Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




SANDEMANIANISMO

SANDEMANIANISM
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 7 de Julho, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, July 7, 2013

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).


Por dois mil anos tinha existido um desacordo sobre o verbo Grego traduzido “procurar,” se está em modo imperativo ou indicativo. Jesus estava dizendo à eles para procurar as Escrituras, ou estava Ele descrevendo o fato que eles já procuraram? Para mim isto é uma questão sem importância porque isto não é o ponto principal que Cristo estava dizendo. Eu penso por causa de isto Espírito Santo não deu o modo de verbo – porque Ele queria que nós focalizar-se na segunda metade do verso. Além disto eu penso que Cristo estava descrevendo o que Fariseus estavam fazendo. Eles estavam procurando as Escrituras – e fazendo isto constantemente! Cristo certamente não precisou dizer à eles para procurar as Escrituras! Comentário de Dr. Gaebelein diz, “Eles derramaram o AT [Antigo Testamento] esforçando para extrair o sentido mais completo das palavras, porque eles acreditaram que o estudo em si iria trazer à eles vida” (Frank E. Gaebelein, D.D., editor, The Expositor’s Bible Commentary, Zondervan, 1981, volume 9, p. 68; note on John 5:39).

Por não dar-nos o modo do verbo traduzido “procurar,” o Espírito Santo enfocou nossa atenção em ponto mais importante – eles pensaram que eles tinham vida eterna através de estudo e crença das Escrituras… “vós cuidais ter nelas a vida eterna.” Matthew Henry disse, “Eles procuraram por [vida eterna] através de simples leitura e estudando as Escrituras. Isto era comum mas corrupto dizendo entre eles, ‘Ele que tem as palavras da lei tem vida eterna’; eles pensaram que eles estavam confidentes de céu se eles poderiam dizer por coração...tal passagens da Escritura enquanto eles foram direcionados pela tradição dos ancianos” (Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible, Hendrickson Publishers, 1996 edition, volume 5, p. 753; note on John 5:39).

Eles estavam à procura das Escrituras e crer as Escrituras, mas eles não queriam vir ao Jesus. Eles substituíram a crença nos versículos de Bíblia por crer em Cristo! Isto é o que texto ensina – e isto é uma lição muito importante certamente!

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).

E isto nos traz ao erro de condenação-alma de Sandemanianismo, um erro que tem recheado nossas igrejas com milhares de pessoas não salvas quem imaginam que eles são Cristãos, quando, em fato, eles são crianças do Diabo, em direção a chamas eternas de Inferno. O que é Sandemanianismo? Isto é uma doutrina ensinado primeiramente por um pastor chamado John Glas (1695-1773) de Igreja de Escócia, e depois popularizou por seu genro Robert Sandeman (1718-1771). Seu ensinamento principal foi isto – que você aceita o que a Bíblia diz sobre Cristo com sua mente, e isto é tudo que é necessário. Para ser salvo, você simplesmente acredita o que a Bíbila diz sobre Cristo. Isto é realmente o mesmo erro conforme os Fariseus quem dizeram, “Ele quem tem as palavras [da Bíblia] tem vida eterna.” Dr. Lloyd-Jones disse, “Você aceita que com sua mente, e isto é tudo que é necessário…Isto segurou em si mesmo friamente a distância desde qualquer exibição de sentimentos em exercício de uma vida religiosa. Agora isto é o essencial central do assunto” (Martyn Lloyd-Jones, M.D., “Sandemanianism,” in The Puritans: Their Origins and Successors, The Banner of Truth Trust, 1996 edition, p. 175).

Robert Sandeman disse que cada um quem entende a morte e resurreição de Cristo, e acredita que o evento realmente aconteceu como relatado na Bíblia, é salvo (Lloyd-Jones, ibid., p. 174). Hoje Sandemanisnismo é o maior erro em nossas igrejas. Isto envia milhões para Inferno. Existe pessoas aqui esta manhã quem acredita este erro fatal! Por isto, preste bastante atenção à este sermão, porque você pode ser um dos deles!

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).

Nós aprendemos duas coisas principais desde este texto.

I. Primeiro, crença na Bíblia não irá salvar você.

Os Judeus qual Cristo falou acreditavam na Bíblia. Mas eles queriam vir ao Jesus. Existe alguém aqui esta manhã quem acredita na Bíblia. Você até acredita o que a Bíblia diz sobre Jesus. Você acredita que Ele desceu de Céu. Você acredita que Ele foi nascido de uma virgem. Você acredita que Ele tomou seus pecados sobre Ele mesmo. Você acredita que Ele sofreu abaixo do peso de seu pecado no Jardim do Getsêmani, aonde Ele “o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” (Lucas 22:44). Você acredita que Ele foi açoitado nas costas. Você acredita que pecadores são curados por chicotadas Dele. Você acredita que Ele foi pregado na cruz. Você acredita que Ele carregou nossos pecados lá. Você acredita que Ele morreu para fazer pagamento completo por pecado naquela cruz. Você acredita que Ele levantou fisicamente desde a morte. Você acredita que Ele ascendeu de volta à Céu, ao lado direito do Pai. Você acredita que Ele está orando por pecadores. Você acredita que Ele ésta vindo de novo para receber Seu próprio no Arrebatamento. Você acredita que ele está vindo de novo pelas nuvens para reinar na terra por mil anos. Você até acredita que nenhum pode ser salvo sem vir ao Jesus. Mas, mesmo assim você acreditando todas estas coisas, Cristo parado diz de você,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

Alguns de vocês estão confusos. Vocês desejam saber como vocês podem acreditar todas aquelas preciosas verdades da Bíblia e não ser salvos. Vocês não têm entendido o fato que nenhum é salvo por acreditar nas Escrituras. O Apóstolo Paulo disse a Timotéo,

“…tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que em Cristo Jesus” (II Timotéo 3:15).

Aqui é aonde seus erros situam. Vocês acreditam o que a Bíblia diz sobre Jesus sem “fé que há em Cristo Jesus” em si. Em outras palavras, vocês são como aqueles Judeus que Jesus falou quando Ele disse,

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).

Eu devo dizer à vocês de novo, fortemente possível – crença na Bíblia não irá salvar vocês a menos que vocês vêm ao Próprio Jesus! Crença simples na Bíblia, como um fim de tudo, é uma doutrina fatal de Sandemanianismo!

Dr. A. W. Tozer disse contra isto constantemente. Em um capítulo intitulado, “Bíblia Ensinado ou Espírito Ensinado?”, Dr. Tozer disse,

      Talvez poder chocar alguns leitores à sugerir que existe a diferença entre ser ensinado por Bíblia e ser ensinado por Espírito. Todovia isto é assim…
      Maioria de nós estamos familiarizados com igrejas que ensina a Bíblia para suas crianças desde novos anos, dando eles instrução em catecismo [ou classe de Bíblia] e mesmo assim nunca produz em eles uma vida Cristiana nem uma piedade viril. Membros deles mostram nenhuma evidência de ter passado desde morte à vida. Nenhum das [marcas] de salvação tão simplemente indicados nas Escrituras são encontrados entre eles. Vidas religiosas deles estão corretos e razoavelmente moral, mas completamente mecânico e no total faltando em radiação...
      Pessoas assim não podem ser demitidos como hipócritas. Muitos de eles são pateticamente sérios sobre todo isso. Eles estão simplesmente cegos. Desde falta de Espírito vital eles são forçados para entender-se com a casca exterior de fé, enquanto todo tempo seus coraçãoes profundos estão com fome por realidade espiritual e eles não sabem o que está errado com eles mesmo…Jesus Cristo é a Própria Verdade, e Ele não pode ser confinado à simples palavras… (A. W. Tozer, D.D., “Bible Taught or Spirit Taught?”, The Root of Righteousness, Christian Publications, 1986 edition, pp. 35, 36, 37).

Dr. Tozer assim expôs a doutrina falsa de Sandemanianismo. Dr. Lloyd-Jones disse que Sandemanianismo “…é um assunto bastante contemporâneo. De fato, eu gostaria de ir mais longe e sugerir que isto é um dos problemas principais entre nós em este tempo presente” (ibid., p. 177).

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).

II. Segundo, você deve ser sacudido de sua letargia.

Um dia desses leia a mensagem completa que Cristo pregou à aqueles incrédulos em capítulo cinco de João. Ele disse à eles,

“E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós” (João 5:37, 38).

Isto foi pregação forte. Isto foi o tipo de pregação nossos antepassados escutaram em Primeiro Grande Despertação. Whitefield e Edwards e Wesley, Howell Harris, e outros pregadores grandes de aquele tempo colocaram o machado na raíz. E Robert Sanderman odiou eles por isto! Dr. Lloyd-Jones disse,

Aqueles que acreditam Sandemanian vista são sempre opostos ao quente, emocional pregação, e qualquer pregação que iria ter o efeito de trazer pessoas à sentimento…do fato que eles são pecadores, e o terror da Lei, e que eles estão à cara de Deus santo, e que eles teria que ser santos antes que eles poderiam encarar Ele…Christmas Evans [um grande evangelista Batista] apontou como o [Sandemanians] são sempre opostos à “pregação quente.” Eles não gostaram de isto. Você vê [os Sandemanians dizem] você simplesmente tinha que presentar a evidência… (ibid., p. 185).

Robert Sandeman e seus seguidores literalmente odiaram a pregação de Whitefield, Wesley, Howell Harris, Daniel Rowland, Christmas Evans e os outros Espírito-cheio homens quem pregaram com eternidade estampados em suas testas na Primeira Grande Despertação.

Um pastor Sandemanian acredita que ele pode “ensinar” pessoas para ser salvos. Tal pastor não pensa que precisa ter nenhum pregação “forte” sobre pecado e a Lei. Homem assim pensa que pregação forte sobre “Lei” somente angustia pessoas desnecessáriamente. Um pastor disse a mim isto, e eu perguntei à ele, “Você pode ‘ensinar’ uma cabra à ser uma ovelha?” Isto foi um pensamento novo para ele. Ele olhou abaixo para o chão e não me respondeu. Mas foi uma boa pergunta. “Você pode ‘ensinar’ uma cabra à ser uma ovelha?” Depois de cinquenta e cinco anos no ministério eu respondo esta pergunta com um “NÃO” retumbante!!! Você pode “ensinar” o Evangelho até que você está azul no seu rosto e uma cabra irá permanecer uma cabra. Precisa de um milagre por uma cabra virar uma ovelha! E o milagre de conversão normalmente acompanha pregação de Lei cheio de Espírito sobre pecado e julgamento, e desespero sem Cristo! Dr. Lloyd-Jones, falando sobre Sandemanianismo, disse, “Você pode pregar mecânicamente, você pode pregar friamente, você pode orar mecânicamente, você pode orar friamente. O efeito de este ensinamento em Christmas Evans foi para roubar ele de quente e o sentimento e a urgência que ele tem sabido, e para introduzir este terrível frieza em ele” (Lloyd-Jones, ibid., pp. 186-187).

Algum tempo atrás um pastor quem nunca grita e nunca chora quando ele ora ou dá sermão censurou Mr. Lee por orar muito alto. O problema não foi com Mr. Lee, mas com o pastor quem, para citar Presidente Theodore Roosevelt, ora e prega como “aquelas almas fria e tímida quem não sabe vitória nem derrota.” Eu disse Mr. Lee para não prestar atenção à aquele pastor porque ele obviamente sabe muito pouco sobre sincero, inconsolável, agonizante oração. Todo que ele sabe é frio, sem vida Sandemanian oração ele tem escutado em igrejas Batistas em nosso tempo. Coitado! Ele nunca tinha visto um avivamento! Que sem vida, e que triste!

“Sim,” você diz, “Isto é bom! Mr. Lee coloca seu coração inteiro em seus orações. Isto é bom!” Mas eu poderia te perguntar um questão? Você coloca seu coração inteiro em procurar Cristo? Ou você é frio e sem vida em sua procura por Cristo como aquele homem em seus orações? Eu digo que você não está no lado de Mr. Lee de jeito nenhum! Eu digo que você está no mesmo lado como um pastor Sandemanian! Você está no lado de Sandemanian. Sua procura por Cristo não é passionante e fervente. Você não é sério e emocionante involvido em sua procura por Cristo, né? Eu vejo nenhuma lágrima em seus olhos enquanto você embaralha sem interesse adentro de quarto de inquisição. Eu digo que você é frio e tímido conforme o pregador quem é tão medroso de levantar sua voz em pregação ou em oração – porque ele está com medo de alguma mulher “importante” em sua igreja! “Sim,” você diz, “Um homem como este está com medo de alguma mulher da sua igreja!” Bom, você está medo de quem? Porque nós nunca escutamos um grito grande ou oração forte de você? Porque você é um Sandemanian próprio, porque você é! Você é frio, morto Sandemanian próprio!

Você vem suavemente adentro de quarto de inquisição e diz, “Eu confio que Jesus morreu por mim.” Você confia que Ele morreu por você! Como delicado e educado você é! Você não poderia ser determinado e dizer, “Ele morreu por mim.” Oh, não! “Eu confio que Ele morreu por mim.” Uma doutrina! Uma doutrina! “Que” Ele morreu por mim! Você acredita na doutrina – e não Próprio Cristo! Você não recontruíu Sandemanian! Você falou-suavemente, quebrou-munheca Sandemanian! Você cegou de Diabo Sandemanian! Você não irá confiar em Próprio Jesus! Oh, não! Você é tão delicado por isto! Confiar Próprio Jesus? Oh, não! Isto seria tão desarrumado. Você talvez pode chorar ou soluçar! Você talvez pode ter Seu sangue em sua roupa! Você diz, “Você não pode esperar por mim estar tão perto Dele! Eu irei estar aqui, bem e puro, e ‘confiar que Ele morreu por mim!’ Ou ‘eu’ irei confiar em Ele para limpar meus pecados.” Você irá confiar em Próprio Cristo? “Oh, isto é um pouco radical” Isto talvez vai fazer eu chorar. Não, eu vou vir diretamente à Ele. Eu irei estar em silenciosamente aqui e justamente crer em Ele para limpar meus pecados. Eu espero que você entenda.”

Sim, eu entendo. Eu entendo que você é um quebra-munheca, “não suje minhas mãos” Sandemanian. “Mas,” você diz, “isto é tão difícil de entender!” Não não é!!! Nós temos crianças quem têm estado aqui somente um tempo curto que vieram ao Cristo e foram salvos. Nós temos crianças quem confiaram Cristo Próprio e foram salvos, quem têm somente estado aqui um pouco tempo. Jin e Robert e Barry e Jackie todos esperançosamente confiaram em Jesus recentemente. Então você não tem escusa! Sem escusa qual seja por deliberadamente e intencionalmente recusando à confiar Próprio Jesus Cristo. E Jesus sabe que um podre, rebelde pecador você é, que você recusa à vir para o amoroso Filho de Deus. E então Ele diz,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

O pastor Puritano Richard Baxter (1615-1691) disse, e eu estou parafraseando ele em Inglês moderno,

Se você é tão ancioso para conhecer Cristo como você é para ter boas notas, ou ganhar mais dinheiro, você não teria dispensado nenhum custo ou dor até que você encontrar-se Cristo.

Agora, isto não é verdade? Isto não é verdade que você não tem Cristo porque você tem estado desperdiçando, como um medroso, fraco como Sandemanian? E isto não é verdade que a razão real que você não tem Cristo é porque você não quer Ele? Você quer guardar seu pecado. Você não quer desistir dos seus perdidos amigos. Você quer continuar a ver em pornografia. Você quer continuar a controlar sua própria vida. Você não quer que Cristo toma controle de sua vida! Isto não é verdade? Vocês Sandemanians dizem sobre Cristo, “Não queremos que este reine sobre nós” (Lucas 19:14). Você finge que você não pode confiar Ele – mas a verdade é que você recusa de confiar Ele, porque você quer guardar em seu pecado!

Você sabe que isto é verdade! Eu sei que isto é verdade. Deus sabe que isto é verdade. Então porque finge que isto não é verdade? Admite isto – você não irá confiar Jesus porque você não quer que Ele controle sua vida. Agora isto não é a verdade? Os Fariseus em nosso texto não queriam vir à Ele porque eles não queriam que Ele mudasse suas vidas. E você não irá vir à Ele porque você não quer que Ele mude sua vida. Você está satisfeito vivendo em pecado. E se você continua recusando Jesus Cristo, você irá morrer em seus pecados. Aqueles Fariseus morreram em seus pecados, e você irá morrer em seus pecados. E que isto é absolutamente verdade! Você irá morrer em seus pecados – um Sandemania perdido. Você irá morrer em seus pecados! E Jesus diz à você, “E não quereis vir a mim para terdes vida.”

Eu não vou poder dizer à você nenhuma coisa que você não tem escutado em este sermão. Eu posso somente dizer para você que Jesus irá limpar você de todo pecado com Seu Sangue quando você confiar em Ele, quando você vir à Ele e jogar a si mesmo em Ele! Se você quer conversar com nós sobre isto vá atrás do auditório agora. Dr. Cagan irá levar você ao quarto de inquisição. Dr. Chan, por favor ore por aqueles que responderam. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Escritura Lido Antes de Sermão por Dr. Kreighton L. Chan: João 5:33-40.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“The Wounds of Christ Are Open” (por Evangeline Booth, 1865-1950).


O PLANO DE

SANDEMANIANISMO

SANDEMANIANISM

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:39-40).

I.   Primeiro, crença na Bíblia não irá salvar você, Lucas 22:44;
II Timóteo 3:15.

II.  Segundo, você deve ser sacudido de sua letargia,
João 5:37, 38; Lucas 19:14.