Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




NOÉ ACHOU GRAÇA

(SERMÃO Nº 19 NO LIVRO DE GÊNESIS)
NOAH FOUND GRACE!
(SERMON #19 ON THE BOOK OF GENESIS)
(Portuguese)

pelo Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite de Sábado, 24 de Junho de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Saturday Evening, June 24, 2017

“Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa; porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1).


Noé não foi salvo porque era bom. Ele foi salvo porque Deus disse, “reconheço que tens sido justo” (Gênesis 7:1). Deus o via como um homem justo. Por quê? A resposta é simples. Ela é dada em Gênesis, capítulo seis, versículo oito. Por favor abra sua Bíblia neste texto.

“Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8).

Noé achou graça aos olhos de Deus. E Deus disse: “reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1).

Isto fala da justiça imputada. Hebreus 11: 7 nos diz claramente que Noé foi salvo pela fé:

“Pela fé Noé ... para a salvação de sua família, preparou a arca” (Hebreus 11:7).

Eu preciso repetir isto: Noé não foi salvo porque ele era bom, embora sendo um homem bom de muitas maneiras. Mas ele não era um homem perfeito, como a Bíblia nos diz claramente quando ele bebeu vinho após o Grande Dilúvio (Gênesis ref. 9: 20-21). Nós podemos perdoar Noé. Ele havia passado por uma provação terrível, e talvez tenha tentado afogar em um gole de vinho seus assombros temores e pesadelos no que dizia respeito ao dilúvio. Ou talvez tenha sido apenas um erro, e ele não sabia efeito que o vinho teria sobre ele desde uma vez que não havia tal fermentação antes das águas haverem coberto a terra com o Dilúvio.

De uma maneira ou de outra, a Bíblia não retrata Noé como sendo um homem perfeito. Ele, todavia, foi, como diziam os puritanos: "Justificado embora pecando." Ele não era perfeito, mas ele foi justificado diante de Deus mediante a fé no Cristo pré-encarnado. Noé teve fé em Cristo, que lhe foi imputada pela graça de Deus (ref. Gênesis 6:8). Quando Noé exerceu fé em Cristo, Deus tomou em conta ou imputou-lhe a justiça de Cristo. No Novo Testamento, a Bíblia diz algo muito maravilhoso sobre este assunto. Ouça o que diz Romanos, capítulo quatro, versículos cinco e seis.

“Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é imputada [atribuída] por justiça. Assim também David declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras” (Romanos 4:5-6).

Quando Deus disse a Noé: “reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1), ele estava dizendo que eu não via os pecados de Noé, porque a justiça de Cristo havia sido imputada a ele pela fé. Que é a própria palavra de ordem da Reforma – “Sola Fide” – salvação pela fé somente em Cristo! Noé não foi salvo por ser bom. Ele foi salvo pela fé no Cristo pré-encarnado!

Agora considere a própria arca. A arca não era um barco. Não foi construída para navegar. Era simplesmente uma longa caixa preta com extremidades afiladas. Ela foi totalmente coberta com piche preto. Dr. McGee fez estes comentários sobre a arca:

     A impressão da arca que a maior parte das pessoas tem, é a impressão que lhes foi dada por aquelas pequenas imagens da Escola Dominical, que fizeram com que ela se pareça com uma casa flutuante. Isso foi, para mim, uma ridícula espécie de farsa. Essas imagens foram uma caricatura da Arca e não uma imagem de como ela realmente foi.
     Para começar, as instruções para a construção da Arca revelam que era de um tamanho considerável. "O comprimento da arca será de trezentos côvados." Se um côvado é dezoito polegadas, isso deve dar-lhe uma concepção do cumprimento da arca.
     Surge a questão de como poderiam havê-la feito em tamanho tão considerável naqueles dias. Meu amigo, nós não estamos lidando com um homem das cavernas. Estamos lidando com um homem muito inteligente. Você vê, a inteligência que a raça humana tem hoje veio diretamente através de Noé, e ele, diga-se de passagem, vem a um homem muito inteligente.
     Noé não está fazendo um navio trans-oceânico para resistir a ondas de cinquenta pés. Tudo o que está construindo é um lugar para vida, vida animal e o homem, para ficar durante um bom período de tempo - não para atravessar uma tempestade, mas apenas para esperar o dilúvio passar. Por essa razão, a arca não têm muito do que você encontraria em um navio trans-oceânico, e isso lhe daria muito mais espaço (traduzido de J. Vernon McGee, Thru the Bible, Thomas Nelson, 1983, volume I, p. 39).

Whitcomb e Morris apontaram que o côvado dos babilônios media 19,8 polegadas e o côvado dos egípcios media 20.65 polegadas. Whitcomb e Morris nos dizem que o côvado dos hebreus media 20,4 polegadas (traduzido de John C. Whitcomb e Henry M. Morris, The Genesis Flood, Presbiterian e Reformed Publishing Company, 1993, p. 10). Isso faria com que a arca tivesse quinhentos e um pés de comprimento. O navio Queen Mary, que está ancorado perto de Los Angeles, em Long Beach, tem 1018 pés de comprimento, duas vezes o comprimento da arca. Mas a maior parte do espaço no Queen Mary é ocupado por motores e outras máquinas. Não havia dispositivos mecânicos na arca. Ela era oca por dentro, o que significa que o espaço real para pessoas e animais na arca provavelmente fosse comparável, ou talvez até maior, do que o do Queen Mary - que é um grande navio.

Dr. Whitcomb e Dr. Morris estavam corretos em dizer que o enorme tamanho da arca aponta para um dilúvio mundial:

Não somente o fato de uma arca de proporções gigantescas ser desnecessária para um dilúvio local, mas não haveria, nem a necessidade de uma arca! Todo o processo de construção de tal barco, envolvendo mais de um século de planejamento e labor, simplesmente para escapar de um dilúvio local, pode ser simplesmente descrita como nada além de algo absolutamente tolo e desnecessário. Teria sido tão mais sensato para Deus meramente ter avisado Noé da destruição vindoura, para que ele pudesse mudar-se para uma área onde não haveriam sido afetados pelo Dilúvio, assim como Ló foi retirado de Sodoma antes do fogo cair do céu. Não só isso, mas também o grande número de animais de todos os tipos e pássaros, certamente poderiam facilmente ter saído também, sem terem que ser armazenados e alimentados por um ano inteiro na Arca! Toda a história do mundo estaria beirando o absurdo se o Dilúvio tivesse sido confinado a algumas regiões do Oriente (John C. Whitcomb e Henry M. Morris, The Genesis Flood, Presbyterian e Reformed, 1993, p. 11).

Há várias coisas sobre a Arca que devem ser de grande interesse para nós hoje. Quero que pensemos em três delas nesta noite.

I. Em primeiro lugar, a arca nos diz que você deve estar em Cristo para ser salvo.

Nosso texto de abertura diz-nos que:

“Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa” (Gênesis 7:1).

Ouça agora, o que diz Gênesis sete, versículo dezesseis:

“E os que entraram, macho e fêmea de toda a carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor a fechou por fora” (Gênesis 7:16).

O versículo sete diz:

“E Noé entrou, e seus filhos, e sua esposa, e as esposas de seus filhos com ele, para dentro da arca, por causa das águas do dilúvio” (Gênesis 7:7).

Noé e sua família fizeram o que Deus lhes disse que fizessem (Gênesis 7: 1). Eles entraram na arca. E você deve vir a Cristo. A Bíblia diz:

“Aquele que crê nele [está em Jesus] não é condenado ...” (João 3:18).

A palavra traduzida como “em” é “eis”. Segundo o Dr. Zodhiates, isso significa “a noção primária de movimento para um lugar ou coisa.” Você deve vir, pela fé, a Jesus.' - no Céu, à direita de Deus . Assim como Noé entrou na arca, você deve entrar em Cristo. "Aquele que crê [em] Jesus não é condenado ..." (João 3:18). Muitas vezes a Bíblia fala daqueles que estão “em Cristo”. aqui estão dois versos bem conhecidos

“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...” (Romanos 8:1).

“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é…” (II Coríntios 5:17).

Paulo fala daqueles que “estavam em Cristo” (Romanos 16:7).

Está você em Cristo? Você deve vir a Ele pela fé, assim como Noé entrou na Arca. Jesus disse:

“Eu sou a porta:, se alguém entrar por mim salvar-se-á” (João 10: 9).

Eu não sei exatamente como explicar isso, mas uma das coisas mais difíceis no ministério é levar as pessoas a entenderem este conceito aparentemente simples: Venha a Cristo. Vem estar em Cristo!

Deixe-me colocar desta forma. Suponhamos que você tivesse vivido no tempo de Noé e o tivesse ouvido pregar que um grande dilúvio estava por vir. E você o tivesse ouvido dizer que você tinha que entrar na arca para ser salvo. "Sim", você diz, "é verdade. Julgamento está vindo. Sim, é verdade, somente a arca pode me salvar. Eu acredito nisso. "Você teria sido salvo do dilúvio? Claro que não! Você teria que se levantar e entrar na arca para ser salvo - não apenas acreditar que ela podeira salvá-lo - mas entrar nela! E é isso que eu estou pedindo que você faça! Não se sente aí crendo que pode Cristo pode salvá-lo! Venha a Cristo pela fé! Jesus disse:

“Aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37).

Sim, a arca diz que você deve vir a Cristo.

II. Em segundo lugar, a arca diz que você dever vir à igreja, o corpo de Cristo.

Eu sei que muitas pessoas vão discordar de mim. Muitos hoje em dia subestimam ou menosprezam a igreja local. Mas eles estão errados. A arca não é apenas um tipo de Cristo. Também é um tipo, ou imagem de uma igreja local Neo-Testamentária.

Agora, como você vem para a igreja? Em I Coríntios, capítulo doze, versículo vinte e sete, está escrito:

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E Deus a uns pôs... na igreja” (I Coríntios 12: 27-28).

Vamos parar por aí. Eu apenas quero estabelecer o fato de que o termo “corpo de Cristo” refere-se à igreja, o corpo local de crentes em Jesus. Agora escute a o versículo treze:

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo…” (I Coríntios 12:13).

Você é batizado na igreja pelo Espírito Santo. É assim que você se torna um membro real, vivo da igreja!

Agora, sua preocupação não deve ser entender como isso acontece. Sua preocupacão deve ser achegar-se a Jesus. Quando você vem a Jesus, o Espírito Santo automaticamente o batiza para estar dentro da igreja!

Por favor abra sua Bíblia em Gênesis, capítulo sete, versículo dezesseis. Quando Noé entrou na arca, a Bíblia diz: “O Senhor a fechou por fora” (Gênesis 7:16). Isso fala do Espírito Santo de Deus fechando você dentro da igreja, batizando-o espiritualmente no corpo! Sim, a arca fala da união com Cristo e da união com a Igreja local. Se você não está "fechado" com Cristo e com a Igreja local pelo Senhor, você vai perecer no julgamento. Se você está "fechado " você está seguro. Isto fala da eterna segurança dos convertidos. Aqueles que ouvem a Cristo jamais perecerão!

III. Em terceiro lugar, a arca fala que você precisa entrar pela porta estreita.

Como entrou Noé na arca? Abra em to Gênesis, capítulo seis, versículo dezesseis:

“…E a porta da arca porás ao seu lado …” (Gênesis 6:16).

Jesus disse: “Eu sou a porta, aquele que por mim entrar será salvo …” (João 10:9). Noé entrou pela porta para dentro da arca. Você deve vir a Cristo para a salvação. Jesus disse: “Entrai pela estreita [apertada] porta” (Mateus 7:13).

Novamente, Cristo disse:

“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo, que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24)

.

Isso é exatamente o que aconteceu nos tempos de Noé. Ouça o que diz Gênesis, capítulo sete, versículo quatro. Deus disse:

“Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra ...” (Gênesis 7: 4)

Observe também o versículo dez:

“E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio” (Gênesis 7:10).

Noé entrou na arca. Deus o trancou lá dentro. A porta foi fechada. Sete dias se passaram e nada aconteceu. Então, o julgamento começou. Ninguém mais entrou na arca! Era tarde demais!

Quase posso ouvir as pessoas gritando: "Deixe-nos entrar! Deixe-nos entrar! "Mas era tarde demais!

“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” Lucas 13:24

Venha a Jesus Cristo agora - antes que seja eternamente tarde demais!


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura das Escrituras antes do Sermão feita por Noah Song: Gênesis 6:5-8.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“If You Linger Too Long” (por Dr. John R. Rice, 1895-1980).


O ESBOÇO DO

NOÉ ACHOU GRAÇA

(SERMÃO Nº 19 NO LIVRO DE GÊNESIS)
NOAH FOUND GRACE!
(SERMON #19 ON THE BOOK OF GENESIS)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa; porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7: 1).

(Gênesis 6:8; Hebreus 11:7; Gênesis 9:20-21; Romanos 4:5-6)

I.    Em primeiro lugar, a arca nos diz que você deve estar em Cristo para ser salvo, Gênesis 7:16,7; João 3:18; Romanos 8:1; II Coríntios 5:17;
João 10:9; João 6:37.

II.   Em segundo lugar, a arca diz que você dever vir à igreja, o corpo de Cristo,
I Coríntios 12:27-28, 13; Gênesis 7:16.

III.  Em terceiro lugar, a arca fala que você precisa entrar pela porta estreita.
Gênesis 6:16; João 10:9; Mateus 7:13; Lucas 13:24; Gênesis 7:4;
Gênesis 7:10.