Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente o Terceiro Mundo, onde existem poucos seminários teológicos ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos e vídeos de sermões alcançam agora cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países anualmente através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 39 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo, incluindo nações muçulmanas e hindus.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país no qual você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




EU AMO NATAL – BASEADO NO DR. JOHN RICE

I LOVE CHRISTMAS – ADAPTED FROM DR. JOHN R. RICE
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de Noite, 18 de Dezembro, 2011
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Evening, December 18, 2011

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).


O Dr. John R. Rice (1895-1988) foi um Cristão bom e sensato. Esta noite vou dar-lhes os pontos principais do seu sermão, “Eu Amo Natal.” O sermão está encurtado e algumas partes estão redigidas um pouco diferente. O Dr. Rice disse:

Eu amo a época de Natal. Eu tenho muita alegria de pregar os temas de Natal sobre os anjos, os pastores, a manjedoura, o nascimento virginal, os magos. Eu tenho grande alegria das canções de Natal. Há um alegre e feliz tom de adoração na nossa casa, e graças a Deus, no meu coração durante a época de Natal. Eu amo os encontros com os meus amados e família no Natal. Eu amo dar presentes, e alegro-me por ser lembrado pelos meus amados e amigos. Eu amo a época de Natal (Dr. John R. Rice, I Love Christmas, Sword of the Lord, 1955, p. 7).

Mas o Dr. Rice aponta que algumas pessoas “se sentem amargas, mal-humoradas, e cheias de oposição contra o Natal” (ibid.). Eles criticam aqueles que comemoram o nascimento de Cristo.

I. Em primeiro lugar, eles dizem que Natal não era o aniversário de Cristo.

É verdade que não sabemos o dia exato em que Jesus nasceu. A Bíblia não nos diz. Mas isso não significa que seja errado ou pecaminoso lembrar o nascimento de Cristo no dia do Natal.

O Dr. Rice conheceu uma vez uma menininha que nasceu em 29 de Fevereiro de ano bissexto. Porque aquele dia só aparece a cada quatro anos, ou ano bissexto, ele ressalta que não era errado dos pais dela comemorarem o seu aniversário em 28 de Fevereiro, mesmo que não fosse o dia exato do seu nascimento.

O dia 25 de Dezembro é a data mais próxima que podemos chegar ao aniversário de Cristo. Nós amamos o querido Senhor Jesus, e queremos que todos se lembrem do Seu aniversário. Nós queremos ensinar as nossas crianças sobre o bebê na manjedoura, sobre os magos que vieram do Leste para adorá-lo, sobre o anúncio do anjo para Maria e o coral de anjos que [cantaram para] os pastores. E por que 25 de Dezembro não é um dia bom tanto como qualquer outro dia? Você acha que é errado lembrar-se do nascimento de Cristo no dia que é o mais próximo que podemos chegar ao nascimento de Cristo?

II. Em segundo lugar, eles dizem que Natal somente significa “Missa de Cristo,” um feriado Católico para muitos.

Eles dizem que Natal vem da Missa de Cristo, que foi iniciada pelos Católicos, e que portanto os Protestantes não deveriam observá-lo. Esta oposição para mim me parece um pouco tola.

[Muitos dos nomes das cidades e vilas em Califórnia vieram dos Católicos. Los Angeles foi originalmente um nome Católico. Mas não pensamos sobre os Católicos quando usamos o nome “Los Angeles.” Não pensamos sobre os Católicos quando dizemos “San Diego,” ou “San Francisco,” ou “Sacramento.”] Nomes significam o que eles significam, não importa a origem.

Os Adventistas do Sétimo Dia às vezes fazem um grande caso sobre o fato de nós cultuarmos aos Domingos, e Domingo vem da adoração ao Sol. Eu respondo que Sábado é nomeado para a adoração do deus pagão Saturno! Mas ninguém está pensando em adorar ao Sol quando eles usam a palavra “Sunday.” É tolice fazer uma distinção artificial quando não há nenhuma distinção na mente e coração das pessoas que comemoram o Natal. Janeiro foi nomeado para o deus Romano Janus. Os Cristãos, portanto, estão pecando quando eles chamam o mês por esse nome? Para toda pessoa que é sensata, o Natal simplesmente significa Natal. Não significa nenhum tipo de missa. Os Católicos o comemoram com uma Missa, mas os Protestantes não.

III. Em terceiro lugar, eles dizem que Natal era um antigo feriado pagão.

Eu acho que o Natal era um antigo feriado pagão. Este argumento não é importante. As pessoas pagãs faziam algo todos os dias. Eles tinham cerimônias a cerca do ato de semear e colher, sobre os solstícios, e as novas luas. Então, se as pessoas pagãs usavam o vinte cinco de Dezembro para idolatrar, por que os Cristãos não deveriam usar esse dia agora para honrar Jesus Cristo e Seu nascimento? Não importa o dia que usamos para lembrar o nascimento de Cristo, será um dia que alguma outra pessoa usava para uma má razão. Mas, graças a Deus, todos os dias pertencem a Jesus Cristo agora, e nenhum dia pertence aos deuses pagãos, incluindo 25 de Dezembro! 25 de Dezembro deve ser usado para honrá-lo, também, de uma forma ou de outra.

IV. Em quarto lugar, eles dizem que árvores e decorações de Natal são uma abominação.

Algumas pessoas dizem que a Bíblia proíbe as árvores de Natal em Jeremias 10:3-4. Mas esta Escritura não fala de árvores de Natal. Ela fala de um ídolo que é feito de madeira, coberto com prata e ouro. E o resto da Escritura conta como elaborado e dispendioso o ídolo é feito de prata e ouro, e vestido de roxo. [Anotação do Dr. Hymers: esta passagem não pode estar falando de árvores de Natal por duas razões (1) Não havia Natal e árvores de Natal nos dias de Jeremias (2) Ninguém adora a uma árvore de Natal hoje.] Não, a Bíblia não proibe árvores de Natal. [Elas não são mais pecaminosas do que o buquê de flores que muitas pessoas têm em suas casas e igrejas na época de Natal.]

Há algum mal em decorar a casa com avezinho, ou visco, ou outras sempre-vivas? Não mais do que decorar a casa com abóboras e talos de milho na época de Ação de Graças. Não mais do que decorar os túmulos com flores no Dia Memorial! Certamente Deus não está descontente se dermos atenção a algumas de Suas belezas naturais.

[Anotação do Dr. Hymers: diz-se que a árvore de Natal veio do Reformador Protestante Martinho Lutero ao ver as estrelas brilhando através das folhas de um pinheiro, a qual ele trouxe para dentro da casa e decorou com velas, para lembrá-lo da estrela que brilhou quando Jesus nasceu. Se essa lenda é verdadeira, então a árvore de Natal vem de uma origem Protestante.]

Eu amo Natal e as decorações natalinas, e não acho que elas estão erradas. Elas são somente uma expressão de alegria que está no meu coração quando eu penso como Deus se tornou em um homem, como o Criador se tornou em um bebê, como “sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis” (2 Coríntios 8:9).

V. Em quinto lugar, eles se opõem ao Natal por causa do mundanismo e festança anticristã que ocorre durante os feriados.

É verdade que muitas pessoas não honram Jesus Cristo no Natal. Eu acho que eles estão pecando grandemente. Às vezes as pessoas contam mentiras bobas sobre Papai Noel e enganam as criancinhas com uma lenda pagã, enquanto eles deveriam falar sobre o querido Senhor Jesus. Eu vejo isso como maldade. Uma mentira é sempre errada e sempre odiosa para Deus. O engano é a maneira possível mais pobre de honrar o nascimento de Jesus. Certamente enganar criancinhas com uma mentira sobre Papai Noel é um pecado. Nenhum Cristão deveria aceitá-lo. Sim, as pessoas muitas vezes desonram a Deus no Natal. Eu lamento que eles façam isso. Eu espero que nenhum Cristão que escute este sermão ofenda a Deus com esses pecados.

Mas nós não devemos entregar o Natal para Satanás e pessoas malvadas porque algumas pessoas pecam no Natal. Será que devemos desistir do Domingo porque é muitas vezes mal utilizado? Há mais embriaguez nos Domingos que qualquer outro dia da semana. Há mais festança. Será que os Cristãos então deveriam desistir do Domingo e considerá-lo como o dia do Diabo? Certamente que não! Existem muitas pessoas que ensinam que o batismo é essencial para salvação. Eles dão mais honra para a água que o Sangue de Cristo. Isso está errado. Mas será que deveríamos então desobedecer a Jesus Cristo sobre o batismo porque alguns têm sobre o enfatizado e tem segurado uma falsa doutrina sobre isso? Certamente que não!

A segunda vinda de Cristo tem sido uma doutrina muito abusada e pervertida por muitos. Seitas falsas tem pervertido bastante a doutrina da vinda de Cristo. Pessoas determinam datas. Então será que o resto de nós deveríamos ignorar a clara doutrina da Bíblia da segunda vinda iminente de Cristo porque a doutrina tem sido abusada? Certamente que não!

E nós não deveríamos ignorar a doutrina bíblica da plenitude do Espírito simplesmente porque muitas pessoas a associam com o falar de línguas e com perfeição sem pecado.

Da mesma maneira, nós seríamos bem tolos se entregássemos o Natal para o Satanás e pessoas mundanas. Se o mundo tem um Natal de festas loucas, vamos torná-lo em um dia de amor Cristão e comunhão, e um dia que honra Cristo!

As pessoas estão dando presentes como uma mera coisa formal? Bem, não precisa ser assim para Cristãos. Os Cristãos podem dar presentes que realmente expressam amor.

É errado ter um dia de alegria? É errado ter um jantar de Natal e enviar porções para os outros? De fato que não! Quando o restante de Israel voltou do cativeiro babilônico para a sua terra, sob Neemias, a lei foi lida e explicada, e o povo chorou. Mas era um momento para se alegrar e não para chorar, então Neemias disse:

“Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:9-10).

Depois o versículo 12 diz:

“Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber” (Neemias 8:12).

Se os Israelitas honraram Deus tendo um dia de alegria e celebração e enviando porções para os outros porque o culto a Deus tinha sido restaurado, então os Cristãos de hoje estão corretos de terem um dia de alegria por causa do nascimento do nosso Salvador Jesus Cristo!

Sim, eu amo Natal! Eu me sinto perto de Deus durante a época de Natal. Eu amo a Palavra de Deus no Natal! Eu insisto que os pecadores aceitem o grandioso presente natalino de Deus que é Jesus durante a época de Natal.

Vamos ter, então, um feliz Natal, e fazer de Cristo o supremo nesse dia que nós recordamos em honra do Seu nascimento!

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Escritura Lida Antes do Sermão por Dr. Kreighton L. Chan: Mateus 2:1-12.
Solo Cantado Antes do Sermão por Sr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Jesus, Baby Jesus” (por Dr. John R. Rice, 1895-1980).


PLANO DE

EU AMO NATAL – BASEADO NO DR. JOHN RICE

I LOVE CHRISTMAS – ADAPTED FROM DR. JOHN R. RICE

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

I.   Em primeiro lugar, eles dizem que Natal não era o aniversário de Cristo.

II.  Em segundo lugar, eles dizem que o Natal somente significa “Missa de Cristo,” um feriado Católico para muitos.

III. Em terceiro lugar, eles dizem que Natal era um antigo feriado pagão.

IV. Em quarto lugar, eles dizem que árvores e decorações de Natal são uma abominação, 2 Coríntios 8:9.

V.  Em quinto lugar, eles se opõem ao Natal por causa do mundanismo e festança anticristã que ocorre durante os feriados, Neemias 8:9-10,12.