Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ELES O ABANDONARAM E FUGIRAM

THEY FORSOOK HIM AND FLED
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernábulo Batista de Los Angeles
Noite do dia do Senhor, 4 de março de 2018
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, March 4, 2018

“Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos deixando-o, fugiram” (Mateus 26:56).


Jesus encerrou seu solitário momento de oração no Jardim do Getsêmani. Ele despertou os Discípulos adormecidos. Ele disse: “Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.” (Mateus 26:46). Então Judas liderou “uma grande multidão com espadas e [clubes], dos principais sacerdotes e anciãos” (Mateus 26:47).

Os discípulos deviam todos ter se parecido uns com os outros naquela escuridão do Getsêmani. Judas havia dito aos guardas do Templo: “O que eu beijar é esse; prendei-o.” (Mateus 26:48). Judas beijou Jesus em seu rosto. “Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam.” (Mateus 26:50). “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco." (João 18:10). Jesus “tocando-lhe a orelha, curou-o” (Lucas 22:51). Então Jesus disse a Pedro que guardasse sua espada. Disse-lhe Jesus: “Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? [72,000 anjos!] Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?” (Mateus 26: 53-54). Jesus então se voltou para aqueles que vieram prendê-lo e lhes disse: “Saístes, como para um salteador, com espadas e porretes, para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes” (Mateus 26:55). Isso nos traz ao nosso texto:

“Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56).

Estes eventos foram descritos pelos profetas centenas de anos antes. O Dr. R.C.H. Lenski disse: “Tudo isso aconteceu por uma razão e uma somente: “para que as Escrituras dos profetas ... fossem cumpridas”. Aqui estão em ação as reais forças sobre o que está acontecendo nesta expecífica noite: Deus está realizando seus planos proféticos, Jesus está, dessa maneira, voluntariamente, colocando-se nas mãos de seus captores ... E neste momento o versículo 56 é cumprido. Quando Jesus foi levado, todos os discípulos fugiram.” (tradução de R. C. H. Lenski, Ph.D., The Interpretation of St. Matthew’s Gospel, Augsburg Publishing House, 1964 edição, pág. 1055; nota sobre Mateus 26:56).

“Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram” (Mateus 26:56)

Neste sermão, eu me aprofundarei neste versículo, trazendo à tona algumas das razões pelas quais os Discípulos "abandonaram-No e fugiram". De acordo com o Dr. George Ricker Berry, a palavra no grego para “abandonaram” na versão King James significa “renunciaram”.” (tradução de A Greek-English Lexicon and New Testament Synonyms). Aqui estão várias razões pelas quais os Discípulos renunciaram a Jesus, quando eles O abandonaram e fugiram.

I. Primeiro, eles abandonaram Jesus e fugiram para que se cumprissem as escrituras dos profetas.

Nosso texto diz: “Mas tudo isso foi feito, para que as escrituras dos profetas fossem cumpridas ...” Isso inclui a profecia sobre os discípulos o abandonarem e fugirem. Zechariah 13: 6-7 diz:

“E, se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos?, dirá ele: São as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos... fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas.” (Zacarias 13:6-7)

No que diz respeito à essas palavras "fere o pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas", o Dr. Henry M. Morris diz:

Este versículo é citado em Mateus 26:31 e Marcos 14:27 pelo próprio Cristo. Ele, o Bom Pastor, daria Sua vida pelas ovelhas (João 10:11), mas no trauma desses eventos que mudaram o mundo, Suas ovelhas seriam espalhadas por algum tempo (tradução de Henry M. Morris, Ph.D., The Defender's Study Bible, World Publishing, edição de 1995, p. 993, nota sobre Zacarias 13: 7).

O próprio Senhor Jesus Cristo disse que Zacarias 13:7 profetizou que os discípulos o abandonariam e fugiriam. Em Mateus 26:31, Cristo disse:

“Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão” (Mateus 26:31).

E outra vez, em Marcos 14:27:

“E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão” (Marcos 14:27).

Os discípulos, ao abandonarem e fugirem, foram um cumprimento dessa profecia de Zacarias 13: 7.

“Mas tudo isso aconteceu, para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram” (Mateus 26:56).

II. Em segundo lugar, abandonaram Jesus e fugiram porque eram membros de uma raça caída.

A raça humana é uma raça caída. Nunca devemos esquecer isso. Você é um pecador - porque você faz parte de uma raça pecadora - um filho de Adão. A Bíblia diz:

“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo; e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram.” (Romanos 5:12).

É por isso que todas as pessoas nascem “mortas no pecado” (Efésios 2:5). É por isso que todos os homens são "por natureza, os filhos da ira" (Efésios 2:3). É por isso que você é um pecador por natureza. Não ponha a culpa de tudo no Diabo! O Diabo não poderia nos escravizar se não fossemos pecadores por natureza. Todos os descendentes de Adão são pecadores por natureza. Você é um pecador por natureza. Sim você!

Os discípulos não eram melhores que o resto de nós. Eles também eram “por natureza, os filhos da ira”. Eles também estavam “mortos em seus pecados”. Eles também eram filhos de Adão. Como um antigo livro infantil da Nova Inglaterra disse:

“Na queda de Adão
Caímos todos nós.”

Os discípulos tinham mentes carnais que estavam em “inimizade contra Deus” (Romanos 8:7). Assim, rejeitavam o Evangelho a cada vez que Cristo lhes pregava. Da mesma forma que você rejeita o Evangelho! O Dr. J. Vernon McGee disse:

[Cristo] repetiu cinco vezes o fato de que Ele estava indo para Jerusalém para morrer (Mateus [16:21]; 17:12; 17:22-23; 20:18-19; 20: 28). Apesar desta instrução intensiva, os discípulos não conseguiram compreender o significado do [Evangelho] até depois da ressurreição (tradução de J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1983, volume IV, pág. 93 , note em Mateus 16:21).

Por que os Discípulos não “compreenderam o significado” do Evangelho? A resposta é simples:

“Se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.” (II Coríntios 4: 3).

Em sua nota sobre João 20:22, o Dr. McGee disse que os Discípulos não foram nascidos de novo (regenerados) até encontrarem o Cristo ressuscitado, e Ele soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo” (tradução de J. Vernon McGee, Th.D., ibid., Página 498, nota sobre João 20:22). (Clique aqui para ler meus sermões sobre este assunto – “The Fear of the Disciples” – “ ESTA PALAVRA LHES ERA ENCOBERTA,” A CONVERSÃO DO PEDRO,” “Peter Under Conviction,” and “ O FALSO ARREPENDIMENTO DE JUDAS.”)

“Então todos os discípulos deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56).

Eles tiveram que passar por isso para verem que eram pecadores. Da mesma maneira que John Cagan e Emi Zabalaga tiveram que ver que eles eram pecadores arruinados. Da mesma maneira que você tenha que assim o fazer para ver que é um pecador perdido!

Talvez alguns venham a dizer-lhe que eu fui longe demais ao dizer-lhes que os discípulos não eram regenerados e convertidos até memso depois da ressurreição de Cristo. Você acha que os discípulos eram diferentes de você? Eu sei que eles não eram diferentes de mim! Sem o Sangue de Jesus, eu não estaria diante de você esta noite! Sem o Sangue de Jesus, eu ainda seria um pecador perdido em direção ao inferno!

Desgarrado, sim, buscou-me
   Quando o aprisco abandonei;
Do perigo vil, livrou-me
   Em Seu sangue eu me lavei
(Tradução livre de “Come, Thou Fount” por Robert Robinson, 1735-1790).

Eu admiro o livro de Iain H. Murray, The Old Evangelicalism (The Banner of Truth Trust, 2005). Falando sobre conversão de um modo geral, Iain H. Murray disse: "Há hoje uma urgente necessidade de que seja recuperada a verdade sobre a conversão. Uma controvérsia generalizada sobre este assunto seria um saudável vento a soprar para destruir mil outras coisas menores "(p. 68). Escreva-me sobre isso. Quero ouvir de você, e eu responderei pessoalmente a cada pessoa! Meu e-mail é rlhymersjr@sbcglobal.net.

“Então todos os discípulos deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56).

Assim o fizeram por ainda não estarem lavados de seus pecados pelo sangue de Jesus! E você? Já foi purificado pelo sangue de Jesus? Já foi? Já foi? Não há esperança para você a não ser que você seja purificado pelo sangue de Jesus!

III. Terceiro, eles abandonaram Jesus e fugiram porque não tinham uma verdadeira convicção de pecado até então.

Eles tinham grande confiança em suas próprias habilidades. Nós vemos isso repetidas vezes antes de Cristo haver ressuscitado dos mortos e aparecido a eles e soprado sobre eles. Por exemplo, Jesus disse a Pedro que ele O negaria naquela noite. Eles ainda tiveram que passar pela intensa obra do Espírito Santo - para fazê-los sentir seus pecados!

“Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo” (Mateus 26:35).

Nenhum dos discípulos era convertido ainda! E você também não é! Você deve passar pelo pungente trabalho do Espírito Santo - para fazer com que você sinta o seu pecado! Dr. Martyn Lloyd-Jones disse:

Não há verdadeiro evangelismo sem a doutrina do pecado e sem a compreensão do que venha a ser pecado... o evangelismo deve começar com a santidade de Deus, a pecaminosidade do homem e as consequências eternas do mal e das más obras. Somente aquele que foi levado a ver sua culpa dessa maneira que corre para Cristo para libertação e redenção [Nota do Dr. Hymers: Eu mesmo, somente tive profunda convicção de pecado, quando fiz o papel de Judas em uma peça de Páscoa!] (tradução de D. Martyn Lloyd-Jones, M.D., Studies in the Sermon on the Mount, InterVarsity, 1959, volume 1, p. 235; emphasis mine).

Os discípulos não foram submetidos à verdadeira convicção do pecado até que todos “deixando-O, fugiram”. Quando os discípulos disseram um pouco mais cedo: "Nós cremos que tu saíste de Deus"

“Respondeu-lhes Jesus: Credes, agora? Eis que chega a hora, e ja se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só...” (João 16: 30-32).

A tristeza e convicção que Pedro sentiu, depois de haver negado a Cristo, certamente foi sentida pelos outros discípulos. “E saiu Pedro, e chorou amargamente" (Lucas 22:62). O Dr. W. G. T. Shedd comentou: "O Espírito Santo normalmente não regenera um homem até que ele seja um homem convicto de seu pecado.” (tradução de Shedd, Dogmatic Theology, volume 2, page 514). E os discípulos não foram convictos de seus pecados até haverem traído a Jesus. Só então eles souberam que eles precisavam desesperadamente serem limpos por Seu Santo Sangue! Alguns de vocês pensam que podem ser convertidos sem primeira serem convictos de seus pecados! Você não será convertido até que você esteja convicto de seu pecado! Pedro saiu e chorou amargamente. A maioria das pessoas chora como Pedro antes de serem convertidas. E você? Já chorou lágrimas amargas?

APLICAÇÃO

Agora vou voltar e aplicar isso para aqueles que ainda estão convertidos. Você sentiu que é um pecador arruinado, que seu próprio coração "é enganoso ... e desesperadamente perverso"? (Jeremias 17:9). Você sentiu: "Ó homem miserável que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? "(Romanos 7:24). Você perdeu toda confiança em si mesmo? Você chorou e pranteou por seu pecado? Não há esperança para você até que você chore e pranteie pelo seu pecado! Até que você diga: "Deus tenha misericórida de mim, pecador!" Como disse o Dr. Lloyd-Jones: "Somente a [pessoa] que foi levada a ver sua culpa dessa maneira, que corre para Cristo para obter libertação e redenção "(ibid.).

À uma voz, o santo hino erguei, em nome de Jesus
E pense na cura que flui do sangue que verteu na cruz.

Oh, quem dirá a aflição que sofreu ao sangue puro derramar?
E a dor que suportou, ao castigado ser para minha culpa carregar?

Não foi o insulto e o escárnio que tão profundamente traspassou seu coração;
Não foi a tristeza e a dor da coroa de espinhos,.ou dos cravos nos pés e mãos

Mas cada suspiro do Cristo mostrava um sofrimento mais profundo e pesado,
Pelo espírito esmagado, onde ali foi colocado o peso de todo o nosso pecado
   (tradução livre de “The Lord Hath Laid on Him” por William Hiley Bathurst,
   1796-1877; À melodia de “Amazing Grace.”)

Você precisa sentir o seu pecado tão fortemente que você pranteie e chore lágrimas reais como fazem lá na China no avivamento.

Em alguns minutos, eu pedirei que você venha e sente-se nas duas primeiras filas para falar conosco sobre como ser salvo. Vários de vocês virão, mas, para muitos de vocês não fará nenhuma diferença. Você sairá daqui como um pecador perdido. Por que vir aqui à frente não vai ajudá-lo? Porque você não se sente perdido. Você é como os discípulos. Você tem grande confiança em si mesmo. Você acha que pode viver sua vida como cristão do jeito que você está. Mas você está errado. Mais cedo ou mais tarde, o Diabo virá e o tentará. E você fará exatamente o que os Discípulos fizeram. Você abandonará Cristo. Você vai deixar esta igreja. Você entrará em uma vida de pecado. Como eu sei disso? Porque tenho pregado já por 60 anos. Eu já vi centenas de pessoas como você. É assim que eu sei que você abandonará Cristo como os discípulos o fizeram naquela noite. Mais cedo ou mais tarde você fará exatamente o que eles fizeram. Você pensa que não o fará. Mas você está errado! Seja honesto com você mesmo. Você já pensou em deixar a igreja. Seja honesto. Você já pensou em sair, não é mesmo? Não é mesmo? Não é emsmo? Você sabe que sim.

Você deve olhar para o seu coração. Você deve sentir seu pecado. Você deve sentir sua falta de fé em Jesus. Você deve sentir que você é um pecador perdido! Você deve se sentir culpado - culpado por não confiar em Jesus. Esse é o maior pecado de todos - o pecado de não confiar em Jesus. Jesus disse: "Aquele que não crê já está condenado" (João 3:18). Você não precisa esperar até vá para o inferno. Você já está condenado! O Dr. Lloyd-Jones disse: "É somente [quando você] é levado a ver [e sentir sua] culpa [que você virá] a Cristo para ter libertação e salvação." Você sente seu pecado? Se você sentir o seu pecado, e isso o incomodar, você virá a Jesus e confiará nele, e será salvo por Ele, e será lavado pelo sangue que Ele derramou para limpá-lo do seu pecado. Não há outra maneira de ser verdadeiramente salvo. Minha oração é que jamais haja um domingo sequer que não pregue sobre o Sangue de Jesus. Eu não conheço nenhum outro evangelho além deste - confie em Jesus e você estará limpo. O sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário é a sua única esperança! Contudo, você não menciona Jesus ou Seu Sangue! Por que não? Porque você não sente seu pecado – é por isso! É por isso! É por isso! Você está tentando aprender as palavras certas. Oh, que idiota que você é! Agostinho disse: "Nossos corações estarão inquietos até encontrarem descanso em Ti." Achei a fonte carmesim, que meu Jesus abriu. Na cruz morrendo ali por mim, minha alma redimiu. Venha agora a Jesus. Seja limpo de todo pecado através de Seu Sangue Sagrado! Amém.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo cantado antes do Sung Before the Sermon por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Alone” (por Ben H. Price, 1914).


O ESBOÇO DO

ELES O ABANDONARAM E FUGIRAM

THEY FORSOOK HIM AND FLED

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos deixando-o, fugiram.” (Mateus 26:56).

(Mateus 26:46, 47, 48, 50; João 18:10; Lucas 22:51;
Mateus 26:53-54, 55)

I.    Primeiro, eles abandonaram Jesus e fugiram para que se cumprissem as escrituras dos profetas. Zacarias 13:6-7; Mateus 26:31; Marco 14:27.

II.   Em segundo lugar, abandonaram Jesus e fugiram porque eram membros de uma raça caída. Romanos 5:12; Efésios 2:5, 3; Romanos 8:7;
II Coríntios 4:3.

III.  Terceiro, eles abandonaram Jesus e fugiram porque não tinham uma verdadeira convicção de pecado até então. Mateus 26:35; João 16:30-32;
Lucas 22:62; Jeremias 17:9; Romanos 7:24; João 3:18.