eles quando oravam. Há alguém nessa situação aqui nesta manhã? Você somente vem à igreja por causa da comunhão – por causa das amizades – para o divertimento que temos? É essa a única razão pela qual você vem? Se você se apega ao mundo, olhando com desejo para o que ele oferece, você morrerá em seu pecado - mesmo que tenha comido e bebido com o povo de Deus! Seus próprios pais podem ser salvos, enquanto você mesmo está pensando quanta liberdade e prazer você está perdendo por não sair desta igreja para desfrutar dos prazeres deste mundo com o povo de Sodoma! Oh, "Lembre-se da mulher de Ló!" "Lembre-se da mulher de Ló!" Jesus disse:

“Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. (Lucas 17:28,29)

Se tua alma perderes, de que valerá
Ter o mundo e seu esplendor?
E da senda que agora tu estás a trilhar
Já do preço calculaste o valor?
(“Já avaliate o preço?” por A.J.Hodge, 1923).

“Lembre-se da mulher de Ló” (Lucas 17:32).

II. Em segundo lugar, lembre-se que ela amou o mundo.

Tenho pregado já por 58 anos. Tenho visto muitos jovens virem a mim e dizerem: "Eu quero ser salvo." Eu sempre olho com muito cuidado para eles quando dizem isso - porque eu sei que nove de dez que dizem isso não querem realmente ser salvos dos seus pecados. Nove em cada dez deles dizem que querem ser salvos mas, em seguida, dão a volta e seguem vivendo em pecado e rebelião contra Deus.

Quando pensamos em Sodoma nós imediatamente pensamos em perversão sexual. Isso era verdade para muitos em Sodoma - mas não todos. Não há menção da mulher de Ló envolvida em pecado sexual. Mas a Bíblia lista muitos outros pecados de Sodoma. A Bíblia diz,

“Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali.” (Ezequiel 16:49,50).

Eles eram arrogantes. Eles eram glutões. Eles eram indiferentes. Eles eram egoístas. Eles eram orgulhosos. Eles cometeram abominações. Dr. W. A. Criswell disse: "O pecado de Sodoma não termina com sua sensualidade e atos não naturais, mas alcança o "orgulho" que vem da prosperidade material. Esse "orgulho" os tinha elevado acima da lei moral aos seus próprios olhos "(Bíblia de Estudo Criswell, nota em Ezequiel 16:49).

Oh, como me entristece ver jovens cheios de orgulho. Eu vejo quando começam a pensar que são intelectuais e muito espertos - mais sábios que a Bíblia, mais sábios que Deus! Oh, isso começa a mostrar em seus rostos, na maneira de andar, até mesmo na maneira de vestir. Quando eles eram crianças pequenas, seus corações estavam conosco. Mas então eles afastaram-se da igreja. Começam a criar um novo grupo de amigos, amigos mundanos, amigos que não são cristãos. Eles começam a colocar em dúvida seus pais cristãos e outros cristãos. Eles começam a olhar para o pastor como se ele fosse seu inimigo e fecham os ouvidos para tudo o que ele diz. Ele costumava ser seu amigo - mas agora ele parece ser o seu inimigo.

Veja como eles são semelhantes à da mulher de Ló. A princípio, ela ouvia o pai Abraão. Mas então viu as luzes brilhantes da cidade. Então ela falou suavemente a seu marido. Ela estava cansada da vida que eles estavam levando no deserto. Ela disse ao marido que eles precisavam estar perto da cidade. Suas filhas precisavam ter mais diversão. Elas precisavam conhecer jovens da cidade que eram mais “avançados”. Ela não queria que suas filhas se casassem com um dos rapazes que cuidavam das ovelhas de Abraão. Ela queria que elas fossem mais “avançadas”. E assim ela levou seu débil marido a mudar-se para dentro, para o coração da cidade. E lá ela perdeu sua vida. Lá ela perdeu a alma. Lá ela perdeu tudo, até mesmo o próprio Deus! Oh, "Lembre-se da mulher de Ló!" "Lembre-se da mulher de Ló!"

Alguns de vocês me dizem que querem ser salvos. Outros crêem em Jesus e são convertidos. A maioria bem jovens ainda. Mas de alguma forma não conseguem “entender” como alguns costumam dizer. Por que não conseguem? Não é tão complicado assim, não é? Você quer ser salvo - mas você também quer acompanhar o mundo. Você quer ir à igreja e ser aceito como um cristão. Mas você também quer acompanhar e ser aceito por seus amigos perdidos. Você quer ter amigos cristãos na igreja - e continuar a ter amigos perdidos no mundo. Não é isso exatamente que o impede de achegar-se Jesus? Não é? Não é? Não é? Claro que é! Você quer ir para o céu com um pé no inferno! Lembre-se da mulher de Ló!

Se tua alma perderes, de que valerá
   Ter o mundo e seu esplendor?
E da senda que agora tu estás a trilhar
   Já do preço calculaste o valor?

Lembre-se da mulher de Ló!

Dr. Thomas Hale disse: "Não nos enganemos: Não podemos buscar a Cristo e as bênçãos do mundo, ao mesmo tempo; devemos escolher” (Comentário Aplicado do Novo Testamento; nota em Marcos 8:35). A Bíblia diz,

“Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4).

Dr. Hale disse: "Não é possível amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo" (nota ibid.; em Tiago 4:4).

Alguns de vocês estão lutando com isso agora mesmo. Você quer ser um cristão. Mas você é como a mulher de Ló. Você quer estar também com os seus amigos perdidos em Sodoma. Sua luta é realmente demoníaca. Você me ouve pregar a salvação através de Cristo. Mas você também ouve a voz do Diabo em sua mente. Jesus diz: "Vinde a mim." Mas o diabo diz: "Não se deixe enganar. Olhe para a diversão que você vai perder se você se tornar um cristão. "A quem você vai ouvir? Vai ouvir a Cristo? Ou vai ouvir o Diabo? A Bíblia diz: "Resistí ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). Você precisa fazer uma escolha. Confiar em Cristo ou seguir ao Diabo? Por que resistir ao chamado de Cristo? Por que recusar-se a confiar Nele? Dr. Hale disse: “É sempre por causa de algum pecado em nossas vidas que não estamos dispostos a deixar” (nota ibid.; em Tiago 4:5). Você deve dizer em seu coração,

Estou decidido a seguir a Cristo,
   Estou decidido a seguir a Cristo,
Estou decidido a seguir a Cristo,
   Não volto atrás, não volto atrás.

Isso foi exatamente o que a mulher de Ló recusou-se a fazer. A Bíblia diz: “Sua mulher olhou para trás, e tornou-se uma estátua de sal” (Gênesis 19:26). Dr. Henry M. Morris disse, “Ela foi enterrada em uma chuva de cinzas vulcânicas, com o corpo sendo gradualmente convertido em “sal”... de uma maneira semelhante à vivida pelos habitantes de Pompéia ... quando da famosa erupção do Monte Vesúvio” (Henry M. Morris, Ph.D., Bíblia de Estudo “The New Defender”; nota em Gênesis 19:26).

“Lembre-se da mulher de Ló!”

III. Em terceiro lugar, lembre-se que ela era quase salva.

O Bispo J. C. Ryle disse: “A esposa de Ló foi longe professando sua religião. Ela era a esposa de um ‘homem justo’. Através de seu esposo ela estava conectada a Abraão, o pai dos fiéis. Ela fugiu com seu marido quando este espava de Sodoma para salvar sua vida por ordem de Deus. Mas a mulher de Ló não era realmente como seu marido. Embora ela tivesse fugido com ele, ela havia deixado para trás seu coração [naquela cidade pecaminosa]. Os anjos disseram a Ló: “Escapa-te por tua vida.; não olhes para trás de ti ... para que não pereças”(Gênesis 19:17). O Bispo Ryle disse: “Ela deliberadamente desobedeceu o [comando]. Ela olhou para trás em direção a Sodoma, e foi imediatamente fulminada. Ela foi transformada em uma estátua de sal, e pereceu em seus pecados. Lembre-se da mulher de Ló "(J. C. Ryle, Pensamentos expositivos sobre Lucas, volume 2, The Banner of Truth Trust, 2015 reimpressão, clothbound, p 183;. Nota em Lucas 17:32).

Este deve ser um alerta a todos vocês nesta manhã. Por que você está aqui na igreja? Não é porque você é um cristão! Não, não! Você está longe de ser um cristão. Você está aqui porque alguém o trouxe. Você não tem pensado em Deus! Você vive como se Deus não existesse mesmo. Você é um pecador sem Deus. Alguém o trouxe aqui. Talvez alguém como Ló o tenha trazido aqui. Mas você pensa que a pessoa que o trouxe aqui hoje é um pouco estranha. Isso é o que a mulher de Ló pensava dele. Ela, assim como seus genros, o tomaram por zombador (Gênesis 19:14). Talvez seja uma grande piada para você, mas lhe alerto: o julgamento está chegando. Esta cidade vai sofrer um terremoto maciço sem precedentes, dos fins dos tempos (ref. Apocalipse 16:18). Eu digo a você, a sua alma vai perecer no Inferno – onde você será atormentado para sempre, e sempre, e sempre! Mas talvez você me tome por "zombador".

“Lembre-se da mulher de Ló!”

Ela foi quase salva! Ela já estava fora de Sodoma. Ela estava quase em um lugar de segurança. E mesmo assim ela pereceu. Ela foi quase salva – só que não! Deixe-me repetir essas palavras para você - "QUASE Salva – só que NÃO!" Escapou das piores formas de pecado - mas não em Cristo! Sua mente ainda ligada aos seus ídolos! Maldade ainda não abandonada em sua alma! Você parou um pouco antes de confiar Jesus! Como Felix disse a Paulo:

“Basta por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo"(Atos 24:25, KJV, NVI).

Mas o momento conveniente nunca veio. Felix pensou que poderia ser salvo a qualquer hora - fácil! Ele entristeceu o Espírito de Deus - e embora ainda estivesse vivo, condenou sua alma ao Inferno.

“Lembre-se da mulher de Ló!”

“Quase induzido” a crer em Jesus,
   “Quase induzido” a andar na luz!
Não queiras replicar: 'Quando tiver vagar,
   Espero então chegar para Jesus!'

“Quase induzido”! Decide Já!
   “Quase induzido”! Tarde será!
“Quase” te enganará, “Quase”não servirá,
   “Quase” te lançará na perdição!
(“Quase Induzido” por Philip P. Bliss, 1838-1876).

O jovem rapaz que escreveu esse hino aceitou a Cristo quando tinha doze anos. Isso foi bom - porque ele morreu poucos anos mais tarde, por volta dos trinta.

Você já veio a Jesus? Já depositou nele sua confiança? Já afastou-se desta cidade pecaminosa para juntar-se ao povo de Deus? Você não vive em uma fazenda afastada no campo, você sabe! Você vive em Los Angeles - a Sodoma do mundo ocidental. Você vai deixar os cidadãos de Los Angeles para trás e vir a Jesus? Ele morreu na cruz por você. Seu sangue pode purificá-lo de todo o pecado. Você pode ter um lar eterno na glória quando morrer. Mas você deve deixar o povo de Los Angeles para trás - as meninas em sua escola em calças apertadas e rostos pintados - os jovens fumando e olhando pornografia - Olhe para eles! Eles são os cidadãos abandonados por Deus de Sodoma! Não vá para o inferno com eles!

Saia de Sodoma! Saia do meio deles! Saia da cidade da escuridão. Venha para a luz de Cristo!

“Lembre-se da mulher de Ló!”

Amém.

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Abel Prudhomme: Lucas 17:24-33.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith: “Já Avaliate o Preço?” (por A. J. Hodge, 1923).


PLANO DE

A MULHER DE LÓ

LOT’S WIFE

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Lembre-se da mulher de Ló” (Lucas 17:32).

(Hebreus 11:1, 2; Gênesis 13:12, 13, 18;
II Pedro 2:7; II Coríntios 6:14)

I.    Primeiro, lembre-se que ela era a mulher de , II Pedro 2: 8;
Lucas 17:28, 29.)

II.   Segundo, lembre-se que ela amou o mundo, Ezequiel 16:49, 50;
Tiago 4: 4, 7; Gênesis 19:26.)

III. Terceiro, lembre-se que ela estava quase salva, Gênesis 19:17, 14;
Atos 24:25.