Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ENTÃO JEJUARÃO

(SERMÃO NÚMERO 4 SOBRE REAVIVAMENTO)
THEN SHALL THEY FAST
(SERMON NUMBER 4 ON REVIVAL)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 10 de Agosto, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, August 10, 2014

“Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão” (Lucas 5:35).


Jesus chamou Mateus para ser Discípulo Dele. Então Mateus fez um grande banquete em sua própria casa. “Chegaram muitos publicanos e pecadores” e sentaram-se no banquete com Jesus (cf. Mateus 9:10). Os Fariseus viram isto e perguntaram porque Jesus comeu com tantas pessoas mal. Jesus disse, “Eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mateus 9:13). Ele quis dizer que Ele não veio para chamar aqueles quem pensaram que eles foram justos. Ele veio para chamar aqueles quem soube que eles foram pecadores.

Os discípulos de João de Batista chegaram no banquete para questionar Jesus. Eles perguntaram Ele porque eles, e os Fariseus, frequentemente fizeram jejum – mas os próprio Discípulos Dele não fizeram jejum. Jesus disse,

“Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão” (Lucas 5:34-35).

Jesus quis dizer que isto não foi adequado para Discípulos Dele a fazer jejum – porque Ele estava ainda lá com eles. Ele chamou Ele mesmo “o esposo” e comparou o banquete ao casamento de Judeu. Mas Jesus disse que Ele logo “lhes será tirado” (Lucas 5:35). Ele quis dizer que Ele iria ascender de volta para Céu – e então eles iriam fazer jejum.

“Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão” (Lucas 5:35).

Agora, eu quero que você enfoque em estas palavras de Cristo,

“e então, naqueles dias, jejuarão” (Lucas 5:35).

Dr. John R. Rice disse,

Tempos de sofrimento deles, de esperar por poder espiritual e perseguição deles iria vir depois de [Jesus] ser tirado, então eles iriam fazer jejum assim. [As palavras “então jejuarão”] indica que os discípulos devem ter feito jejum durante os tempos de demora antes de Pentecost justamente depois que Jesus foi tirado (Atos 1:12-14). Paulo fez jejum da mesma forma, orando pelo poder de Espírito Santo (Atos 9:9, 11, 17). Depois Barnabé, Paulo e outros pregadores e professores fizeram jejum como eles oraram e esperaram diante Deus, Atos 13:1-3 (John R. Rice, D.D., King of the Jews, Sword of the Lord Publishers, 1980 edition, p. 144).

A Bíblia condena jejum de hipócrita, mas isso nunca condena jejum sincero. A Bíblia claramente nos diz que Cristo Próprio fez jejum no deserto quase no início de Seu ministério (Mateus 4:1, 2). Todos os três de Evagelho sinótico (Mateus, Marcos, e Lucas) anotam as palavras de Jesus para nós, “E então, naqueles dias, jejuarão.” Nós estamos ainda vivendo “em aqueles dias” – por isso é a instrução de Cristo para nós em este presente dispensação – “em aqueles dias” o qual nós estamos ainda vivendo. Dr. J. Vernon McGee disse, “Hoje fazer jejum tem valor real...Fazer jejum deveria ser feito com a idéia que nós estamos prostrando nós mesmo diante Deus por que nós estamos em necessidade de misericórdia Dele e ajuda Dele” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1983, volume IV, p. 53; note on Matthew 9:15).

Spurgeon disse, “Oração e jejum têm grande poder” (“The Secret of Failure”) [O Segredo de Falha]. Eu sei que isso é verdade. No primeiro reavivamento eu vi, pessoas esquecerem de comer, que eles estavão tão pegados em oração. Centenas de pessoas estavam convertidos por un período de três anos. No terceiro reavivamento eu vi, que o pregador estava compelido de fazer jejum e orar o dia inteiro antes de Deus enviar reavivamento no culto noturno de Domingo. Quase 500 pessoas foram convertidas, no começo daquela noite e continuando por quase três meses. Eu sei por experiência pessoal que Spurgeon estava certo quando ele disse, “Oração e jejum têm grande poder.” Mas Dr. Martyn Lloyd-Jones disse, “Este sujeito completo [de jejum] parece ter rebaixado diante de nossas vidas, e diante de nosso completo pensamento Cristiano” (Studies in the Sermon on the Mount, Eerdmans, 1987, p. 39). Dr. John R. Rice disse, “Jejum é uma arte tão perdida, tão pouco praticado, tão pouco ensinado, que nós precisamos considerar...qual é o significado de jejum” (John R. Rice, D.D., Prayer – Asking and Receiving, Sword of the Lord Publishers, 1970 edition, p. 216). Aqui estão alguma das coisas que Dr. Rice disse sobre jejum.

1. Jejum significa colocar Deus primeiro. Vai ter tempos quando nós devemos virar as costas sob todas as coisas do mundo e buscar o rosto de Deus. Tempos assim deveria ser tempos de jejum e oração.

2. Jejum significa dar o coração inteiro ao oração e esperar por Deus. Então jejum é realmente colocar Deus primeiro quando a pessoa ora, esperando Deus mais que a pessoa querer da comida.

3. Jejum significa persistência em oração. Não tem objetivo em jejum como uma questão de castigo próprio, se nós não oramos. Jejum deveria ser acompanhado por persistência, oração fervente.

4. Jejum mostra a sinceridade da pessoa e confiança que Deus irá responder. Oração é bastante vezes uma coisa superficial e insincero. Isto é uma razão que muitos orações não são respondidas. Jejum mostra Deus que nós estamos bem sérios sobre fazer Ele responder-nos (ibid., pp. 218-220).


Então Dr. Rice listou várias coisas que nós podemos conseguir de Deus através jejum e oração (ibid., pp. 220-227).

1. Ajuda em um tempo de problema muitas vezes vem desde jejum e oração. Um tempo de problema é um tempo bom de oração. E se o problema é realmente grande, então é um tempo bom de jejum e oração.

2. Nós devemos algumas vezes fazer jejum e orar para achar o que está errado, o que descontenta Deus.

3. Jejum e oração muitas vezes leva para vitória sobre pecado. No primeiro reavivamento eu vi, jovens quem estavam buscando de agradar Deus, até confessando seus pecados abertamente de um para outro. Isto algumas vezes acontece em reavivamento. Grande vitória sobre pecado veio ao eles, como nós fizemos jejum e oramos.

4. Jejum e oração nos ajuda interceder para outros. Se você está orando por outros a ser salvo, ora especificamente por uma pessoa de vez, não justamente uma oração geral, “Oh, Deus salve alguém.” Jejum e oração pelo perdido por nome. Você quer orar por alguém? Então jejum e oração por aquela pessoa até a resposta vir de Deus! Uma canção antiga diz isso bem,


Você orou direto até a resposta vier?
Tem uma promesa verdadeira Por sua fé para reivindicar;
No lugar de oração O Senhor espera por você,
Você encontrou Ele lá, Você orou direto?
Você orou até a resposta chegar?
Você implorou em nome do Salvador?
Você orou direto até Deus responder você,
Você orou até a resposta chegar?
   (“Have You Prayed It Through?” por Rev. William C. Poole, 1875-1949;
      alterado pelo Pastor).

Quando eu fui salvo pela primeira vez, no início de 1960, eu lia o Journal de John Wesley quase todos os dias. Isso era como ler o Livro de Atos. Isso conta de grandes reavivamentos chamados “The First Great Awakening.” Eu era justamente um rapaz, quase 22 anos de idade. Eu não sabia que não havia estado reavivamento como esta por um cem anos. Eu pensei, “Se isto aconteceu assim nos dias de Mr. Wesley, Deus pode fazer isso agora!” Minha ignorância sustentou me de duvidar que Deus poderia enviar um reavivamento à igreja Chinesa aonde eu fui um membro. Eu fiz jejum e orei por Deus para enviar reavivamento. Eu orei por reavivamento toda noite de Quarta-feira em reunião de oração, diante de congregação inteira. Uma vez eu fui pedido pelo Murphy Lum para pedir a benção de Deus sob a comida antes de uma refeição de banquete. Eu me levatei e orei por quase dez minutos por reavivamento! Eu me sentei sem relembrar de orar pela comida! Eu devo ter feito uma moléstia de mim mesmo, orando por reavivamento por todo o tempo! Algumas pessoas disseram, “Bem, ele é justamente um rapaz. Ele um dia vai parar!” Mas uma manhã, no campo, enquanto eu estava ainda adormecido, Deus me respondeu! Eu nunca irei esquecer o reavivamento poderoso que sacudiu aquela igreja, como centenas de jovens Chinenses entrando adentro e ser salvos.

Durante os anos eu esqueci como eu havia orado. Mas um dia Dr. Lum disse para mim, “Bob, você lembra como você orava todo o tempo por reavivamento atrás no início de 1960?” Então eu lembrei. Dr. Lum disse, “Bob, você conseguiu o que você pediu!” Lágrimas caiu nos meus olhos quando eu realizei, pela primeira vez, que eu havia “orado direto” por aquele derramamento de Espírito de Deus!

Em outro tempo, teve bastante homens jovens no seminário orando em meu quarto do dormitório para que Deus possa converter os professores ateus ou remover eles. Muitos de nós estávamos fazendo jejum e orando por isto acontecer. A última vez que aquela reunião de oração foi organizado, mais de 100 estudantes comprimiram em meu quarto, com muitos no corredor, e outros fora da janela. Quase 35 anos passaram, e eu esqueci como nós fazíamos jejum e orávamos. Então um dia eu descobri que os professores liberais foram embora – e cada um de professores novos acreditaram a Bíblia, e a maioria deles foram até Reformados! O homem jovem quem veio ao meu quarto para orar todas as semanas havia orado contiunamente! E Deus respondeu nossas orações acima e além do que nós havíamos esperado!

Você orou até a resposta chegar?
Você implorou em nome do Salvador?
Você orou direto até Deus responder você,
Você orou até a resposta chegar?

Eu havia esperado por muitos anos longos por uma esposa. Eu estava com mais de quarenta anos. Não tive ninguém quem eu conhecia ou quem poderia ser uma esposa de pastor. Então eu orei continuamente por uma esposa. E sim, eu até fiz jejum e orei! Então uma noite eu olhei pelos quartos e vi Ileana. E Deus pareceu dizer, “Ela é a pessoa que você orou!” Algumas pessoas disseram, “Você não vai casar com aquela mulher jovem, vai?” Mas eu casei. E ela tem sido uma perfeita esposa de pastor – absolutamente perfeita! Eu havia orado continuamente – e Deus tem respondido.

Eu irei contar três mais. Ninguém pensou que minha mãe iria ser salva. Até eu não pensei que ela iria. Eu continuei orando por ela, mas isto pareceu sem esperança. Todavia eu orei e orei. Eu frequentemente fiz jejum e orei para Mãe ser convertida. Ela estava para ter 80 anos de idade, e não pareceu nem perto de ela ser salva. Ileana e eu estávamos em New York, aonde eu estava pregando em algum reunião especial. Eu lembro exatamente aonde eu estava. Eu estava fazendo jejum e orando pelo serviço aquela noite. Em um ponto, eu comecei a orar por minha mãe à ser salva. De repente Deus falou para mim. Isto não foi uma voz audível, mas isso quase pareceu. Deus disse para mim, “Sua mãe irá ser salva agora.” Com lágrimas caindo no meu rosto, eu liguei para Dr. Cagan aqui em Los Angeles. Eu disse, “Doutor, você poderia ir e encaminhar minha mãe para Cristo?” Ele disse, “Oh, eu não consigo fazer isso1” – palavras desse jeito – porque Mãe tinha ficado brava com ele quando ele falou com ela antes. Eu disse, “Vai Doutor, Deus justamente disse para mim que ela iria ser salva agora.” Para fazer longa história curto, ele dirigiu para ver minha mãe e bem facilmente encaminhou ela para Cristo! Meus filhos podem dizer para você que isto mudou a vida dela completamente! Ela estava aqui na igreja comigo todas as noites, até o fim da vida dela! Eu havia orado continuamente por minha mãe! Pela graça de Deus, eu havia orado até a resposta chegar!

Aqui está mais um. A propósito, tudo isso foi em tempos de oração e jejum. Sim, jejum foi bem prominente em tudo isso! Quando minha esposa estava grávida, nós tivemos um bem desalinhado, mal doutor. Ele depois perdeu sua licença para praticar medicina. Nós fomos para ele à fazer um ultrassom para olhar o bebê. Quando o ultrassom voltou, o doutor fez nos sentar e disse à nós que o bebê estava mal deformado. Mas ele iria tomar outra foto e nos dar a resposta final na segunda-feira. Nós fomos para casa em aquela tarde de Sexta-feira e eu senti quase histérico no pensamento de um bebê mal deformado. Mas, de hábito, eu fiz jejum e orei que isto não seja verdade. Aquela noite Deus veio à mim em sonho. Isto é absolutamente verdade, pergunte a minha esposa! Deus veio à mim em sonho e disse, “Robert, sua esposa vai ter gêmeos – e isto confundiu o doutor.” Quando nós acordamos na manhã seguinte, eu disse para Ilena, “Não se preocupe. Você vai ter gêmeos.” Na segunda-feira nós voltamos, e o doutor nos disse para sentar de novo. Eu disse, “Eu não preciso sentar. Ela vai ter gêmeos.” Ele disse, “Como você soube isso?” Eu disse, “Deus disse para mim em um sonho na última sexta-feira de noite.” Então, estes dois filhos grandes foram dados à nós, integral e saudável, uma resposta de oração.

Aqui está o ultimo. Eu podia dar muito mais, mas nós somente temos tempo por isso. Isto foi na última noite de uma conferência grande de Bíblia no oriente. A igreja estava cheio, e alguns dos mais famosos pregadores do mundo estavam lá. O pastor teve perguntado mim para dar o sermão final na noite de domingo. Tudo que eu tive comigo foi um simples sermão evangélico. Aquela manhã eu perguntei um jovem quem foi o membro de aquela igreja do que ele pensa que deveria ser pregado em aquela noite. Ele disse, “O que seja que você faça, não pregue um sermão evangélico. O pastor prega sermão evangélico todo domingo, e todas as pessoas que vier esta noite já irão estar salvos. Então o que seja do que você faça, não pregue uma mensagem de salvação hoje a noite!”

Eu fui de volta para nosso motel e disse Ilena para levar os meninos em algum lugar para que eu possa passar a tarde sozinho. Tudo que eu tive comigo foi um bem simples sermão evangélico. Eu medi o chão com passos. Eu suei. O Diabo disse me que eu iria fazer um tolo de mim mesmo na frente de todos os aqueles pregadores famosos. Eu fiquei andando para frente e para trás. Desnecessário dizer que eu estava fazendo jejum! Eu tentei de preparar outro sermão, mas eu não podia. Isto pareceu claro que eu tive de pregar aquele sermão evangélico simples e pequeno. Então eu orei para Deus de atrair dois ou três pessoas para vir na “frente.” Eu disse, “Por favor, Deus, não deixe me envergonhado em frente de todos estes pastores grandes!” Então Deus pareceu de dizer, “Você está pregando para eles, ou para mim?” Então eu disse, “Deus, eu pregarei para ti, não para eles. Eu não me importo se eu faço um tolo completo de mim mesmo, eu irei pregar por ti somente.”

Perto de aquele tempo, Ileana e os meninos voltaram. Eu estava ainda tremendo com ansiedade enquanto nós chegávamos na igreja. Eu tremi e suei enquanto os hinos foram cantados. Então o pastor me introduziu, e de repente eu estava calmo como se eu estivesse estado na minha própria igreja! Eu preguei aquele sermão com toda minha força que estava em mim.

Para fazer a longa história curto, quase 75 pessoas vieram na frente à ser salvos em aquela noite, incluindo o próprio filho do pastor – quem foi um homem perdido tentando à ser pregador – e um homem idoso com macacão, quem engatinhou-se para frente da igreja com suas mãos e pés gritando, “Eu estou perdido! Eu estou perdido! Eu estou perdido!” Três garotas tinha subidos na frente para cantar como um trio. Elas começaram chorar e confessaram que elas, também, estavam perdidas. Este serviço noturno continuou até perto de 11:00 PM. Ninguém saiu. Eles sentiram que isso foi algo raro. O filho de Dr. Ian Paisley disse para minha esposa e para os meninos, “Eu nunca tenho visto algo assim.” Ele é o filho de um pregador famoso mundialmente. Reavivamento havia chegado em aquela igreja. Mais de 500 pessoas foram salvos e juntaram-se na igreja nos próximos poucas semanas.

O Diabo teve falado através de aquele homem jovem quem tem dito, ““O que seja que você faça, não pregue um sermão evangélico.” Mas Deus havia dominado o Diabo e havia enviado reavivamento como resposta à minhas orações aquela tarde, enquanto eu fiz jejum e busquei Deus por mensagem.

Queridos amigos, nós podemos ter reavivamento. Isto é possível. Deus pode fazer em uns poucos minutos o que nós não podíamos fazer em anos! Leve o manuscrito de este sermão para casa! Leia isso bastante vezes na próxima semana. Isto irá acrescentar sua fé! Junte-se com nós por outro dia de jejum e oração no próximo sábado. Ore e faça jejum por Deus vir entre nós e exaltar Seu nome santo!

Jesus morreu na Cruz para pagar o castigo completo por seu pecado! Ele derramou Sua Sangue na Cruz para lavar você de todo pecado! Ele ressucitou fisicamente desde a morte para dar você vida! Confie Jesus através de fé e Ele irá salvar você – por todo tenpo e por toda eternidade! Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Mateus 9:10-15.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Have You Prayed It Through?” (por Rev. William C. Poole, 1875-1949; alteredo pelo Pastor).