Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




NÃO DORME – COMO OUTROS!

DON’T SLEEP – AS OTHERS DO!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 22 de Junho, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, June 22, 2014

“Não durmamos, pois, como os demais” (I Tessalonicenses 5:6).


O Apóstolo Paulo está falando aqui de “Dia do Senhor.” Este é o período de tempo que comçou com a Grande Tribulação, e isto vai vir como uma “destruição repentina,” e como “trabalho” – como “dores de parto” que vem de repente em uma mulher quem vai ter um bebê. Quando o dia do Senhor vir, vai ter milhões de pessoas quem não vão estar preparados por isso. Maioria das pessoas da nossa igreja irá cair fora logo que os problemas e dores de este período começar à acontecer!

Então o Apóstolo Paulo disse para eles que “não estão na penumbra.” Eles sabem sobre a profecia da Bíblia. Eles não são desconhecidos sobre a vinda de Tribulação, e o Arrebatamento. Mas então ele diz, “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.” Por causa que ele exorta-nos para não dormir, nós podemos dizer que isto é possível por pessoas verdadeiramente convertidas para “dormir.” Isto é também certo que aqueles quem não são convertidos estão adormecidos. Eu vou falar de ambos grupos esta manhã.

I. Primeiro, deixe aqueles quem são convertidos já dizer, “Não durmamos, como os demais.”

Não existe questão sobre isto. Verdadeiro Cristãos podem ir para dormir. A parábola de dez virgens faz isto claro. Jesus disse,

“E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram” (Mateus 25:5).

Eu penso que isto é a figura de muitos verdadeiros Cristãod hoje. Eles estão repousando e dormindo. Isto é o estado de alguns Cristãos, até em nossa igreja, esta manhã.

Um Cristão pode ir para dormir e até não saber isto. Se você diz, “Eu estou adormecido” isto é o sinal que você não está adormecido. Aqueles quem estão realmente adormecidos não sabem isto. Você tavez esteja em direção de dormir e não estar acordado porque seus amigos aqui na igreja estão também dormindo. Se alguém tenta te acordar, você talvez pode rejeitar o que eles dizem, ou julgar eles, e pensar que eles são bastante críticos.

Sonolência em um Cristão é bem perigoso porque você pode fazer bastante enquanto estar dormindo que faz você parecer de estar despertado. Algumas pessoas falam dormindo. E alguns Cristãos falam como se eles são ativo e de bom coração. Isto é especialmente claro quando eles oram. Eles são espiritualmente adormecidos quando eles oram. A som de seus vozes quando eles oram em voz alta mostra que eles estão orando em seu sonolência. Eles usam a mesma palavra repetidamente. Eles não tem zelo real. Não somente que eles estão adormecidos, mas eles fazem todos outros adormecer quando eles oram em voz alta nas reuniões. Eu tenho escutado pessoas tentar à orar, mas vozes deles mostram que eles não tinham zelo em eles. Eles não estão realmente orando, mas justamente dizendo as palavras de uma oração, como alguém quem está falando adormecido. Outros deixam suas mentes perambular quando alguém está liderando em oração. Eles não seguem a pessoa quem está orando, adicionando seus “Amém” ao oração que está sendo dado. Então, quando alguém quem é verdadeiramente despertado dá uma oração que é forte e vivo, eles de repente saltam-se – como se eles foram assustados por isso.

Muitas pessoas também cantam dormindo. Enquanto outros estão cantando desde seus corações, a pessoa quem está adormecido somente murmura as palavras. Seus lábios fazem o som, mas seus corações não estão por dentro. O líder de música tem que fazer eles lembrar repetidamente para “cantar junto!” Isso é difícil para pessoas assim à saber que eles estão dormindo por causa que eles podem ainda dizer as palavras de uma oração, ou as palavras de um hino, e todavia não ter vida ou zelo em eles, por que eles tem estado dormindo espiritualmente.

Existe até algumas pessoas quem andam dormindo. Eu estou certo que você tem escutado de ”sonambulismo.” Você já tem visto alguém ir para evangelismo como ele fosse estar andando adormecido? Você já ficou curioso que algumas pessoas saem para ganhar almas e trazem de volta bastante nomes – enquanto outros pessoas podem ir fora e trazem de volta somente um nome, outras vezes trazem ninguém? Eles estão espiritualmente adormecidos! E quando nós trazemos pessoas novas dentro da igreja, existe algumas pessoas quem são bem ávidos para fazer eles sentir-se como em casa e tomar conta deles – enquanto outros, quem estão adormecidos, esquecem de tudo isso – porque eles estão tão adormecidos nas coisas de Deus.

Eu temo que há bastante pregadores quem estão adormecidos propriamente hoje. Eles falam com monotomia em seus estudos de Bíblia versículo por versículo. Eles até não estão conscientes de fato que muitas pessoas não estão realmente escutando – e muitos de seu pessoal, mesmo que eles vêm toda semana, estão atualmente perdidos! Pastores assim estão atualmente com medo de um pregador quem desperta as pessoas! Eles não querem que seu pessoal estejam despertados! Eles estão contentos de ter umas poucas ovelhas adormecidas que chegam no Domingo para sentar-se em outra quase-fatal “estudo de Bíblia.” Que Deus nos ajude! Não é de se estranhar que muitas igrejas estão mortas! Não é de se estranhar que existe muita carnalidade e pecado absoluto! Não é de se estranhar que algumas igrejas estão tão adormecidas que eles têm desistido reuniões de oração, ou mudaram as reuniões para “estudo Biblico de semana.” Eu tenho escutado pessoas “orar” em algumas igrejas que parecem as palavras de um homem morto! Istos não são orações reais de jeito nenhum! Existe muita pouca oração real em nossas igrejas hoje! Um de nossos homens estava atendendo reunião de oração de outra igreja. Ele levantou-se e orou como um homem, mas o outro pastor disse para eles estar quieto. Ele queria que o nosso homem orasse um morto, sonolento oração como pessoal dele faz! Não é de se estranhar que nossa nação está desmoronando! Não é de se estranhar, como George Barna diz-nos, 88% de jovens em estas igrejas saem de antes de tornar 25 anos de idade, e “nunca de retornar.” Que Deus nos ajude! Eles estão adormecidos, e até não sabem isto! Que o Senhor Deus protegé nós de estarmos despertados em nossa igreja que estas coisas não possa acontecer aqui também! “Não durmamos, pois, como os demais” (I Tessalonicenses 5:6).

Dr. Cagan disse me que pastores amam de vir aqui e pregar “porque nosso pessoal inclianam para frente em seus asentos, escutam intensamente, e alguams vezes até aplaudem.” Que esteja assim para sempre! “Não durmamos, pois, como os demais!” Um pregador me disse que senhoras idosas em sua igreja sairiam se tivesse aplausos. Eu pensei, “Elas deveriam ir à igreja Metodista, elas se encaixariam bem lá” Vá para igreja Episcopal se você quer um serviço morto!”

II. Segundo, nós oramos que aqueles quem não estão ainda convertidos irão dizer, “Não durmamos, pois, como os demais.”

Eu amo ver estes crianças pequenas aqui na primeira linha. Eu oro que eles irão temer Deus e amar Cristo, enquanto eles ainda estão jovens. Mas eu estou negligenciando eles agora. Eu estou falando de jovens quem têm estado vindo na nossa igreja por um tempo, mas ainda eles não estão salvos.

“Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Efésios 5:14).

Isto é o mandamento, mas isto é o comando que não pode ser obedecido até Deus Próprio despertar você. Homem é um pecador por natureza. Isto significa que você não pode saber ou entender como ser salvo. Nós podemos explicar isto em detalhes, e você ainda não irá entender isto. Você pode escutar o Evangelho simples mil vezes, e ainda estar completamente cego ao isso. O Apóstolo disse,

“O homem natural [não convertido] não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14).

É por isso que alguns de vocês têm chegado para ver nós sobre salvação muitas vezes, mas isto tem feito você nenhum bem. Nós dizemos para você, “Vem para Jesus.” E você diz, “Mas como eu chego para Ele?” Nós falamos, “Você não precisa saber como – justamente confia Ele.” Você diz, “Mas como eu confio Ele?”

Eu peço desculpas, mas eu tenho dito você muitas, muitas vezes que nós não podemos explicar estas coisas para você em uma maneira que ajudará você. Você deve ser despertado pelo Espírito de Deus, ou nossas palavras nunca ajudará você! Você deve ser atraído ao Cristo pelo Espírito Santo. Você não vai conseguir à aprender como chegar ao Ele! O autor de hino Andrew Reed disse,

Espírito Santo, com luz divina,
   Brilha sob este meu coração;
Caça as trevas de noite,
   Torne minha escuridão em dia.
(“Holy Ghost, With Light Divine” por Andrew Reed, 1787-1862).

Em Segundo Grande Despertar, Thomas Charles (1755-1814) disse, “A maioria das pessoas inconsideradas têm sido despertado...com casos de convicção tão forte como quase fazem eles ficar bravos...chorando em grande agonia, abaixo de um sentido de pecado e perigo, implorando por misericórdia...preocupando-se em suas almas” (Paul E. G. Cook, Fire From Heaven, EP Books, 2009, p. 34). Isto é o que acontece às muitas pessoas em uma vez no reavivamento enviado por Deus. Mas isto é também o que acontece ao um indivíduo em conversão. Quando um pecador perdido está angustiado “abaixo de um sentido de pecado e perigo, implorando por misericórdia” isto é geralmente somente um pouco tempo antes que tal pessoa assim chega ao Cristo e é salvo.

Como isto acontece? Aqui está a maneira que conversão geralmente acontece à pessoa quem vem para igreja desde uma família que não é Cristiana. Eu darei você uma versão condensada de conversão de um pastor, de qual eu tenho estado lendo o livro dele.

Ele não estava interessado na igreja, mas ele estava interessado em basquete ball. Ele foi invitado por um pastor para jutar-se com time da igreja. Ele estava querendo vir à igreja para que ele pudesse jogar basquete como o time. Os sermões que ele escutou na igreja não fez muito sentido para ele, mas ele continuou vindo. Gradualmente a igreja mesmo virou mais importante para ele que basquete ball. Depois de um tempo a palavra “salvação” afixou em sua mente. O que fosse, ele soube que isto foi algo que ele não tinha. Ele não queria que ninguém soubesse o que ele estava pensando, então ele não foi falar com o pastor quando a invitação foi dado. Ele decidiu de virar pessoa “melhor,” então ele parou de falar linguagem mal. Mas todo seu esforço de tornar uma pessoa melhor falhou-se. Ele estava chocado de achar que ele não teve poder em si mesmo para transformar-se. Ele disse, “Minha primeira tentativa de ser uma pessoa melhor terminou em falha.” Ao mesmo tempo ele começou à pensar pensamentos sobre Deus e Jesus que ele nunca teve pensado antes. Por exêmplo, por que Jesus morreu na Cruz? Ele nunca teve pensamentos sobre isto antes, mas agora isto pareceu muito importante para ele. Ele disse, “eu achei mim mesmo de ser um jovem bem confuso enquanto este mundo novo abriu-se em mim.”

Finalmente, abaixo de convicção de pecado, ele respondeu no fim de sermão e foi para ver o conselheiro. Ele disse, “Isto foi uma experiência bem emocianante.” Ele confiou Jesus aquela noite. E depois o pastor disse que isto aconteceu à ele quase cinquenta anos atrás, mas ele ainda lembra-se de aquela noite “que transformou a direção de minha vida na terra e também meu destino eternal.” Ele tem sido um pastor Reformado por muitos anos. Eu tenho parafraseado o que ele escreveu. Tomara que você seja despertado e salvo como ele foi! (Stephen Smallman, What is True Conversion?, P & R Publishing, 2005, pp. 8-10).

“Não durmamos, pois, como os demais” (I Tessalonicenses 5:6).

Enquanto eu li este testemunho eu realizei como perto isso seguiu o padrão de meu próprio conversão. O vizinho da casa ao lado me levou para igreja Batista com seus filhos. Eu continuei indo para igreja com eles porque eles foram bons comigo. Eu não entendi os sermões, mas eu aprendi a palavra “salvo.” Eu tentei de organizar minha vida, e até fiz uma decisão pública de entrar em ministério, pensando que isso me salvaria. Quando isto não me ajudou eu decidi de virar um missionário, e me juntei com igreja Batista Chinesa. Quando isto não me ajudou, sentindo miserável e pecaminoso, eu fui estudar no Biola College. Lá eu escutei um sermão de Dr. Charles J. Woodbridge, e Cristo veio em aquele culto e eu confiei Ele, e fui salvo pelo Seu Sangue e justiça.

Eu tinha ido “para frente” bastante vezes, mas nunca fui salvo. Eu tinha dedicado minha vida para Cristo muitas vezes, mas eu nunca fui salvo. Quando Jesus Próprio veio à mim, Ele me salvou pelo Sua misericórdia e graça, e lavou me limpo desde meu pecado com Seu próprio Sangue!

O que é similar em meu testemunho e aquele de pastor Reformado? Ambos de nós viemos para igreja porque nós fomos invitados. Nenhum de nós tivemos contexto Cristiano. Ambos de nós continuamos de ir para igreja porque pessoas foram bons com nós. Nenhum de nós pudemos ver como os semões aplicavam à nós. Mas nós ambos soubemos que nós não estávamos “salvos.” Ambos de nós tentamos de virar Cristãos por tornar melhores pessoas. Nós ambos falhamos. Abaixo de convicção de pecado, nós ambos encontramos paz e salvação através de fé simples em Jesus.

Nós viemos para igreja sem fé mesmo. Finalmente, nós fomos despertados ao fato que nós fomos pecadores perdidos. Então o Espírito Santo atraiu nós para Jesus. Nenhum de nós “soubemos como” vir para Jesus. Quando nós fomos despertados e condenados de pecado, então o Espírito Santo atraiu nós para Ele. Isso foi tão simples que nós soubemos que isso foi tudo pela graça, tudo pela atração de Espírito Santo, tudo pelo Sangue de Cristo limpando nossos pecados!

“Não durmamos, pois, como os demais” (I Tessalonicenses 5:6).

Mas que tal as pessoas quem foram nascidas e crescidas na igreja? Como eles são convertidas? Aqui está um de testemunho deles. Isto é desde um jovem quem tive estado em esta igreja por toda sua vida. Em fato, ele foi trazido para igreja aqui como um novo nascido bebê. Eu estou dando você a parte de testemunho dele.

     Tudo que eu tentei de ter um descanso, sono não veio enquanto Deus começou a esgotar a minha força de vontade. Por o tempo de Domingo manhã...chegou, eu estava mentalmente e espiritualmente exausto, todavia minha luta contra Deus pareceu de ficar mais forte e mais intenso. Enquanto o sermão foi pregado, eu iria tentar fisicamente de resistir os sentimentos de culpa e dor que me engolfou através de apertamento da minha mandíbula e fechando meus olhos...Eu soube que eu fui o mais vil e pior dos pecadores, mas eu não iria entregar para chamada de Cristo à vir em Ele...o sermão pareceu sem fim...Eu senti corrupto e não sagrado na vista de Deus. Meus pecados tornaram-se menos e menos das coisas que tinha feito, mas crescidamente mais em meu ser. O pastor chamou por invitação...Dr. Hymers [então] me urgiu à confiar Cristo, e vir ao Ele. Eu pareci que tive vontade, mas eu ainda não deixei de entregar a mim mesmo. Em aqueles momentos, enquanto eu fiquei de joelhos para compreender como confiar Jesus, eu vi o pior pecado que eu tive cometido que foi minha rejeição rígida de Próprio Jesus. Até então eu tentei de…forçar minhas maneiras para Ele por minha própria força, mesmo em isso eu estava rejeitando Ele. O mais que eu tentei de confiar Jesus, eu não podia. Eu senti perdido e derrotado...Jesus estava me chamando para Ele Mesmo...mas eu com teimosia estava ainda tentando de fazer isto em minha maneira. De repente as palavras de sermão veio tocando suavemente meus ouvidos, “Entregue-se para Cristo! Entregue-se para Cristo!” Em um momento, o pensamento de como eu rejeitei o Cristo quem pendurou-se na Cruz por mim agarrou meu coração. O Filho de Deus havia descido desde Céu para morrer por mim, mesmo que eu fui inimigo Dele. Este pensamento me quebrou ao fundação de mim mesmo. Em um momento único eu entreguei para Cristo e confiei Ele. Eu deixei de tudo que eu era, e simplesmente descansei em Jesus...Jesus revindicou me por Sua pertenência. Jesus me aceitou. Ele não me rejeitou como eu tinha rejeitado Ele. A grande luta que eu estava não veio desde como duro foi para Cristo me salvar e perdoar meus pecados, mas desde como eu não pararia de resistir Cristo. Isso foi quase como se, logo que eu “deixei” Jesus de me salvar, Ele imediatamente apressou à mim, e me lavou com Seu Sangue! Confiar Jesus não foi um ato de minha vontade de jeito nenhum, mas ao invés eu tive que render para Ele! O momento de minha conversão foi tão simples e teve muito pouco que fazer com minha própria ação, isto pareceu como se eu tive nada que fazer com isso completamente. Isso foi tudo por graça...eu amo Jesus como tudo que eu sou, e descanso em Ele só.

Tomara que alguém mais vire consciente de seus pecado e necessidade por Jesus para lavar-se com Sangue Dele! Oh, esta manhã, tomara que você diz,

Eu ouço Teu agradável voz, Que me chama, Senhor, à Ti
   Por limpeza em Teu sangue precioso Que fluiu no Calvário.
Eu estou vindo, Senhor! Vindo agora à Ti!
   Lava-me, limpa-me em sangue Que fluiu no Calvário.
(“I Am Coming, Lord” por Lewis Hartsough, 1828-1919).

“Não durmamos, pois, como os demais” (I Tessalonicenses 5:6).

Vá agora para o quarto de inquisição. Vá para trás de este auditório e Dr. Cagan levará você lá, aonde nós podemos orar e conversar. Dr. Chan, por favor ore que alguém confiará Jesus esta manhã. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: I Tessalonicenses 5:1-6.


PLANO DE

NÃO DORME – COMO OUTROS!

DON’T SLEEP – AS OTHERS DO!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Não durmamos, pois, como os demais” (I Tessalonicenses 5:6).

I.    Primeiro, deixe aqueles quem são convertidos já dizer, “Não
durmamos, como os demais,” Mateus 25:5.

II.   Segundo, nós oramos que aqueles quem não estão ainda convertidos
irão dizer, “Não durmamos, pois, como os demais,” Efésios 5:14;
I Coríntios 2:14.