Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




CRISTO – REJEITADO POR MULTIDÃO

(SERMÃO NÚMERO 3 SOBRE ISAÍAS 53)
CHRIST – REJECTED BY THE MASSES
(SERMON #3 ON ISAIAH 53)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 10 de Março, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, March 10, 2013

“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.” (Isaías 53:1-2).


Isaías disse que poucos queriam acredirtar sua mensagem sobre servo sofrido de Deus, e poucos queriam experienciar Sua graça. O Apóstolo João citou Isaías 53:1 para descrever a incredulidade de maioira dos Judeus em época de Cristo.

“E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” (João 12:37-38).

O Apóstolo Paulo também citou este versículo 30 anos depois de ascensão de Cristo retornando à Céus, para mostrar que a maioria dos Gentios queriam ser só levemente mais responsivos à Senhor Jesus Cristo em comparação aos Judeus. Paulo disse,

“Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam…Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?” (Romanos 10:12, 16).

O Senhor Jesus Cristo Próprio disse-nos a mesma coisa. Ele disse que o número de aqueles quem acreditaram em Ele salvamente iria ser pouco,

“E porque estreita [pequena] é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:14).

Cristo marcou o mesmo ponto quando Ele disse,

“Porfiai por entrar pela porta estreita [pequena]; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lucas 13:24).

Pessoas de mundo normalmente acreditam que quase todo mundo irão para Céus. Mas Jesus disse o oposto exato,

“Poucos há que a encontrem” (Mateus 7:14).

“Porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lucas 13:24).

Esta verdade disturbante é ecoado em triste lamentação de Isaías,

“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? (Isaías 53:1).

Nós podemos perguntar porque isto é assim. Os Judeus procuraram por um grande e poderoso governador, um rei de esplendor e riqueza, para ser Messias deles, e os Gentios não procuraram por Messias de nenhuma maneira! Dessa forma, nós vemos que a humanidade em geral não esperou Cristo para vir como um Servo humilde que sofre, morrendo na Cruz para fazer pagamento por pecado deles.

Em oito capítulos de Atos, o Etíope Eunuco estava cego à estes fatos como os sacerdotes e Fariseus de Judaísmo. Ele estava lendo quinquagésimo-terceiro capítulo de Isaías quando o evangelista Filipi alcançou à carruagem dele.

“E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei...” (Atos 8:30-31).

Este Africano foi um convertido à Judaismo. Ele foi evidentemente familiarizado com a Escritura de Antigo Testamento, e todavia ele estava cego como Judeu escribas quando veio à esta passagem de Escritura.

Isto parece à mim que qualquer um poderia ter visto desde esta passagem que o Messias, quando ele viera, iria não ser rico e famoso, rodeado por esplendor e glória humana, mas iria vir como um “homem de sofrimento, e familiarizado com tristeza,” para ser “desprezado e rejeitado por pessoas.” Todavia, embora esta verdade foi escrita simplesmente na Bíblia,

“Veio para o que era seu [o povo de Judeus], e os seus não o receberam” (João 1:11).

A nação de Israel, de modo geral, não aceitou Jesus como Messias deles mesmo que Ele estava tão perfeitamente descrevido em esta profecia de Bíbla. E o profeta dá-nos a razão que eles rejeitaram Ele em segundo versículo de nosso texto,

“Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência [beleza, Strong] nem formosura [majestade, Strong]; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Isaías 53:2).

Mas nós não devemos julgar o povo de Judeus quem rejeitou Ele mais rigidamente que os Gentios, quem por a maioria da parte também rejeitaram Ele. Spurgeon disse,

Lembra aquele que foi verdade de Judeus é igualmente verdade de Gentios. O evangelho de Jesus Cristo é a coisa mais simples em mundo, mas ainda nenhuma pessoa entende isto até que ele é ensinado [por] Deus…Pecado há trazido sobre a raça humana um incapacidade mental em relação à sujeitos espirituales...como é isto com você? Você é cego também?...Você é cego também? Oh, se você é, tomara que [Deus] instrui você na fé em Jesus (C. H. Spurgeon, “A Root out of Dry Ground,” The Metropolitan Tabernacle Pulpit, Pilgrim Publications, 1971 reprint, volume XVIII, pages 565-566).

Agora, voltando ao nosso texto em versículo dois, nós vamos ver três razões porque Jesus é rejeitado. Lemos versículo dois em voz alta,

“Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Isaías 53:2).

I. Primeiro, Cristo é rejeitado porque Ele apareceu ao homem como um renovo, um aleitamento.

Poucos acreditam em Jesus por causa de este fato.

“Porque foi subindo como renovo perante ele…” (Isaías 53:2).

Ou, conforme Dr. Gill disse, “Como um aleitamento pequeno, enquanto a palavra significa, que cresce desde a raiz de árvore...por qual nenhuma atenção ou cuidado é tomado, nem algo esperado por isto; e a figura [de linguagem] denota um [baixo] e não promissor aparência de Cristo em seu [nascimento]; o qual é a razão determinada porque os Judeus em geral descreram, rejeitaram, e desprezaram ele” (John Gill, D.D., An Exposition of the Old Testament, The Baptist Standard Bearer, 1989 reprint, volume I, pp. 310-311).

“Porque foi subindo como renovo perante ele…” (Isaías 53:2).

Isto significa que Cristo foi nascido e cresceu “adiante” o Pai Deus, quem tomou atenção de Ele e fortaleceu-se Ele. Todavia Dr. Young disse, “Ao home, porém, o servo [Jesus] apareceu com um aleitamento…Homem cortou-se de aleitamento, porque eles tomaram vida de árvore e na vista de pessoas são para ser expulsados” (Edward J. Young, Ph.D., The Book of Isaiah, William B. Eerdmans Publishing Company, 1972, volume 3, pp. 341-342).

Não foi isso a razão exata que os sumo sacerdotes e Fariseus queriam livrar-se de Jesus? Eles disseram,

“Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação” (João 11:48).

“Homem cortou-se de aleitamento, porque eles tomaram vida de árvore e na vista de pessoas são para ser expulsados” (Young, ibid.). Eles estavam com medo por isto eles iriam perder sua identidade como uma nação de Judeus se eles acreditaram em Ele. Como um “renovo,” um aleitamento, eles temeram que Ele iria “tirar vida de árvore” de sua nação.

E isto não é realmente a mesma razão que você rejeita Ele? Pense profundamente sobre isso! Não é verdade para você também – que vocês estão com medo de perder algo que parecem importante para ti – se você vem à Ele e acredita em Ele? Não é verdade que vocês estão com medo que Cristo irá “tirar vida de árvore,” que Ele irá tirar fora algo que é bastante importante para ti?

Eu perguntei ao Dr. Cagan para conseguir-me uma cópia de um artículo que foi colocado em The Saturday Evening Post de Outubro 1929. Isto era uma entrevista com o notável cientista Dr. Albert Einstein. O entrevistador perguntou ao ele, “Você aceita a existência histórica de Jesus?” Einstein respondeu, “Inquestionável. Nenhuma pessoa pode ler os Evangelhos sem sentir a presença atual de Jesus. Sua personalidade pulsa em cada palavra. Nenhum mito é recheado com tanta vida” (The Saturday Evening Post, October 26, 1929, p. 117). Einstein tinha uma grande alta vista de Cristo. Mas tristemente ele nunca foi convertido. O que parou ele? Isto certamente não foi nenhuma problema intelectual. Einstein foi um adúltero, e ele não queria desistir aquele pecado. Isto foi simples assim. Você precisa desistir certas coisas para tornar-se um Cristão real.

Agora, eu iria ser um professor falso se eu não dizer-lhe que isto não é verdade. Se eu dizer-lhe que você pode vir à Cristo sem perder nada eu iria estar pregando uma doutrina falsa. Claro que custa algo para vir à Cristo! Vai custar sua vida completa! Como Cristo poderia ter feito mais simples? Ele disse,

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?” (Marcos 8:34-37).

Isto é simplesmente suficiente, não é? Para vir em ordem à Cristo você precisa negar a si mesmo, você deve desistir de suas idéias próprias, seus planos próprios, seus ambições próprios. Você precisa tornar-se a si mesmo à Ele. Isto é o que significa de confiar Cristo. Você confia Ele – não a si mesmo. Você dá o seu próprio sobre Ele – não ao seu próprio pensamento e objetivos. Você “perde” sua vida por tornar-se à ele. Quando você somente perde sua vida, por rendendo ao Cristo, que sua vida é salvo por toda eternidade.

Então, a palavra rendido “renovo” significa que Cristo é um doador de vida a vista de Deus. Mas Ele é um tirador de vida a vista de homem, e por isto a maioria das pessoas rejeitam Ele. Eles não querem que Ele “tire” suas vidas! Eles estão com medo de soltar de suas vidas e deixar que Ele lidera eles.

II. Segundo, Cristo é rejeitado porque Ele apareceu ao homem como raiz de uma terra seca.

“Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca…” (Isaías 53:2).

Meu tempo está terminado porque eu tinha tomado muito no primeiro ponto. Mas nós podemos facilmente ver como Cristo apareceu conforme “raiz de uma terra seca.” Dr. Young disse,

Terra seca refere à uma condição baixa e contexto em que o servo [Cristo] estava para aparecer. Isto sugere a natureza miserável das condições em meio que a vida de servo estava vivo...A raiz em terra seca árida deve esforçar-se para preservar vida (Young, ibid., p. 342).

Esta profecia refere à pobreza em que Cristo foi nascido. Seu pai adotivo era só um carpinteiro. Sua mãe real Maria era uma pobre moça virgem. Ele foi nascido em uma cavalaria e cresceu no meio de pobres, “como raiz de uma terra seca.” Ele fez Sua obra de vida entre os pobres e humildes. Seus Discípulos não eram nada senão pescadores. Ele foi rejeirtado por Rei Herodes, por governador de Roma Pilatos, por escribas aprendizados e Fariseus, “como raiz de uma terra seca.” Eles chicoitaram Ele até quase morrer, e depois eles pregaram mãos e pés Dele na cruz. Eles colocaram Seu quebrado, cadáver a dentro de tumba emprestada. Sua vida inteira na terra, Seu sofrimento e Sua morte, foram todos vividos “como raiz de uma terra seca.” Porém, graças a Deus, Ele levantou-se desde morte no terceiro dia, “como raiz de uma terra seca”! Como galho novo de uma planta que está crescendo repentinamente depois de uma pancada de chuva inesperada, assim Cristo brotou-se, vivo desde morte, “como raiz de uma terra seca.” Alelúia!

E todavia a maioria das pessoas não acreditam em Ele. Eles pensam de Ele como “trouxa de vida” e um “Judeu morto.”

“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca…” (Isaías 53:1-2).

III. Terceiro, Cristo é rejeitado porque Ele não tem aparência nem formosura, nem beleza que nós deveriamos desejar Ele.

Por favor levante-se e leia versículo dois com voz alta.

“Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Isaías 53:2).

Vocês podem sentar-se.

Jesus não tinha “aparência nem formosura,” nenhuma aparência exterior de majestade e esplendor. Dr. Young disse, “Quando nós vemos o servo [Cristo] nós não encontramos beleza que nós deveriamos desejar ele. Nosso julgameto, em outras palavras, é de acordo à aparência exterior e não é justo e verdade. Isto é um indicativo triste. O servo [Cristo] residiu em no meio de seu próprio povo, e atrás de sua forma física o olho de fé deveria ter visto a glória verdadeira; porém olhando sobre sua aparência exterior, Israel encontrou nada de beleza para agradar os olhos…a aparência do servo [Cristo] foi tão aquele homem, julgando de uma perspectiva errada, iria completamente julgar mal ele” (Young, ibid.).

Exteriormente Jesus não tinha beleza ou majestade para atrair o mundo. Ele não oferece as coisas que atrai maioira das pessoas. Ele não oferece sucesso ou fama ou dinheiro ou satisfação terrestre. Totalmente o oposto. No início de este serviço Mr. Prudhomme leu aquela porção da Escritura que conta-nos o qual Cristo oferece.

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?” (Marcos 8:34-37).

Cristo oferece abnegação. Cristo oferece a perda de controle sobre vida própria e destino de alguém. Cristo oferece a salvação da alma, o perdão de pecado, e vida eterna. Istos são coisas intangíveis, coisas que não podem ser tocadas ou vistas por emoção humana ou vista, coisas que são espirituais em natureza. Por isto Cristo é rejeitado por aqueles quem olhos internos não têm sido aberto po Deus, porque

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14).

Mas eu desejo saber, esta manhã, se Deus talvez estar falando ao seu coração. Eu desejo saber se Deus talvez estar falando à você, “Embora não tem nenhuma beleza que nós deveriamos desejar dele, todavia eu estou atraindo você ao meu Filho. ” Alguma vez você sentiu isto no seu coração? Alguma vez você sentiu que o mundo oferece nada mais que um momento passageiro de prazer ou um momento passageiro de sucesso? Alguma vez você pensou sobre sua alma? Alguma vez você pensou sobre aonde você irá passar a eternidade se Jesus não limpou seu pecado com Sangue dele? Você tem estado pensando sobre estes assuntos? E, se você tem, você iria vir por simples fé à Ele “quem não tinha aparência nem formosura…mas nenhuma beleza havia que nos agradasse”? (Isaías 53:2). Você irá ajoelhar antes de Jesus de Nazaré, e confiar Ele com todo seu coração? Eu oro que você irá fazer assim.

Vamos-nos levantar enquanto Mr. Griffith vem para cantar duas estâncias de hino que ele cantou antes de este sermão.

Toma o mundo, mas me dá Jesus, Toda as alegrias são porém um nome;
Mas Seu amor reside para sempre, por anos eternos o mesmo.

Toma o mundo, mas me dá Jesus, em Sua cruz minha confiaça deve estar;
Até com claro, brilhante visão, Cara a cara eu vejo Senhor.
Oh, a altura e profundidade de misericórdia! Oh, o comprimento e a largura de amor!
Oh, a abundância de redenção, Promesa de vida eterna acima!
   (“Take the World, But Give Me Jesus” por Fanny J. Crosby, 1820-1915).

Se Deus tem falado ao seu coração, e vocês estão prontos de deixar os prazeres de este mundo passageiro, e se vocês estão prontos a submeter à Jesus Cristo e vir à Ele por fé, e vocês querem ter seus pecados purificados através de Seu Sangue, e se vocês querem falar com nós sobre isto, vocês poderiam por favor ir atrás de salão agora? Dr. Cagan irá levar vocês à um lugar quieto aonde nós podemos conversar. Eu oro que vocês irá vir e ser salvos por fé simples em Jesus. Dr. Chan, por favor venha e ore por os que responderam. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Escritura Lido Antes de Sermão por Dr. Kreighton L. Chan: Marcos 8:34-37.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Take the World, But Give Me Jesus” (por Fanny J. Crosby, 1820-1915).


PLANO DE

CRISTO – REJEITADO POR MULTIDÃO

(SERMÃO NÚMERO 3 SOBRE ISAÍAS 53)
CHRIST – REJECTED BY THE MASSES
(SERMON #3 ON ISAIAH 53)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.” (Isaías 53:1-2).

(João 12:37-38; Romanos 10:12, 16; Mateus 7:14;
Lucas 13:24; Atos 8:30-31; João 1:11)

I.   Primeiro, Cristo é rejeitado porque Ele apareceu ao homem
como um renovo, um aleitamento, Isaías 53:2a; João 11:48;
Marcos 8:34-37.

II.  Segundo, Cristo é rejeitado porque Ele apareceu ao homem
como raiz de uma terra seca, Isaías 53:2b.

III.  Terceiro, Cristo é rejeitado porque Ele não tem aparência nem
formosura, nem beleza que nós deveriamos desejar Ele,
Isaías 53:2c; Marcos 8:34-37; I Coríntios 2:14.