Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




QUERO – SÊ LIMPO!

I WILL – BE THOU CLEAN!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 1 de Março, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, March 1, 2015

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” (Marcos 1:40-42).


Eu amo ler o Evangelho de Marcos. Nome Hebraico Dele foi João. Marcos foi nome Latín dele, “Marcus” em Latín. João Marco foi o filho espiritual de Apóstolo Pedro. Pedro chamou ele, “meu filho Marcos” (I Pedro 5:13). Um dos primitivo pai da igreja Papias (70-163). Papias disse que Marcos recebeu Evangelho dele desde Pedro. Papias disse, “Marcos, o [secretário] de Pedro, escreveu cuidadosamente tudo que [Pedro] recolecionou.” Justin Martyr (100-165) também disse que Marcos recebeu este Evangelho desde as palavras de Pedro. Outro pai de igreja, Eusebius (263-339) disse que os Cristãos primitivos “declarou Marcos que ele deixaria de escrever por eles a doutrina o qual eles havia recebido [desde Pedro].”

Marcos é um Evangelho de ação porque Pedro foi um homem de ação. Este Evangelho foi escrito especificamente para os Romanons, quem foram conhecidos como homens de ação. A palavra “e” ocorre 1,331 vezes no Evangelho de Marcos. As palavras “logo” ou “imediatamente” também aparecem repetidamente em Evangelho de Marcos. A palavra “e” sempre direciona a ação adiante. Observe que os cinco versículos direciona ao nosso texto, tudo começando com “e.” E todos os três versículos em nosso texto começa com “e.”

E aproximou-se dele um leproso” (v. 40).

E Jesus, movido de grande compaixão” (v. 41).

E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” (v. 42).

Os Romanos creram em poder e ação. O Evangelho de Marcos tem somente 16 capítulos, e estes capítulos estão cheios de poder e ação de nosso Senhor Jesus Cristo. Cristo e obra Dele não são explicados com passagens longas e citações desde o Antigo Testamento. Muito disso foi tirado pelo Marcos como ele nos mostra o poder e as ações de Jesus, o qual apelado a audiência romana de Marcos.

Observe como bastante ação está cheio nos primeiro capítulo de Marcos,

O ministro de João Batista.
O batismo de Jesus.
A tentação de Jesus no deserto.
O ministério precoce de Galiléia de Jesus.
A chamada de Pedro e André.
A expulsão de demônios em Cafernaum.
A cura da sogra do Simão Pedro.
A viagem de pregação de Jesus em Galiléia.
E a cura de leproso em nosso texto.

Cristo é mostrado como um homem de ação e poder. E o poder e ação Dele pode salvar você em esta manhã.

Jesus! o nome que encanta nossos medos,
Que faz nossas tristezas acalmar;
Isso é música no ouvido do pecador,
Isso é vida, e saúde e paz.
   (“O For a Thousand Tongues” por Charles Wesley, 1707-1788).

Nove eventos principais estão todo junto no primeiro capítulo de Marcos! Dr. McGee disse, “Existe provavelmente mais conteúdo no primeiro capítulo de Marcos que qualquer outro capítulo na Bíblia, como a excepção de Gênesis 1” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, volume IV, Thomas Nelson, 1983, p. 161).

Agora isto nos traz ao nosso texto, e a cura do homem com lepra,

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” (Marcos 1:40-42).

Vamos aprender três fatos importante desde esta passagem.

I. Primeiro, o homem teve lepra.

Os capítulos treze e quatorze de Levítico descreve a doença terrível de lepra. Isto descreve muitos enfermidades de pele, incluindo lepra moderna (ou Hanseníase). Um comentador disse que este homem provavelmente havia lepra verdadeiro, ou a cura não iria ter criado tanta sensação, como visto no versículo quarenta e cinco. O New Unger Dicionário de Bíblia diz, “Existe pouca dúvida que a maioria das pessoas em Novo Testamento descrevidos como leprosos de fato haviam Hanseníase” (The New Unger’s Bible Dictionary, Moody Press, 1988, p. 307).

A forma grave de lepra que este homem havia produziu-se manchas de pele branco e entorpecimento. Inchação ocorreu em várias áreas de corpo dele. E eles tornaram-se ulcerosos, esvaindo líquido desde as cicatrizes. Enquanto a enfermidade progressava, mãos e pés dele haviam ter sido destorcido e inchado. A enfermidade tavez já havia causado gangrena de ser ativado, com partes de corpo dele atualmente decaíndo-se. Lesões de turbeculose já teria elevado no rosto dele, produzindo um olhar horrível como uma máscara – similar em umas maneiras ao “Homem Elefante” em Victorian England, quem foi tão escondido que ele havia de usar um véu sob o resto dele. Muita pele do leproso havia tornado grosso e vermelho. Isto foi lepra verdadeiro, agora conhecido como Hanseníase. Isto é horrível! (Veja The New Unger’s Bible Dictionary, ibid.).

Dr. Walter L. Wilson disse que esta enfermidade é um tipo (ou figura) de pecado. Isto é incurável e sujo. Na Bíblia o leproso deve ser “purificado.” Por causa que a doença é contagioso, o leproso deve viver sozinho. Ele deve botar-se um pano sob sua boca e gritar “Sujo! Sujo!” Ele deve estar afastado do campo ou cidade.

Tudo isso é verdade de uma pessoa não convertido. Ele não consegue ser um membro de igreja. Ele não consegue entrar no Céu por causa de sua doença de pecado. (Veja Walter L. Wilson, M.D., A Dictionary of Bible Types, Hendrickson Publishers, 1999 reprint, p. 257).

“Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial” (Levítico 13:45, 46).

A nota em Scofield sobre Levítico 13:1 diz, “Lepra fala de pecado como (1) em sangue; (2) tornando-se visível em maneiras repulsivas; (3) incurável pelos meio humanos” (The Scofield Study Bible, Oxford University Press, 1917, p. 141; nota sobre Levítico 13:1).

Lepra é um tipo, ou figura, de depravidade total do homem. Depravidade está em nosso sangue, passado à nós desde Adão. Isto começa pequeno, com uma rebelião pequena, e no final torna nojento e repulsivo.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus” (Romanos 8:7).

E a Bíblia diz,

“Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:11-12).

John Wesley (1703-1791) não foi um Calvinista, mas ele disse desta passagem, que não convertidos são “indefeso, impotente, incapaz de lucrar eles mesmo ou outros... [todos os homens estão] abaixo da consciência e poder de [pecado],” (John Wesley, M.A., Explanatory Notes Upon the New Testament, volume II, Baker Book House, 1983 reprint, pp. 33, 34; notas sobre Romans 3:12, 9).

Dr. Martyn Lloyd-Jones (1899-1981) disse, “Homem em pecado...é governado e dirigido e controlado por pecado” (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Assurance, Romans 5, The Banner of Truth Trust, 1971, p. 306).

Dr. Isaac Watts expressa isso como este em um de seus hinos,

Senhor, eu sou vil, concebido em pecado, E nascido ímpio e sujo;
Brotado desde o homem qurm consciência cai Corrompe a raça, e mancha todos nós.

Contemple, eu abaixo diante Teu rosto; Meu único refúgio é Tua graça;
Nenhuma forma exterior pode fazer me limpo; A lepra situa profundo em mim.
   (Psalm 51, por Isaac Watts, D.D., 1674-1748).

Pecado faz cegar as mentes em trevas. Isto faz você pensar, “Existe muito para dar. Se eu virar um Cristão real, eu terei que desistir de muitas coisas.” Assim, você está possuído na escravidão de pecado, amaldiçoado sem esperança por todo tempo e eternidade. Ou pecado faz você pensar, “eu estou na igreja todo domingo. Eu estou bem.” Assim você continua em lepra de pecado, sem nenhuma esperança. Ou pecado faz você pensar, “eu devo ter um certo sentimento de provar que eu sou salvo.” Mas a Bíblia nunca nos conta que nós somos salvos por um sentimento. Nós somos salvos por crer Jesus Cristo. Alguns tem passado por meses, e outros por anos, buscando por um sentimento ao invés de crer Jesus. O que é isso que o coração que está arruinado pela lepra de pecado! Augustus Toplady disse, em um dos hinos dele,

Surpreso e angustiado,
Eu olho ao interior
Meu coração com peso de pecado oprimido,
O lugar de cada pecado.

Que bastante pensamentos más,
Que afeição vil lá!
Desconfio, presunção, trapaça vivo,
Orgulho, inveja, medo submisso.
   (“The Heart” por Augustus Toplady, 1740-1778).

De novo, Dr. Watts disse,

“Nenhuma forma exterior pode fazer me limpo;
A lepra situa profundo em mim.”

Não irá fazer nada de bom à dizer as palavras de tão-chamado “oração do pecador.” Um jovem nos contou, “eu somente disse a oração para que eu podia sair e jogar!” Coisa assim não irá salvar ninguém! Outros “vão para frente” no final de serviço para “dedicar” eles mesmo. Isto não irá fazer bom também. Estes são somente “formas externas” falsas e vão.

“Nenhuma forma exterior pode fazer me limpo;
A lepra situa profundo em mim.”

Isto foi o caso de este leproso pobre em nosso texto. O homem tinha lepra. Ele soube que ele podia fazer ou dizer nada à fazer ele limpo.

II. Segundo, o homem veio ao Jesus.

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me” (Marcos 1:40).

Este leproso pobre havia sem dúvida ouvido sobre Jesus. John Wesley disse que ele provavalmente até ouviu Jesus pregar. Wesley disse, “Provavelmente este leproso, mesmo que ele não [podia] misturar-se com pessoas, havia escutado nosso Senhor em uma distância” (ibid.). Mr. Wesley iria ter sabido sobre isso, desde que milhares de pessoas vieram ouvir ele pregar desde uma distância – e foram salvos! Aqui está uma parte da carta escrito ao Mr. Wesley em 1745,

Até eu ouvir seu irmão [Charles] e você, eu não conheci a mim mesmo. Então eu achei que eu fui um incrédulo, que ninguém poderia me ajudar senão Cristo. Eu clamei ao ele, e ele me ouviu e falou estas palavras como poder ao meu coração, “Vá em paz, teus pecados estão perdoados.” (John Wesley, M.A., The Works of John Wesley, volume I, Baker Book House, 1979 reprint, page 527).

E isto é exatamente o que Jesus fez por este pobre leproso. E Ele irá fazer o mesmo por você quando você humilhar você mesmo e crer Ele, como o leproso fez.

III. Terceiro, o homem ficou limpo.

Eu devo dizer uma poucas palavras aqui sobre “curador” de Pentecostal e Carismático. Quando a ênfase principal está colocado em cura física, o poder de Evangelho está obscuro, e frequentemente deixado fora completamente. Nós devemos não enfocar-se em cura do corpo de um homem. Jesus morreu na Cruz para salvar nos desde a lepra de pecado, não de curar nós desde dor de ouvidos ou amigdalite! Falando sobre “curador” Dr. A. W. Tozer (1897-1963) disse,

Isto tem resultado em bastante exibicionismo desavergonhado, uma tendência de depender sob experiência ao invés sob Cristo e muitas vezes uma falta de abilidade de distinguir as obras de carne desde as operações do Espírito (A. W. Tozer, D.D., Keys to the Deeper Life, Zondervan Publishing House, n.d., pp. 41, 42).

Sim, eu acredito que Deus pode curar nossos corpos. Eu firmamente acredito que Ele pode! Mas se nós tivéssemos que escolher entre a cura de nossos corpos e a cura de nossas almas manchado de pecado? Para mim, a escolha iria ser fácil. Nossa carne irá passar logo. Mas nossas almas viverá em infinito eternidade. É facil de ver do que é mais importante!

Em esta pequena história de leproso curado, nós não vemos somente um físico, mas também uma cura espiritual. Nós podemos certamente parafrasear os ensinamentos de Cristo,

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo [incluindo cura física] e perder a sua alma? (Marcos 8:36).

Não, este homem soube que lepra dele foi uma marca de algo mais profundo. Ele não perguntou Jesus para curar ele. Ele disse, “Senhor, se queres, bem podes limpar-me.” Ele não “buscou pela carne que perece” somente. “A lepra situa profundo em mim.” E é por isso que Jesus tão rapidamente e maravilhosamente salvou ele.

“Se queres, bem podes limpar-me” (Marcos 1:40).

“E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo” (Marcos 1:41).

E imediatamente “ele ficou limpo” (Marcos 1:42).

Isto mostra o poder de Evangelho. Jesus derramou Sangue Dele na Cruz para limpar você de todo pecado. Jesus ressucitou desde a morte para dar-lhe uma nova vida. Quando você vem para Jesus em fé simple, como este homem, Jesus irá salvar você “imediatamente,” instantemente! Para mim, isto é a maior mensagem da Bíblia! “Se queres, bem podes limpar-me.” “Quero, sê limpo” – e ele estava limpo! Isto é o Evangelho! Isto é a boa notícia de salvação! Isto é sua única esperança! “Jesus, se queres, bem podes limpar-me.” “Quero, sê limpo.” Vem para Jesus. Crê Ele. É fácil de crer Jesus. Ele irá fazer você limpo em um momento! – justamente como Ele fez ao este homem! Não tem necessidade de esperar mais! Crê Jesus e seja limpo! Pai, eu oro que alguém irá crer Jesus esta manhã, e ser limpo pelo Sangue Dele! Amém.

E eu sei, sim, eu sei,
   Sangue de Jesus pode fazer o pecador desprezível limpo;
E eu sei, sim, eu sei,
   Sangue de Jesus pode fazer o pecador desprezível limpo.
(“Yes, I Know!” por Anna W. Waterman, 1920).

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Marcos 1:40-42.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Yes, I Know!” (por Anna W. Waterman, 1920).


PLANO DE

QUERO – SÊ LIMPO!

I WILL – BE THOU CLEAN!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” (Marcos 1:40-42).

(I Pedro 5:13)

I.   Primeiro, o homem teve lepra, Levítico 13:45, 46; Romanos 8:7; 3:11-12.

II.  Segundo, o homem veio ao Jesus, Marcos 1:40.

III. Terceiro, o homem ficou limpo, Marcos 8:36; 1:40, 41, 42.