Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PEDRO – CHAMADO, CONVICTO E CONVERTIDO

PETER – CALLED CONVICTED AND CONVERTED
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 18 de Março de 2018
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, March 18, 2018


O nome completo de Pedro era Simão Pedro. Às vezes, Jesus simplesmente o chamava de “Simão”, como o faz em nosso texto.

“Disse o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas Eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te convertas, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32).

Pergunte a qualquer um da maioria dos pregadores quando foi a conversão de Pedro. Vá em frente! Pergunte! Você verá que, quase todos eles dirão que Pedro foi convertido quando Cristo o chamou para segui-Lo (Mateus 4:19). Alguns deles poderão dizer que Pedro se converteu quando disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, e Jesus respondeu “carne e sangue não te revelou, mas meu Pai que está nos céus” (Mateus 16:16, 17). Mas nenhuma dessas instâncias mostra a conversão de Pedro. Se Pedro foi convertido apenas porque seguiu a Jesus, isso seria salvação pelas obras - de modo que não pode ser a conversão de Pedro. Se Pedro foi convertido quando confessou que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo, isso seria conversão por crença doutrinal, por uma iluminação. Os demônios tinham conhecimento do que foi revelado a Pedro, pois lemos: “E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus ... pois sabiam que ele era o Cristo” (Lucas 4:41). ). Portanto, o entendimento de Pedro não era melhor que o de um demônio! Depois de um estudo cuidadoso, somos forçados a dizer que Pedro ainda não era convertido. Ele estava tropeçando, tentando ser cristão, sem haver sido convertido.

Em Pedro temos o quadro de tantos evangélicos nos dias de hoje! Como Pedro, eles estão tropeçando - tentando seguir a Cristo! Eles têm algum conhecimento de quem é Cristo, mas eles não são mais convertidos do que Pedro antes da noite do domingo de Páscoa! Muitos pregadores não são convertidos! Eles tentam seguir a Cristo. Eles sabem que Ele é o Filho de Deus. Mas eles estão cegos para a realidade da conversão. Eu acho que essa é uma das principais razões pelas quais há tão pouca pregação do Evangelho hoje. Muitos pastores perdem seu tempo tentando ensinar pessoas não convertidas a viver a vida cristã! Ridículo! Como pode uma pessoa que está “morta em seus pecados” viver uma vida cristã? (Efésios 2: 1, 5).

Muitos pregadores temem que alguém pregue o Evangelho ao seu povo! Eu estava agendado para pregar o evangelho em uma igreja no sul. Era Dia das Mães. Eu pensei em trazer apenas algumas palavras suaves, para não perturbar ninguém, já que eu era um pastor convidado na igreja. Eu pensei em apenas dar o testemunho de conversão de minha mãe. Eu falei por apenas cerca de 12 minutos. Eu contei à congregação como minha doce mãe confiou em Jesus e foi salva. Pela reação da congregação você teria pensado que eu tinha pregado por duas horas no Inferno! O pastor e sua esposa literalmente saíram apressados da igreja sem sequer apertar minha mão. O povo da igreja ficou de pé e olhou para minha esposa e para mim como se eu tivesse ensinado alguma estranha nova doutrina que eles nunca haviam ouvido antes! Finalmente uma senhora idosa se aproximou e apertou nossa mão. Ela sorriu e disse: “Esse foi um maravilhoso sermão. Há anos eu não oucó um sermão assim! ”Não foi um sermão! Foi apenas um breve testemunho de 12 minutos sobre conversão da minha velha doce mãe!

Quando minha esposa e eu fomos embora, pensei: “Está realmente assim tão ruim? Aqui estamos dentro do sul do país, em uma igreja batista fundamental independente, e eles ficaram assim tão agitados e “estarrecidos” pela simples história da conversão de minha mãe!

Em outra igreja batista fundamental, fiz um breve sermão sobre minha própria conversão. Depois, uma mulher idosa perguntou à minha esposa se eu poderia evangelizar seu marido idoso e levá-lo a Cristo. Minha esposa sugeriu que ela pedisse ao seu próprio pastor que levasse o velho a Jesus. A mulher disse: "Oh, ele não vai fazer isso. Eu já pedi a ele muitas vezes. Acho que ele tem medo de deixar meu marido chateado.

É realmente tão ruim assim, Dr. Hymers? Oh, sim! É realmente horrível! Até mesmo os melhores pastores vão falando monotonamente, repetindo palavras, sem pathos, sem emoção, sem compaixão - simplesmente enchendo meia hora no domingo de manhã, distribuindo uma palavra aguada à almas famintas! Em média o pastor evangélico fala como um padre episcopal meio morto. Nossos pastores batistas não são melhores. As pessoas fecham os olhos e cochilam durante os chamados sermões “expositivos”. Esses pastores não oferecem desafios para os jovens e nenhuma esperança para os perdidos. Pastores como esses nada mais são do que guardas de museus! Nada mais que administradores espirituais de funerarias! Deus nos ajude! Nossas igrejas não estão morrendo - elas estão mortas! Quem prega o Evangelho de sangue carmesim agora? Quem troveja "Você deve nascer de novo" agora? Quem se atreve a defender a mensagem da cruz e a conversão dos pecadores hoje em dia? Algumas das senhoras de meia-idade da igreja podem não gostar! Oh, não devemos incomodar essas senhoras! Então nossos jovens fogem da Igrejas como ratos nadando para longe de um navio afundando!

Estou convencido de que nossas igrejas não terão impacto em nossa nação sem os antigos sermões do Evangelho! Nossa igreja está cheia de jovens em idade universitária! Eu prego sobre o pecado – sobre o Inferno - e conversão real todo domingo! Os jovens do mundo ficam estarrecidos! Eles nunca ouviram nada parecido! E nós temos muitas conversões entre eles. Nas últimas semanas tivemos várias conversões - jovens de origem não cristã.

Uma das maneiras pelas quais podemos aprender sobre conversões reais é estudando as conversões na Bíblia. Eu vou fazer isso esta noite. Vamos pensar sobre a conversão de Simão Pedro. Pedro foi um dos maiores cristãos de todos os tempos. Mas como ele se converteu? Como ele se tornou um cristão?

I. Primeiro, Pedro foi chamado.

O Evangelho de Mateus diz:

“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu farei de vós pescadores de homens. E logo deixaram as redes, e o seguiram” (Mateus 4 18-20).

Isso foi bastante fácil! Pelo menos foi o que parecia ser. Imediatamente eles deixaram suas redes de pesca e seguiram a Cristo. Por que foi tão fácil para Pedro? A Bíblia diz:

“O teu povo se apresentará voluntáriamente no dia do teu poder” (Salmo 110:3).

Aqueles a quem Deus escolheu salvar estão dispostos a dar o primeiro passo, como fez Pedro.

No exato momento em que eu estava escrevendo esta frase minha esposa trouxe da garagem um cartão postal. Eu o reconheci imediatamente. Tinha a fotografia de minha primeira igreja em Huntington Park. O selo postal era do fim dos anos 50, antes de minha conversão. O cartão postal era da superintendente da Escola Dominical, a Sra. Bocker. Ela escreveu:

Prezado Bob,

Espero que não esteja enfermo, como muitos dos nossos estão. Sentimos sua falta, e queremos que volte, seja qual for a razão pela qual você está longe.

                        Sra. Bocker

Aquela bondosa senhora estava tentando fazer com que eu voltasse à igreja. Eu era apenas um adolescente inconsequente. Mas percebi a data no cartão. Apenas alguns meses depois, você não conseguiria fazer nada que me mantivesse fora da igreja. O que aconteceu naqueles poucos meses? Eu só posso dizer que Deus me chamou com um chamado eficaz. Eu me apresentei voluntariamente no dia do Seu poder.

“O teu povo se apresentará voluntáriamente no dia do teu poder” (Salmo 110:3).

Quando Deus me chamou, eu não precisei da Sra. Bocker ou de qualquer outra pessoa para me trazer de volta à igreja. Quando o poder de Deus me atraiu, você não conseguiria fazer nada que me mantivesse fora da igreja nem com uma tropa de cavalos selvagens!

E assim foi com o Pedro. Ele ainda não era salvo. Nem tão pouco era eu quando a Sra. Bocker me enviou aquele cartão. O poder de Deus me fez querer - e assim também foi com Pedro. Ele ainda estava tão perdido quanto eu, mas Deus o fez disposto a seguir a Jesus. E assim, Pedro instantaneamente deixou suas redes e seguiu Jesus. Mas isso não significa que ele já era salvo.

Você já se perguntou por que alguns jovens que trazemos para a igreja vêm tão rapidamente? É porque o poder de Deus os atraiu. Mas isso não significa que eles já sejam salvos. Jesus disse: "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos" (Mateus 20:16, 22:14). Deus chama muitos. Ele chamou você nesta noite. Você nos deu seu nome e número de telefone. É por isso que enviamos um carro para buscá-lo. "Muitos são chamados" - assim como você foi chamado. "Mais poucos escolhidos". Eu não entendo isso. Mas sei, baseado em uma longa experiência que se você é um dos escolhidos de Deus, Ele o trará de volta e Ele o manterá você aqui, até que você se converta! Se você não é um dos escolhidos de Deus, mais cedo ou mais tarde você deixará a igreja - porque "muitos são chamados, mas poucos são escolhidos"!

Salva-me por tua graça e amor
   É minha petição, meu Senhor.
Por meu pecado sofreu Jesus,
   Por mim morreu na rude cuz.
(Tradução livre de “Grace! ‘Tis a Charming Sound”
      por Philip Doddridge, 1702-1751; coro alterado por Dr. Hymers).

II. Em segundo lugar, Pedro foi convicto.

Estou omitindo os três anos em que Pedro seguiu a Jesus. Pedro teve muitas experiências durante esses três anos. Mas a única coisa que realmente teve um impacto em sua vida foi a confissão sobre quem era Jesus. Eu mencionei isso antes, no início deste sermão. Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. “Jesus lhe respondeu ... carne e sangue não to revelaram, mas meu Pai que está nos céus” (Mateus 16:16, 17).

Isso é o que chamamos de "iluminação". Isso pode acontecer antes da conversão, durante a conversão e depois da conversão! No caso de Pedro, Deus iluminou a verdade de quem era Jesus antes de Pedro converter-se. Foi o que aconteceu comigo também. Durante anos pensei que Jesus era um homem bom, que foi morto como um mártir por seus inimigos. Apenas três dias antes de minha conversão, foi que Deus me revelou que Jesus é Deus encarnado. Ele veio a mim enquanto cantava o hino de Charles Wesley - "Que grande amor, como pode ser, que Tu, meu Deus, foste por mim morrer.” Esse hino iluminou minha mente, embora tenha me convertido apenas três dias mais tarde. Assim foi com Pedro!

Agora abra em Lucas 18: 31-34 e você verá claramente que Pedro e os outros discípulos ainda não eram salvos. Está na página 1060 da Bíblia Anotada do Scofield.

“E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do Homem tudo o que pelos profetas foi escrito.Pois há de ser entregue aos gentios e escarnecido, injuriado e cuspido; 33e, havendo-oaçoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.E eles nada disso entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia. (Lucas 18:31-34).

Esta é a terceira vez que Jesus explica o Evangelho a Pedro e aos outros. Jesus seria açoitado e condenado à morte, e no terceiro dia ressuscitaria dos mortos. Esse é o Evangelho - a mensagem básica do cristianismo, como proclamada em I Coríntios 15:1-4. Mas Pedro não entendeu nenhuma dessas coisas, e essa palavra lhe era "encoberta". Pedro ainda não cria no Evangelho.

Se você ainda não é salvo - não é o seu caso semelhante ao de Pedro? Você foi "chamado" para esta igreja. Você foi trazido aqui, por seus pais ou por outra pessoa. Você vem para festas de aniversário. Você almoça e janta conosco todos os domingos. Você ouve a mim e a John Cagan pregar todos os domingos. Você nos ouve falar sobre a crucificação de Jesus, sobre o Seu Sangue, sobre como Ele ressuscitou dos mortos. Mas sua mente se distrai quando falamos sobre o Sangue de Jesus e Sua ressurreição. Você já ouviu várias vezes, mas essa palavra aindo não o cativou”. Não pareceu real ou importante! Seja o que for que você tenha pensado - não está claro por que essas coisas são importantes. Você é como Pedro era antes de ter sido convicto pelo pecado!

“E, havendo-o açoitado, o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.E eles nada disso entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia” (Lucas 18:31-34).

Agora levante-se e abra sua Bíblia em Lucas 22:31. Está na página 1108 da Bíblia de estudo de Scofield.

“E disse o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo, até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo, antes que três vezes negues que me conheces” (Lucas 22: 31-34)

Podem sentar-se

Eu estou lendo um livro muito interessante intitulado Simão Pedro nas Escrituras e na Memória (Baker Academic, 2012). Foi escrito por Dr. Markus Bockmuehl. Ele é professor de Estudos sobre a Bíblia e os Primeiros Cristãos, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Este famoso estudioso vai direto ao ponto. Ele nos mostra destemidamente que Pedro ainda não era convertido na noite anterior à crucificação de Jesus. E ele está certíssimo! Outros comentaristas cobrem esse fato ou o ignoram. Mas não o Dr. Bockmuehl! Ele explica isso claramente! Ouça o que o Dr. Bockmuehl diz:

“Há claramente aqui, uma referência à luta (que está por vir) de Pedro contra Satanás, em que ele será severamente testado [e falhará], por isso a referência a “quanto te converteres”. Vale a pena enfatizar aqui o “quanto te arrependeres” “embora favorecido por muitos tradutores, não tem apoio no grego" (Dr. Bockmuehl, ibid., pp. 156, 157).

“E disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti para que a tua fé não desgaleça; e tu, quanto te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32).

Assim, a NIV, NASV, ESV e outras traduções modernas estão erradas. “Falar de 'arrepender-se, embora favorecido por muitos tradutores, não tem apoio no grego.” O Dr. Bockmuehl prossegue dizendo que a palavra grega “epistrephō” deve ser traduzida como “convertido” aqui. Então, mais uma vez, acho que a KJV está correta e as traduções modernas são confusas! Mas o Dr. Bockmuehl continua:

“Quando, onde ou como ocorre a conversão [convicção] de Peter? É aqui que chegamos ao cerne do problema. Até mesmo na última noite de seu ministério, Jesus em Lucas [ainda fala da] conversão de Pedro como algum no futuro ”(ibid., P. 156).

“Em Lucas 22:32 a conversão de Pedro parece estar no futuro” (ibid.).

“Quando te converteres [futuro]” (ibid., P. 156). “Jesus evidentemente aguarda com expectitativa a conversão de Pedro como algo ainda no futuro” (ibid., P. 158).

Pedro, todavia, está confiante de que não precisa converter-se. Ele diz:

“E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo, até à prisão e à morte” (Luke 22:33).

Jesus responde: “Pedro, o galo não cantará hoje, antes de três anos negar que me conheces” (Lucas 22:34). Pedro acha que pode lutar contra o Diabo e viver para Cristo sem ser convertido (epistrephō). Como Pedro estava errado! E como você está errado!

Eles prendem Jesus e o arrastam para a casa do sumo sacerdote. “Pedro seguiu-O de longe” (Lucas 22:54). Pedro sentou-se entre as pessoas do lado de fora. Uma jovem disse: “Este homem também estava com [Jesus]” (Lucas 22:56). Pedro disse: “Eu não o conheço”. Depois de um tempo, um homem disse que Pedro era um dos seguidores de Cristo. Pedro disse: “Homem, eu não sou.” Depois de mais uma hora, uma terceira pessoa apontou para Pedro e disse: “Este sujeito estava com ele.” Pedro disse: “Homem, não sei o que dizes.” Enquanto Pedro ainda falava o galo cantou.

Minha esposa e eu já estivemos no lugar em Jerusalém onde isso aconteceu. O guia nos mostrou onde Jesus estava e onde Pedro estava. Eles não estavam muito distantes. E Jesus se voltou e olhou para Pedro. E Pedro olhou nos olhos de Jesus.

“E, saindo Pedro para for a, chorou amargamente” (Lucas 22:62).

Agora, finalmente, Pedro está sob convicção de pecado. Não há esperança de você ter uma conversão real até que tenha uma experiência de convicção de pecado, como Pedro fez.

“E, saindo Pedro para for a, chorou amargamente” (Lucas 22:62).

III Em terceiro lugar, Pedro foi convertido.

Por favor, abra em Lucas 24:34. Parece um verso insignificante, mas o Dr. Bockmuehl diz que este é o começo da conversão de Peter. “Jesus se volta e olha para Pedro para convencê-lo de sua culpa (Lucas 22:61), e aquele encontro de Pedro com Jesus na manhã da páscoa (Lucas 24:34) faz com que Pedro seja profundamente convicto de seu pecado.” O apóstolo Paulo também nos fala sobre o encontro da manhã da Páscoa de Pedro com Jesus. Paulo diz: “E ele foi visto por Cefas [Pedro], depois pelos doze” (I Coríntios 15:5). Agora Pedro crê no Evangelho, mas ainda não está convertido.

Por que a Bíblia nos fala tanto sobre o chamado de Pedro, seu tropeço, sua falta de fé e sua cegueira em relação ao evangelho e ao sofrimento de Jesus? Por que passa um capítulo inteiro nos falando de Pedro negando a Cristo e depois chorando amargamente sob convicção? E então, depois de tudo isso, nos dá apenas um pequeno verso para mostrar a conversão de Pedro?" Ele soprou sobre eles [Pedro e os outros], e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo ”(João 20:22). É quando o Dr. J. Vernon McGee diz que Pedro nasceu de novo. Eu concordo com ele. Por que? - porque o tropeço e a convicção são as coisas mais importantes em uma conversão real. Até que você seja trazido para o lugar onde você saia e “chore amargamente” por seu pecado, há pouca esperança para você. Até que você se sinta como Pedro, o Evangelho não significará nada para você! Você vai morrer em seus pecados. Você tem que sentir sua necessidade de Jesus antes de confiar nele, e ser purificado do seu pecado pelo seu sangue. A maioria das pessoas que têm uma conversão real choram lágrimas de tristeza quando são convertidas. Amém


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo cantado antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Grace! ‘Tis a Charming Sound” (por Philip Doddridge, 1702-1751; coro alterado por Dr. Hymers).


O ESBOÇO DO

PEDRO – CHAMADO, CONVICTO E CONVERTIDO

PETER – CALLED CONVICTED AND CONVERTED

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Disse o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas Eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te convertas, confirma teus irmãos” (Lucas 22:31-32)

(Mateus 4:19; 16:16, 17; Lucas 4:41; Efésios 2:1, 5)

I.   Primeiro, Pedro foi chamado, Matues 4:18-20; Salmo 110:3;
Mateus 20:16; 22:14.

II.  Em segundo lugar, Pedro foi convicto, Matues 16:16, 17;
Lucas 18:31-34; Lucas 22:31-34; 54, 56, 62.

III. Em terceiro lugar, Pedro foi convertido. Lucas 24:34;
I Coríntios 15:5; João 20:22.