Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




A IMPORTÂNCIA DA IGREJA LOCAL

THE IMPORTANCE OF THE LOCAL CHURCH
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de Manhã, 30 de Agosto, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, August 30, 2015

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).


Algumas pessoas podem dizer que eu falo bastante sobre a igreja local. Mas eu não penso assim. Eu penso que o que essa geração precisa é de ênfase Batista à moda antiga da igreja local. Nós temos escutado muitas idéias confusas sobre crescimento de igreja que não nos tem ajudado. Precisamos voltar para o velho ensinamento Batista sobre a igreja local. Nada mais nos pode dar estabilidade nesses dias de confusão e apostasia.

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

O que esse versículo está falando? Primeiro, eu lhes digo o que esse versículo não está falando. Não está falando de denominação. Está falando que a igreja não era a denominação Metodista, ou a denominação Presbiteriana, ou a denominação Católica. Não havia nenhuma denominação quando esse versículo foi dado! Em segundo lugar, ele não está falando de um edifício da igreja. No primeiro século não havia edifícios de igrejas. Leiam o Novo Testamento e vocês também verão isso rapidamente. Hoje em dia, quando as pessoas falam de uma igreja, muitas vezes estão falando de um edifício. Eles dizem, “Aquela não é uma igreja linda?” Eles estão falando de um edifício. Mas não havia edifícios de igrejas quando esse versículo foi escrito. Ele não pode estar falando de um edifício. As pessoas se encontravam em casas para dar cultos Cristãos no primeiro século! Então o nosso texto não pode estar se referindo a um edifício de igreja. Em terceiro lugar, ele não está falando da “igreja universal.” Não há nenhum conceito disso nesse versículo. Ele está falando claramente de pessoas verdadeiras, que realmente se reuniam, em um lugar real, em uma igreja local! Era conhecido como “a igreja que estava em Jerusalém” (Atos 8:1).

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

Isso não quer dizer que as pessoas foram acrescentadas a uma denominação, ou a um edifício de “igreja”, ou de que eles foram unidos à “igreja universal.” Simplesmente significa o que diz. O Senhor acrescentou à igreja em Jerusalém “aqueles que se haviam de salvar!” Isso significa o que diz! Isso diz o que significa!

A palavra “igreja” é a tradução em Português da palavra Grega “ekklesia.” Essa é uma palavra composta, juntando a preposição “ek” (fora) e o verbo “kaleo” (chamar), literalmente significa “os que foram chamados pra fora” (cf. The Criswell Study Bible, note on Ephesians 5:23).

Dr. W.A. Criswell destacou que “a ‘igreja’ é um grupo de pessoas que, tendo sido chamado para fora do pecado e da incredulidade à fé em Cristo, deram testemunho a essa fé através do batismo de um crente e se uniram juntos a uma comunhão voluntária” (ibid.). Isso é uma boa definição. A igreja é um grupo de pessoas que foram salvas e se uniram juntas para formar um grupo de comunhão. Isso é o que Atos 2:47 está falando!

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja [em Jerusalém] aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

Esta é a razão pela qual muitas vezes eu digo, “Por que estar solitário? Venha para casa – para a igreja! Por que estar perdido? Venha para casa, para Jesus e seja salvo.” Será que estou confundindo o vir para a igreja com o vir para Cristo? De jeito nenhum! Eu digo repetidamente que vir para Cristo e vir para a igreja são duas coisas diferentes. Se você vier para a igreja sem vir para Cristo você vai ir ao Inferno! Somente Cristo pode salvá-lo! Muitas vezes eu cito Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” Nós deixamos isso bem claro. A salvação e ser membro de igreja são duas coisas separadas. Por que estar solitário? Venha para casa – para a igreja! Por que estar perdido? Venha para casa – para Cristo! Este lema que usamos deixa bem claro que a salvação e ser membro da igreja são duas coisas diferentes.

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

Aqui estão três simples pontos que farei esta manhã:

I. Em primeiro lugar, vir à igreja vai curar a sua solidão.

Você tem que entender para quem estou falando. Estou falando para você! Este sermão sai palavra por palavra no nosso website – pelo mundo todo – em 32 idiomas. Pode haver pessoas lendo este sermão que não se sintam solitárias. Eu não sei. O que eu sei é que a maioria dos jovens de hoje se sentem solitários.

A nossa igreja faz bastante evangelismo – especialmente em vários campus de faculdades seculares, e outros lugares onde os jovens se reúnem na área de Los Angeles. Como resultado, esta igreja está cheia de jovens de faculdade e colegial essa manhã – e eu estou falando para você! Eu sei que você se sente solitário da mesma maneira que eu sentia antes de eu vir para igreja. Todos os jovens estão – e você também está – pelo menos por algum tempo. E estou dizendo que Deus não quer que você seja solitário. No Jardim do Éden Deus disse, “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). Deus criou a Eva com as costelas do Adão para que ele não estivesse só (cf. Gênesis 2:18, 21-22). Deus não quis que o homem estivesse só. E Deus não quer que você esteja só. Esta é uma das razões pela qual Deus criou esta igreja local Batista do Novo Testamento – para que você não ficasse só.

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

Uma garota Chinesa que tem estado conosco por algumas semanas escreveu-me este e-mail. O Inglês dela ainda não é perfeito, mas ela falou de todo coração.

Dr. Hymers, a sua pregação é maravilhosa! Você me ensina a confiar em Cristo e ser salva! Você me faz conhecer a verdade! Eu quero ouvir mais sobre sua pregação! Eu quero vir a esta igreja para sempre! Estou orando em lágrimas pela nossa igreja, oro para que o Espírito Santo venha à nossa igreja! Eu também estou orando por você para que você fique melhor e melhor na sua pregação!!! Esta igreja é realmente a minha segunda casa! Na verdade, esta será a minha casa principal! A casa que eu tenho buscado por um longo tempo!

Obrigada!!!! Obrigada!!!! Obrigada!!!

Então, nós dizemos, “Por que estar solitário? Venha para casa – para a igreja!” Esta garota me escutou e ela vem para a igreja toda vez que a porta está aberta!

Será que estamos errados em dizer isso? Alguém pode dizer, “Não digam isso aos jovens. Eles podem vir à igreja por motivos errados.” Bom, eu prefiro que vocês venham por motivos errados do que não virem! Se vocês continuarem a vir, vocês poderão muito bem ser salvos! Assim vocês virão pelo motivo correto!

Se o fato de vir porque você está solitário é o “motivo errado,” então eu também vim pelo motivo errado. Quando eu tinha treze anos de idade os meus vizinhos me convidaram para ir à igreja. Eu vim porque estava solitário. Eu continuei vindo porque estava solitário. Mais tarde eu fui convertido. O que é que tem de errado com isso? Nada tem de errado com isso!

Vamos fazer esta igreja em um lugar feliz! Vamos transformá-la no lugar mais feliz do mundo! Vamos cantar as grandes canções gospel e hinos! Vamos pregar sermões evangélicos dos velhos tempos – e gritar “Amém!” Vamos nos sentar e jantar (Não um almoço! Almoço é algo que você carrega em uma lancheira!). Vamos ter um “jantar na igreja mesmo,” como era feito nos velhos tempos! Vamos ter comunhão como nos velhos tempos. Vamos cantar essa canção, “Come Home to Dinner.” É a terceira estrofe da última canção na sua página de música! Cantem!

As pessoas das cidades grandes simplesmente não parecem se importar;
Eles têm pouco a oferecer e falta amor para dar.
Mas venha para casa para Jesus e você verá,
Há comida na mesa e amizade para compartilhar!
Venha para casa para a igreja e coma, Reúna para a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!
   ("Come Home to Dinner", por Dr. RL Hymers, Jr.,
      a melodia de "On the Wings of a Dove.")

Muitos jovens vinham para “jantar no mesmo local” onde havia os velhos encontros evangelísticos dos séculos dezoito e dezenove – quando Deus enviava o Teu poder e quando aqueles jovens que tinham vindo para jantar ficavam e ouviam o pregador martelando o púlpito e segurando a Bíblia para cima – e gritava o evangelho de Cristo. Nós precisamos disso hoje!

“Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar” (Lucas 14:23).

Sim, vindo para igreja curará a sua solidão. Por que estar solitário? Venha para casa – para a igreja! Cantem o refrão de novo!

Venha para casa para a igreja e coma, Junte-se a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!

II. Porém, em segundo lugar, vindo para igreja não irá salvá-lo.

Um velho evangelista costumava dizer, “Indo para igreja não te fará em um Cristão da mesma maneira que indo para dentro de uma garagem não te fará em um automóvel.” Ele estava correto sobre esse ponto. Ele estava dizendo para pessoas que pensavam que eram salvas porque iam para igreja todos os Domingos. Mas não há muitas pessoas como ele aqui em Los Angeles hoje em dia. Poucas pessoas “modernas” na nossa cidade pensam desta maneira. Eles têm outras esperanças falsas de salvação hoje em dia.

Mas talvez tenha alguém aqui essa manhã que pense desta maneira, como uma criança perdida na igreja. Você talvez esteja dizendo no seu coração, “Já que estou vindo para igreja agora. Estou BEM.” Oh, não! Você não pode pensar dessa maneira! Vindo para igreja não te faz em um Cristão da mesma maneira que indo para dentro de uma garagem não te faz em um automóvel. Alguém me ouviu falando assim e disse, “Então eu não vou vir para igreja.” Isso é uma idéia que vem do Satanás! Estando na igreja não irá te salvar – mas estando na igreja você estará debaixo da pregação do Evangelho, e que assim você possa ser salvo! Você tem que vir à igreja para ouvir a pregação do Evangelho!

Cristo disse, “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Você tem que experimentar o novo nascimento para ser salvo.

A salvação é somente pela graça. Nenhuma obra humana pode salvá-lo – nem mesmo vindo à igreja. A única maneira de ser convertido é vindo diretamente para Jesus Cristo, o Filho de Deus. Jesus disse,

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).

A salvação é somente pela graça, somente através da fé em Cristo. Você tem que vir a Jesus e crer nEle com todo o seu coração, “Visto que com o coração se crê para a justiça” (Romanos 10:10). Você é convertido ao vir a Jesus. Somente frequentando a igreja não irá salvá-lo.

O nosso texto diz,

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

Você é só realmente “acrescentado à igreja” ao ser salvo. E você é somente salvo ao confiar em Jesus.

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

Cantem a terceira estrofe e refrão de “Come Home to Dinner.”

As pessoas da cidade grande simplesmente não parecem se importar;
Eles têm pouco a oferecer e falta amor para dar.
Mas venha para casa para Jesus e você verá,
Há comida na mesa e amizade para compartilhar!
Venha para casa para a igreja e coma, Junte-se a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!

III. Em terceiro lugar, vindo para igreja irá colocá-lo sob a pregação do evangelho.

O Apóstolo Paulo disse,

“Como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14).

Deus usou a pregação de Pedro para salvar as pessoas no dia de Pentecostes (Atos 2:37-41). Depois elas foram acrescentadas à igreja (Atos 2:41,47).

“E naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:41).

Eles foram agregados à igreja por ser salvos sob a pregação de Pedro.

Acredito na pregação do evangelho! Eu prego o evangelho duas vezes todo Domingo nessa igreja. Eu sei que a pregação do evangelho está fora de moda na maioria das igrejas hoje. Mas eu não me importo nem um pouco em seguir “a moda!” Eu tenho que pregar para que vocês jovens sejam salvos! Eu acredito que não iremos ver um avivamento até que voltemos a pregar o evangelho dos velhos tempos nos nossos cultos todo Domingo!

Paulo disse à igreja em Coríntios,

“Nós pregamos a Cristo crucificado” (I Coríntios 1:23).

Outros podem contar estórias para entretener as pessoas. Outros podem dar longas exposições das Escrituras. Alguns podem dar uma “mensagem de inspiração” de 15 minutos. “Mas nós pregamos a Cristo crucificado” (I Coríntios 1:23). Aqui no Tabernáculo Batista nós ainda “pregamos a Cristo crucificado” (I Coríntios 1:23). “Mas nós pregamos a Cristo crucificado.” Não importa o que os outros fazem, nós continuaremos pregando o evangelho todo Domingo!

Será que isso não fará as pessoas ficarem superficiais? Com certeza as nossas pessoas não ficaram superficiais! Nós temos alguns dos melhores Cristãos que eu já conheci nessa igreja. A maioria deles foi convertida sob a minha pregação do evangelho, todo Domingo de manhã e Domingo de noite. Eles foram alimentados pela minha pregação do evangelho, Domingo de manhã e Domingo de noite. Eles cresceram para serem tremendos Cristãos pela minha pregação do evangelho.

O nosso diácono, Sr. Griffith, foi salvo sob a minha pregação do evangelho – e ele é um tremendo homem de Deus. O nosso pastor assistente, Dr. Chan, foi salvo sob a minha pregação do evangelho, e ele é um tremendo homem de Deus. O Dr. Cagan, o nosso pastor associado, veio aqui logo depois da sua conversão, e passou 38 anos ouvindo a mim pregando o evangelho todo Domingo de manhã e todo Domingo de noite. Ele é um dos melhores Cristãos que você poderá encontrar. Fora o Dr. Cagan e o Sr. Prudhomme, todos os líderes na nossa igreja foram salvos sob a minha pregação do evangelho. Eles só escutaram sermões de evangelho, Domingo de manhã e Domingo de noite, por toda sua vida Cristã. Eles são ótimos Cristãos. Eles se tornaram Cristãos fortes sob a pregação do evangelho dos velhos tempos.

Não, a pregação do evangelho não te fará ficar superficial – a não ser que seja uma pregação do evangelho superficial! O Dr. Martyn Lloyd-Jones pregou o evangelho todo Domingo de noite na sua igreja em Londres – e muitas vezes aos Domingos de manhã também. Ele é considerado um dos maiores pregadores do século vinte. Eu escutei uma fita de um dos seus sermões de evangelho não muito tempo atrás. Foi absolutamente fantástico! Eletrizante! Esse tipo de pregação do evangelho não somente será usada por Deus para te converter – também te fará em um Cristão forte.

A pregação do evangelho te salvará, e te erguerá como um Cristão, da mesma maneira que ela fez nos tempos bíblicos. Todo sermão no Livro de Atos, com exceção de um, foi um sermão do evangelho. O Apóstolo Paulo disse,

“Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” (I Coríntios 2:2).

Sim, venha para casa para igreja. Mas também escute a pregação e venha a Jesus. Arrependa-se e confie em Jesus Cristo. O Seu Sangue te purificará de todo o teu pecado. Ele morreu na Cruz para pagar pelo seu pecado. Ele ressuscitou dos mortos para lhe dar a vida eterna! Venha a Ele e confie nEle – e seja salvo! Ouça-me pregar, como as pessoas fizeram no Pentecostes, e Jesus Cristo irá te salvar também! Cantemos a última música na sua folha de canção, “Come Home to Dinner.”

Venha para casa para Jesus, a mesa está pronta;
Venha para casa para jantar e vamos partir o pão.
Jesus está conosco, por isso diga-se,
Venha para casa para jantar e vamos partir o pão!
Venha para casa para a igreja e coma, Reúna para a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!

A comunhão é doce e seus amigos vão estar aqui;
Vamos sentar à mesa, nossos corações cheios de alegria.
Jesus está conosco, por isso diga-se,
Venha para casa para jantar e vamos partir o pão!
Venha para casa para a igreja e coma, Reúna para a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!

As pessoas da cidade grande simplesmente não parecem se importar;
Eles têm pouco a oferecer e falta amor para dar.
Mas venha para casa para Jesus e você verá,
Há comida na mesa e amizade para compartilhar!
Venha para casa para a igreja e coma, Reúna para a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!

Venha para casa para Jesus, a mesa está pronta;
Venha para casa para jantar e você será alimentado.
Seus amigos estarão à espera, por isso diga-se,
Venha para casa para jantar e vamos partir o pão!
Venha para casa para a igreja e comer, Reúna para a comunhão doce;
Vai ser um prazer, Quando nós sentarmos para comer!
   ("Come Home to Dinner", por Dr. RL Hymers, Jr.,
      a melodia de "On the Wings of a Dove").

Dr. Chan, por favor nos lidere em oração.

Se este sermão lhe abençoou por favor envie um e-mail para Dr. Hymers e conte para ele. Por favor também diga de qual país você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer língua, mas escreva em Inglês se você puder.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Escritura Lida Antes do Sermão por Sr. Abel Prudhomme: Atos 2:41-47
Solo Cantado Antes do Sermão por Sr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Blest Be the Tie That Binds” (por John Fawcett, 1740-1817).


PLANO DE

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA LOCAL

THE IMPORTANCE OF THE LOCAL CHURCH

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

(Atos 8:1; Efésios 5:23; Atos 16:31)

I.    Em primeiro lugar, vir à igreja vai curar a sua solidão, Gênesis 2:18;
Lucas 14:23.

II.  Em segundo lugar, vindo para igreja não irá salvá-lo, João 3:7;
Mateus 11:28; Romanos 10:10; Atos 16:31.

III. Em terceiro lugar, vindo para igreja irá colocá-lo sob a pregação do
evangelho, Romanos 10:14; Atos 2:41; 1 Coríntios 1:23; 2:2.