Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ALEXAMENOS E SEU DEUS

ALEXAMENOS AND HIS GOD
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de Manhã, 7 de Junho, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, June 7, 2015

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor”
(I Coríntios 1:31).


O que nós podemos aprender dos primeiros dois capítulos de I Coríntios? Uma das coisas mais interessantes é o que nós aprendemos sobre os primeiros Cristãos. Você não pode ler esses dois capítulos sem notar como eles estavam centrados em Cristo. Aqueles que pensavam que eram sábios rejeitaram Cristo, “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1:18). “Mas nós pregamos a Cristo crucificado” (1:23). “Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus” (1:24). “Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1:30). “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” (2:2). Dr. J. Vernon McGee disse,

Paulo não entrou em discussões filosóficas…Ele simplesmente ficou na pregação da cruz de Cristo. Ele pregou um Salvador crucificado. Esse é o tipo de ministério que é tão desesperadamente necessária hoje. (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, volume 5, Thomas Nelson Publishers, 1983, p. 13; note on I Corinthians 2:2).

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

A palavra Grega traduzida como “glória” significa “gabar-se” – engrandecer, orgulhar-se. O Apóstolo está nos dizendo para engrandecer a Cristo – para orgulhar-se de Cristo – para gloriar em Cristo – para “gloriar no Senhor.” Os primeiros Cristãos falavam tanto sobre Cristo que os incrédulos falavam que eles adoravam um Judeu morto. Dr. Michael Green disse, “Há um exemplo comovente dessa determinação [para falar de Cristo] nos alojamentos dos pajens imperiais no Monte Palatino em Roma. Aqui há um quadro bem antigo do terceiro século, desenhado [pelas mãos] de uma criança, de um menino em pé em postura de adoração, com uma mão levantada. O objeto de sua devoção é uma figura em uma cruz, um homem com a cabeça de um jumento. Debaixo dele está rabiscado, ‘Alexamenos adora seu Deus.’ Claramente um dos pajens era um Cristão, e desavergonhado disso. Seus colegas de escola estavam zombando dele maldosamente. Mas ele não estava embaraçado [envergonhado]...Outra inscrição por uma mão diferente [disse] ‘Alexamenos é fiel.’ Talvez isso foi sua própria resposta ao desenho cruel. Eu acho que foi” (Michael Green, D.D., Evangelism in the Early Church, William B. Eerdmans Publishing Company, 1970, pp. 174, 175).

Eu copiei esse pedaço do grafite diretamente do original. Este é um retrato exato do desenho, tirado da parede de um quarto dos pajens no Monte Palatino da Roma antiga do fim do segundo século.

Alexamenos and his God

Quando eu olhei para este desenho antigo os meus olhos se encheram de lágrimas. Aqui estava um garoto de 10 ou 12 anos defendendo a Jesus! E um menino malvado tinha desenhado esse retrato dele adorando a Jesus – com uma cabeça de jumento! Eu pensei, “Graças a Deus por um garoto como Alexamenos!” Foram garotos e garotas como ele que espalharam a mensagem de Cristo pelo mundo Romano! Eu estou ansioso para encontrá-lo no Céu, Alexamenos! Eu oro que nós possamos ter jovens como ele em nossa igreja – homens e mulheres jovens que se gloriarão de Cristo – não importe o quanto eles forem zombados e ridicularizados por essa geração que abandonou a Deus.

A família Duggar tem sido alcatroada e arrancada e linchada sem um julgamento. Eles têm dezenove crianças. Doze anos atrás um dos meninos tocou duas das suas irmãs de forma inadequada. Seus pais o levaram para a polícia. Ele só tinha 15 anos, então o registro foi arquivado. Algumas semanas atrás o chefe da polícia sem cérebro dessa pequena cidade em Arkansas abriu o registro arquivado e o deu para a mídia. Eles crucificaram essa família, chamando a casa deles de “Casa de Horror.” Por que eles estão fazendo isso? Porque os Duggars são membros da igreja Batista – porque eles são Cristãos!!! As duas irmãs foram para o Jornal Fox porque sabiam que era o único lugar onde as pessoas seriam justas com elas. Essas duas jovens foram ao Jornal Fox para defender os seus pais. Então eu vi a cara demoníaca horrível da Whoopi Goldberg gritando neles. “Não traga Deus aqui!” “Peguem os Cristãos! Peguem eles! Peguem eles!” – nada mudou desde que eles jogavam garotas Cristãs dentro da arena para serem devoradas por leões na antiga Roma! Whoopi Goldberg parecia como Nero ou Calígula! “Mate os Cristãos! Peguem eles! Peguem eles! Peguem eles!” Deus nos ajude – com pessoas assim controlando a mídia! Nestes dias cruéis e malignos, diga-se de cada jovem aqui nesta manhã, "Alexamenos é fiel."

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

Nenhum mortal pode comparar com Ele,
   Entre os filhos dos homens;
Ele é mais justo que todos os justos,
   Que enche o trem celestial,
Que enche o trem celestial.

A Ele eu devo a minha vida, o meu respirar,
   E todas as alegrias que eu tenho;
Ele me faz triunfar sobre a morte,
   E me salva da sepultura,
E me salva da sepultura!
   (“Majestic Sweetness Sits Enthroned” por Samuel Stennett, 1727-1795).

Você pode ter a mídia da esquerda! Você pode ter Whoopi Goldberg, e todos os liberais, que odeiam a Deus, a multidão do Hollywood! Você pode tê-los! Eles não têm nada para oferecer! Nada! Nada! Nada! – “Alexamenos é fiel!” “Alexamenos é fiel!” “Alexamenos é fiel!” Que seja assim, meu Deus! Que seja assim!

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

Agente não vem à igreja para nos divertir. Agente não vem para ouvir “equipes de louvor” cantar como artistas de um clube noturno em Las Vegas. Agente não vem para ouvir piadas, ou histórias sobre auto-aperfeiçoamento. Nós podemos ouvir piadas melhores de Jimmy Fallon. Nós podemos ler histórias de auto-aperfeiçoamento no Reader’s Digest. Agente não vem à igreja para sermos deslumbrados pela música rock “Cristã”. Isso é vazio. Isso não toca as nossas almas. Isso nos deixa com gosto de serragem nas nossas bocas. Isso é vazio, sem nada, um desperdício de tempo!

Minha esposa e eu estávamos em um culto de noite de sábado em uma mega-igreja na ponta de Orange County, perto de San Diego. A música era ensurdecedor. Era hipnótico. Era música rock perfeitamente executada. Ela terminou em um clímax de arrebentar. Ela superou tudo o que eu já ouvi antes, em qualquer lugar.

Então o povo saiu andando. Eles pareciam atordoados, estupefatos, arrastando para fora como zumbis de “A Noite dos Mortos Vivos.” Ninguém sorria, Ninguém falava. Ninguém cumprimentava ninguém. Eles vieram sozinhos – para se divertirem. E eles saíram sozinhos. Dr. David Wells disse, “A solidão é a praga moderna. Esta é a praga de estar desligado, de não estar enraizado, de não pertencer a nenhum lugar específico mas a tudo em geral. Esta é a aflição de estar sozinho, de ser despercebido, de ser levado por um universo indiferente” (David F. Wells, Ph.D., The Courage to be Protestant, Eerdmans, 2008, p. 33).

Dr. Wells é um grande teólogo, e ele está certo. “A solidão é uma praga moderna.” Mas aquela mega-igreja não tinha a resposta para a solidão. Tudo que ela tinha era uma banda de rock – e todos tropeçavam para fora sozinhos – como eles fazem depois de um jogo no estádio do Dodger! Qual é a resposta? A resposta é uma igreja que está centrada somente em Jesus Cristo. Cristo é a resposta – não a música rock. Cristo é a resposta – não uma grande, multidão solitária! Essas mega-igrejas modernas não tem nada para oferecer! Nada! Nada! Nada! Somente uma igreja centrada em Cristo, que proclama Cristo, que honra Cristo tem a resposta! A resposta é sempre e está sempre em Jesus Cristo. Aquele rapaz jovem que viveu no final do século II sabia disso. É por isso que “Alexamenos adora o seu Deus!” É por isso que “Alexamenos é fiel!”

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

E a cerca da salvação? Você ouve esses “grandes” pregadores falando sobre como ser salvo? Oh Deus, eu os ouço falando de tudo que é resto! Eles falam sobre o Espírito Santo. Eles falam sobre como se sentir bem. Eles falam sobre como ser um sucesso. Tem um cara chamado Joseph Prince que até fala sobre a graça. Mas quem fala sobre como ser salvo? Eu não ouço! Quem fala sobre a Cruz? Eu não a ouço! Quem fala sobre o Sangue? Eu não o ouço! Quem faz um sermão inteiro sobre Jesus? Eu não o ouço!

Um pobre camarada em Cuba me escreveu um e-mail alguns dias atrás. Estes sermões vão para todo o mundo – para mais de 200 países, em 32 idiomas. Então este cubano jovem escreveu. Ele disse que ele se rendeu a Cristo e foi batizado. Mas um dos seus amigos disse-lhe então sobre a eleição. Ele disse que isso o incomodava. Ele disse que ouvir falar sobre a eleição o fez duvidar de sua salvação. Eu não entendo isso! Para mim a eleição deveria torná-lo mais seguro da sua salvação. Ela não depende de você. Ela depende somente de Cristo! Amém! Mas ele começou a assistir Paul Washer e a ler John MacArthur. Ele também leu o sermão de Ray Comfort, “Hell’s Best Kept Secret.” Depois ele viu alguns vídeos sobre Calvinismo chamado, “Amazing Grace.” Tudo isso o deixou confuso. Então ele escreveu para nós e disse, “Eu creio que eu preciso que você me recomende livros sobre a lei, pensando e preparando para ser convicto do pecado.” Ele disse, “Eu preciso entender a profundidade da lei.” Aqui está como eu lhe respondi,

Observe que você nunca nenhuma vez mencionou o nome de Cristo! Você me escreveu um e-mail longo sobre convicção e a lei sem uma vez mencionar o nome de Jesus, o Teu trabalho na Cruz, ou o Teu Sangue que lava os pecados! Esta é a armadilha de muitos do Calvinismo moderno. Observe que você pode ler Paul Washer e John MacArthur por horas e sair pensando sobre a lei, em vez de pensar sobre Jesus Cristo! Essa é a minha queixa contra homens como Washer, MacArthur e Ray Comfort. Eles são melhores pregadores da lei do que do Evangelho! (Clique aqui para ler o meu sermão, “Uma Mensagem Mais Chocante Para Juventude! – Minha Resposta ao Paul Washer!”).

Depois eu lhe enviei dois de meus sermões: “O Próprio Jesus Cristo” e “Que Pensais Vós de Cristo?” Isso é o que ele precisa – o Próprio Jesus Cristo! E isso é o que você precisa – o Próprio Jesus Cristo!

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

Nenhum mortal pode comparar com Ele,
   Entre os filhos dos homens;
Ele é mais justo que todos os justos,
   Que enche o trem celestial,
Que enche o trem celestial.

Ele me viu mergulhado em angústia profunda,
   E voou para meu alívio;
Por mim Ele carregou a cruz vergonhosa,
   E levou todo o meu sofrimento,
E levou todo o meu sofrimento.

Porque eu recebo da Tua recompensa
   Tais provas de amor divino,
Se eu tivesse mil corações para dar,
   Senhor, todas elas deveriam ser Tuas.
Senhor, todas elas deveriam ser Tuas.

É tão simples vir para Jesus. Aquele rapaz jovem na antiga Roma veio a Ele – e assim você também pode!

Alexamenos adora o seu Deus! O seu Deus é pregado a uma cruz, sofrendo para pagar a penalidade do pecado de Alexamenos.

Robert Hymers adora o seu Deus! O seu Deus é pregado a uma cruz, sofrendo para pagar a penalidade do pecado de Robert Hymers.

Alexamenos adora o seu Deus! O seu Deus é Jesus de Nazaré. O seu Deus desceu do Céu para morrer na cruz, para pagar pelo pecado de Alexamenos, e do seu. O seu Deus é Jesus, que ressuscitou corporalmente, fisicamente dentre os mortos, e agora está no Céu – à direita do Pai.

Alexamenos adora o seu Deus. O mundo diz que seu Deus tem a cabeça de um jumento! O mundo zomba e ridiculariza Alexamenos por adorar a Jesus. Mas ele escreve na outra parede, “Alexamenos é fiel.” Por que ele é fiel? Porque seu Deus, Jesus, disse, “Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Alexamenos adora o seu Deus. E todo o mundo Romano desmorona e cai. E todos os ídolos falham. E toda a grandeza se derrete. E Cristo se levanta acima das ruínas do Coliseu e do Parthenon.

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

Alexamenos adora o seu Deus. E na profecia Bíblica as ondas rugem, e a terra treme, a lua se transforma em sangue, e os edifícios e as rochas e as montanhas desmoronam e caem. Os reinos da Terra se derretem. E homens se escondem nas fendas das rochas por medo. E eles estavam todos errados. E o garoto estava certo. “Alexamenos é fiel.” Você vai confiar no Deus dele? Você vai confiar em Jesus, e ser purificado de todos os seus pecados pelo Teu precioso Sangue? Eu oro para que você confie. Em Teu nome, Amém.

Se este sermão lhe abençoou por favor envie um e-mail para Dr. Hymers e conte para ele – rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer língua, mas escreva em Inglês se você puder.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Escritura lida Antes do Sermão por Sr. Abel Prudhomme: I Coríntios 1:26-31.
Solo Cantado antes do Sermão por Sr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Majestic Sweetness Sits Enthroned” (por Samuel Stennett, 1727-1795).