Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




COMO ESCAPAR
DA CONDENAÇÃO DO INFERNO?

HOW CAN YOU ESCAPE THE DAMNATION OF HELL?
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do Dia do Senhor, 8 de miao de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, May 8, 2016

“Como podeis vós escapar da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).


Não fui criado em um lar cristão. Quando criança eu, muitas vezes ia sozinho à missa em uma igreja católica. Mas fui levado por vizinhos à uma igreja batista quando tinha treze anos de idade. Isso foi há muito tempo, em 1954. Naquela época era comum ouvir pregadores, até mesmo pregadores famosos, pregarem sobre o inferno. Muitos grandes pregadores Batistas do Sul como o Dr. W. A. Criswell, Dr. R. G. Lee, e Billy Graham, naqueles dias da minha juventude, pregaram poderosos sermões sobre a condenação eterna no Inferno.

Mas isso foi mais de 60 anos atrás! Hoje em dia eu não conheço nenhum pregador que pregue sermões fortes, alertando as pessoas sobre o inferno. Na verdade quase nenhum deles prega de maneira alguma. Oh, eles chamam isso de pregação! Mas eles estão equivocados! Tudo o que fazem agora é dar pequenas palestras sobre o que chamam de sermões "expositivos". Eles são expositivos - mas não estão pregando. Não há “pathos” ou paixão em suas vozes. Eles só falam e falam, em voz de conversação, explicando um verso da Escritura após o outro. Mas eu não ouço fortes pregações sobre o Céu também não! E eu não ouço fortes pregações sobre a expiação, a cruz, o sangue, ou outra pregação doutrinária. Há uma escassez de pregação hoje em dia. Esta geração não tem ouvido a fortes e fervorosas pregações de homens que têm uma preocupação genuína com o destino eterno de suas almas.

Robert Murray McCheyne tinha apenas 29 anos de idade quando morreu de febre tifóide. Mas que pregador era ele! Até hoje se ouve falar sobre sua pregação, embora ele tenha morrido em 1843. Ele começou a pregar aos 23 anos, e morreu aos 29. Por que ainda se lembram dele? Ele só pregou durante seis anos, mas muito poucos pregadores têm impactado tão grandemente sua geração como fez Robert McCheyne. Todo pregador no mundo de língua Inglesa sabe seu nome, porque Deus enviou poderosas ondas de avivamento real para sua igreja. Qual foi o seu segredo? Este jovem era um homem de profunda oração, totalmente dependente do Espírito Santo. Ele orou: "Senhor, faz-me tão santo quanto um pecador salvo possa ser." Um evangelista que o ouviu pregar disse: “Ele pregava com a eternidade estampada na testa. Eu estremeci, e nunca senti Deus tão perto.”

Ah, como eu oro para que Deus levante hoje jovens que, como Robert Murray McCheyne, preguem "com a eternidade estampada em suas testas"!!! Esta manhã eu estarei usando trechos do grande sermão de McCheyne sobre "castigo eterno." Que ele possa movê-lo a confiar em Jesus e fugir da ira vindoura!

Eu estou usando para este sermão um texto diferente do utilizado por McCheyne, mas contém a mesma mensagem,

“Como podeis vós escapar da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).

Este texto é retirado do grande sermão de Cristo contra os fariseus. Eles eram os professores da Bíblia no tempo de nosso Senhor. Ele os chamou de hipócritas (23:14). Os chamou de "Insensatos e cegos" (23:17). Ele disse: "Serpentes, raça de víboras!, Como escapareis da condenação do inferno?"

I. Em primeiro lugar, atente para homens na Bíblia que pregaram sobre o Inferno.

Davi foi homem segundo o coração de Deus. Ele era cheio de amor aos homens e a Deus. Ouça o que ele disse sobre o inferno para aqueles que se recusam a confiar em Cristo. David disse:

“Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmo 9:17).

E disse Davi:

“Sobre os ímpios [Deus] fará chover laços, fogo e enxofre, e vento tempestuoso” (Salmo 11:6).

O apóstolo Paulo era cheio do amor de Cristo, e tinha um grande amor pelos pecadores. Paulo nunca mencionou a palavra "inferno". ‘E como para ele essa fosse uma palavra muito horrível para se pronunciar. No entanto, ouça o que ele disse,

“O Senhor Jesus será revelado do céu com seus anjos poderosos, Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo: Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor, e a glória do seu poder” (II Tessalonicenses 1:7-9).

João, o discípulo amado de Cristo era um homem cheio de amor. No entanto, ele falou sobre o Inferno. Sete vezes ele chamou o inferno de "poço sem fundo" - o poço onde perdidos pecadores afundarão por toda a eternidade. João chamou o Inferno de "lago de fogo" (Apocalipse 20:14). Muitas vezes foi chamado de "Inferno" na Bíblia. Mas foi reservado a João chamá-lo de "lago de fogo."

O próprio Senhor Jesus. Ele veio de Deus, e "Deus é amor." Todo o seu ministério mostrou o Seu amor pelos pecadores - mas ele falou do Inferno. Ouça o Senhor Jesus Cristo. Ele disse,

“Serpentes, raça de víboras!, como escapareis da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).

Outra vez Cristo disse:

“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno” (Mateus 25:41).

E ainda outra vez Cristo disse:

“Aquele que não crer será condenado” (Marcos 16:16).

Pode algo ser mais claro do que as palavras dos lábios de Jesus?

II. Em Segundo lugar, por que Davi, Paulo, João e Jesus falaram tão claramente sobre o Inferno?

Por ser a verdade. Jesus disse: "Se não fosse assim, eu vos teria dito." Quando Jesus veio à terra, Ele veio com amor. Foi por amor que Jesus veio alertar os pecadores perdidos sobre o inferno. Foi por amor que Ele disse aos pecadores perdidos que havia vindo para salvá-los dos seus pecados para que pudessem escapar do fogo do inferno. E os pregadores devem fazer o mesmo que fez Jesus. É verdade! É verdade! É verdade!

Talvez alguém possa dizer: "Eu não acredito nisso." Como pode isso mudar alguma coisa? Um velho homem chamado Harry Truman não acreditava que o Monte Santa Helena explodiria e se tornaria um vulcão. Todos os outros acreditaram e deixaram aquela área. Mas Truman disse: "Eu não acredito nisso." Ele então ficou em sua casa, ao lado da grande montanha. Pôde sua incredulidade salvá-lo? Ah não! Quando o vulcão entrou em erupção e explodiu, ele e toda a sua casa voaram para a eternidade. Não se encontrou nem um traço dele depois. Ele disse: "Eu não acredito nisso." Mas sua incredulidade não o salvou - e nem a sua incredulidade o salvará das chamas do inferno! É verdade! É verdade! É verdade!

Outra razão pela qual Davi, Paulo, João, e Jesus falaram sobre o Inferno é porque eles tinham um grande amor pelos pecadores perdidos. Nossos melhores amigos, os nossos amigos mais próximos na igreja, sempre nos dirão a verdade. Jesus é o melhor amigo que você poderá ter. Um antigo hino o diz bem, "Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão!" Jesus é o melhor amigo que você poderá ter. E é seu melhor amigo Jesus, que disse: "Como podeis vós escapar da condenação do inferno?" (Mateus 23:33).

Robert McCheyne disse: "Ao andar pelos campos ontem, o pensamento veio a minha mente com poder esmagador, que cada pessoa para a qual eu já preguei em breve ser enviada para o céu ou o inferno. Portanto, devo exortá-lo. Devo avisar-lhe sobre o Inferno. "Assim deveria fazer todo verdadeiro e fiel pregador. Um pastor que nunca fala sobre o inferno não é um bom homem. Nunca confie um pastor que não prega sobre o Inferno. Se ele não o fizer, isso significa que ele não se preocupa com a sua alma! Jesus disse claramente: “Como você pode escapar da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).

III. Em terceiro lugar, o Inferno da Bíblia é eterno.

As Testemunhas de Jeová dizem que o inferno não é eterno. Você pode crer neles? O cantor "Prince" morreu há poucos dias. Ele era uma Testemunha de Jeová. Quando foi contaminado pelo virus da AIDS disseram-lhe para não tomar o remédio. Então, ele morreu e foi para o inferno, porque ele cria nos ensinamentos daquela seita maligna.

Rob Bell é formado pelo liberal, Seminário Teológigo Fuller que rechaça a Biblia. Bell disse que o Inferno não é eterno. Você pode crer nele? Ele disse que existem erros na Bíblia. Um homem que diz que Cristo estava errado quando falou sobre o inferno eterno é um mentiroso ou um falso mestre. Milhões de pessoas se confortam com esses falsos mestres e líderes de seitas. Mas é um falso conforto. Jesus, o Filho de Deus, disse claramente: “O fogo não se apaga” (Marcos 9:44). Jesus Cristo disse isso três vezes no nono capítulo de Marcos! “O fogo não se apaga”. “O fogo não se apaga”. “O fogo não se apaga.” Isso é o que Jesus Cristo disse em Marcos, capítulo nove. E o Apóstolo João disse: “A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre” (Apocalipse 14:11). O próprio Jesus disse: “Estes irão para o castigo eterno” (Mateus 25:46).

IV. Em quarto lugar, como você pode escapar do Inferno?

Jesus disse, no nosso texto, “Como escapareis da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).

Você não pode escapar dela recusando-se a voltar aqui para a igreja. Alguém pode dizer: “Eu nunca vou voltar lá para ouvir o Dr. Hymers pregar! Ele me assustou! Eu nunca vou voltar à aquela igreja.” Eu sei que haverá algum jovem que dirá isso. Mas eu prefiro arriscar perder você do que mentir para você! Eu lhe mostrei muitas passagens da Bíblia sobre o Inferno. Eu lhe mostrei os pensamentos desse jovem pregador, Robert McCheyne. Eles o chamavam de “O jovem pregador.” Embora ele tenha pregado durante seis anos, quando ele estava na casa dos vinte anos, este jovem é considerado um dos maiores pregadores Presbiterianos que já viveram. "Ele pregou com a eternidade estampada em seu [fronte]." Mesmo que você não goste de mim, eu oro para que você vai acreditar no que aquele grande e piedoso jovem pregador disse.

Por outro lado, você não irá escapar do inferno só por sentar-se aqui domingo após domingo recusando-se a se arrepender e confiar em Jesus. Você acha que você pode ser salvo por apenas estar aqui? Você acha que pode ser salvo por dar dinheiro à igreja? Você acha que você pode ser salvo por fazer tarefas, limpar as mesas, olhar os carros, ou fazer qualquer outro trabalho na igreja? Se pensa assim, você foi enganado pelo próprio diabo! A Bíblia diz claramente que você foi enganado! A Bíblia diz: “Porque pela graça sois salvos ... é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 8, 9). A Bíblia diz: “Não pelas obras de justiça que tenhamos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou ... através de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tito 3: 5, 6).

Ou ainda, você acha que pode ser salvou por ir repetidas vezes à sala de aconselhamento sem qualquer convicção de pecado? Eu sei que muitos de vocês virão esta manhã, por estarem com medo do inferno. Mas nós concluímos que as pessoas nunca são salvas por medo do inferno. Pelo menos, eu nunca vi ninguém! Nunca, em 58 anos de ministério. Nenhum! Você pode vir à sala de aconselhamento porque tem medo do inferno. Mas você não vai ser salvo!

Você deve pensar em seu pecado. Não só os pecados que cometeu, mas também o pecado de seu coração! Você deve estar enojado com o seu coração pecaminoso, com seus rebeldes, maus pensamentos e pecados internos. Jesus não veio para salvar aqueles que têm medo do inferno. Não! “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” - ninguém mais! (I Timóteo 1:15).

Cristo morreu na cruz para pagar pelos seus pecados! Cristo derramou Seu sangue na Cruz para purificá-lo do pecado! Cristo ressuscitou dos mortos e ascendeu ao céu para dar-lhe poder sobre o pecado! Essa é a única boa razão para vir para a sala de aconselhamento! O seu pecado! O seu pecado! O seu pecado! Arrependa-se e confie em Jesus e Ele vai salvá-lo de seu pecado! Por favor, levantem-se e cantem Salmo 139: 23, 24. É o número 7 em sua folha de cânticos.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
Prova-me e conhece os meus pensamentos.
E conhece os meu coração
Prova-me e conhece os meus pensamentos.
E vê se em mim algum caminho mau
E guia-me pelo caminho eterno.”

Amém. Feche os olhos. Se você quiser falar conosco sobre o seu pecado e sobre ser purificado pelo sangue de Jesus, acompanhe o Dr. Cagan, John Cagan, e Noah Song até o fundo do auditório agora. Eles vão levá-lo para outra sala onde podemos orar e falar com você sobre o seu pecado, e o lavar do seu pecado pelo Sangue de Jesus. Amém.

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Abel Prudhomme: Apocalipse 14: 9-11.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Where Will You Spend Eternity?” (por Elisha A. Hoffman, 1839-1929)/
“Search Me, O God” (Salmo 139:23-24).


PLANO DE

COMO ESCAPAR
DA CONDENAÇÃO DO INFERNO?

HOW CAN YOU ESCAPE THE DAMNATION OF HELL?

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Como podeis vós escapar da condenação do inferno?” (Mateus 23:33).

(Mateus 23:14, 17)

I.   Em primeiro lugar, atente para homens na Bíblia que pregaram sobre o inferno
Salmo 9:17; Salmo 11:6; II Tessalonicenses 1:7-9; Apocalipse 20:14; Mateus 23:33, 41; Marcos 16:16.

II.  Em Segundo lugar, por que Davi, Paulo, João e Jesus falaram tão claramente sobre o Inferno? Mateus 23:33.

III. Em terceiro lugar, o Inferno da Bíblia é eterno. Marcos 9:44; Apocalipse 14:11; Mateus 25:46.

IV. Em quarto lugar, como você pode escapar do Inferno? Efésios 2:8, 9;
Tito 3:5, 6; I Timóteo 1:15.