Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




LIBERTAÇÃO OU MALDIÇÃO

DELIVERANCE OR DAMNATION
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 3 de Maio, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, May 3, 2015

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).


O Imperador Nero botou a cidade de Roma em fogo em 64 A.D. Nero (54-68 A.D.) foi um homem cruel e sanguinário. Ele matou vários membros de sua própria família. Quando Roma queimou-se, as pessoas suspeitaram ele de botar o fogo. Ele havia que achar alguém para culpar. Ele culpou os Cristãos por botar o fogo! No começo de segundo século Tacitus (56-117) disse, “Aqueles quem confessam de ser Cristãos foram presos...em suas mortes eles estavam...cobertos em peles de animais selvagens, rasgados até morte pelo cãos, crucificados ou queimados em fogo – então que quando a noite caia eles queimaram-se como torchas na noite” (Tacitus, Annals 15:44, início de segundo século). Uns poucos meses depois desse acontecimento, o Apóstolo Pedro escreveu esta epístola de II Pedro. Então tradição nos conta que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo por seu próprio pedido – porque ele não sentiu-se digno de morrer na mesma maneira que Jesus morreu.

No deserto e perseguição terrível, centenas de Cristãos morreram. Nero teve Cristãos amarrados no topo de postes e botou fogo para iluminar o jardim dele! Justamente antes de Pedro ser prendido e crucificado, ele escreveu II Pedro.

Em II Pedro o Apóstolo fala de inspiração e autoridade da Bíblia (II Pedro 1:19-21). Ele nos avisa que “entre vós haverá também falsos doutores” (II Pedro 2:1-3). Ele nos faz lembrar que Deus julgou “os anjos que pecaram” (2:4), que Deus tornou “as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza” (2:6). Mas Ele libertou “o justo Ló, enfadado da vida dissoluta [conduta sensual] dos homens abomináveis” (2:7). E o Apóstolo concede nosso texto,

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).

Antes de eu pregar sobre este texto, eu quero que você saiba quanto Satanás odeia II Pedro. O Diabo odeia este livro pequeno mais que qualquer outro livro em Novo Testamento. Você não precisa ir para Hollywood ou Las Vegas para ver a obra do Diabo. Tudo que você tem que fazer é de dirigir para Fuller Seminary em Pasadena, California. Quase todas as maiorias seminários principais em América estão atacando a Bíblia hoje. E eles odeiam II Pedro provavelmente mais que qualquer outro livro em Novo Testamento. Quando eu estava estudando no seminário Southern Baptist, norte de San Franciso, os professores lá chamaram II Pedro “uma falsificação.” Professores liberais que rejeitam a Bíblia têm estado dizendo isto por anos. Mas Dr. A. T. Robertson, o grande acadêmico de Novo Testamento Grego, defendeu II Pedro. Ele apontou que existe citações e referências ao isso em Aristides (falecido c. 134 A.D.), em Justin Martyr (falecido c. 165 A.D.), em Irenaeus (130-202), em Ignatius (35-107), Clement of Rome (falecido 99 A.D.), Athanasius (296-373), Augustine (354-430) e o grande Reformador Martin Luther (1483-1546), (A. T. Robertson, D.D., Litt.D., Word Pictures in the New Testament, volume VI, Broadman Press, 1933, pp. 139-146 – defensa de Dr. Robertson de II Peter).

Dr. Robertosn apontou que, “Existe em esta Epístola, nenhuma idéia nova impressionante...isso está cheio de ensinamentos edificantes e ortodoxos” (ibid., p. 140). Dr. J. Vernon McGee, o professor de Bíblia mais conhecido e querido da América, disse, “Hoje isto está bem estabelecido que Pedro escreveu esta carta” de II Pedro (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, volume V, Thomas Nelson Publishers, 1983, p. 714).

Mas os liberais em escolas como Fuller Seminary continuam rasgar em pedaços! Dr. Henry M. Morris disse, “Esta resistência [é] porque da condenação forte de [II Pedro] sobre doutores falsos na igreja... [II] Pedro avisa contra ‘fábulas artificialmente compostas’ (II Pedro 1:16), hipócrita, Cristo negando doutores (II Pedro 2:1), pregadores especulantes [amadores de dinheiro] (II Pedro 2:3, 15), professores antinomianos (II Pedro 2:13, 19), e especialmente evolucionismo e uniformitarianismo (II Pedro 3:3-6)” (Henry M. Morris, Ph.D., The Defender’s Study Bible, World Publishing, 1995, p. 1401).

Não é de se estranhar que Satanás e doutores falsos dele atacam II Pedro! Outra razão que o Diabo odeia II Pedro é porque isto concede um ou dois afirmações mais fortes sobre a inspiração e inerrância da Bíblia, em II Pedro 1:19-21 (o outro sendo II Timóteo 3:15-17). Não é de se estranhar que o Diabo odeia II Pedro!

II Pedro contém alimento forte! Atrás em Setembro de 1961, eu matriculei no Biola College (agora Universidade). Durante este semestre de Outono o colégio houve uma série de serviços em manhã na capela por duas semanas. O locutor especial em aquele ano foi Dr. Charles J. Woodbridge. Dr. Woodbridge foi um dos membros da fundição de faculdade de Fuller Seminary. Ele havia resignado desde o seminário uns anos mais cedo por causa que ele podia dizer que Fuller estava movendo em direção ao liberalismo, a negação de autoridade da Bíblia. Claro que os adminstradores de Fuller negaram isso. Eles chamaram Dr. Woodbridge um problemático, e outras coisas mais. Mas ninguém volta e pede desculpas – pelo menos nenhun entre evangélicos novos. Mais de cinquenta anos tem passado, e sobre do que Dr. Woodbridge predicou tem tornado literalmente verdade. Hoje Fuller produz pregadores como Rob Bell. Ele escreveu um livro dizendo que todo mundo (até Hitler) irá para Céu. Recentemente ele tem escrito outro livro em qual ele endorsa o mais vil práticas sexuais obscenas. Dr. Woodbridge viu isto aproximar bem antes nos finais de 1950. Vamos dar uma mão para Dr. Charles J. Woodbridge! (aplauso).

Dr. Woodbridge veio ao Biola e pregou à nós em seviços na capela todos os dias durante uma semana. Ele pregou direto através II Pedro! Isto foi a primeira vez que eu ouvi pregação como esta! Eu somente havia escutado sermões de tópico, sem muito “alimemto” em isto. Que coisa! Dr. Woodbridge havia minha atenção total enquanto ele lavrou por II Pedro – a inerrância da Bíblia em capítulo um; os profertas falsos em capítulo dois; os anjos que pecaram expulsados; o Grande Dilúvio e a queimadura de Sodoma e Gomorra! Ele apresentou-se simplesmente e pregou tudo isso com grande poder. Eu fui convertido na quinta-feira em essa semana – no 28 de setembro, 1961 – glória ao nome de Jesus! Minha direção foi fixo desde aquele dia adiante! Desde o dia que eu fui convertido, eu soube que eu iria pregar contra ataques liberais sobre a Bíblia, sobre salvação, e sobre pecado! Eu soube isso então, e eu sei disso esta manhã! Glória ao nome de Jesus!

Pedro disse que a Bíblia é “tanto mais confirmada a palavra profética” (II Pedro 1:19). Pedro disse que doutores falsos iriam leventar nas igrejas e trazer apostasia e destruição (II Pedro 2:1-3). Pedro disse que Deus julgou o mundo inteiro em Grande Dilúvio, “mas guardou a Noé” (II Pedro 2:5). Pedro disse que Deus enviou fogo “condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza” (II Pedro 2:6). Pedro disse Deus “livrou o justo Ló” desde o incêndio de Sodoma (II Pedro 2:7). E agora Pedro concede nosso texto,

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).

Sim, senhor! Pedro provou ponto dele! O Senhor soube como salvar Noé e afundar o mundo perdido dentro das águas de Dilúvio. O Senhor soube como salvar o justo Ló, e queimar a cidade de Sodoma até em cinzas! Então,

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).

Em outras palavras, Deus tem o mesmo poder hoje que Ele havia em dias antigamente!

I. Primeiro, Deus tem o poder de livrar o piedoso fora de tentação.

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos...”

Deus sabe o que Ele está fazendo – e Ele pode fazer isso! Quando eu fui justamente um menino eu amava escutar a voz maravilhoso de George Beverly Shea citar estas palavras,

Então canta minha alma, meu Salvador Deus ao Ti,
Que grande és Tua arte, que grande és Tua arte!
Então canta minha alma, meu Salvador Deus ao Ti,
Que grande és Tua arte, que grande és Tua arte!

Deus é todo-poderoso! Deus está em controle. Sim, existe um grande treva no mundo. Mas treva está somente aqui porque Deus permite isso. Porque Ele permite isso? Eu não sei. Isto é simples assim. Eu não sei. Mas em incompreensível, incognoscível mente de Deus, Ele permite maldade.

“Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33).

“Deus sabe como livrar o piedoso fora de tentação!” Os primeiros Cristãos na cidade de Roma certamente passou por grande e terrível tentação e testes. Como eu disse, Nero queimou eles vivo, amarrado ao topo de postes. Ele iluminou jardim dele queimando Cristãos cada noite.

Alguém diz, “Isto é uma contradição. Ele não livrou eles.” Você está errado. Ele sim livrou eles “fora de tentação.” Ele deu eles a força para atravessar por testes, e poder de ir através das chamas! Um grande hino antigo diz tudo isso!

Quando passa por testes ardentes teu caminho deverá situar,
   Minha graça todo suficiente deverá ser teu suprir;
As chamas não machucará ti, eu somente projeto
   Teu dejetos à consumir, e teu ouro para refinar.
(“How Firm a Foundation” George Keith, 1638-1716,
      “K” em Rippon’s Selection of Hymns, 1787).

Isto foi meu privilégio de conhecer pessoalmente um homem quem foi um mártir vivo. Seu nome foi Richard Wurmbrand. Ele foi o preeminente Cristão que eu jamáis tenho conhecido, e eu conheci ele muito bem, Pastor Wurmbrand foi preso em uma prisão Comunista por quatorze anos por pregar o Evangelho. Os guardas comunistas puseram ele por torturas medievais. Corpo dele tinha dezoito cicatrizes produzidos por metais quentes. Por todos anos de sofrimento dele, ele compartilhou o Evangelho com muitos outros prisioneiros sofridos, e muitos deles foram salvos. Por dois anos ele foi colocado em confinamento solitário. Ele nunca ouviu uma voz humana. Ele quase virou insano desde as drogas que eles colocaram na comida dele. Finalmente ele começou a pregar o Evangelho para outros quem foram colocados de tempo a tempo em uma cela perto dele. Ele bateu fora os versículos de Bíblia e orações para eles em código Morse.

Finalmente ele foi colocado em “Quarto Quatro” – o “quarto de morte.” Eles deixaram ele lá, morrendo de turbeculose. Ninguém jamáis saiu de “Quarto Quatro” vivo. Eles foram enviados lá para morrer. Mas Pastor Wurmbrand continuou vivo. Em aquele “quarto de morte” ele encaminhou um prisioneiro moribundon depois de outro ao Jesus Cristo. Ele disse, “Isso foi como se a cela estava incendiado com o espírito de sacrifício próprio e fé renovado. Em estes momentos os anjos apareceran todos ao redor de nós.”

Quando eu sentia deprimido ou triste eu frequentemente pegava o livro de Richard Wurmbrand Tortured for Christ [Torturado por Cristo] e lia umas páginas. Última semana eu li de novo outro livro dele, In God’s Underground [Em Subterrâneo de Deus] (Living Sacrifice Book Company, 2004). Estes livros são horríveis. Estes livros dão detalhes sobre as torturas de Cristãos. Mas estes livros sempre me encorajam. Eu estou encorajado por conhecer este homem, Richard Wurmbrand, quem experienciou nosso texto. Isto é um texto que dá grande encorajamento, “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos...” ((II Pedro 2:9).

Dezenas de milhões de Cristãos estão sendo torturados e assassinados pelos Muçulmanos em este momento, em nosso tempo. Tudo que eles tinham que fazer para escapard desde a morte é de dizer estas palavras: “Não existe deus senão Alá e Maomé é profeta dele.” Mas eles recusaram de dizer isto e tornaram Muçulmanos. Igrejas deles foram queimados. Casas deles foram queimados. Muitos deles foram decapitados. Bastante outros foram queimados vivos. Todavia eles recusam de desistir fé deles em Jesus. E no mundo Muçulmano milhares estão tornando-se ao Cristo, mesmo que isso é bem perigoso para eles. Você pode ler algumas histórias deles através em seu computador ao www.persecution.com. Eles sabem por experiência do que a maioria dos membros de Igreja Ocidental não sabem – “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos...”.

Quando através de águas profundas eu chamo ti para ir,
   Os rios de tristeza não deverá inundar;
Por eu estarei com ti vosso teste à benção,
   E santifico à ti vosso mais profundo agonia

Nós celebramos o aniversário de 40 anos desta igreja três semanas atrás. Nós tivemos um tempo maravilhoso de alavança, e até alegria! Pessoas quem assistiram o video me disseram que igreja maravilhosa que nós temos! Mas eles não sabem o sofrimento que nós passamos para ceder esta igreja. Eles não sabem que “Os 39,” quem pagaram pela igreja, frequentemente passaram por dores e problemas que rachavam a cabeça, como 400 pessoas saíram daqui. “Os Trinta e Nove” pagaram pelo este edifício de dois e meio milhões de dólares. Agora este teste está terminado. Deus nos trouxe por isso. Mas haverá outros testes no futuro, e até alguns testes irá ser piores. Mas nós não temos medo porque “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos...” (II Pedro 2:9).

II. Segundo, o Senhor reserva o injusto até o dia de julgamento.

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).

Em seu livro clássico de apologética, Therefore Stand, o grande Dr. Wilbur M, Smith disse isso sobre o julgamento final,

As Escrituras definitivamente fala de um grande evento único de julgamento final, e nós havemos pecado em quase roubando de nossa pregação do nosso tempo de este terrível mas a verdade divinamente revelado...Muitos de nós...têm estado com medo de defender e usar linguagem bíblica em relação o dia de julgamento. Nosso abençoado Senhor usa a frase “o dia de julgamento” repetidamente... O Apóstolo Pedro fala sobre “o dia de julgamento,” e “o dia de julgamento e destruição do homem ímpio.” O Apóstolo João fala de “o dia de julgamento,” e “o tempo do morto a ser julgado” (Wilbur M. Smith, D.D., Therefore Stand, W. A. Wilde Co., 1945, p. 443).

O Apóstolo João fala de Último Julgamento. Ele disse,

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:12-15).

A única maneira de escapar desde o castigo no “lago de fogo” é de arrepender e crer o Senhor Jesus Cristo. Ele morreu na Cruz para pagar o preço completo por seu pecado. Ele derramou Sangue precioso Dele para purificar você de todo pecado. Ele ressucitou, carne e osso, desde a morte para dar você vida eterna. Mas você deve crer Ele agora, em esta vida. Irá ser tão tarde, depois de você morrer, para ser salvo.

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).

Os “piedosos” são aqueles quem arrependem-se e crê o Senhor Jesus Cristo. Os “injustos” são aqueles quem recusam de crer Ele. Eu oro que você irá tornar-se ao Jesus agora antes que é tão tarde! Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: II Pedro 2:1-9.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Faith of Our Fathers” (por Frederick W. Faber, 1814-1863).


PLANO DE

LIBERTAÇÃO OU MALDIÇÃO

DELIVERANCE OR DAMNATION

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (II Pedro 2:9).

(II Pedro 1:19-21; 2:1-3, 4, 6, 7; 1:16; 2:1, 3, 15, 13, 19; 3:3-6;
II Pedro 1:19; 2:1-3, 5, 6, 7)

I.   Primeiro, Deus tem o poder de livrar o piedoso fora de tentação,
II Pedro 2:9a; Romanos 11:33.

II.  Segundo, o Senhor reserva o injusto até o dia de julgamento,
II Pedro 2:9b; Apocalipse 20:12-15.