Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PORQUE AS IGREJAS ESTÃO DORMINDO E FRIO

(AS IGREJAS DE ÚLTIMOS DIAS – PARTE I)
WHY CHURCHES ARE SLUMBERING AND COLD
(THE CHURCHES OF THE LAST DAYS – PART I)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 13 de Outubro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, October 13, 2013

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).


O décimo-segundo capítulo de Daniel contém várias profecias sobre o fim do mundo. No versículo um nós lemos sobre o período de Grande Tribulação. Em versículo dois nós fomos contados de rapto de Cristão verdadeiro, e a ressurreição de amaldiçoado. Em versículo quatro viagem mundial é predito no “tempo de fim.” Em versículo sete nós fomos contados sobre o último três anos e meio de período de Tribulação. Mas versículo oito e nove são também bem interessantes. Leia istos. O profeta disse,

“Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? [qual será o resultado de tudo isto?] E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas [escondidas] e seladas até ao tempo do fim” (Daniel 12:8, 9).

Olhe para cima, por favor.

Apesar Daniel foi um testemunho à estes eventos próximos, ele não entendeu o que tudo isso significava. Deus fez ele lembrar que estas coisas aconteceria nos últimos dias, mas eles estariam escondidos até lá. Então, nos “tempos de fim” – conhecimento se multiplicará” (Daniel 12:4). Dr. J. Vernon McGee disse, “eu acredito que refere-se ao conhecimento de profecia” (Thru the Bible, Thomas Nelson, 1982, volume III, p. 605; note on Daniel 12:4).

Eu penso que Dr. McGee foi basicamente certo. O conhecimento de profecia Bíblica não foi realmente iluminado pelo Espírito Santo bastante até a segunda metade de século dezenove. Enquanto Deus disse à Daniel, “Estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim” (Daniel 12:9). Pregando sobre profecia Bíblica foi extremamente popular entre Cristãos conservativos por muito no século vinte, enquanto nós entramos nos tempos finais. Mas também, bem interessante, o estudo de profecia Bíblica começou a sair de moda nos anos de 1980. Hoje uma pessoa dificilmente escuta um sermão sobre profecia em nossas igrejas. Eu acredito que ambos de estes eventos são dados no capítulo vinte de Daniel. Daniel foi contado que o conhecimento de profecia Bíblica cresceria nos “tempos de fim.” Mas depois ele foi contado,

“…os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

Dr.McGee deu estes comentos,

     “Nenhum dos ímpios entenderá” refere-se ao homem natural. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14).
     “Mas os sábios entenderão.” “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (João 16:13).
     (J. Vernon McGee, Th.D., ibid.).

Isto dá-nos uma das razões que existe pouca pregação sobre profecia em nossas igrejas hoje. Isto é porque muitos de nossos pregadores nunca têm sido convertidos – então olhos deles estão fechados em este extremamente importante sujeito. O homem antigo foi mais espiritual. Mas isto parece à mim que um número largo de nossos pregadores jovens são bem carnal, muitos têm nunca sido renascidos. Assim nós temos escutados bastante poucos sermões sobre profecia Bíblica nos últimos vinte cinco anos aproxidamamente. Isto é uma vergonha. Enquanto meu associado Dr. Cagan diz, “Nos momentos precisos que estas profecias estão sendo realizados, pregadores jovens têm parados de falar sobre profecia quase completamente.” Quando foi a úlitma vez que você escutou um sermão completo dedicado à profecia Bíblica? Dr. Criswell foi embora! Dr. McGee foi embora! Dr. M. R. DeeHaan foi embora! Agora tudo que nós escutamos é comida espiritual, passado com colher pelo homem de voz suave quem parace ser bastante com medo de controvérsia para dizer a pessoas do que eles precisam escutar! Billy Graham tem agora 95 anos de idade. Você não vai escutar ele pregar sobre profecia de novo. Eu discordo com Billy Graham sobre “decisionismo,” mas não sobre profecia Bíblica. Em 1965 ele escreveu um livro verdadeiramente duro sobre profecia Bíblica entitulado, World Aflame (Doubleday and Company). No livro Billy Graham deu esta descrição de últimos dias,

     Jesus disse existiria uma generção futura com certas características para indicar que o fim está perto. Em outras palavras, existe uma “generação X” em um certo ponto…aonde todos os sinais converge [e chegando perto]…Aqueles quem corações têm sido transformados por Jesus Cristo, qual mentes têm sido iluminados pelo Espírito Santo, conseguirá ler os sinais de este dia e avisar pessoas como Noé fez. Hoje isto parece que estes sinais estão de fato convergindo [chegando perto] pela primeira vez desde Cristo ascendeu nos Céus (Billy Graham, D.D., World Aflame, Doubleday and Company, 1965, p. 216).

Agora nós vemos estes sinais ao redor de nós todos os dias. Certamente isto é a generação X. Certamente isto é “o tempo de fim.” Mas nós não escutamos sobre isto muito em nossas igrejas! Eu estou convencido que isto é grande por causa de carnalidade de muitos de nossos clérigos hoje.

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12

:10).

Aqui está vários sinais dados na Bíblia em relação de igrejas de últimos dias.

I. Primeiro, a Bíblia profetiza as igrejas adormecidas de últimos dias.

Você deve entender que o Novo Testamento dá duas figuras simultâneas de igrejas de últimos dias. Por exemplo, nós somos contados que “iniquidade se multiplicará” em Mateus 24:12. E esta condição existirá ao mesmo tempo que o Evangelho é “pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14). No livro de Apocalipse nós vemos a “grande prostituta” de amalgamado igreja apóstata existindo no mesmo período como o avivamento tremendo no período de Tribulação, em Apocalipse 7:4-17.

Numa noite eu vi um video bem informativo sobre crescimento explosivo de Cristianismo na África do Sul (“African Christianity Rising: Christianity’s Explosive Growth in Africa,” produced and directed by James Ault, Ph.D.). Um teólogo Negro, no video, mostrou como Cristianismo no hemisfério do norte de mundo tem deteriorado, enquanto no hemisfério do sul, e na China, tem existido avivamento explosivo. Outra maneira de explicar isto é que Cristianismo está frio e morrendo no mundo desenvolvido (Europa, América, etc.) enquanto isto está vivo e crenscendo nas nações emergentes de Terceiro Mundo. Para estar certo, existe doutrina falsa em algumas de estas igrejas, mas isto é sempre real em tempos de avivamento.

Mas nós estamos focalizando na Europa e América em este sermão. E isto é importante porque muitos de mundo ainda olha para nós, e espera de nós para ser modelos de Cristianismo – embora, em fato, até muitos de nossas melhores igrejas têm largamente afundado à inferior, estado de Laodicéia. Eu percebo que algumas pessoas não são capaz de entender isto porque, como nosso texto diz,

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

Sermão de Cristo na Monte das Oliveiras (O Discurso das Oliveiras) foi dado para responder as questões de Discípulos, “Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mateus 24:3). O resto de Mateus 24, e tudo de Mateus 25 foram dados por Cristo para responder estas questões, “Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Então em Mateus 25:1-13 Ele deu “a Parábola de Prudente e Virgens Loucas.”

Eu estou convencido que esta parábola fala profeticamente ao condição das igrejas em nosso metade de mundo. As dez virgens representam as igrejas. “E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas” (Mateus 25:2). John Nelson Darby (1800-1882) disse que as dez virgens não referem-se a igreja, mas a nação de Israel. Mas ele estava errado. Esta parábola tem sido visto como uma referência às igrejas por toda história de Cristianismo, por virtualmente todos os grande comentadores e até os Padres da Igreja de tempos primitivos de Cristianismo.

Agora o que a parábola conta para nós sobre as nossas igrejas? Isto diz,

“E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram” (Mateus 25:5).

Dr. McGee disse, “Observa que ambos a prudente e louca virgens dormiram. A diferença em ela está que algumas tiveram o Espírito Santo (representado pelo azeite) e algumas não tinham – porque elas não foram crentes genuínas” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1983, volume IV, p. 135; note on Matthew 25:5).

Então, Dr. McGee disse que a metade estavam salvas e a metade estavam perdidas. Isto é o retrato general de nossas igrejas no Ocidente hoje. Elas são a mistura de pessoas salvas e pessoas perdidas. Mas espera! Cristo disse,

“Foram todas tomadas de sono e adormeceram” (Mateus 25:5).

Todas elas estão dormindo – ambos as salvas e perdidas! Isto é o que diz!

Que descrição de nossas igrejas em estes tempos mal! Observe que isto foi tempo noturno quando as igrejas dormiram, “à meia-noite” (Mateus 25:6). Eu tenho sido um testemunho ocular de avivamento vindo tarde de noite. Dr. Tozer tem uma composição sobre isto chamado “Born After Midnight” [Nascido Depois de Meia-noite]. Porque não tem avivamento em nossas igrejas hoje? Poderia ter qualquer conecção com as igrejas fechando seus cultos noturnos em Domingo de noite? A última área larga de avivamento em Mundo Ocidente começou tarde de noite na Ilha de Lewis cerca de costa de Escócia, no 1949 – tarde de noite! Na China as “casas de igreja” sempre tem cultos de noite. Isto é uma razão que eles estão vivos com avivamento! Mas nossas igrejas aqui no Ocidente estão bastante frequentemente fechados nas noite de Quarta-feiras e também nos Domingo noites. Leonard Ravenhill disse, “Sã doutrina tem colocado maioria de crentes sã adormecidos…Um sã sermão em Inglês sem falhas e interpretação sem defeito pode ser sem gosto como uma boca cheia de areia…nós precisamos de uma Igreja batizado com fogo…uma Igreja em chamas atrairá o mundo, assim que entre si eles escutará a voz de Deus vivo” (Leonard Ravenhill, Why Revival Tarries, Bethany Fellowship, 1979, p. 106).

Mas isto não é verdade em nossas igrejas hoje.

“E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram”

(Mateus 2

5:5).

Deus ajuda nós! Cristo diz à nós, aqui no Ocidente,

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (Apocalipse 3:15-18).

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

II. Segundo, a Bíblia profetiza falta de amor Cristiano nas igrejas de últimos tempos.

Cristo disse, “Por se multiplicar a iniqüidade, o amor [agapē - amor Cristiano] de muitos esfriará” (Mateus 24:12). Isto é um dos sinais que Cristo deu das igrejas nos tempos de fim.

Meu longo-tempo pastor na igreja Chinesa foi Dr. Timothy Lin. Dr. Lin disse, “Cristãos devem amar um a outro…Crer em nosso Senhor é um dever absoluto, e amar um a outro é também um dever absoluto…Espero que a Igreja de últimos dias pense três vezes sobre isto…A Igreja primitiva teve a presença de Deus não somente porque os Apóstolos foram chamados e enviados por Deus, mas também porque os irmãos amaram um a outro” (Timothy Lin, Ph.D., The Secret of Church Growth, FCBC, 1992, pp. 28, 29). A Bíblia diz,

“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte” (I João 3:14).

“Por se multiplicar a iniqüidade [ilegalidade], o amor [agapē – amor Cristiano] de muitos esfriará” (Mateus 24:12).

Uma das razões pelo frio, falta de amor em nossas igrejas é porque muitos membros de igreja nunca têm sido salvos. “Quem não ama a seu irmão permanece na morte” (I João 3:14). Dr. McGee disse de Mateus 24:12, “Quando a iniquidade abunda o amor de muitos esfriará, e isto será mais real nos últimos tempos” (ibid., p. 127; note on Matthew 24:12). Dr. Lin disse, “Espero que a Igreja de últimos dias pense três vezes sobre isto” (ibid.).

As portas das igrejas estão rapidamente fechados depois da maioria dos cultos. As pessoas são dados pouca oportunidades até para conhecer um a outro, muito pouco amor um a outro! Então bastante pessoas de nossas igrejas nunca têm sido veradeiramente convertidos – então iniquidade (ilegalidade) aumenta, e até o Cristão real fica desencorajado e perde seu amor por um a outro. E Dr. Lin disse, “Espero que a Igreja de últimos dias pense três vezes sobre isto” (ibid.).

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

Dr. John F. Walvoord, altamente respeitado comentador sobre profecia, disse que um dos “sinais de últimos dias” é,

Maldade acrescido e a perca de amor fervente. Jesus disse que “por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12). Isto ocorrerá na consequência de doutrina falsa [incluindo “decisionismo,” o qual tem enchido as igrejas com pessoas perdidas]. Isto é também evidente que muitos quem professa o nome de Cristo são mundanos e tem pouca zelo por Senhor. Como o a igreja Laodícea no Apocalipse 3…

de quem Cristo disse, “vou vomitar-te da minha boca,” Apocalipse 3:16 (John F. Walvoord, Th.D., Major Bible Prophecies, Zondervan Publishing House, 1991, p. 256).

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

Sim, bastante pessoas em nossas igrejas em estes últimos dias estão adormecido e dormindo invés de vir para igreja no Domingo de noite, e outras noites de semana. Muitos deles têm pouca comunhão e amor entre os membros porque muitos deles têm nunca sido verdadeiramente salvos. E eu devo citar Dr. Lin uma vez mais. Ele teria completamente concordado com este sermão. E ele não foi justamente um pastor Chinês. El foi um acadêmico real. Ele ensinou linguagem semíticas na escola para graduados de Bob Jones University antes de vir para nossas igreja. Depois ele ensinou no Talbot Theological Seminary, and no Trinity Evangelical Seminary na cidade de Deerfield, estado de Illinois. Ele terminou seu ministério como o presidente de China Evangelical Seminary em Taipei, Taiwan, seguindo a presidencia de Dr. James Hudson Taylor III. Em relação das coisas que eu estou dizendo em este sermão, Dr. Lin disse, “Espero que a Igreja de últimos dias pense três vezes sobre isto.”

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

Estes são os últimos dias. Logo isto será tão tarde para você ser salvo. A Bíblia dá este aviso repetidamente. O único tempo certo por você para ser salvo é agora. Eu peço a você para vir ao Jesus enquanto ainda tem tempo. Eu peço a você para olhar à Ele, quem pendurou na Cruz em grande sofrimento, e derramou Seu Sangue para limpar você desde pecado. Não adia mais. Vem para Ele e confia Ele, agora, esta noite!

Se você deseja falar com nós sobre crer Jesus, por favor deixe seu asento agora e ande para atrás de este auditório. Dr. Cagan levará você para um lugar quieto aonde nós podemos conversr e orar. Se você gostaria de virar um Cristão real, por favor vá para atrás de auditório agora. Dr. Chan, por favor ore por alguém para confiar Jesus e ser salvo esta noite. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Mateus 25:1-13.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“I Wish We’d All Been Ready” (por Larry Norman, 1947-2008).


PLANO DE

PORQUE AS IGREJAS ESTÃO DORMINDO E FRIO

(AS IGREJAS DE ÚLTIMOS DIAS – PARTE I)
WHY CHURCHES ARE SLUMBERING AND COLD
(THE CHURCHES OF THE LAST DAYS – PART I)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

(Daniel 12:8, 9, 4; I Coríntios 2:14; João 16:13)

I.   Primeiro, a Bíblia profetiza as igrejas adormecidas de último
Dias, Mateus 24:12, 14, 3; 25:2, 5, 6; Apocalipse 3:15-18.

II.  Segundo, a Bíblia profetiza falta de amor Cristiano nas igrejas
de últimos tempos, Mateus 24:12; I João 3:14.