Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ADOÇÃO!

ADOPTION!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 3 de Novembro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, November 3, 2013

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:6).


A doutrina de Trindade é fundamental. Cristãos Verdadeiros rejeitam todos ensinamentos que nega isto. A doutrina de Trindade é a fundação de Cristianismo. E aqui, em nosso texto, nós temos todas três Pessoas de Trindade em um versículo. Nós somos contados que Deus o Pai é o autor de salvação. Nós somos contados que Ele envia o Espírito Santo de Seu Filho em nossos corações quando nós somos convertidos. Nós talvez não entendemos completamente Santíssima Trindade. Mas nós vemos Ele revelado nas Escrituras. Então nós aceitamos a Trindade pela fé.

O texto mostra que todas três Pessoas são Deus. Duas vezes Deus o Pai é mencionado no texto – uma vez como “Deus” e de novo como “Pai.” O texto implica que Cristo é Deus. Ele foi nascido fisicamente de uma mulher. Mas Ele é descrevido como “remetido” – e então Ele existiu antes que Ele foi nascido. Também Ele é chamado “o Filho” – o qual na Escritura significa que Ele tem a mesma vida (ou essência) como o Pai. Isto prova a divindade de Cristo. Então, o Espírito Santo faz algo que Deus somente pode fazer. Ele vive nos corações de Seus filhos. Assim nós temos os nomes de todas três Pessoas de Trinidade – “Deus o Pai,” “o Espírito,” e “seu Filho.”

Cristãos Verdadeiros sabem que todas três Pessoas são necessário por nossa salvação. Nós amamos o Pai porque Ele escolheu nós para ser Seu filho. Nós amamos o Filho porque Ele derramou Seu Sangue na Cruz para limpar nossos pecados. Nós amamos o Espírito Santo porque Ele condenou nós de pecado, e atraiu nós para Cristo. É por isso que nós cantamos duas canções curtas em cada serviço. Primeiro, nós cantamos a Doxologia, o qual foi escrito por Thomas Ken no século 17.

Glorifica Deus de quem toda benção que flui;
Glorifica Ele todas criaturas aqui de baixo;
Glorifica Ele acima, o hospedeiro celestial;
Glorifica Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém.
   (“The Doxology” por Thomas Ken, 1637-1711).

E nós também cantamos a “Gloria Patri,” o qual foi escrito por um anônimo autor no início de século 2.

Grória esteja ao Pai, e ao Filho,
   E ao Espírito Santo;
Como no princípio, agora,
   E para sempre ,
Mundo sem fim. Amém, Amém.
   (“Gloria Patri,” source unknown, early 2nd century).

Estes dois hinos curtos são cantados por nós em cada serviço no Domingo – porque isto adora, exalta e glorifica a Santa Trindade, por Ele é nosso Deus!

Os Mormões dizem que existe três deuses separados. Mas eles estão errados. Existe só um Deus, em três Pessoas. A Testemunha de Jeová nega a divindade de Jesus. Mas eles estão errados. Jesus é Deus, a Segunda Pessoa de Trindade. Os Muçulmanos negam que o Filho e o Espírito são Deus. Mas eles estão errados. Existe três Pessoas na Divindade. Teologicamente Protestantes liberal, em efeito, negam as três Pessoas, como fazem Unitários modernos – fazendo estes dois grupos agnósticos em melhor, e muitas vezes fora e fora de ateus. Claremont Graduate School varia, trata a Trindade como uma relíquia de passado, ou uma falsidade teológica. Isto, claro, tem significado que tal concepção liberal de Deus tem sempre encaminhado abaixo à rampa escorregadia de Unitarianimso – e, no mínimo, para ateísmo, aonde Deus é rejeitado de cara.

Mas a Bíblia em si ensina que Deus é a Trindade – e nós devemos agaichar antes e um Deus – Pai, Filho, e Espírito Santo. Nós devemos ser honestos à nossa herança Batista e Protestante. A grande maioria de estes quem chama eles memsmo de “Cristãos,” incluindo os Católicos e o Ortodoxo, têm ensinado que Deus é a Trindade. Historicamente Batistas e evangélicos têm acreditado a doutrina de Trindade.

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:6).

Nós temos visto a Trindade no texto. Agora nós veremos o que isto tem de dizer para nós. Isto é um texto maravilhoso, e um que tem siginifcado profundo, e rico.

I. Primeiro, o texto fala de doutrina de adoção.

O versículo diz, “sois filhos.” E isto refere para trás de versículo anterior, o qual diz, “…a fim de recebermos a adoção de filhos.” Isto é necessário para ser adotado por Deus porque nós não somos filho natural Dele. A Bíblia diz que nós somos “geração de Deus” (Atos 17:29). Mas isto somente refere ao nosso corpo fisical, o qual fomos criados por Deus. Mas isto é bem diferente desde “adoção de filhos” falado em Gálatas 4:5. Regeneração, conhecido como nascimento novo, dá-nos a natureza de filho de Deus. Mas adoção, o qual ocorre quando nós somos nascidos novamente, dá-nos o direito de filho de Deus.

Meu pai abandonou-se quando eu tinha dois anos de idade. Quando eu tinha treze, eu não podia estar com minha mãe porque não tinha quarto. Então eu saí para viver com outros parentes quando eu tinha 13. Mas existia bastante bebida e briga lá que eu saia pela porta de trás no fim da tarde, cruzando o campo, escalando sob um velho, muro quebrado, e ir para a casa de Dr. e Mrs. McGowan. Depois eu jogava ou assistia TV com o filho e a filha deles.

Eu sempre tocava na porta de trás da casa deles, e esperar por alguém para deixar eu entrar. Mas um dia Mrs. McGowan disse para mim, “Robert, você não precisa tocar a porta mais. Somente entra quando você estiver aqui.” Desde então eu entrei, como um de sua família. E várias noites por semana Mrs. McGowan me perguntava para vir na cozinha e ter jantar com eles. Isto me fez sentir bem alegre, quase como eu fosse um de seus filhos. Eu disse “quase” como um de seus filhos. Por quase quatro anos, desde o tempo que eu tinha 13 até eu ter quase 17, eles até me levaram com eles quando eles iam para férias. Eu estava bem agradecido à eles, e eu frequentemente dizia para eles. Eu sempre enviei para ela carta de Dia das Mães, e ele carta de Dia dos Pais – enquanto eles estavam vivos. Eu sempre enviei eles presentes de Natal. Quando ele estava bem idoso, eu dei Dr. McGowan um óculos caro para corrigir seu degeneração macular. Ele estava com estes óculos no caixão quando eu fiz um discurso no funeral dele. Ele muitas vezes dizia me que eu era como um filho para ele. Eu penso que ele sabia que isto era importante para mim, porque seu próprio pai morreu quando ele era pequeno, e ele tinha um pai adotivo quem era bem mau com ele. Sim, eu era quase como um de seus filhos – quase – mas não completamente.

Isto é a maneira com alguém de vocês. Você vem para igreja. Você ¬quase sente que você pertence à familia de igreja – quase. Mas algo está faltando. Você sente que você não pertence mesmo. Adoção é o que está faltando! Você deve ser adotado por Deus como um de Seus filhos, ou você verdadeiramente nunca irá ser parte de nossa igreja. Mesmo que você estiver nascido e criado em esta igreja, você nunca será completamente satisfeito até você ser adotado na família de Deus. Spurgeon disse que uma pessoa quem não é convertido “permanece na condição de um criminal, não como um filho…um rebel contra [Deus], e não um filho aproveitando o amor do seu Pai.” Você deve ser convertido para ser um filho de Deus por adoção, e aproveitar o privilégio de filiação. Um anônimo hino escrito em 1777 disse,

Filhos nós somos através da escolha de Deus,
   Quem em Jesus Cristo acredita;
Por destinação eternal,
   Graça soberana nós aqui recebemos.
(Number 221 in “Our Own Hymn Book,”
      compiled by C. H. Spurgeon, 1834-1892).

II. Segundo, o texto fala de habitação de Espírito Santo em aqueles quem são convertidos.

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho...” (Gálatas 4:6).

O Espírito Santo procede para nós desde o Pai. E Deus envia o Espírito Santo em nossos corações quando nós somos salvos.

Repara que o texto diz que Deus envia o Espírito Santo “em nossos corações.” Isto não diz que Ele envia o Espírito em seus cérebros. O Espírito vem para dento de seu coração. Seu coração é o centro de seu ser. A Bíblia diz, “Com o coração se crê para a justiça” (Romanos 10:10).

Quando você vira fihlo de Deus, você é marcado pelo Espírito Santo, quem traz paz e proximidade com Deus, e comunhão com Deus. Ao invés de estar fora, como o filho mais velho, você entra em relação com Deus, como o filho pródigo quem foi convertido. Existe aqueles quem professa para ser Cristãos, mas nunca tem experienciado isto. Aqueles quem não são filhos, conhecem nada de habitação do Espírito. Eles desejam saber o que nós queremos dizer por isto. Algumas vezes eles até ficam bravos com nós, por dizer que nós temos algo que eles não tem. Eu penso que é uma das razões Caim matou Abel. Eu penso que isto é a razão que o filho mais velho estava zangado quando irmão pródigo dele apreciou-se aceitação por seu pai na festa que ele deu para seu filho. “Mas ele se indignou, e não queria entrar” (Lucas 15:28). Então o pai saiu e “instava com ele” – e conciliou com ele (Lucas 15:28). Deus está alegando com você para vir em Cristo, e aproveitar o privilégio de ser Seu filho adotivo! Escute ao este hino antigo,

“Conceda me teu coração,” diz o Pai do céu,
   Nenhum presente tão precioso para Ele como nosso amor;
Suavemente Ele sussurra, vossa arte em todo lugar,
   “Agradavalmente confia Me, e dá-me teu coração.”
“Dá-me teu coração, dá-me teu coração,”
   Escute o sussurro suave, vossa arte em todo lugar:
Desde este mundo escuro Ele tiraria ti fora;
   Falando tão ternamente, “Dá-me teu coração.”
(“Give Me Thy Heart” por Eliza E. Hewitt, 1851-1920).

Quando você render seu coração ao Jesus, você será capaz de cantar.

Eu sou um filho do Rei, um filho do Rei;
Com Jesus meu Salvador, eu sou um filho do Rei.
      (“A Child of the King” por Harriet E. Buell, 1834-1910).

III. Terceiro, o texto fala de uma nova proximidade e amor por Deus.

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:6).

Repara as últimas três palavras do texto, “clama, Aba, Pai.” Repara que isto é o Espírito que clama, “Aba, Pai.” Isto é bem interessante. O Apóstolo Paulo também falou de isto no Livro de Romanos. Ele disse,

“Não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15).

Primeiro o Espírito em Si clama, “Aba, Pai.” E depois nós memsmo somos capaz de clamar. “Aba, Pai.” O Espírito Santo clama, e então nós clamamos – “Aba, Pai.” O Espírito Santo inspira nós para clamar assim quando nós tornamos filhos de Deus em conversão!

“Aba” é uma palavra criança por “Papai.” A palavra “Aba” é o diminutivo de uma palavra Aramaica por papai. Isto é o apelido carinhoso usado por crianças pequenas para seus pais. Isto poderia ser traduzido “pai” ou talvez até “paizinho.” Spurgeon disse que Aba “é um ardente, natural, palavra de amor, adequado para quem é um filho pequeno de Deus.” Quando Jesus estava sofrendo no Jardim de Getsêmani, Ele caiu no chão e gritou, “Aba, Pai…afasta de mim este cálice” (Marcos 14:36). Ele estava atemorizante que Ele morreria lá no Jardim antes de Ele coseguir ir para Cruz – então Ele gritou para Seu Pai dos céus – “Aba, Pai…afasta de mim este cálice.” Este clamor mostra como perto Jesus o filho estava com Deus o Pai!

E quando você é convertdo, como um filho adotivo de Deus, você conseguirá à orar, como Jesus fez, “Aba, Pai!”

Afasta-se de seus pecados e confie Jesus. Em aquele momento Seu Sangue limpará seu pecado, e Seu poder de ressurreição abrirá seu coração, e você será adotado por Deus! Você será filho Dele para sempre! Então você conseguirá cantar “A Child of the King” –

Eu uma vez fui um estranho exilado na terra,
   Um pecador por escolha, e um estrangeiro por nascência;
Mas eu tive sido adotado, meu nome está escrito,
   Um herdeiro à um mansão, um manto e um coroa.
Eu sou um filho do Rei, um filho do Rei;
   Com Jesus meu Salvador, eu sou um filho do Rei.
(“A Child of the King” por Harriet E. Buell, 1834-1910).

E você será capacitado de cantar com Charles Wesley,

Meu Deus é reconciliado, Sua voz de perdão eu ouço;
   Eleme possui por Seu filho, eu já mais vou temer;
Com confiança eu agora aproximo, e “Pai, Aba, Pai!” clamo,
   E “Pai, Aba, Pai!” clamo.
(“Arise! My Soul, Arise!” por Charles Wesley, 1707-1788).

Vem para Jesus agora, por fé. Confie Ele e você tornará instantemente um filho de Deus! Cristo limpará seu pecado com Seu Sangue e dar você vida através de Sua ressurreição. Se você gostaria de falar com nós sobre virar um Cristão real, por favor deixe seu asento agora e ande para trás de este auditório. Dr. Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos responder suas perguntas e orar. Vá agora. Dr. Chan, por favor ore que alguém confiará Jesus esta manhã. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Gálatas 4:3-7.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“A Child of the King” (por Harriet E. Buell, 1834-1910).


PLANO DE

ADOCÃO!

(ADOPTION!)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:6).

I.   Primeiro, o texto fala de doutrina de adoção, Atos 17:29;
Gálatas 4:5.

II.  Segundo, o texto fala de habitação de Espírito Santo em aqueles
quem são convertidos, Romanos 10:10; Lucas 15:28.

III. Terceiro, o texto fala de uma nova proximidade e amor por Deus,
Romanos 8:15; Marcos 14:36.