Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




CONVERSÃO REAL – EDIÇÃO 2015

REAL CONVERSION – 2015 EDITION
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 4 de Janeiro, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Morning, January 4, 2015

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).


Jesus simplesmente disse, “se não vos converterdes…de modo algum entrareis no reino dos céus.” Então, Ele fez isto perfeitamente claro que você deve experienciar conversão. Ele disse se você não experienciar conversão você “de modo algum entrareis no reino dos céus.”

Esta manhã eu irei dizer lhe do que acontece para a pessoa quem experiencia um conversão real. Observe que eu disse um convesão “real.” Através de uso de “Sinner’s Prayer” [Oração do Pecador], e outras formas de Decisionismo, milhões de pessoas têm somente experienciado conversões falsas.

Nós temos umas poucas pessoas em nossa igreja, incluindo minha própria esposa, quem foi convertida a primeira vez que ela escutou o Evangelho claramente pregado. Mas estas pessoas foram todos adultos quem estavam bem preparados pela circumstância de vida antes de eles escutarem o Evangelho. Nenhum deles foram crianças pequenas. Maioria de nossos conversões reais, quase, havia acontecido entre jovens quem vieram ao Cristo depois de bastante meses (e até anos) escutar sermões de Evangelho. Spurgeon disse, “Pode existir um coisa como fé em primeira vista, mas normalmente nós atingimos fé por etapas” (C. H. Spurgeon, Around the Wicket Gate, Pilgrim Publications, 1992 reprint, p. 57). Aqui estão as “etapas” que maioria das pessoas enfrentam.

I. Primeiro, você vem para igreja por outra razão do que ser convertido.

Quase todo mundo vem para igreja nas primeiras vezes pela razão “equivocada,” como eu fiz. Eu vim para igreja como um adolescente por causa da família vizinha me invitou para vir na igreja com eles. Então eu comecei a vir para igreja em 1954 porque eu estava sozinho, e os vizinhos foram bons comigo. Isto não é realmente a razão “certa,” não? Eu fui “para frente” no final do primeiro sermão que eu escutei e fui batizado sem ser aconselhado, sem ser interrogado a razão que eu fui para frente. É assim que eu virei Batista. Mas eu não fui convertido. Eu vim porque os vizinhos foram bons comigo, não porque eu queria ser salvo. Por entanto, eu passei por uma luta longa que durou sete anos antes de eu finalmente ser convertido em 28 de setembro, 1961, quando eu ouvi Dr. Charles J. Woodbridge pregar no Biola College (agora Biola University). Esse foi o dia que eu cri Jesus, e Ele me purificou e salvou me desde pecado.

E você? Você veio na igreja porque você estava sozinho – ou porque seus pais trouxeram você para igreja desde criança? Se você está aqui esta manhã de hábito, como uma criança crescido na igreja, isto não significa que você é convertido. Ou você veio como eu vim, isto não significa que você é convertido. Não me leve mal. Eu agradeço que você está aqui – se é de hábito como uma criança de igreja, ou de solidão, como eu quando tive treze anos de idade. Estas são razões compreensíveis de vir para igreja – mas istos não irão salvar você. Você deve ter um conversão real para ser salvo. Você deve realmente querer a ser salvo por Jesus. Isto é a razão “certa” – a única que irá salvar você desde a vida de pecado.

Não é mal de estar aqui de hábito ou por causa que você está só. Justamente não é a razão certa. Você deve querer algo mais para ser convertido, não justamente porque isso faz você sentir melhor para vir na igreja.

II. Segundo, você começa a saber que realmente existe um Deus.

Você talvez pode realizer-se que Deus existiu antes de você vir para igreja. Mas maioria das pessoas têm somente um confuso, obscuro fé em Deus antes que eles são confrontados com o Evangelho. Isto foi provavelmente seu caso também, se alguém trouxe você aqui.

Se você foi crescido dentro da igreja, você já sabe bastante sobre as Escrituras. Você pode facilmente achar o lugar certo na Bíblia.Você sabe o plano de salvação. Você sabe muitos versículos da Bíblia e hinos. Mas Deus é ainda irreal e obscuro a você.

Então, se você é um novo ou uma criança de igreja, algo começa a acontecer. Você começa a realizar que existe realmente um Deus – não justamente papo sobre Deus. Deus torna uma pessoa muito importante a você.

Eu tive um fé vago e obscuro em Deus desde que eu era criança. Mas eu não tornei ciente de “Deus grande e terrível” (Neemias 1:5) de Bíblia até que eu tinha quinze anos de idade – depois de dois anos que eu comecei a atender esta igreja Batista com os vizinhos. O dia que minha avó foi enterrada, eu corri para os árvores que estavam no cemitério e caí arfando e suando no chão. De repente Deus veio sob me – e eu soube que Ele foi real, e que Ele foi todo-poderoso, até aterrorizante, em Sua santidade. Mas eu não estava ainda convertido.

Você havia experienciado algo assim? O Deus da Bíblia é um ser real a você? Isto é tremendamente importante. A Bíblia diz,

“Sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” (Hebreus 11:6).

Crer em Deus requere uma certa quantia de fé – mas isto não é fé salvante. Isto não é conversão. Minha mãe muitas vezes disse, “eu sempre acreditei em Deus.” E não tenho questão na minha mente que ela acreditou. Ela acreditou em Deus desde criança. Mas ela não estava convertida até que ela teve 80 anos de idade. Foi importante que ela acreditasse em Deus, mas algo mais que isso deve acontecer por uma pessoa a ser convertido.

Então, eu estou dizendo, que você provavelmente veio para igreja esta manhã sem saber a realidade de Deus. Então, talvez devagar, talvez mais rapidamente, você vê que realmente Deus existe. Isto é a segundo etapa, mas isto não é ainda uma conversão.

III. Terceiro, você realiza que você tem ofenfido e provocado Deus por seu

pecado.

A Bíblia diz, “Os que estão na carne [i. e. os que não estão convertidos] não podem agradar a Deus” (Romanos 8:8). Então você começa a realizar, como uma pessoa não convertida, que nada que você faz pode agradar Deus. Em fato, você começa a realizar que você é um pecador. Todos os dias teu “coração impenitente, entesouras ira para ti” (Romanos 2:5). A Bíblia diz:

“Deus que demonstra, a cada dia, seu extremo zelo” (Salmos 7:11).

Depois que você descobrir que realmente existe um Deus, você começa a realizar que você tem ofendido Deus por seu pecado. Você também tem ofendido Deus por não amar Ele. O pecado que você tem cometido foram contra Deus e mandamentos Dele. Então assim irá tornar bem claro para você que isto é verdade. Sua falta de amor por Deus irá ser visto por você como um grande pecado em este tempo. Mas, mais que isso, você começa a ver que sua natureza é pecaminosa, que não existe nada bem em você, que seu coração é pecaminoso.

Esta fase foi frequentemente chamado a fase de “despertamento” pelos Puritanos. Mas não pode ter despertamento sem um sentido agudo de pecado e auto-condenação profunda. Você irá sentir-se como John Newton quando ele escreveu:

O Senhor, como eu sou desprezível, não sagrado e sujo!
Com eu posso ousar de aventurar cerca com tanto peso de pecado?

Esse coração poluído é um lugar de habitação para Ti?
Enxamia, ai de mim! Em todas as partes, Qual maldades eu vejo!
   (“O Lord, How Vile Am I” por John Newton, 1725-1807).

Você irá começar a pensar profundamente, então, sobre o pecado interno de sua mente e coração. Você irá pensar, “Meu coração é bem pecaminoso, e bem distante de Deus.” Este pensamento irá disturbar você. Você irá tornar-se bem preocupado e disturbado pelo seu próprio pensamento pecaminoso e sua falta própria de amor por Deus. A inércia fria de seu coração voltado por Deus irá preocupar você profundamente em esta fase. Você irá ver que isto é necessário e certo para Deus enviar você ao Inferno – porque você merece Inferno. Isto é o que você irá pensar quando você está verdadeiramente despertado e realizar que você tem ofendido Deus e provocado Deus com seu pecado. Esta fase de despertamento é uma fase importante, mas isto não é ainda conversão. Uma pessoa quem vê como pecaminoso ele tem sido despertado – mas ele não está ainda convertido. Conversão vai mais longe que simplesmente ser convencido de pecado.

Você talvez de repente realiza que você tem descontento Deus, ou tal consciêcia pode crescer desde um mero doutrina à mais completo entendimento que Deus tem sido ofendido e está bem descontento com você. Somente quando você está completamente despertado ao fato que você é pecaminoso e não santo, você irá estar pronto pela quarta e quinta “fase” de conversão.

Charles Spurgeon tornou-se consciente de pecado dele quando ele tinha 15 anos de idade. Seu pai e avô foram ambos pregadores. Eles viveram em dias que quando moderno “decisionismo” ainda não fez a conversão verdadeira obscuro e confuso. Então, seu pai e avô não “forçaram” ele para fazer uma “decisão por Cristo” superficial. Invés, eles esperaram por Deus para fazer uma obra completo de conversão em ele. Eu penso que eles estavam certos.

Quando ele tinha quinze, Spurgeon no mínimo chegou abaixo de convicção profunda de pecado. Spurgeon explicou despertamento dele ao seu pecado com estas palavras:

De repente, eu encontrei Moisés, carregando em sua mão a lei de Deus, e enquanto ele olhava à mim, ele pareceu de examinar-me inteiramente com seus olhos de fogo. Ele [disse para mim ler] as dez palavras de Deus – os dez mandamentos – e enquanto eu li isso tudo pareceu de se juntar-se acusando e condenando mim na vista de um santo Deus.

Ele viu, em esta experiência, que ele foi um pecador na vista de Deus, e que nenhuma quantia de “religião” ou “bondade” poderia salvar ele. Jovem Spurgeon passou por um período de grande aflição. Ele tentou em muitas maneiras de obter paz com Deus pelo seu próprio esforço, mas todas as suas tentativas de fazer paz com Deus falharam. Isto nos leva para quarta fase em conversão.

IV. Quarto, você tenta a obter sua salvação, ou aprende como ser salvo.

A pessoa despertada irá sentir-se pecaminoso, mas não irá ainda tornar-se ao Jesus. O profeta Isaías descreveu pessoas em esta condição quando ele disse, “Como um de quem os homens escondiam o rosto...não fizemos dele caso algum” (Isaías 53:3). Nós somos como Adão, quem soube que ele foi pecaminoso, mas escondeu-se desde o Salvador, e tentou de cobrir pecado dele com folhas de figo (Gênesis 3:7, 8).

Como Adão, o despertado pecador tenta de fazer algo para salvar a si mesmo de pecado. Ele tenta a “aprender” de como ser salvo. Mas ele encontra que “aprender” não faz ele bem, que ele é “Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (II Timóteo 3:7). Ou ele talvez busca por um “sentimento” ao invés de Jesus Próprio. Algumas pessoas quem buscam por um “sentimento” continuma assim por meses, porque ninguém é salvo por um “sentimento.” Spurgeon foi despertado ao pecado dele. Mas ele não creu que ele podia ser salvo simplesmente por crer Jesus. Ele disse,

Antes de eu vir para Cristo, eu disse para mim mesmo, “Certamente não pode ser que, se eu crer em Jesus, justamente como eu sou, eu deveria ser salvo? Eu devo sentir algo; Eu devo fazer algo” (ibid.).

E isto leva você para a quinta fase.

V. Quinto, você finalmente vem para Jesus, e crê Ele somente.

Jovem Spurgeon finalmente escutou o pregador dizer, “Olhe pra Cristo…Não tem uso de olhar para você mesmo...Olhe para Cristo.” Depois de toda luta dele e confusão interno e dor – Spurgeon finalmente olhou para Jesus e creu Ele. Spurgeon disse, “Eu fui salvo pelo sangue [de Jesus]! E podia ter dançado por todo o caminho para casa.”

Depois de toda esta luta e dúvida, ele parou de buscar por um sentimento, ou qualquer coisa em ele mesmo. Ele simplesmente creu Jesus – e Jesus salvou ele assim mesmo. Em um momento de tempo ele estava purificado desde pecado pelo Sangue de Jesus Cristo! Isso é simples, e todavia isso é a maior experiência profunda que um ser humano pode ter. Isto, meu amnigo, é conversão real! A Bíblia diz, “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). Joseph Hart disse,

Em momento um pecador acredita,
   E confia em seu crucificado Deus,
Seu perdão em uma vez ele recebe,
   Redenção completo através de sangue Dele.
(“The Moment a Sinner Believes” por Joseph Hart, 1712-1768).

Conclusão

Jesus disse,

“Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Como a personagem principal em Pilgrim’s Progress, não determine-se por nenhuma “decisão por Cristo” superficial. Não! Não! Faz a certeza que sua conversão é real, porque se você não é realmente convertido, “de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Para ter uma conversão real

1.   Você deve vir para o lugar aonde realmente crê que existe um Deus – um Deus real quem condena pecador ao Inferno, e leva o salvo para Céu quando eles morrer.

2.   Você deve saber, profundamente por dentro, que você é um pecador quem tem profundamente ofendido Deus. Você pode continuar assim por um longo tempo (ou pode ser curto por outros). Dr. Cagan, nosso associado pastor, disse, “eu lutei direto por noites sem dormir em bastante meses depois de Deus tornar real a mim. Eu posso somente descrever este período em minha vida como dois anos de agonia mental” (C. L. Cagan, Ph.D., From Darwin to Design, Whitaker House, 2006, p. 41).

3.  Você deve saber que você não consegue fazer nenhuma coisa boa para reconciliar você ao um Deus ofendido e irado. Nada que você diz, ou aprende, ou faz, ou sente pode ajudar você. Isto deve ficar claro em sua mente e coração.

4.  Você deve vir ao Jesus Cristo, o Filho de Deus, e ser purificado de seu pecado pelo Sangue Dele. Dr. Cagan disse, “Eu consigo lembrar, ao exato fracções de segundos, quando eu cri [Jesus]...Isto pareceu que eu estava imediatamente faceando [Jesus]...Eu estava definitivamente na presença de Jesus Cristo e Ele estava definitivamente disponível a mim. Por muitos anos eu havia afastado Dele, mesmo que Ele estava sempre comigo, com amor oferecendo-me salvação. Mas aquela noite eu soube que o tempo havia visto para mim crer Ele. Eu soube que eu deveria vir ao Ele ou afastar-se. Em aquele momento, em justamente poucos segundos, eu vim ao Jesus. Eu não fui mais auto-confiante incrédulo. Eu havia crido Jesus Cristo. Eu havia acreditado em Ele. Isto foi simples assim…Eu havia estado fugindo por toda minha vida, mas aquela noite eu me tornei e vim diretamente e imediatamente para Jesus Cristo” (C. L. Cagan, ibid., p. 19). Isto é uma conversão real. Isto é o que você deve experienciar a ser convertido ao Jesus Cristo! Vem para Jesus e crê Ele! Ele irá salvar você e purificar você de todo pecado com o Sangue Dele derramado na Cruz! Amém.


(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme:
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Amazing Grace” (por John Newton, 1725-1807).


PLANO DE

CONVERSÃO REAL – EDIÇÃO 2015

REAL CONVERSION – 2015 EDITION

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

I.   Primeiro, você vem para igreja por outra razão do que ser convertido.

II.  Segundo, você começa a saber que realmente existe um Deus,
Neemias 1:5; Hebreus 11:6.

III. Terceiro, você realiza que você tem ofenfido e provocado Deus por
seu pecado, Romanos 8:8; 2:5; Salmos 7:11.

IV. Quarto, você tenta a obter sua salvação, ou aprende como ser salvo,
Isaías 53:5; Gênesis 3:7, 8; II Timóteo 3:7.

V.  Quinto, você finalmente vem para Jesus, e crê Ele somente,
Atos 16:31.