Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




A CONVERSÃO DO PEDRO

THE CONVERSION OF PETER
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Sexta-feira de noite, 3 de Abril, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Friday Evening, April 3, 2015

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32).


Eu tenho recentemente pregado uma série de três sermões sobre Cristo indo para Jerusalém para morrer. Istos estão com hyperlink aqui por fácil acesso – “Determined to Suffer;” “The Fear of the Disciples;” e “Esta Palavra Lhes Era Encoberta.” O primeiro é introdutório. O segundo e terceiro enfoque é em temor e descrença dos Discípulos. Isto é claro que os Discípulos não creram o Evangelho até Cristo ressucitar desde a morte. Cristo havia dito,

“O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia. Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo” (Marcos 9:31-32).

Comentando em “Eles não entendiam esta palavra [de Evangelho] e receavam interrogá-lo,” Dr. A. T. Robertson disse,

Eles continuaram de não entender. Eles foram agnósticos [incrédulos] sobre o sujeito de morte e ressurreição de [Cristo] mesmo após de Transfiguração...Enquanto eles desceram da montanha eles estavam confundidos de novo sobre a alusão do Mestre de ressurreição dele (Marcos 9:10). Mateus 17:23 anota que “eles estavam excessivamente lamentados” de ouvir Jesus falar [sobre Sua morte e ressurreição] mas Marcos adiciona que eles “estavam receados de perguntar” (A. T. Robertson, Litt.D., Word Pictures in the New Testament, Broadman Press, 1930, volume I, p. 344; nota sobre Marcos 9:32).

Isto mostra claramente que os Discípulos não acreditaram o Evangelho de Cristo até depois de ressurreição Dele.

Dr. J. Vernon McGee disse que os Discípulos não foram renascidos (regenerados) até que eles encontraram Cristo ressucitado na noite de Páscoa. Dr. McGee disse, “eu pessoalmente acredito que no momento que Cristo assoprou em eles [João 20:22] estes homens foram regenerados. Antes disso, eles não haviam sido habitados pelo Espírito de Deus” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, volume IV, p. 498; nota sobre João 20:21).

Baseado em meu estudo das Escrituras, eu também estou convencido que Simão Pedro não foi renascido e convertido até que ele encontrou o Jesus ressucitado na noite de Páscoa. Observe o texto de novo,

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32).

Satanás havia já pegado Judas, “Entrou, porém, Satanás em Judas” (Lucas 22:3). Agora, Jesus diz ao Pedro, “Satanás vos pediu para vos [também] cirandar como trigo” (Lucas 22:31). Durante o sofrimento de Cristo, Pedro iria passar por “agitação contínua e violenta” como aquele de um peneira (Dr. R. C. H. Lenski). Pedro havia alguma fé, e Cristo orou por qual fé que ele havia iria “não falhar.” Fé do Pedro foi do que Spurgeon chamou, “fé antes de fé,” que é, iluminação antes de conversão. Deus havia já iluminado Pedro, dando ele suficiente fé para dizer, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Agora Cristo orou por Pedro que fé incipiente dele não iria ser destruído por Satanás antes de ele ser regenerado e convertido na noite de Páscoa,

“E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).

Isto não é a interpretação usual de este versículo. Todavia eu penso que isto é o verdadeiro. Por favor seja paciente comigo até fim, antes de você julgar minha conclusão. Aqui estão três pontos que me direciona a crer que Cristo, em nosso texto, está falando de conversão real de Simão Pedro na noite de Páscoa.

I. Primeiro, este versículo refere-se ao conversão do Pedro, porque a Bíblia King James e a Bíblia Geneva de 1599 corretamente traduz em palavra Grega como “convertido.”

Eu sei que o NIV traduz isto como “turned back” [voltou-se] e o NASV traduz isto “turned again” [voltou de novo]. Mas isto me deixa preocupado. Isto parece ser inconsistente, desde que a palavra raíz em Grego é o mesmo em Atos 15:3, o qual fala de “a conversão dos Gentios” (veja o NIV e NASV, o qual ambos diz “conversão”). Porque as palavras em Grego “epistrephō,” “epistrophe,” respectivamente, ser traduzidos “voltados” em Lucas 22:32 e “convertidos” em Atos 15:3? Eu penso que a razão é simples suficiente – isto foi obvio que os Gentios foram realmente “convertidos.” “Voltar” não iria funcionar. Mas quando os tradutores modernos chegaram ao Pedro em Lucas 22:32, pressuposições deles de neo-evangélico e “decisionista” não iriam permitir eles de usar o antigo KJV e a palavra de Bíblia Geneva 1599, “convertido.” À mim as versões modernas são acomodações fracas ao invés de uma tradução adequada. Dr. Bernard Ramm disse, “Hermenêutica é a ciência e arte de interpretação Bíblica” (Bernard Ramm, Ph.D., Protestant Biblical Interpretation, Baker Book House, 1970 edition, page 1). Dr. Ramm também disse, “Os Reformadores proclamaram que a Escritura interpreta Escritura.” Um dos princípios de hermenêutica é de deixar que a Escritura interpreta Escritura. Se acadêmicos traduzem “a conversão dos Gentios” em Atos 15:3, então eles deveriam também traduzir Lucas 22:32 “quando te converteres,” como o mais confiavelmente traduzido Bíblia Geneva 1599 e Bíbla King James fazem! Até o New King James tem isto errado. Eles usam “conversão” pelos Gentios, mas “tem retornados” por Pedro em Lucas 22:32. Uma vez mais, é por isso que eu sempre prego desde a Bíblia King James! Para parafrasear Moody, o KJV projeta uma grande quantidade de luz sob as traduções modernas! Eu tenho achado isto de ser verdade em tempos e após tempos.

“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32).

Meu amigo, não é justamente que os Gentios precisam ser convertidos! Pedro também é! Não é justamente pessoas de fora em ruas que precisam ser convertidos. Oh, não, existe pessoas em esta igreja, aqui mesmo em esta noite, quem precisa de ser convertido, não “voltados de novo”! Convertidos! Jesus disse, “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Você deve ser regenerado e convertido ou você “não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

“Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).

II. Segundo, este versículo mostra que ninguém é convertido por seguir Jesus, batismo, ou até Iluminação Divina.

Isto é a segunda lessão que nós apredemos desde a conversão do Pedro. Católicos Romanos e muitos Batistas e Protestantes “decisionistas” pensam que Pedro foi convertido quando ele seguiu Jesus. A Bíblia diz,

“E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram” (Marcos 1:16-18).

De pensar que os Discípulos foram salvos por seguir Jesus é o erro de Pelagianismo, e isto é um erro comum em muitas igrejas de hoje. Sim, Pedro e André “deixando logo as suas redes, o seguiram” (Marcos 1:18). Mas nós não somos convertidos por nenhum ato humano como esta. Judas, o “filho de perdição,” também seguiu Ele, mas ele não estava convertido. O Evangelho de Lucas chamou ele de “Judas Iscariotes, que foi o traidor” (Lucas 6:16). Jesus chamou ele “um diabo” (João 6:70).

Sim, Judas e Pedro seguiram Jesus por três anos, mas nenhum deles acreditaram o Evangelho. Escute o Lucas 18:31-34,

“E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. E eles nada disto entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia” (Lucas 18:31-34).

“Esta palavra lhes era encoberta.” O que “dizia”? As palavras do Evangelho, que Cristo iria ser morto e ressucitado desde a morte no terceiro dia. Pedro e Judas havia feito a “decisão” de seguir Cristo, mas ainda o Evangelho “lhes era encoberta.” Dr. Charles C. Ryrie disse, “Judas é um exêmplo de um discípulo não salvo de Cristo” (Ryrie Study Bible; nota sobre Mateus 10:1). Mas porque deter Judas, desde que Pedro também abandonou Jesus? Nenhum deles entenderam o Evangelho. Isto lhes “era encoberto” (Lucas 18:34).

Meu amigo, você pode “ir para frente” em um serviço e ainda não ser renascido. Você pode decidir de seguir Cristo e ainda não ser convertido. Você até pode dizer uma “sinner’s prayer” [oração do pecador] e ainda não ser salvo. Porque? Porque todos istos são obras humanas, e nós não somos convertidos por obras humanas! A Bíblia diz,

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

A Bíblia diz,

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador” (Tito 3:5-6)

Você não pode ser salvo por seguir Jesus, ou por qualquer outra obra humana. Eu mesmo tentei de ser salvo dessa maneira, e isto não funcionou. Eu fui um pregador Batista por mais de três anos antes de Cristo me salvar através da Sua graça! Então eu fui atraído ao Cristo por Deus, e pufirificado desde meus pecados pelo Sangue de Cristo.

“Mas,” alguém diz, “Pedro foi batizado.” Sim, eu sei. Foi também Judas. E eu fui também batizado – sete anos antes de eu ser convertido! “Mas,” outro diz, “Pedro havia fé de dizer, ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’ (Mateus 16:16) – e Jesus disse que Deus havia ‘revelado isto’ para ele” (Mateus 16:17). Sim, eu sei. E Deus também revelou que Jesus foi o Cristo por mim, bem antes de eu ser convertido. Observe também que Deus tem revelado assim sobre Jesus para os demônios, “E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus...pois sabiam que ele era o Cristo” (Lucas 4:41). Os demônios disseram a mesma coisa que Pedro disse sobre Jesus. Então Pedro não soube sobre Jesus além que um demônio antes de ele ser convertido.

Nós não somos convertidos por seguir Jesus. Nós não somo convertidos por ser batizados. E nós não somos convertidos por acreditar que Jesus foi o Cristo. Pedro havia experienciado todas estas coisas. E todavia Jesus disse para ele,

“Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).

III. Terceiro, este versículo deveria ser visto no contexto em narrativa completa dos quatro Evagelhos.

Em quatro Evangelhos você irá ver que Jesus simplesmente contou para Pedro e outros que Ele estava de ir à Jerusalém para morrer e ressucitar desde a morte no terceiro dia. Isto foi repetido por Jesus cinco vezes ao Pedro e outros em Mateus 16:21; 17:12; 17:22-23; 20:18-19; e 20:28. Dr. J. Vernon McGee disse sobre Pedro e os outros, “Apesar de esta instrução intensiva, os discípulos falharam de entender o significado de [Evangelho] até depois da ressurreição” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, volume IV, p. 93; nota sobre Mateus 16:21).

“Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).

“Bem,” alguém diz, “aonde na Bíblia diz que Pedro foi convertido depois da ressurreição de Jesus?” Porque, isto é simples como o nariz em sue rosto, perto de fim de todos os quatro Evangelhos! Lucas faz isto especialmente claro,

“E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lucas 24:36-45).

E João adiciona,

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20:19-22).

Foi na noite de Páscoa que ressucitado Cristo apareceu ao Pedro e os outros, e mostrou para eles a ferida de prego em Suas mãos, e a ferida de lança em Seu lateral. Então Ele abriu o entendimento deles de profecia de Antigo Testamento em relação a crucificação Dele. E depois Ele assoprou em eles e eles receberam o Espírito Santo. Em este momento Pedro foi finalmente regenerado (nascido de novo) e convertido. Tão forte foi a obra de espírito de Deus, e a impressão causado por ver o corpo ressucitado de Jesus, com as marcas de prego em Suas mãos e a ferida em Seu lateral, que Pedro não mais havia nenhuma dúvida. Anos depois, Pedro escreveu com grande confidência que Cristo “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro...pelas suas feridas fostes sarados” (I Pedro 2:24). Isto nos mostra que Pedro foi verdadeiramente convertido! Depois de conversão dele na noite de Páscoa, Pedro nunca de novo recusou Cristo. Ele pregou o Evangelho de Cristo até o fim de sua vida. Depois de passar por grande sofrimento ele foi crucificado de cabeça para baixo, e terminou sua vida fielmente proclamando Cristo.

Uma coisa mais. Jesus havia dito ao Pedro, “Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32). Somente este pensamento – quando você é verdadeiramente convertido isto não é provado tanto por o que você diz, nem ainda por do que você sente. A prova real de conversão é isto – você consegue fortalecer outros? Você consegue ajudar outros? No final de Evangelho de João o Cristo ressucitado disse para Pedro, “Amas me?” Pedro disse, “Senhor, tu sabes...que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas” (João 2:17). Desde este ponto adiante Pedro nunca hesitou-se. Ele pregou o Evangelho e liderou outros para Cristo pelo resto de sua vida. Se você é verdadeiramente convertido, você irá ser capacitado de fortalecer outros – e ser uma ajuda real e ser benção ao perdido. Se esta fruta está completamente faltando em sua vida, então você não tem sido verdadeiramente convertido. Tudo que você tem é palavras. Você ainda não tem encontrado “Jesus Cristo” (Efésios 2:20). Nós oramos que Deus irá atrair você ao Jesus para purificar desde pecado por Sangue Dele! Então você irá ser verdadeiramente convertido, como Pedro foi na noite de Páscoa no domingo. Amém. Dr. Chan, por favor lidere nós em oração.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“The Attraction of the Cross” (por Samuel Stennett, 1727-1795).


PLANO DE

A CONVERSÃO DO PEDRO

THE CONVERSION OF PETER

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32).

(Marcos 9:31-32, 10; Mateus 17:23; Lucas 22:3; Mateus 16:16)

I.   Primeiro, este versículo refere-se ao conversão do Pedro, porque a Bíblia
King James e a Bíblia Geneva de 1599 corretamente traduz em palavra
Grega como “convertido,” Atos 15:3.

II.  Segundo, este versículo mostra que ninguém é convertido por seguir Jesus,
batismo, ou até Iluminação Divina, Marcos 1:16-18; Lucas 6:16;
João 6:70; Lucas 18:31-34; Efésios 2:8-9; Tito 3:5-6; Mateus 16:16, 17;
Lucas 4:41.

III. Terceiro, este versículo deveria ser visto no contexto em narrativa completa
dos quatro Evagelhos, Mateus 16:21; 17:21, 22-23, 20:18-19, 28;
Lucas 24:36-45; João 20:19-22; I Pedro 2:24; João 21:17; Efésios 2:20.