Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




EM PROCURA E ACHANDO CRISTO

ON SEEKING AND FINDING CHRIST
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 11 de Agosto, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, August 11, 2013

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).


Tinha sido dito que Arminians frequentemente oram como Calvinistas. Claro eu estou falando de velhos Calvinistas. Isto significa que Arminians, quem atribui salvação ao homem, todavia ora por Deus para fazer isto. Nós ouvimos Arminians orar, “O Deus, por favor salve meu irmão!” E então, Cristãos quem são Arminians oram como se eles fossem Calvinistas! Isto paracendo charada é fácilmente explicado para aqueles com uma mente espiritual. A Bíblia diz,

“Assim também operai a vossa salvação com temor e tremor. Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:12, 13).

Homem opera a sua salvação, mas ele somente faz isto como Deus opera em ele – e move ele para fazer assim. Guarde estes dois versículos em mente. Então você verá que não existe conflito na Bíblia. Nosso texto diz,

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Mas a Bíblia também diz,

“Não há ninguém que busque a Deus” (Romanos 3:11).

Qual é a verdade? A lógica do homem diz que ambos não podem ser verdades. Ainda na luz de estes versículos de Filpenses nós vemos que ambos são realmente verdades. Não existe realmente paradoxo aqui. Não existe realmente conflito. E isto é nascido de novo e de novo como nós fazemos evangelismo e aconselha pessoas no quarto de inquisição. Nenhuma pessoa perdidia procura por Deus a si mesmo. Em cinquenta e cinco anos de ministério, eu nunca tenho encontrado nenhuma pessoa fora de igreja quem estava em procura por Deus. Nenuhum! Mas quando Deus começa a trazer seu povo, eles procuram Jesus como todo seu coração e encontra Ele! Aqui está três pensamentos em prcoura e achando Cristo, que pertence ao nosso texto.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

I. Primeiro, aqueles quem Deus está atraindo são os quem procurará por Jesus e achar Ele.

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

Em apostasia de hoje isto é comum por pessoas falar que qualquer um pode ser salvo em qualquer isntância. Todas as pessoas perdidas têm que fazer é dizer as palavras de “oração do pecador” e eles são salvos. Todos eles têm que fazer é “ir para frente” ou dizer esta oração, ou fazer ambos. Dessa forma salvação é puramente um evento humano. Deus não é requerido de jeito nenhum. Isto é atualmente uma repetiçãode heresia antiga de Pelagianismo. À aqueles Pelagian heréticos, homem se salva próprio por uma reação física ao Evangelho. Isto não deveria tomar bastante discernimento espiritual para ver que isto é totalmente falso. Espero que Deus abra seus olhos à esta doutrina falsa de “decisionismo” moderno!

O Jovem Rico Governador se virou desde Jesus e voltou para sua egoísta de pecado. Jesus disse a Discípulos como “difícil” isto é por tanta pessoas “entrar no reino de Deus.” Os Discípulos disseram, “Quem poderá, pois, salvar-se?” Jesus disse, “Para os homens é impossível” (Marcos 10:24, 26, 27). Eu cortei os versículos para tirar palavras chaves.

(1)  É “difícil” para “entrar no reino de Deus.”

(2)    “Quem poderá pois salvar-se?”

(3)    “Para os homens é impossível” (Marcos 10:24-27).

Então Jesus disse, “mas não com Deus: por com Deus todas as coisas são possíveis.” Fique com este pensamento. Depois pense em Romanos 3:11, “Não há ninguém que busque a Deus.” Então pense em nosso texto,

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Eu estou tentando de tirar vocês fora de heresia pelágico de “decisionismo” o qual tem enchado nossas igrejas com pessoas perdidas por milhões. Olhando ao versículo em Marcos 10, e Romanos 3:11, e Jeremias 29:13, nós chegamos a esta grande verdade – Pessoas perdidas não podem e não buscará Cristo por salvação antes que Deus desperta eles e atraem eles ao Salvador.

(1)   “Quem poderá, pois, salvar-se?” (Marcos 10:26).

(2)    “Para os homens é impossível” (Marcos 10:27).

(3)    “Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

Alguém pode dizer, “Isto é hyper-Calvinismo.” Mas eles estão errados. Isto não é realmente Calvinismo por si; e isto certamente não é “hyper-Calvinismo.” Pessoas jogam este termo ao redor sem saber o que isto significa na história de teologia. “Hyper-Calvinismo” refere somente à aqueles quem pensa nós não precisamos ir fora e trazer os perdidos adentro, porque Deus irá trazer eles adentro “sem sua ajuda ou minha” – enquanto um hyper-Calvinista verdadeiro disse ao William Carey (quem em si era cinco-ponto Calvinista, mas não um hyper-Calvinista). Mas você não tem que ser um Calvinista de nenhum tipo para ver aonde eu estou querendo chegar. Dr. A. W. Tozer não foi um Calvinista de jeito nenhum. Apesar disso ele foi um sério estudante de Bíblia, então ele disse,

     Você realiza que sua fé é um presente de Deus? Você deve olhar sob sua fé como um milagre. Isto é a abilidade que Deus dá ao homem e mulher perdido para confiar e obedecer nosso Salvador e Senhor… (A. W. Tozer, D.D., Jesus, the Author of Our Faith, Christian Publications, 1988, p. 3).

Somente aqueles quem têm sido dado este milagre e este presente achará Jesus e ser salvo. Todos outros será deixado em si, e não achará Cristo. Quando Ele diz, “E buscar-me-eis, e me achareis,” Ele está somente falando ao aqueles quem Ele dá fé que salva. Ele não está falando de outra pessoa quando Ele diz,

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Esta promesa é somente para aqueles quem foram dado o presente de fé que salva. Eles, e eles somente, são os quem esta promesa foi dado. Todos outros irá tropeçar em volta por um tempo e, logo ou mais tarde, deixam a igreja – ou, em melhor, somente atende ocasionalmente, como “nominal,” membros não salvos.

Aqueles quem Deus está trabalhando são pessoas quem buscará e achará Cristo. E eles são ¬os únicos quem verdadeiramente buscará e verdadeiramente achará Ele! Por isso que Jesus disse,

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer…” (João 6:44).

Quando alguém vem ao Jesus, é sempre unicamente pela graça de Deus.

Maravilhosa graça, quão doce o som
   Que salvou um coitado come eu
Eu estava perdido, mas agora estou achado
   Estava cego, mas agora vejo.
(“Amazing Grace” por John Newton, 1725-1807).

II. Segundo, aqueles quem Deus ¬não está trazendo não irá achar Jesus.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Esta promesa diz, “E buscar-me-eis, e me achareis.” Para quem esta “eis” refere? Como eu disse esta manhã, “E buscar-me-eis...me achareis” refere somente aqueles quem “procura por [Ele] como todo seu coração.” Quem, então, são aqueles que não tem parte em esta promesa? Eles são aqueles quem não “procura por ele com todo coração [deles].”

Aqueles quem pensa que eles podem continuar em algum pecado que eles amam não achará Jesus. Jesus disse,

“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (João 3:19)

.

Aqueles quem ama “mais a s trevas do que a luz” não virá ao Jesus. Spurgeon disse, “Presunção sob a misericórdia de Deus é a razão do motivo que muitos se cobrem em roupas de seguridade carnal, e coloca longe desde eles o dia mal. Deus libera você desde esta maldade grande!” (C. H. Spurgeon, “A Second Word to Seekers,” MTP, number 1,313, p. 514).

Então, também, aqueles quem desiste em desespero não achará Jesus. Spurgeon disse, “Vem, alma pobre, o Senhor receberá lhe, quem seja você. Se com seu todo coração você fez consentimento de uma vez para confiar o Senhor Jesus, ele receberá lhe. Sim, ele lhe mostrará como confiar, ele lhe dará fé…[você irá] encontrar a misericórdia o qual nosso texto declara…se você busca [Jesus] com todo seu coração” (ibid., p. 515).

Então, também, aqueles quem olha para exemplo mal de Cristãos falsos não achará Jesus. Spurgeon disse, “Eu estou com medo que alguns pessoas têm sido deixado desde busca de todo-coração pela conduta de professores Cristãos. Deixa me motivar vocês que nunca tome [exemplo] de aqueles quem professam à ser seus seguidores, por alguns são [sem valor] tipo [de exemplo]. Deixa eles ser mal enquanto eles podem, o que isto serve à você? Você tem sua alma própria para [pensar sobre]; e você deve buscar Cristo com todo mais seriedade…Coração deles são mornos em seu melhor e por isto eles nunca fervem com quente e amado expressão” (ibid., pp. 515, 516). Não segue o exemplo mal deles!

Aqueles quem pensa que eles podem continuar em algum pecado horrível não achará Jesus. Aqueles quem desiste em desespero não achará Jesus. Aqueles quem segue o exemplo de Cristãos falsos não achará Jesus.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

III. Terceiro, quem, então, achará Jesus?

De novo, eu devo citar nosso texto,

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Você precisa buscar Cristo com todo seu coração! Nós somos muitas vezes assustados através como rapidamente algum pessoas novas busca Cristo e acha Ele! Mas aqueles quem são coração-metade podem ficar perdidos por um tempo longo. De novo, grande Spurgeon disse,

     Pode existir todo-coração em sua busca, porque o que você busca é uma coisa feito de todo-coração. Escute como Cristãos verdadeiros oram. Eles oram com a metade de coração? Não, por um diz, “Com todo o meu coração te busquei” [Salmos 119:10]…Eles oram com Jacó de luta, “Não te deixarei ir, se não me abençoares” [Gênesis 32:26]. Oração é respiração vital de um Cristão, e se ele não consegue orar sem todo coração, então isto é claro que para ter vida espiritual, você, O procurador, deve entregar seu coração inteiro por isto (ibid., pp. 512, 513).

Você diz, “Eu devo ser audaz em oração e seriedade como Mr. Lee e Mr. Prudhomme? Eu devo orar com zelo de John Cagan ou Anthony Kim?” Sim! Sim, isto deve ajudar você! Isto irá certamente não fazer nenhum dano para buscar Jesus com grande zelo! Você não vai ir à nenhum lugar de jeito que você é! Eu tenho escutado até de meninas jovens, e pessoas bem tímidas, oram com impulsividade santa quando eles foram verdadeiramente convertidos! Eu tenho escutado crianças orar com tanta vigor que isto trouxe enchente de lágrimas em meus olhos! A razão que nós não escutamos mais crianças pequenas orar de esta maneira é porque muitos poucas crianças são verdadeiramente convertidos em estes dias de apostasia. Falta de tanta oração zeloso é a razão atrás do que pesquisador George Barna nos diz – que nós perdemos 88% de crianças na igreja antes que eles tornam trinta anos de idade. Isto é realmente horrível e verdadeiramente patético! Se mais de nossas crianças fossem vedadeiramente convertidos nós poderiamos escutar eles orar com vigor de Mr. Bebout, ou Timothy Chan, ou Noah Song.

Você pode dizer, “Mas nós somos tão jovens! Jovens não conseguem orar com tanto vigor!” Você está brincando? Escute à você mesmo quando você está fora brincando. Você tem algum problema de fala lá fora? Nenhum! Jamais! Você irá estourar tímpano de alguém quando você está brincando. Porque? Porque aqueles jogos são bastante importante à você! Mas oração não é importante à você! Você irá orar até suar quando Deus vai trazer você para Cristo! Eu tenho escutado bastante oração forte e choros em tempos de avivamento real! Mas não justamente tome a minha palavra por isto. Leia sobre isto em Livro de Atos!

“Unânimes levantaram a voz a Deus” em oração (Atos 4:24).

Eles “levantarma” voz deles. Isto refere ao oração forte, entusiástico!

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (Atos 4:31).

Isto é o tipo de audácia em oração e testemunho que nós iremos ver de você quando você é verdadeiramente convertido!

Um pregador disse à um jovem, “Não seja tão barulhento! Não prega como se fosse para Deus!” Ele estava certo? Não, ele estava tão errado! Em Livro de Atos, “levantaram a voz a Deus.” Se qualquer um fez assim em muitos de nossas igrejas, isto fazeria os membros carnais colocar seus dedos em suas orelhas! Pessoas carnais gostam de isso somente colocando seus dedos nas orelhas e gritando com entusiasmo no jogo de basquete ou jogo de futebol. Istos são as coisas que eles são entusiásticos a respeito! Mas um verdadeiramente novo nascido Cristão alegrará em oração forte, e em pregação vigoroso – como eles têm nas igrejas de China, India, África, e Ásia Sudeste. Deus tenha misericórdia em nosso segunda-categoria, igrejas sem vida na América e o Oeste! Nós estamos ¬bem abaixo de padrão das igrejas em Terceiro Mundo – e das igrejas em Livro de Atos!

Deixe que os jovens se incendiam em fogo por Deus e eles achará Jesus bem rapidamente! Aqueles quem se arrasta, e não vão cantar ou orar com entusiasmo, irá ser vomitado desde a boca do Senhor quando Ele vem em julgamento! Cristo disse,

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3:16).

Você não irá ser salvo a menos que você é bastante entusiástico sobre encontrar Cristo! Somente quando você procura por Cristo com todo seu coração você irá ser salvo!

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Entusiasmo! Entusiasmo! Entusiasmo! Na Primeira Grande Avivamento eles chamaram os velhos Metodistas “estusiastas” porque eles oraram e cantaram e testemunharam e pregaram em topo de seus pulmóes! Eu desejo ao Deus que nós tivéssemos mais Batistas como eles em nossas igrejas hoje!

Não é estranho que você não acha Cristo! Você vem para igreja como um Episcopal morto e expecta à encontrar Cristo! Absurdo! Você deve buscar Cristo como todo coração e entregar seu ser à Ele. Assim você irá voltar para casa desde a igreja gritando “Alelúia! Eu sou salvo!” Fora de seu morto, seco, Episcopal e moderno religião Batista! Fora com isto desde a terra!

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Espero que você proclame com Jacó, “Não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gênesis 32:26). Estava Jesus com raiva em ele? Não! Ele respondeu sua oração e salvou sua alma, quando ele gritou e confiou o pre-incarnado Cristo com audaz santo!

Não deve existir nenhum grito quando você ir ao quarto de inquisição! Oh, não, você nunca deveria gritar ou chorar! Você nunca deveria chorar ou orar em voz alta por sua salvação como John Cagan e Timothy Chan fez! Quem disse isto à você? O Diabo disse isto à você! Quem foi! O Diabo! Você teve este conselho de Diabo. E que de bom tem isto feito à você? Você está perdido como você estivesse pela primeira vez que você foi no quarto de inquisição! Suas maneiras não tem feito à você nada de bom!

Você está procurando por um sentimento? Você nunca irá ter um com um frio, maneira morta que você vai para quarto de inquisição! Você poderia ter muito bem um sentimento santo se você gritasse ou chorasse como Batistas, Presbiterianos, e Metodistas fizeram nos tempos antigos! Eles imploraram com forte choro ao Ele quem é capaz de salvar a alma desde pecado e morte! Isto é o que você precisa! Procura forte! Oração forte! Lágrimas forte! Grito forte! Alegria forte!

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Se você vai para quarto de inquisição a mesma maneira que você sempre foi, você não irá ser salvo. Se alguém vai pela maneira que eu tenho dito para ir, com choro forte e oração, aquela pessoa poderia ser salvo hoje a noite! Clame com Jacó, “Não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gênesis 32:26).

Porque agora não? Porque agora não?
   Porque não vem para Jesus agora?
Porque agora não? Porque agora não?
   Porque não vem para Jesus agora?
(“Why Not Now?” por Daniel W. Whittle, 1840-1901).

Vai para o quarto de inquisição e clame com Jacó, “Não te deixarei ir, se não me abençoares.” Vai com aquele forte desejo por Jesus, e você achará Ele.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Jesus morreu na Cruz para pagar o castigo por seu pecado. Ele ressucitou desde a morte para lhe dar vida eterna. Se você deseja que Jesus perdoe seu pecado, e limpe você com Seu Sangue, vai para o quarto de inquisição e clame ao Jesus por salvação. Vai agora para atrás de auditório. Dr. Cagan levará você ao quarto de inquisição. Dr. Chan, por favor ore pela savação por um dos quem respondenram. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Marcos 10:23-27.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Why Not Now?” (por Daniel W. Whittle, 1840-1901).


PLANO DE

EM PROCURA E ACHANDO CRISTO

ON SEEKING AND FINDING CHRIST

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

(Filipenses 2:12, 13; Romanos 3:11)

I.    Primeiro, aqueles quem Deus está atraindo são os quem
procurará por Jesus e achar Ele, Filipenses 2:13;
Marcos 10:24, 26, 27; Romanos 3:11; João 6:44.

II.  Segundo, aqueles quem Deus ¬não está trazendo não irá achar
Jesus, João 3:19.

III. Terceiro, quem, então, achará Jesus? Salmos 119:10;
Gênesis 32:26; Atos 4:24, 31; Revelação 3:16.