Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




A TENTAÇÃO DE JESUS
E A QUEDA DE SATANÁS

THE TEMPTATION OF CHRIST
AND THE FALL OF SATAN!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do Dia do Senhor, 29 de julho de 2018
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, July 29, 2018


O Senhor Jesus Cristo foi confrontado por Satanás. Veja Mateus 4:1. Está na página 997 da Bíblia de estudo de Scofield.

“Então, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1).

Leia o texto. O primeiro nome de Satanás dado aqui é “diabo”. Traduzido da palavra grega “diabolos” que significa “difamador” ou “caluniador”. Ele tentou Jesus para que ele pudesse “difama-lo” caso Cristo cedesse a ele. Agora olhe para o versículo três:

“Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3).

O segundo nome de Satanás aqui é “o tentador”. Traduzido da palavra grega “pěirazō” que significa “tentação” ou “teste”. Jesus citou a Bíblia, Deuteronômio 8: 3: “Nem só de pão viverá o homem , mas de tudo que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Mateus 4:4).

Agora, é o próprio diabo que cita as Escrituras. Shakespeare estava certo quando disse: “O diabo pode citar até as escrituras para o seu propósito”. O Diabo cita o Salmo 91:11-12, embora ele não o tenha citado com precisão. As seitas como as Testemunhas de Jeová e os Mórmons citam alguns versículos da Bíblia, mas não os citam com precisão. Jesus respondeu ao diabo com precisão:

“Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mateus 4: 7).

O Diabo, então, testa Jesus pela terceira vez, dizendo que lhe daria todos os reinos do mundo se Jesus o adorasse. Agora abra em Mateus 4:10

“Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto”, citando Deuteronômio 6:13 e 10:20 (Mateus 4:10).

O Dr. J. Vernon McGee disse: “O Senhor Jesus respondeu a Satanás todas as vezes com a Palavra [a Bíblia]. Nos parece que o Diabo viu que a Bíblia dava boas respostas porque no versículo seguinte lemos: 'Então o diabo o deixou' (Mateus 4:11) ” (traduzido de J. Vernon McGee, Thru the Bible, notas sobre Mateus 4: 1-11).

Observe no versículo dez que Jesus dá um terceiro nome do diabo: “Vai-te, Satanás ...” Esta palavra é a mesma no grego “Satanas”, que significa “o acusador”. Jesus foi testado para provar que Ele não havia cedido à tentação. Eu sei que você e eu não somos tão poderosos quanto o Senhor Jesus Cristo. Mas podemos seguir Seu exemplo e treinar para ser Seus soldados e discípulos! Observe que Cristo responde a todas as tentações citando a Bíblia, a Palavra de Deus. Ele não disse: “Bem, eu penso isto ou aquilo”, ou “Bem, eu acredito que há uma maneira melhor”. Jesus acabou de citar os versículos corretos da Bíblia para responder ao Diabo. Eu estudei para o meu mestrado em um seminário muito liberal, rejeitador da Bíblia. Eu tive que fazer meu mestrado lá porque não tinha dinheiro suficiente para ir a um bom seminário como o que John Cagan está freqüentando. Mas aprendi uma coisa naquele seminário ruim. Aprendi a responder aos professores apenas citando a Bíblia para eles. Eles me chamavam de fundamentalista mente fechada. Isso não me incomodava de jeito nenhum! Eu estava seguindo a Jesus. Eu era discípulo de Jesus - não deles!

É por isso que é tão importante que você volte aqui e aprenda a Bíblia. Não corra para alguma outra igreja ou estudo bíblico. A pessoa que lidera esse grupo pode não conhecer a Bíblia muito bem, então eles não serão capazes de treiná-lo como um discípulo de Cristo. Se você continuar vindo aqui, ensinaremos a pura Palavra de Deus e o ajudaremos a memorizar muitos versículos importantes. Aqui está um versículo para você memorizar hoje:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11).

Agora quero que você veja na Bíblia, a Palavra de Deus, de onde veio Satanás. Alguns desses fracos novos evangélicos dirão que não é importante saber sobre Satanás. Mas você deve saber algo sobre o diabo se quiser se tornar um discípulo de Cristo! Abra em Isaías 14: 12-15. Está na página 726 da Bíblia de estudo de Scofield. Por favor, fique de pé e leia silenciosamente, enquanto eu o leio em voz alta.

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Pois dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. [Eu serei Deus!] Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo abismo” (Isaías 14: 12-15).

Podem sentar-se.

No versículo 12, o Diabo é chamado de “Lúcifer”. Lúcifer significa “luz brilhante” em hebraico. Apenas saber que o nome do diabo é "luz brilhante" pode muito bem ajudar alguns de vocês mais tarde. Em algumas seitas e grupos pentecostais, as pessoas vêem uma "luz brilhante" e pensam que é o Espírito Santo. Não! Não! É Satanás! É Lúcifer! Em II Coríntios 11:14, a Bíblia diz: “O próprio Satanás é transformado em um anjo de luz”. Quando você vê uma luz na cabeça de alguém, é Satanás! Não é Deus! Não é o Espírito Santo. É Satanás, "transformado em anjo de luz". Hoje existem livros populares que falam sobre pessoas morrendo, indo para o céu e depois voltando para a Terra. Quase sempre falam em ver uma “luz” no céu. Em praticamente todos os casos, eles foram enganados por Satanás - eles viram Satanás e pensaram que era Deus! Mas isso não é possível. Cristo nos disse:

“Ninguém jamais viu a Deus” (João 1:18).

Se eles realmente viram uma "luz", não era Deus! Foi Lúcifer (Satanás) ou um de seus demônios! Nunca Deus!

De volta a Isaías 14:12. Lúcifer “debilitava as nações” quando foi lançado do Céu para a terra. Lúcifer era originalmente um poderoso anjo no céu. Mas Lúcifer foi expulso do Céu por tentar tomar o lugar do Deus Todo-Poderoso. Veja Isaías 14: 13-15, enquanto eu a leio novamente. Por favor, fique de pé.

“Pois dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. [Eu serei Deus!] Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo abismo” (Isaías 14:13-15).

Veja a nota de Scofield na parte inferior da página 726. Ela diz: “Os versículos 12-14 referem-se evidentemente a Satanás ... Essa tremenda passagem marca o começo do pecado no universo. Quando Lúcifer disse: "Eu o farei", o pecado começou. Agora veja Apocalipse 12: 9. Está na página 1341 perto do final da Bíblia. Acompanhe-me enquanto eu leio.

“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo, e Satanás, o qual engana todo o mundo: ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9).

O grande dragão aqui é Lúcifer, Satanás, “aquela velha serpente, chamada Diabo e Satanás”. A maioria dos estudiosos modernos dizem que isso refere-se à outra expulsão de Satanás no fim do mundo. Este verso ajuda a explicar a mesma expulsão que lemos em Isaías 14. Em ambos os casos, é daí que vem Satanás. Também nos é dito aqui no versículo 9 que “seus anjos foram expulsos com ele”. Esses anjos rebeldes tornaram-se assim os demônios que confrontaram Jesus na Bíblia. Há uma outra frase para notar em Apocalipse 12:9: “Satanás, que engana todo o mundo”.

Embora Winston Churchill não fosse um cristão frequentador da igreja, ele entendia que havia um diabo. Churchill sabia que o diabo estava por trás de Hitler e as forças do mal da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. É por isso que Churchill sabia que não poderia fazer as pazes com Hitler. Outros como Chamberlain, lorde Halifax e os "pacificadores" pensavam que poderiam fazer um pacto de paz com Hitler. Mas Churchill sabia que os poderes demoníacos deste mundo tinham de ser interrompidos ou seria o fim do que Churchill chamava de "civilização cristã".

É isso que devemos combater como discípulos de Cristo. Meu pastor associado, o Rev. John Cagan, pregará sobre o nosso inimigo - o Diabo - hoje à noite às 18:15hrs. Teremos uma boa refeição quentinha para você e você ouvirá o pastor John pregar. Não deixe de voltar às 18:15hrs hoje à noite!

Por favor, levante-se e cante o grande hino de Lutero, “Castelo Forte é Nosso Deus”É o número um na sua folha de hinos. Por favor, fique de pé e cante!

Castelo Forte é nosso Deus, Espada e bom escudo,
   Com Seu poder defende os seus em todo transe agudo.
Com fúria pertinaz, persegue Satanás,
   Com artimanhas tais, e astucias tão cruéis,
Que iguais não há na terra.

A nossa força nada faz, estamos, sim perdidos.
   Mas nosso Deus Socorro traz e somos protegidos
Defende-nosJesus, O que venceu na cruz,
   Senhor dos altos céus, e sendo o próprio Deus,
Triunfa na batalha.
(“Castelo Forte” por Martinho Lutero, 1483-1546).


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo cantado antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Castelo Forte” (Martin Luther, 1483-1546).