Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




REGENERAÇÃO – CONEXÃO AO AMOR CRISTIANO

REGENERATION – THE LINK TO CHRISTIAN LOVE
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 15 de Março, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, March 15, 2015

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I João 5:1).


Eu não fui crescido na igreja. Eu comecei a atender uma igreja Batista quando eu tinha treze anos de idade. Uma das coisas que eu aprendi logo foi que os jovens da igreja não amavam um a outro, eles não me amavam, e eles não amavam os adultos ou o pastor. Eles contavam piadas sujas e fofocavam entre eles continuamente. Eles murmuravam e passavam notas um a outro enquanto o pastor pregava. Eu também descobri que os adultos da igreja não tinham amor entre eles. Em fato, eles pareceram de desgostar um a outro, e muitos deles desprezavam um a outro. Eles estavam juntos por maioria em força de hábito. Eles estavam acostumados de estar juntos. Eles passam umas horas juntos em domingo de hábito. Foi costume deles de vir para igreja. Mas não tinham amor entre eles. Quando o pastor original foi para outra igreja, rotina deles de atender igreja foi perturbado. Em um pouco tempo eles se dividiram em três grupos que começou a lutar entre eles. Muitas pessoas saíram da igreja completamente. Os que ficaram de mode feroz atacou um a outro como animais selvagens. Eles atiraram livros de hino à um a outro durante o culto de manhã no domingo. Eles chingaram um a outro com palavrões em este culto.

Finalmente o Grupo de Batista de Sul saiu para começar outra igreja. Eu fui com eles. Mas logo que começamos outra igreja as mesmas coisas começaram a acontecer! Maioria dos jovens saíram. Finalmente eu saí e fui para um igreja Chinesa, aonde eu permaneci como membro por vinte três anos. Mas mesmo que os Chineses não foram tão feroz, tinha muito pouco amor entre os membros até que Deus enviou reavivamento e coisas mudaram por melhor.

Mas logo depois que o reavivamento começou eu fui para seminário. Eu comecei uma igreja perto de seminário. Coisas estavam indo bem por um tempo. Depois a mesma coisa começou tudo de novo. Existiu disputas e argumentos e pessoas saíram. Foi uma bagunça. Eu saí e vim de volta para Los Angeles.

Eu comecei um igreja aqui quarenta anos atrás, qual finalmente tornou-se esta igreja que nós estamos hoje. Mas esta igreja também passou por convulsões, brigas e separação horrível de igreja. Levou quase vinte cinco anos por coisas estarem fixos e tornar-se assim como hoje.

Agora, isto é minha experiência. Você talvez pode pensar como eu consegui passar por toda esta loucura. Eu frequentemente penso sobre isso de mim mesmo. Eu somente posso dizer que, passando por tudo isso, eu soube que Deus estava lá e eu soube que a Bíblia é a Palavra de Deus. Eu não acreditei justamente em estas coisas. Eu conheci estas coisas, na profundidade da minha alma. Eu conheci estas coisas, “Não pelas obras de justiça... mas segundo a sua misericórdia” (Tito 3:5).

Minha experiência não é raro. Maioria, se não tudo, evangelistas jovens haviam passado por experiências similares. O que faz minha experiência de certa forma raro é que eu passei por isso e saí disso crendo Deus e a Bíblia até mais que eu tinha crido antes!

Mas antes de eu continuar eu irei citar Christine Wicker, o autor de The Fall of the Evangelical Nation: The Surprising Crisis Inside the Church [A Caída de Nação Evangélica: A Crise Surpreendente Dentro da Igreja] (HarperOne, 2008). Ela disse,

Cristianismo Evangélico na América está morrendo. O grande movimento evangélico de hoje não é uma vanguarda [não na posição de frente]. Eles são um remanescente, desvendando bem na beira. Observe isso de qualquer maneira que você gosta: Conversões. Batismos. Afiliação… Dádiva… Atendência… tudo isso está rebaixado e caindo (ibid., introduction, p. ix).

E ela suporta este afirmação com fatos e estatísticas que são impossíveis de refutar. Enquanto eu leio o livro, eu tive que concordar com a teoria básica dela: nossas igrejas estão em grande problema.

Mas isto não é novidade. Sessenta anos atrás Dr. A. W. Tozer escreveu, tempo após tempo, sobre os problemas em nossas igrejas. Por instância, Dr. Tozer disse,

O mundo evangélico completo está em grande parte desfavorável ao Cristianismo saudável. E eu não estou pensando de modernismo [liberalismo] também. Eu quis dizer o público que acredita em Bíblia que suporta o nome de ortodoxo... Nós estamos fazendo os convertidos ao nosso decadente [sem frutos, esgotados] tipo de Cristianismo que sustenta pouca semelhança à aquele de Novo Testamento... Claramente nós devemos produzir Cristãos melhores (Of God and Men, Christian Publications, 1960, pp. 12, 13).

Dr. Tozer foi chamado de profeta por toda sua própria vida!

Como nós podemos ter uma igreja de amor no meio de tanta confusão e apostasia? Nós devemos começar aonde a Bíblia começa – com conversão. Você não pode ter uma igreja de amor feito de pessoas não convertidas! Conversão real é um evento radical. Dr. Martyn Lloyd-Jones, o grande pregador Britânico, disse,

Tornar-se um Cristão é uma crise, um evento crítico...o qual no Novo Testamento é descrevido em tal termos como novo nascimento, ou uma nova criação, ou um novo começo. Mais que isso, também é descrevido como sendo um ato supernatural lavrado por Deus Próprio, algo comparável com uma alma morta sendo feito vivo...dentro de e através Filho Dele Jesus Cristo (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Evangelistic Sermons, The Banner of Truth Trust, 1990, p. 166).

E isto nos leva de volta ao nosso texto.

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I João 5:1).

I. Primeiro, o que “crer” significa no texto.

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo...” (I João 5:1).

A palavra “crer” traduzida em Grego é “pisteuōn.” Dr. A. T. Robertson disse que isto é “não somente convicção intelectual, mas renúncia completa ao Jesus Cristo... pisteuōn em senso complete” (A. T. Robertson, Litt.D., Word Pictures in the New Testament, volume VI, Broadman Press, 1953, p. 237; nota sobre I João 5:1).

Strong diz que “pisteuōn” significa “ter fé em, sob...uma pessoa” (#4100). Spurgeon disse, “Olhe para qualquer léxico Grego que você gosta, e você irá achar que a palavra pisteuōn não somente significa de crer, mas de confiar...o significado de fé é confidência dentro de, segurança sob Jesus Cristo, [não]...um mero fé ideal...[o qual] não pode salvar sua alma” (“Faith and Regeneration,” Metropolitan Tabernacle Pulpit, number 979, p. 138; nota sobre I João 5:1).

Demônios têm a fé “ideal” em Jesus Cristo. Você não precisa ler o Novo Testamento por muito tempo antes de você achar um versículo como Lucas 4:41,

“E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus...pois sabiam que ele era o Cristo” (Lucas 4:41).

Estes demônios entendiam que Jesus foi o Cristo. Mas eles não confiaram Ele. João não está dizendo-nos de somente crer o fato que Jesus é o Cristo, o Messias. Ele está dizendo à nós para crer Cristo – pisteuōn – “de ter fé dentro de e sob Cristo, de confiar Ele.”

Spurgeon continuou de contar sobre o serpente de bronze. Cobras estavam mordendo os Israelitas, e matando eles. Deus disse Moisés de fazer um serpente de bronze e levantar sob um poste. Qualquer que foi mordido e morrendo desde uma mordida de serpente somente tive que olhar para esta serpente de bronze para ser curado e vivo. Em João 3:14, 15 Jesus usou esta estória para expllicar como nós somos salvos. Spurgeon disse, “Para crer em Jesus é [somente] olhar com os olhos de fé para ele, de confiar ele com sua alma” (ibid., p. 140). Não importa como pequeno sua fé é, se você olhar ao Jesus e ter fé em Ele unicamente, você tem a fé que em todo caso mostra que você é nascido de novo.

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus...” (I João 5:1).

II. Segundo, todo aquele que crê Jesus é renascido, nascido de Deus.

Agora, muitos quem não tem confiado Jesus dizem que são renascidos. Eles estão confiando em outra coisa. Dr. Cagan foi com Ileana e eu para um funeral perto de San Diego. No caminho de volta nós paramos em um dos mais grandes igrejas de Batista de Sul no California. O culto noturno de sábado justamente estava terminando. Quando nós estávamos fora eu vi uma mulher jovem quem estava como guarda. Eu perguntei para ela se ela fosse uma Cristã. Ela disse, “Sim, eu sou.” Eu perguntei ela, “Como você tornou-se uma Cristã?” Ela disse, “eu tenho sido um membro dessa igreja por toda minha vida.” Eu disse, “eu penso que você não entendeu minha questão. Eu disse, ‘como você tornou-se uma Cristã?” Ela disse, “eu fui batizada.” Eu disse, de novo, “Mas como voce tornou-se uma Cristã? Ela disse, “eu venho para igreja cada semana.” Eu me afastei tristemente. Aquela pobre mulher não podia ser persuadida a dizer até uma palavra sobre Jesus! O pastor de aquela igreja grande de Batista de Sul é conhecido por todo mundo. Aquela mulher havia escutado ele pregar por toda vida dela. Todavia ela foi ignorante de renascimento como Nicodemos, quem disse para Jesus, “Como pode ser isso?” (João 3:9).

Que Deus nos ajude! Não é de se estranhar que Christine Wicker disse, “Cristianismo Evangélico na América está morrendo.” Não é de se estranhar que Dr. Tozer disse, “O mundo evangélico inteiro em grande parte desfavorável ao Cristianismo saudável.” Sem confiar Jesus você está perdido como aquela pobre mulher, quem é um membro por toda vida de grande igreja de Batista de Sul. Oh, não confie em título de membro da igreja! Não confie em batismo! Não confie em sua própria bondade! E o que seja que você faz, não confie em sensação de emoção! Confie Jesus Cristo! Seja purificado desde seus pecados pelo Sangue que Cristo derramou na Cruz! Como Spurgeon frequentemente disse, “Encoste-se em Cristo.” Olhe para Cristo. Confie Cristo. Olhe em direção ao Cristo! Isto não é difícil! Olhe para Ele como os Israelitas olharam em direção ao serpente de bronze e foram curados!

Olhe e vive, meu irmão, vive!
   Olhe para Jesus agora e vive,
‘Isso está registrado na Palavra Dele, Alelúia!
   É somente que você olhe e vive!
(“Look and Live” por William A. Ogden, 1841-1897).

III. Terceiro, o que flui fora de renascimento.

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I João 5:1).

Observe a segunda metade do texto, “...e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I João 5:1). Amor dos irmãos e irmãs dentro da igreja é o resultado de renascimento. O teste de uma conversão verdadeira, então, é que nós amamos outros quem também são verdadeiramente convertidos. Dr. J. Vernon McGee disse, “Você é renascido quando você crê o Senhor Jesus Cristo...e a prova disso é que você ama Deus. Você ama [Deus] seu Pai – ele criou você – e você irá amar outros filhos Dele porque eles são seus irmãos e irmãs” (Thru the Bible, Thomas Nelson, 1983; nota sobre I João 5:1).

Eu estou convencido que isto é a razão principal que nós temos tantas brigas na igreja, tantos divisões, muitos deixando igreja, especialmente jovens. Meu pastor por muitos anos foi Dr. Timothy Lin. Ele escreveu sobre a igreja que experienciou muitos problemas,

Muitos em [na] congregação reivindicaram de ser Cristãos mas não haviam vida eterna; eles brigavam por privilégios mas fugiram de responsibilidades. Tal membros estavam inclinados de manejar mal ministérios de igreja... Desafortunadamente, pessoas frequentemente permitem células cancerosas [pessoas não convertidas] de ser injetados dentro de corpo de Cristo. Isto é a razão porque...igrejas hoje estão sofrendo desde doenças terminais (Timothy Lin, Ph.D., The Secret of Church Growth, FCBC, 1992, pp. 38-40).

Dr. Lloyd-Jones também viu este problema. Ele disse,

Esta idéia qual razão pessoas são membros de igreja e atendem regularmente que eles devem ser Cristãos é um dos mais suposições fatais, e eu sugiro que isso principalmente considera pelo estado [mal] de Igreja hoje (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Preaching and Preachers, Zondervan Publishing House, 1981 edição, p. 149).

Pessoas perdidas podem virar membros de quase todas as igrejas Batistas e evangélicas sem questão. Eles são aceitos imediatamente. Maioria deles nunca têm tornado-se Cristãos reais. Como Dr. Lin expressa isto, eles “clamam de ser Cristãos mas não haviam vida eterna.” Claro que eles quis dizer que eles não tinham zōē aiōnio – sem vida de Deus dentro deles. A vida de Deus entra em pessoas quando eles são convertidos. Como nosso texto expressa isto, eles são “nascidos de Deus,” “criados de Deus.” O grande pregador George Whitefield (1714-1770) foi salvo depois que ele leu um livro por Henry Scougal chamado “The Life of God Within the Soul of Man” [A Vida de Deus Entre a Alma de Homem]. A vida de Deus regenera pessoas no momento que eles creem Jesus. Eles podem não “sentir” nada, mas Cristãos maturos irão recognizar que existe algo diferente sobre os novos convertidos. Uma das diferenças principais é que eles irão profundamente amar outros na igreja quem são “criados de Deus,” quem são “nascidos de Deus.” Eles irão sentir aqueles quem têm a vida de Deus entre eles. Eles irão ter amor Cristiano por eles, amor que o mundo perdido, ou membros de igreja perdidos, não podem entender. Dr. Lloyd-Jones disse, “Nós precisamos a natureza divina entre nós antes que nós podemos verdadeiramente amar um a outro” (The Love of God, Crossway, 1994, p. 45). Como o Apóstolo João disse antes em este epístola,

“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte” (I João 3:14).

Esta pessoa permanece em um estado de morte espiritual. Nós oramos que você irá passar desde a morte à vida esta manhã. Crê em Jesus. Confie Jesus. Depende-se completamente em Jesus. Sangue Dele irá purificar seus pecados. Ressurreição Dele desde a morte irá dar você vida. O momento que você torna para Jesus e crê Ele unicamente – você irá passar desde a morte à vida. Você irá ser espiritualmente unido pelo amor santo como aqueles entre nós quem têm também crido Jesus.

“E eles irão saber que nós somos Cristãos pelo nosso amor, pelo nosso amor,
Sim, eles irão saber que nós somos Cristãos pelo nosso amor.”
   (Peter R. Scholtes, 1938-2009).

Eu oro que isso seja sua experiência logo! Confie Jesus. Ele purificará você desde pecado com o Sangue que Ele derramou na Cruz. Ele irá salvar você desde pecado e dar você vida eterna – até a vida de Deus! Você irá ser renascido, nascido desde céu!

Deixe me terminar este sermão por fazer lembrar você de uma cena em “Oliver Twist.” Oliver é um menino órfão magro pequeno quase 9 ou 10 anos de idade. Mãe dele morreu dando luz para ele e ele não tem outros relativos. Ele é um orfão – todo sozinho no mundo. Ele está em orfanato de século 19 na Inglaterra. Ele tem fome todo tempo. Eles somente dão para ele uma tijela bem pequena com farinha de aveia molhado no jantar de cada noite. Os outros meninos na mesa de Oliver sussurram para ele, “Vai e pergunta por mais.” Finalmente, desesperado com fome, o menino pega a tijela dele e anda para o grande, homem gordo responsável. O homem gordo menospreza ele e diz, “O que você quer?” Em uma voz pequena apavorado, Oliver diz, “Por favor, senhor, eu quero mais.” O homem gordo diz, “O que?” O menino diz, “Por favor senhor, eu quero mais.” O homem gordo grita, “O que? Você quer MAIS? MAIS” Você quer MAIS!” Oliver foi chicoteado e confinado em uma cela de prisão. Eles livram-se dele. Em uns poucos dias ele foi enviado fora para trabalhar por um coveiro, quem fez ele dormir em um quarto escuro, abaixo de um caixão.

Se você jamáis tem lido o livro de Dickens, ou se você tem jamáis visto o filme de 1948, você nunca irá esquecer esta cena – aonde o grando, gordo “Beadle” recusa de dar este menino faminto outra colher cheio de farinha de aveia molhado.

Eu estou com medo que alguns de vocês pensar de Cristo dessa maneira. Você pensa qeu Ele é mau e difícil. Você pensa que Ele não quer lher dar salvação. Como você está errado! Cristo ama você! Ele está pronto de dar você tudo que você deseja – e mais! Jesus diz, “Vinde a mim...e eu vos darei descanso” (Mateus 11:28). Jesus diz, “Dou-lhes a vida eterna” (João 10:28). Jesus diz, “De graça lhe darei da fonte da água da vida” (Apocalipse 21:6).

Jesus irá dar você salvação livremente. Ele irá dar você vida e paz. Ele irá dar você salvação desde pecado. Ele irá dar você vida eterna. Tudo que você precisa fazer é confiar Ele, olhar para Ele e ser salvo.

Olhe e vive, meu irmão, vive!
   Olhe para Jesus agora e vive,
‘Isso está registrado na Palavra Dele, Alelúia!
   É somente que você olhe e vive!

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: I João 4;7-11; 3:11-14.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Blest Be the Tie” (por John Fawcett, 1740-1817)/

“They’ll Know we are Christians by our Love” (por Peter R. Scholtes, 1938-2009).


PLANO DE

REGENERAÇÃO – CONEXÃO AO AMOR CRISTIANO

REGENERATION – THE LINK TO CHRISTIAN LOVE

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I João 5:1).

(Tito 3:5)

I.   Primeiro, o que “crer” significa no texto, I João 5:1a;
Lucas 4:41.

II.  Segundo, todo aquele que crê Jesus é renascido, nascido de
Deus, João 3:9.

III. Terceiro, o que flui fora de renascimento, I João 5:1b; 3:14;
Mateus 11:28; João 10:28; Apocalipse 21:6.