Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




CEGUEIRA SATÂNICO

SATANIC BLINDING
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 22 de Fevereiro, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, February 22, 2015

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Coríntios 4:3, 4).


Eu vou dizer sobre Satanás esta manhã. Isto tem sido um dos sermões mais difíceis que eu jamáis tenho preparado. Eu tenho certeza que Satanás não queria que eu pregasse isto à você. Eu tenho um livro do Dr. W. A. Criswell que iria usar no início. Eu estudei sermões dele sobre Satanás e demônios, e pensei de usar algumas coisas que ele disse na introdução do meu próprio sermão. Eu coloquei o livro na minha mesa. Mas quando o tempo chegou para mim preparar o sermão, eu não podia encontrar! Pareceu que tinha desaparecido! Isto tive que estar em meu coleção de estudo, mas eu passei quase três horas procurando por isso, e não consegui encontrar. Eu tenho certeza que Satanás teve algo de fazer com isso.

Então Ileana chegou em casa. Eu parei e orei por Deus para me ajudar a encontrar. Ileana olhou por todos os livros no chão ao redor da minha mesa. Enquanto ela estava fazendo isso eu pensei de olhar mais uma vez aonde eu tinha visto. Eu já tive olhado lá por três vezes, mas eu tentei de novo. Lá estava! Meu coração bateu de alegria! Deus havia respondido minha oração e havia me mostrado aonde este livro estava!

Alguém pode pensar que isso foi uma coisa pequena – achar o livro. Mas é em maioria de “pequenas coisas” que nós vemos como cauteloso e meticuloso Satanás é. “Satanás” é nome dele em Hebreu. “Sawtan” – isso significa “oponente,” isto significa “adversário,” “inimigo,” e “opositor.” “Satanás” saiu de outra palavra em Hebreu que significa “ataque.” Satanás é o inimigo de Deus. Ele opõe Deus. Ele ataca a obra de Deus. E ele é bem poderoso. Dr. W. A. Criswell foi o pastor de First Baptist Church of Dallas, Texas, por quase sessenta anos. Ele teve Doutorado em Grego Bíblico e Teologia. Ele foi um campeão de inerrância da Bíblia. Ele foi um grande pregador de Southern Baptist, um dos maiores pregadores de século vinte. Dr. Criswell disse,

     Satanás situa em nossa comunidade acadêmica e brilhantes paletras. Ele preside sobre o processo educacional, e ele quer ter certeza que Deus está fora. Satanás é o deus deste mundo.
     Satanás ama religião…A história inteira de mundo antigo é contado em termos de deuses de Babilônicos, Egípcios, Gregos e Romanos. Existe 335 milhões de deuses distintos que são adorados em Índia hoje. Satanás gosta disso. Adorar muitos deuses como você gosta, justamente deixando fora o Deus verdadeiro disso. [Satanás] ama o religião deste mundo. Ele ama os milhões e milhões quem adoram nos santuários de Buda ou Shinto. Ele ama os deuses de Hindus, e ele ama a adoração de Alá pelos Muçulmanos. Milhões e milhões adoram estes deuses, e ele é saciado. Justamente deixando fora o Deus verdadeiro disso...
      [Satanás] é o anjo de luz, ele cautelosamente esconde-se o resultado final de aqueles quem são enganados... Ele apresenta o homem de distinção. Você olha a ele. Ele é um executivo capaz, vestido de forma impecável, e tem altos cargos em corporação e em sociedade. Este é o homem de distinção com copo [de liquor] na mão dele. Mas [Satanás] esconde a goteira e o bêbado em seu vômito e a tristeza de casas quebradas e famílias quebradas e crianças que tornaram-se órfão. Ele é brilhante! [Ele é o deus deste mundo.].
     Ele glorifica o glamour e a satisfação de Broadway ou Hollywood ou Las Vegas e toda aliciamento de pornografia. Mas ele esconde o sífilis e a gonorreia e o herpes e o AIDS e corações quebrados e as lágrimas e o desprezo. Isto é Satanás [o deus deste mundo]...
     …Ele falsifica a igreja de Deus vivo e Salvador, o Senhor Cristo. O Apóstolo Paulo descreve a igreja falsa… “Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (II Timóteo 3:5)...A igreja falsa sabe das coisas profundas de Satanás e rivaliza das coisas profundas de Deus. Satanás ama isso. Ele ama a religião sem o redimidor…Não fala para o perdido. Não tenta de converter o não salvo. Justamente faz maravilhoso, litúrgico, e brilhante, mas deixa o Redimidor salvador [Cristo] fora disso. Isto é Satanás. [Isso é o deus deste mundo].
     E brilhante como ele é, o anjo de luz que ele é, cuidadosamente [Satanás] esconde o resultado final de aqueles quem ele engana (W. A. Criswell, Ph.D., “The Fall of Lucifer,” Great Doctrines of the Bible – Angelology, volume 7, Zondervan Publishing House, 1987, pp. 93-95).

Mas ele esconde a destruição de vida sem Cristo. Ele esconde o vazio e a tristeza. Ele esconde a morte sem Cristo e o túmulo sem esperança. Ele esconde o Julgamento Final dos mortos sem ser salvos. Ele esconde a tormenta eterno das almas em chamas e agonia para sempre no eterno Lago de Fogo! Isto é Satanás. Isto é o deus deste mundo!

E isto é este ser, este Satanás, de qual o Apóstolo fala,

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Coríntios 4:3, 4).

I. Primeiro, o que está escondido para eles quem são perdidos.

Porque, isto é o Evangelho, “o evangelho glorioso de Cristo.” Isto é o que está escondido de vocês quem são perdidos. O Evangelho de Cristo é uma coisa bem simples de aprender. Você pode aprender o fato básico de Evangelho em menos de cinco minutos. O Apóstolo Paulo concede o Evangelho em dois versículos curtos da Escritura. Ele disse,

“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Coríntios 15:3, 4).

Isto é a única parte de uma sentença. Uma sentença descreve o Evangelho!

Primeiro, “Cristo morreu por nossos pecados.” Foi o Cristo quem morreu por nossos pecados, não algum outro homem. Foi o Jesus Cristo, quem Deus enviou desde Céu. Foi o Cristo, quem nasceu da Virgem Maria. Foi o Cristo, quem foi nascido sem pecado, quem viveu sem pecado. Foi o Cristo, de qual até o governador de Roma Pilatos disse, “Não acho nele crime algum” (João 18:38). Nenhuma falta! Que verdade. Até inimigos Dele não podia achar falta ou pecade em Ele. Eles tinham que mentir sobre Ele, e dizer que Ele disse que Ele podia reconstruir o Templo em três dias, o qual Ele nunca disse! Isso foi uma mentira! Eles tinham que dizer uma mentira para fazer à parecer razoável de matar Ele. Foi o Jesus Cristo, quem nunca mentiu, e quem nunca fez nada exceto de ajudar as pessoas. Foi o perfeito, sem pecado Filho de Deus.

Segundo, “Cristo morreu por nossos pecados.” Cristo morreu em nosso lugar na Cruz, para pagar o castigo por nossos pecados. O Apóstolo Pedro disse,

“Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos” (I Pedro 3:18).

O profeta Isaías disse sobre Cristo,

“Ele foi ferido por causa das nossas transgressões” (Isaías 53:5).

“O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6).

É o Cristo, nosso substituto. Ele morreu em nosso lugar – para pagar por nossos pecados na vista de Deus.

Terceiro, “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia.” Ele realmente morreu na Cruz. O cadáver dele foi colocado em um túmulo. Eles selaram o túmulo e deixaram corpo Dele lá. Mas no terceiro dia Ele ressucitou desde a morte. Ele fisicamente ressucitou desde a morte – para dar-nos vida,

“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:15).

Isto é o Evangelho! Isto é simples assim!

“Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira...muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5:8-10).

Isto é o Evangelho. Uma criança poderia aprender estes fatos em cinco minutos! Alguns de vocês quem têm vindo para esta igreja dois ou três vezes, já sabem estes fatos. Você já tem aprendido os fatos de Evangelho. E todavia...e ainda...e ainda, você não está salvo. Você sabe o Evangelho, mas você não está salvo. “Se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto” (II Coríntios 4:3).

II. Segundo, porque o Evangelho está escondido para os que estão perdidos.

A resposta está em nosso texto, “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos” (II Coríntios 4:4). Satanás é chamado “o deus desde século.” Em João 12:31 Satanás é chamado “o príncipe deste mundo.” Em I João 5:19 nós somos contados,

“Todo o mundo está no maligno” (I João 5:19).

O Scofield nota central traduz isso assim,

“O mundo inteiro está situado no iníquo”

e o NASV concede assim,

“O mundo inteiro está situado no poder do diabo.”

Estes versículos fazem claro que o sistema de mundo (o cosmos) com seus governadores ímpios, religiões falsas, malvados, e idéias deformados, é controlado por Satanás. As idéias, opiniões, objetivos e perspectivas de maioria das pessoas são controlados pelo espírito do mundo deste século. Ellicott chamou isso “o espírito de ódio e falsidade e egoísmo [o qual] praticamente diviniza o diabo” (Ellicott’s Commentary on the Whole Bible, volume VII, Zondervan, n.d., p. 375; nota sobre II Corintios 4:4).

E Ellicott disse que o “deus deste mundo está diretamente em antagonismo à [obra] de Deus” (ibid.). Isto é qual o nome “Satanás” significa – adversário, antagonista, inimigo, opositor.

Você talvez não tem realizado isto, mas todo mundo quem não está convertido opõe Deus. Todo mundo! Nenhuma exceção! Aqueles quem fazem nosso evangelismo por telefone sabem isso por experiência. Eles nunca encontram ninguém quem vem para a igreja e é salvo sem uma luta – muitas vezes uma luta, titânico e grande! E isso acontece com as pessoas quem realmente vêm! Eles somente vêm com uma luta. Mas a maoria das pessoas não virão de jeito nenhum! Isto é especialmente verdade para os Americanos brancos – mas, de uma maneira ou outra, é verdade de cada outro grupo étnico também. Até uma mãe Chinesa “gentil” irá dizer, “Tudo bem, ela pode ir. Mas não batiza ela!” Eles dizem coisas assim em muitas vezes que você começa a realizar que eles estão contra Deus em coração deles. Pensamentos deles são controlados pelo deus deste mundo, como Ellicott expressa isso, “o espírito de falsidade e egoísmo” (ibid.).

Eu comecei esta igreja em Abril, 1975 – e eu tenho passado por quarenta anos de luta gigante, sem fim, conflito agonizante com o espírito do mundo, com aqueles quem corações estão controlados pelo Satanás, o adversário e oponente de Deus e povo Dele. Em Efésios 2:2 Satanás é chamado, “o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” Isto é Satanás! Isto é o deus deste mundo! Isto é o inimigo de verdadeiro Deus! Ele trabalha em cada coração humano para prevenir eles desde tornar-se Cristãos reais. Isto não é somente ¬minha opinião. Escute ao Dr. Martyn Lloyd-Jones, o pregador Britânico, considerado um dos grandes pregadores de século vinte. Dr. Lloyd-Jones disse,

O diabo está sempre esperando de confundir-nos. Ele deseja destruir a obra de Deus...E maneiras bem sutil, ele insinua seu próprio pensamento (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Spiritual Blessing, Kingsway Publications, 1999, p. 158).

Em outro lugar Dr. Lloyd-Jones disse sobre o Diabo, “Seu grande esforço é de separar homem e mulher desde Deus.” “[Satanás] é o grande antagonista de Deus: ele odeia Deus com todo seu ser” (Authentic Christianity, volume 4, The Banner of Truth Trust, 1966, p. 42). Satanás – ele é o ser quem cega seus pensamentos e faz o Evagelho esconder de você.

III. Terceiro, como o Evangelho é escondido ao aqueles que são perdidos.

Dr. Lloyd-Jones disse, “O diabo está sempre esperando para confundir-nos.” O Evangelho é glorioso, maravilhoso, dando nós liberdade e esperança. O Diabo não quer que você tenha nada disso! Nosso texto diz que ele “cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo...” Satanás “está sempre esperando de confundir-nos.” Eu irei dar-lhe umas poucas maneiras que Satanás confunde pessoas, afastando eles de confiar Jesus. Eu não preciso dar muitas maneiras, porque o Diabo não usa bastante outras maneiras. Ele não precisa disso porque ele sabe que ele pode pegar você e escravizar você com poucos truques. Aqui estão três principais truques, que ele usa para deter você de ser salvo.

1.  O Diabo insinua ele mesmo em sua mente e faz você pensar, “Existe muita coisa para desistir. Está tudo bem para vir na igreja, mas se eu virar um Cristão real, eu tenho que desistir de muitas coisas.” Jesus respondeu este pensamento Satânico com uma questão. Jesus frequentemente respondeu uma questão por perguntar outra questão. Se o Diabo diz a você “existe muita coisa para desistir,” Jesus diz, “Que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Marcos 8:36, 37). Se você conseguir tudo que o mundo oferece e perder sua alma, você irá ser amaldiçoado por toda eternidade, sem felicidade, sem alegria, sem esperança – absolutamente sem esperança por toda eternidade.

2.  O Diabo insinua ele mesmo em sua mente e faz você pensar, “eu estou vindo para igreja todo Domingo. Eu estou aqui na igreja em todo culto. Eu penso que eu estou bem.” Spurgeon disse, “Eles não irão escutar ao Cristo quando ele diz, ‘Ele que crê não irá ser amaldiçoado,’ qual que for seu caráter moral. Não; eles continuam…à destruição com a luz e coração alegre. Certamente estas pessoas estão cegos por Satanás.”

3.  O Diabo insinua ele mesmo em sua mente e faz você pensar, “eu devo ter um certo sentimento. Eu sei que o pastor diz que eu não deveria buscar por um sentimento. Mas se eu não tenho um sentimento eu não irei ter nada para contar Dr. Cagan no quarto de inquisição. Dr. Cagan irá dizer, ‘Conta-me sobre isso.’ Eu não irei ter nada para dizer ele se eu não experienciar nenhum sentimento.” Escute para aquele pregador velho Britânico Dr. Martyn Lloyd-Jones. Ele disse, “Como muitas vezes lidando com requerentes sobre salvação, a pessoa tem que apontar que o Novo Testamento nunca diz, ‘Quem que seja deve sentir-se para ser salvo,’ mas ‘quem que seja crê,’...então é assim [suficiente] para você dizer, ‘eu vivo por isto; que eu sinta ou não faz a diferença; nós não somos salvos por sentimento mas por crer’” em Jesus (Life in God, Crossway Books, 1995, p. 105).


Agora eu sei que nada que eu tenho dito irá ajudar você a menos que Deus ajude você a realizar que você não pode ser livre desde Satanás por você mesmo. Você deve ver que você não pode escolher Cristo. Dr. Lloyd-Jones disse, “O ‘deus deste mundo’ faz isto impossível por [você] fazer isso” (Assurance, Banner of Truth, 1971, p. 310). Se você virar realmente honesto com você mesmo, e com Deus, seu coração irá clamar, “eu sou perdido! O, Jesus salva-me.” Num momento assim, Jesus irá vir a você, e Ele irá salvar você.

Escute como simples isto foi por o leproso que nós lemos sobre no Evagelho de Marcos uns poucos dias atrás. O homem veio ao Jesus, e se agaichou. Ele disse para Jesus, “Se queres, bem podes limpar-me.”

“E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão... e disse-lhe: Quero, sê limpo... e ficou limpo” (Marcos 1:41, 42).

Oh, que alguém chegaria ao Jesus assim esta manhã. “Se queres, bem podes limpar-me.” “Quero, sê limpo” – e ele foi limpo. Isto é Evangelho! Isto é a boa notícia de salvação! Isto é sua única esperança! Afaste-se com o Diabo e mentiras dele! “Jesus, se queres, bem podes limpar-me.” “Quero, sê limpo.” Se você pode crer as palavras deste poema pequena de Spurgeon, você irá instantemente ser salvo por Jesus.

Um culpado, fraco, e desesperado verme,
   Nos braços agradáveis de Cristo eu caio;
Ele é minha força e justiça,
   Meu Jesus, e meu tudo.

E continue em sua maneira de gozar em Cristo! Pai Celestiano, eu oro que alguém aqui esta manhã irá cair nos braços de Jesus e ser salvo. Amém.

E eu sei, sim, eu sei,
   Sangue de Jesus pode fazer o pecador desprezível limpo,
E eu sei, sim, eu sei,
   Sangue de Jesus pode fazer o pecador desprezível limpo.
(“Yes, I Know!” por Anna W. Waterman, 1920).

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: II Coríntios 4:3-6.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Yes, I Know!” (por Anna W. Waterman, 1920).


PLANO DE

CEGUEIRA SATÂNICO

SATANIC BLINDING

by Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Coríntios 4:3, 4).

(II Timóteo 3:5)

I.    Primeiro, o que está escondido para eles quem são perdidos,
I Coríntios 15:3, 4; João 18:38; I Pedro 3:18; Isaías 53:5, 6; João 3:15;
Romanos 5:8-10.

II.  Segundo, porque o Evangelho está escondido para os que estão perdidos,
João 12:31; I João 5:19; Efésios 2:2.

III. Terceiro, como o Evangelho é escondido ao aqueles que são perdidos,
Marcos 8:36, 37; Marcos 1:41, 42.