Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




SOMENTE EM CRISTO!

IN CHRIST ALONE!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão Pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 22 de Abril de 2018
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, April 22, 2018

“Vinde, e voltemos para o Senhor; porque Ele nos despedaçou e nos sarará; Ele fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias ele nos revigorará; e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele” (Oséias 6: 1, 2).


O significado destes versículos é claro. Este é o último chamado de Deus para Israel. Logo eles seriam tomados pela Assíria e depois levados para a Babilônia. Após terem sido feridos e dilacerados, iriam dizer: “Vinde e voltemos ao Senhor”.

Sim, a profecia foi cumprida e eles foram levados cativos pelos babilônios. A profecia fala do futuro. Deus irá curá-los no futuro. “Ele nos levantará e viveremos diante Dele”. Naquele dia futuro, Deus prometeu trazer Israel de volta à Terra e salvá-los. Deus está começando a cumprir essa profecia em nosso tempo. Israel foi declarado uma nação em 1948. Desde então, o povo judeu tem retornado a Israel, sua pátria dada por Deus. Logo eles viverão diante Dele, "e assim todo o Israel será salvo" (Romanos 11:26). Esta é a interpretação destes versos.

Todavia, há mais. Alguém disse: “Há uma interpretação, porém muitas aplicações”. Aqui estão duas aplicações para estes versículos.

I. Primeiro, o texto aplica-se aos cristãos.

Esta passagem fala, por aplicação, aos cristãos. Alguns cristãos seguem o Senhor sem interrupção. Eles estão firmes em suas vidas cristãs. Mas a maioria de nós, cristãos, se esfria de vez em quando. Então Deus nos envia problemas e aflições. Ele deixa problemas e provações nos despedaçarem e nos ferirem. Deus tira sua paz de espírito. Deus faz você se sentir deprimido e de coração pesado. Mesmo quando você se senta aqui na igreja esta noite. Por que Deus deixou isso acontecer com você? Pode ser que Ele tenha algo novo para você fazer. Pode ser que Deus esteja preparando você para ir e me ajudar a começar uma nova igreja no próximo ano. Ou Ele pode estar preparando você para assumir novas responsabilidades nesta igreja. Sendo humanos, nós não queremos mudar. Então Deus nos despedaça e nos fere até que estejamos dispostos a assumir responsabilidades diferentes. Ele retira de nós sejam quais forem os ídolos aos quais nos apegamos para nos tornar mais úteis em Seu Reino. Dr. Tozer disse: “É duvidoso que Deus venha a abençoar grandemente uma pessoa a menos que a tenha ferido profundamente”. Se você se converte, Deus não vai destruir você. Mas Ele está chacoalhando você. Talvez Ele vá usar você em um avivamento!

“Depois de dois dias ele nos revigorará; e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele.”

Eu acredito que começar uma nova igreja ajudará alguns de vocês a se tornarem cristãos mais fortes. Quando as crianças chegam à adolescência, muitas vezes sentem dor nas pernas e nos braços. Eles costumavam chamar isso de "dores decorrentes do crescimento". Não se assuste. Depois de dois dias Ele o vai ressuscitar e dar-lhe mais fé e mais vida! O que quer que Ele despedace, Ele substituirá com mais de Seu amado Filho! John Newton escreveu “Eterna Graça” (Amazing Grace). Ele também escreveu o seguinte poema:

Eu pedi ao Senhor que eu pudesse crescer
Em fé, em toda graça e também em amor;
Que de Sua salvação mais eu pudesse saber,
E buscar, mais sincero, a face do meu Senhor.

Aquele que me ensinou a orar,
E O que, creio sim, a oração escutou!
De tal maneira respondeu ao meu suplicar,
Que quase a desesperar meu ser Ele levou

Eu esperava que em perfeita hora e lugar,
De uma vez meu pedido Ele atenderia;
E pelo poder de seu infindo amar,
Meu pecado apagasse e assim descanso eu teria.

Em vez disso, Ele fez com que eu sentisse
Os males ocultos do meu coração;
E deixou que do inferno o poder me assolasse
Deixando, assim, minha alma em desolação.

Ele , então, nos conta o que Deus diz:

Essas provas internas a ti venho empregar,
Para que do egoísmo e orgulho Eu possa te libertar
E os esquemas de alegria terrena quebrar
Para que tudo em Mim venhas tu encontrar.
   (Tradução livre de “I Asked the Lord that I Might Grow”
      por John Newton, 1725-1807).

II. Em segundo lugar, o texto aplica-se aos não convertidos.

Meu propósito principal esta noite é dar a você uma segunda aplicação, para mostrar como isso fala com você, caso você ainda não seja convertido! Deus está dizendo a você:

“Vinde, e voltemos para o Senhor; porque Ele nos despedaçou e nos sarará; Ele fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias ele nos revigorará; e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele” (Oséias 6: 1, 2).

A conversão é algo doloroso. É doloroso porque você não quer ser convertido. Você pode dizer que quer se converter - mas não é verdade. Você pode até pensar que quer se converter - mas isso também não é verdade! A Bíblia diz: "Não há quem busque a Deus" (Romanos 3:11). Então, por que algumas pessoas começam a buscar a Cristo? A resposta está em João 16:8, que nos diz que o Espírito Santo "convencerá o mundo do pecado". "Convencer " vem da palavra grega "elengkho" - "condenar", "apontar uma falta", "repreender" ," "condenar."

Ninguém gosta que alguém lhe diga que é um pecador perdido. Mas é necessário fazê-lo na pregação evangelística. A razão pela qual você ainda não converteu-se é porque você não sente seu pecado. É por isso é que deve haver muita oração, pedindo a Deus que envie Seu Espírito, que as pessoas perdidas possam rasgadas e feridas, e convencidas, e repreendidas, e convictas de seu egoísmo e rebelião contra o Deus Todo-Poderoso. Como você pode estar diante de Deus no último julgamento com tanta rebelião e pecado em seu coração? Como você pode ouvir um sermão como este e depois ir jantar e rir com seus amigos no andar de cima no Salão Social? Como você pode passar a semana inteira sem ler um sermão todos os dias e assistir a um dos vídeos? Você deve temer a Deus, o verdadeiro Deus, o Deus que se ofende e se ira por causa dos seus pensamentos frios e corações endurecidos !!! Isso é sério! Não há nada mais sério em todo o mundo. As chamas do inferno estão esperando por você e você se diverte com seus amigos logo após a pregação! Não há esperança para você dessa maneira!

Ouça John Cagan: “Antes da minha conversão, senti como se fosse morrer. Eu não dormia. Eu não conseguia sorrir. Não encontrava nenhuma paz… não podia deixar de me sentir tão atormentado. Eu estava completamente exausto. Eu estava tão cansado de tudo. Eu comecei a me odiar, a odiar meu pecado e como ele fazia com que eu me sentisse... meu pecado tornava-se infinitamente pior e pior. Eu simplesmente não aguentava mais. Eu sabia que era justo que Deus me condenasse ao inferno. Eu estava tão cansado de lutar. Eu estava tão cansado de tudo que o eu era ... E ainda assim eu não queria Jesus ... Eu estava "tentando" ser salvo. Eu estava "tentando" confiar em Cristo e não podia. Eu não podia decidir tornar-me cristão, e isso me fazia sentir-me tão sem esperança.

Em vez disso, Ele fez com que eu sentisse
Os males ocultos do meu coração;
E deixou que do inferno o poder me assolasse
Deixando, assim, minha alma em desolação.

Eu podia sentir o meu pecado me empurrando para o inferno, mas eu podia sentir a minha teimosia segurando as minhas lágrimas … Tive que deixar que tudo morresse! ”

Como isso aconteceu com John? Não foi aprendendo a dizer as palavras certas! Oh Deus, não foi assim! Palavras nunca poderiam tê-lo ajudado! Não foi por haver tido um "sentimento". Oh, Deus, não foi assim! Nenhum sentimento poderia tê-lo ajudado.

O Senhor o “despedaçou. Ele o feriu!” Ele quebrantou o coração de John! Ele levou John ao chão!

A verdadeira conversão é dolorosa! Você está lutando com o Deus Todo Poderoso! Você não pode blefar para escapar. Você não pode dar um jeitinho para encontrar uma saída! Você não pode aprender como escapar dessa!

Essas provas internas a ti venho empregar,
Para que do egoísmo e orgulho Eu possa te libertar
E os esquemas de alegria terrena quebrar
Para que tudo em Mim venhas tu encontrar.

“Beijai o Filho, para que se não irrite, e pereçais no caminho, porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que Nele se refugiam” (Salmo 2:12).

Ouça Emi Zabalaga, “Eu estava muito envolvida em minha autopiedade para me preocupar com o meu pecado… Eu não posso descrever como é ver o quão escuro e grotesco é o seu coração. Eu estava enojada e envergonhada com o que eu sabia Deus havia visto. Eu era uma criatura vil na frente do Deus que tudo vê. Tudo o que fazia na igreja estava enraizado no meu pecado egoísta. Eu sentia como se eu fosse um leproso imundo entre os cristãos limpos. Mas ainda assim não conseguia confiar em Cristo. Jesus era apenas uma palavra ... alguém muito distante ... Eu estava procurando por um bom sentimento ... algum tipo de experiência que provasse que eu havia sido salva ... O Dr. Hymers estava repreendendo os perdidos por brincarem com o Deus Todo Poderoso. E eu sentada em meu lugar, tremia de medo. Eu sabia que era eu. Em seguida, o Dr. Hymers falou sobre o texto:

“Vinde, e voltemos para o Senhor; porque Ele nos despedaçou e nos sarará; Ele fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias ele nos revigorará; e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele” (Oséias 6: 1, 2).

Emi disse: “Meu pecado estendia-se como um oceano sem fundo. E eu já não aguentava mais. Eu tinha que ter a Jesus! Eu tinha que ter o Seu Sangue! ”

O Senhor “despedaçou. Ele feriu!” Ele quebrantou o coração de Emi! Ele atirou Emi ao chão!

A verdadeira conversão é dolorosa! Você está lutando com o Deus Todo Poderoso! Você não pode blefar para escapar. Você não pode dar um jeitinho para encontrar uma saída! Você não pode achar um jeito divertido de encontrar uma saída.

Você não está cansado de tudo isso? Você não está com medo? Você já não está cheio até o pescoço com religião? Oh Deus, salve-os das chamas!

“Beijai o Filho, para que se não irrite, e pereçais no caminho, porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que Nele se refugiam” (Salmos 2:12).

Você já foi despedaçado pelo Senhor? Já foi ferido por Sua mão? Você já sentiu que sua tristeza e dor eram um sinal de que Deus não o amava? Você já sentiu uma dor que não podia contar a ninguém? Você já se sentiu tão sozinho e abandonado por Deus como Cristo sentiu-se no Jardim do Getsêmani? Você já disse para si mesmo: “Por que Deus me abandonou?” O Diabo sussurra: “Por que continuar? Ninguém se importa com você. Ninguém ama você. ”Eu lhe imploro,“ Não ouça o Diabo!

Eu sou a pessoa certa para você ouvir. Eu já passei por esse tormento pelo menos seis vezes na minha vida. Antes de me converter e outras cinco vezes.

“Vinde, e voltemos para o Senhor; porque Ele nos despedaçou e nos sarará; Ele fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias ele nos revigorará; e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele” (Oséias 6: 1, 2).

Todas as vezes que passei por esse turbilhão, foi para me preparar para fazer mais para Deus. E cada vez a dor era tão grande, que eu pensei que nunca iria passar. E Jesus diz para mim:

Essas provas internas a ti venho empregar,
Para que do egoísmo e orgulho Eu possa te libertar
E os esquemas de alegria terrena quebrar
Para que tudo em Mim venhas tu encontrar.

A primeira vez foi quando eu me converti. A época mais recente foi quando fui acometido de câncer. Eles disseram: "Você tem câncer". Eles me encheram de remédio. Eu me senti como Moisés sozinho no deserto. Eu começava a chorar sem parar, no meio da noite! Eu pensei que estava acabado. Eu tenho sido despedaçado. Eu sei como você se sente. Cada vez que passei pela noite escura da alma, Deus estava me preparando para algo novo. Desta vez foi para me preparar para começar uma nova igreja.

Caro amigo, Deus não abandonou você. Sim, Ele o despedaçou - mas Ele o curará! Sim, Ele fez a ferida - mas Ele a atará! Ele o feriu e despedaçou com um propósito - para fazer você saber que só Cristo pode lhe dar esperança! Para fazer você saber que a paz é encontrada somente em Cristo! Para fazer você saber que a alegria é encontrada somente em Cristo! Para fazer você saber que Ele morreu para pagar pelos seus pecados! Para fazer você saber que Ele ressuscitou dos mortos para lhe dar vida de novo!

Só em Jesus eu encontrei, Minha esperança, a luz, canção
   Lugar seguro nele achei, Rocha que não se abalará
Que grande amor em Cristo há, sem medo posso caminhar
   Consolador, completa-me, em seu amor me apegarei

Só em Jesus eu encontrei, Homem divino, Salvador
   Presente doce de amor, foi rejeitado pelos Seus
Naquela cruz, sim, padeceu, justiça Ele satisfez
   Não sofro mais condenação, por Sua morte viverei

Seu corpo inerte ali ficou, Luz que ante as trevas se apagou
   Glorioso dia então nasceu, Vivo Ele está, ressuscitou
Vitorioso ressurgiu, do meu pecado redimiu
   Pois Ele é meu e dEle eu sou, pelo Seu sangue me comprou
(Tradução livre de “In Christ Alone” por Keith Getty e Stuart Townend, 2001).


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo cantado antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“In Christ Alone” (por Keith Getty e Stuart Townend, 2001).


PLANO DE

SOMENTE EM CRISTO!

IN CHRIST ALONE!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Vinde, e voltemos para o Senhor; porque Ele nos despedaçou e nos sarará; Ele fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias ele nos revigorará; e ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante Dele” (Oséias 6: 1, 2).

I.   Primeiro, o texto aplica-se aos cristãos.

II.  Em segundo lugar, o texto aplica-se aos não convertidos. Romanos 3:11;
João 16:8; Salmo 2:12.