Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




VER OU CRER?

SEEING OR BELIEVING?
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 4 de fevereiro de 2018
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, February 4, 2018

“A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (I Pedro 1:8, 9).


As pessoas para as quais Pedro estava falando jamais haviam visto a Jesus. Nunca O viram quando estava aqui na terra. No entanto, elas foram por Ele salvos. Muitos outros viram a Jesus quando Ele estava na Terra. No entanto, não foram salvos. Podemos dizer com certeza o que o grande Spurgeon disse - "Ver não é crer, mas crer é ver." Esse foi o título de um dos sermões de Spurgeon. O sermão foi baseado em nosso texto. Eu simplificarei o sermão de Spurgeon para você.

I. Primeiro, ver não é crer.

Você não precisa conhecer muito da Bíblia para saber isso. Todos os quatro Evangelhos falam sobre homens que viram a Jesus. Eles o viram, mas não creram Nele. Judas Iscariotes foi um dos discípulos de Jesus. Mas Judas não creu em Jesus. Judas seguiu Jesus por três anos. Ele morou com Jesus. Ele comeu com Jesus. Ele expulsou demônios em nome de Jesus. Ele pregou sobre Jesus. Ele conheceu Jesus intimamente e de perto. Jesus até chamou Judas de seu amigo. Mas Judas não creu em Jesus. É por isso ele traiu Jesus por trinta peças de prata. É por isso que ele saiu e se enforcou, e foi para o inferno. Os outros discípulos não eram muito melhores que ele. Eles também não criam em Jesus. Ele lhes disse que estava indo a Jerusalém para sofrer e morrer. "Eles não compreenderam nada a acerca dessas coisas ... nem perceberam o sentido o que lhes fora dito" (Lucas 18:34). Eles não creram em Jesus até que Ele soprou sobre eles (João 20:22). O discípulo Tomé não creu em Jesus nem depois disso! Eles viveram com Jesus por três anos. Mas eles não creram nele. O rei Herodes O viu, mas não creu Nele. Pilatos O viu, mas não creu Nele. Os fariseus O viram fazer milagres, mas não creram nele. Os saduceus e os herodianos falaram com Ele, mas não creram Nele. Grandes multidões foram alimentadas por Ele e O viram realizar milagres. Mas a maioria deles também não creu Nele. Quase nehum dos que viram Jesus enquanto Ele estava na terra creu Nele! Quase ninguém! Isso é um fato surpreendente! Tão surpreendente que o apóstolo João escreveu sobre isso. João disse: "Ele veio para os que eram seus, e os seus não O receberam " (João 1:11). Apenas um punhado de pessoas que viram Jesus na Terra creram Nele.

Este fato nos leva a perceber que "ver não é crer". Contudo, alguns de vocês aqui nesta noite acham que creriam Nele caso pudessem vê-lo. Você não admitiria isso, mas é verdade. É por isso que você quer "sentir" algo para provar que Jesus é real. Você procura uma "emoção" ou procura um versículo da Bíblia que contenha uma promessa. Você pode entender uma emoção sentimento. Você pode ver uma promessa da Bíblia. Mas você não pode ver Jesus. Essa é sua desculpa para não crer nEle. Essa é sua desculpa para não confiar Nele. Essa é sua desculpa para não crer nEle. Essa é a sua desculpa para não ser salvo. Mas eu digo para você, "ver não é crer". Sentir algo não é crer. Repetir uma promessa bíblica não é crer. Ver um milagre não é crer. Todos os incrédulos que mencionei conheciam versos da Bíblia. Todos viram a Jesus. Quase todos viram-No fazer milagres. No entanto, eles não creram Nele. E a maioria deles morreu e foi para o inferno porque nunca creram Nele, mesmo O tendo visto muitas vezes!

O profeta Isaías falou de Jesus. Isaías disse: "Ele era desprezado e o mais rejeitado entre os homens" (Isaías 53:3). As notas de Barnes dizem,

Ele era desprezado ... O Redentor foi objeto de desprezo e desdém pelos fariseus, pelos saduceus e pelos romanos. Em sua vida na Terra foi assim, na sua morte ainda foi assim; e desde então, Seu nome e Sua pessoa foram extensivamente objeto de desprezo.

Rejeitado pelos homens ... A frase é cheia de significado, e em três palavras afirma toda a história do homem em relação ao seu tratamento para com o Redentor. O nome "Rejeitado [entre os] homens" expressará toda a história triste e melancólica; rejeitado pelos judeus; pelos ricos, os grandes e os estudiosos; pelas massas de todas as classes, idades e graus.

O Comentário “Pulpit” diz:

Ele é desprezado. O desprezo dos homems a Jesus foi demonstrado em parte pela pouca atenção que eles deram aos seus ensinamentos, em parte pelo tratamento a Ele na noite anterior e no dia antes de sua crucificação. Rejeitado entre os homens, abandonado pelos homens ... Nosso Senhor nunca teve mais do que um "pequeno rebanho". E até mesmo desses, "muitos voltaram atrás e nunca mais caminharam com Ele". Alguns só viriam a Ele à noite. Todos os "governantes" e grandes homens mantiveram-se distantes Dele. No final, até mesmo seus apóstolos "O abandonaram e fugiram".

Quase todos os que viram Jesus quando Ele estava na Terra o desprezaram e o rejeitaram. Você teria sido diferente deles? Se você não é convertido, você é exatamente como eles! Você O despreza e rejeita. Você esconde seu rosto Dele. Você é exatamente como aqueles que rejeitaram A Jesus quando o viram na Terra! Eles o viram. Eles ouviram Sua voz. No entanto, eles não creram nele. Ver não é crer!

II. Em segundo lugar, crer é ver!

“A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (I Pedro 1:8, 9).

As pessoas às quais Pedro se dirigia em nosso texto nunca haviam visto Jesus na Terra. Contudo, elas confiaram nele e foram por Ele salvas! Por que essas pessoas creram em Jesus, embora nunca O tenham visto, ou ouvido a Sua voz, e nunca O tenham tocado? O grande Reformador Calvino deu a resposta. Calvin disse: "Nenhum homem jamais poderá ... pelo seu próprio entendimento até que o Senhor [o] corrija e o faça de novo pelo Seu Espírito".

O mesmo Espírito Santo pode dar-lhe fé em Jesus agora. Neste momento - mesmo você não podendo ver Jesus com seus olhos. O mesmo Espírito Santo pode trazê-lo para um contato com Jesus agora - mesmo sem que você possa sentir Seu toque de Sua pele.

O primeiro ponto de contato com Jesus é o amor. Nosso texto diz: “A quem não havendo visto, amais”.. “Embora você não O tenha visto, você o ama.” O amor de Jesus vem até nós de muitas maneiras. Quando comecei a ir à igreja, meus parentes zombavam de mim. E eles zombavam de Jesus também. Eles diziam: "Como você pode crer Nele? O que Ele fez por você? "Mas quanto mais eles riam de Jesus, mais eu o amava. Também havia uns jovens bem ruins na minha igreja. Eles faziam piadas sujas sobre Sua mãe não ser virgem. Eles diziam que Ele era um bastardo. Eles riram Dele. Mas quanto mais eles riam de Jesus, mais eu o amava.

Quando eu pensava em Jesus na época da Páscoa, eu mais O amava. Eu o amava por haver sofrido na cruz. Me era odioso pensar que cravos traspassaram Suas mãos e pés. Eu não sabia por que eles haviam feito aquilo com ele. Mas senti grande penar e tristeza por Ele.

Eu era um menino solitário. Eu não tinha meus pais comigo para me fazerem sentir seguro e feliz. E pensava em Jesus ali sozinho - sem um amigo para dar-lhe conforto - e eu o amava. Eu pensava: "Mesmo que ninguém mais te ame, Jesus, eu vou te amar!" E foi o Seu amor por mim que conquistou a minha alma. No dia em que fui salvo, eles cantavam o hino de Charles Wesley. Cada estrofe terminava com palavras que quebrantaram meu coração. "Maravilhoso esse amor, por mim morreu o Salvador.”... “Maravilhoso esse amor, por mim morreu o Salvador.”

Jesus era Deus em carne humana. Eles pregaram meu Deus em uma rude cruz de madeira. "Maravilhoso Amor". Ele quebrantou meu coração. Eu confiei Nele. Eu liguei-me a Ele através do Seu amor por mim - e do meu amor por ele

Eu não creio que qualquer um de vocês aqui chamariam John Cagan de maricas. Vocês admiram John por sua força de caráter. John resistiu a Jesus com cada fibra de seu ser. Nada que pudesse dizer a ele na sala de reuniões o movia. Ele disse: “A idéia de ter que abandonar tudo por Jesus me afligia a tal ponto que, pelo que pareceu uma eternidade, eu simplesmente me recusei a fazê-lo Jesus deu sua vida por mim. Jesus foi crucificado por mim quando eu era seu inimigo, e eu me recusara a render-me a ele. Aquele pensamento por fim me quebrou. Eu simplesmente não conseguia mais segurar-me. Eu tinha que ter a Jesus. Naquele momento, eu rendi-me a Ele e fui a Jesus pela fé ... Não precisei de uma emoção. Eu tinha Cristo! ... Como Jesus deve ter me amado para perdoar o pecador menos merecedor. Cristo deu Sua vida por mim e por isso eu entrego tudo a ele ... Jesus tomou meu ódio e rancor e me deu amor em seu lugar ".

O grande Spurgeon jamais chegou a conhecer John Cagan. Mas ele escreveu como se o conhecesse. Spurgeon disse: "Afinal, não é o ver - que é sempre externo – e sim o pensar em Jesus, entender, ser por Ele tocado, que é o verdadeiro ponto de contato. Então, o amor a Cristo torna-se um meio de união real, um vínculo mais forte que um toque físico seria ... O amor faz o Salvador real para o coração ... assim, o contato que o amor faz entre Cristo e sua alma é mais real do que qualquer coisa que você possa tocar ou sentir. "" Embora você não O tenha visto, você O ama ".

O texto, todavia, nos dá um outro ponto de contato com Jesus - " no qual, não vendo agora, mas crendo". "mas crendo Nele." Aqui novamente lembramos que você pode crer em Jesus sem Vê-lo. " não vendo agora, mas crendo, exultais..." Mas crendo! Mas crendo! As pessoas a quem Pedro escreveu nunca conheceram Jesus. Nunca tocaram em Jesus. Nunca ouviram a Sua vos. Mas elas o conheciam! "Embora não o vendo agora, mas crendo, exultais. "Embora não O vendo agora, você crê Nele".

Helen Keller nasceu completamente cega e completamente surda. Uma mulher chamada Anne Sullivan ensinou Helen Keller a falar. É uma história incrível. Quando eu era menino, eu ouvi Helen Keller fazer um discurso no rádio. Embora ela fosse totalmente cega e surda desde o nascimento, Helen Keller cria em Jesus! Você também pode crer em Jesus - mesmo que você não possa vê-lo ou ouvi-lo!

Crer em Jesus leva você a entrar em contato com Ele. Tanto o amor quanto a fé são pontos de contato com Jesus. O amor e a fé unem-nos ao Salvador. "A quem não havendo visto, o amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais !

Ouça o que disse Emi Zabalaga, a pianista de nossa igreja. Ela é uma mulher sensata. Você pode confiar no que ela diz:

     Eu não queria confiar em Cristo. "Jesus" era apenas uma palavra, uma doutrina, ou alguém que eu sabia que existia, mas que era muito distante. Em vez de lutar por Cristo, eu procurava por uma emoção ou algum tipo de experiência.
     Uma noite, já tarde, eu de repente percebi que Jesus morreu por mim. Naquela noite, eu [pensei Nele] no jardim de Getsêmani, gemendo e suando sob o peso do meu pecado. Eu vi [na minha mente] o Cristo crucificado. Eu [pensei] em seu sacrifício sangrento e que Ele foi traspassado por minha rejeição a Ele. Mas, mesmo assim eu ainda não me decidi a confiar Nele. Eu ainda estava apegada à minha necessidade de um sentimento de segurança.
     O Dr. Hymers começou a pregar no livro dos Cânticos dos Cânticos sobre a beleza de Cristo. Enquanto eu escutava, Cristo tornou-se cada vez mais amável. Comecei a condoer-me por ele. Eu ouvi o versículo: "Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem " (Cântico dos Cânticos 2:10). Senti que Cristo estava falando comigo, me chamando para vir a Ele.
     Eu conhecia todas as experiências que havia vivido, a miséria, a desesperança da vida, o frio vazio do mundo, o peso esmagador do pecado, tudo porque Deus me amava e estava me fazendo ver minha necessidade de Jesus.
     Eu fui [ver o Dr. Hymers após o sermão]. Um muro de pecado parecia se levantar diante de mim - a maldade de meu coração, os pensamentos maus da minha mente e minha interminável rejeição a Jesus. Não pude mais aguentar. Eu tinha que ter Cristo. Eu tinha que ter o Seu Sangue. Eu me pus de joelhos ... Em vez de ficar afastada de Jesus, com medo de outra falsa conversão ou cometer um erro, ou olhar para dentro de mim, verificando meus sentimentos ou tateando na escuridão como sempre fiz antes, eu olhei para Cristo pela fé ... Ele lavou meus pecados em Seu sangue precioso; Ele tirou meu pesado fardo de pecado! Ele me perdoou, perdoou todo o meu pecado.
     Ele é agora meu herói, meu Salvador e meu Senhor! Desde então, eu, muitas vezes tenho ido a Jesus pedindo ajuda, força e proteção. Como a música diz, "Sua mercê minha vida rescreveu." / Sua mercê minha vida rescreveu. / Perdido no pecado estava eu/ mas Jesus minha vida reescreveu. "Eu fico tão feliz agora quando outra pessoa é salva por Jesus. Não posso expressar plenamente a satisfação e a paz que vêm de ter os pecados perdoados ... Desejo que todos aqueles que lutam como eu pudessem experimentar o perdão de Jesus! O Evangelho, que antes era tão aborrecido e sem vida, é agora emocionante, e meu coração é invadido com alegria e gratidão quando ouço sermões sobre Jesus. Graças a Deus por me haver atraido para o Seu Filho, Jesus. Só posso dizer como o apóstolo Paulo: "Graças a Deus por seu dom indescritível" (II Coríntios 9:15)!

Queridos amigos, eu mesmo nunca havia conhecido o significado da palavra "alegria" até conhecer a Cristo. Eu passei por muitas provações e dificuldades. Fiquei desapontado com pessoas em quem eu confiava. Fiquei sozinho e experimentei uma grande tristeza. Andava horas a fio à noite, todas as noites. Senti a "suave e violenta tristeza" de estar sozinho sem um amigo. Eu era familiarizado com a noite. Mas sempre e constantemente Jesus me conduziu através desses tempos de tristeza. Mesmo quando sentia que ninguém mais me aceitava, Jesus sempre me aceitou. E desde que por Seu amor / Seu trilho me apontou,/Confio nele, com fervor, /Pois que me resgatou./Por tua morte sobre a cruz,/Terei vida imortal; Contigo, enfim, ó meu Jesus,/Em glória celestial! Se você ainda está perdido, ouça atentamente essa preciosa música.

Eu tentei, em vão, maneiras mil,
Minha esperança erguer, meus medos reprimir,
Mas o que eu preciso, a Bíblia diz:
É tão somente Cristo

Minha alma é escura, duro é meu coração –
não consigo ver, não posso sentir;
Para a luz, para a vida, devo eu sim correr
Em simples fé em Cristo.

Por mim Ele morreu, Sim vivo Ele está, Ele reina, convida
Há amor em todas as Suas palavras e ações,
O que o pecador precisa, o que lhe dará vida
É tão somente Cristo
   (Tradução livre de “In Jesus” por James Procter, 1913).

Talvez você possa dizer: "Eu não estou convencido. Você fala de amor e fé. "Você diz:" Eu não tenho amor por Cristo "." Não creio Nele. Seus argumentos não me convencem.

"Então eu devo alertá-lo. Um dia está chegando quando você não vai ouvir as palavras doces de amor e fé. Seus ouvidos ficarão frios e mortos. Não haverá mais palavras de paz e perdão para você. Todos serão engolidos na eterna escuridão do inferno.

Me escute agora! antes que Deus fale com você em ira e julgamento. E Deus diz-lhe: "Eu o chamei e você recusou."

Tudo o que posso lhe dizer é: Você confiará em Cristo? Você fará isso agora? esta noite? Não posso fazer mais. Não posso fazer você confiar em Jesus. Eu tenho que deixar isso com Deus. Pelo seu poder, Deus abriu muitos corações para confiar em Jesus. Você está sentado entre muitas pessoas as quais Deus atraiu para Jesus. Deus escolheu atraí-los para Jesus. Se Ele não o atrair, não há nada que eu possa fazer. Se Deus não escolheu você para ser salvo, não há nada mais que eu possa fazer. Se você não é um dos eleitos, não há mais nada que eu possa fazer.

Mas se Deus falou ao seu coração esta noite, receba Cristo. Receba-O agora. Você que, acima de tudo, precisa de Jesus, venha confiar nele agora. Tudo o que eu disse não fará nenhum bem, a menos que o Espírito de Deus o aplique ao seu coração. Oramos para que você confie em Jesus agora como aqueles a quem Pedro falou em nosso texto. Nós oramos para que Deus faça o que Ele fez com John Cagan, e Emi Zabalaga e as pessoas que os cercam. Que Deus escolha os eleitos entre nós esta noite. Que você venha a Jesus, confie em Jesus, e seja salvo para sempre pelo Seu Todo-expiatório Sangue. Amém.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“In Jesus” (por James Procter, 1913).


O ESBOÇO DO

VER OU CRER?

SEEING OR BELIEVING?

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (I Pedro 1:8, 9). '

I.   Primeiro, ver não é crer. Lucas 18:34; João 20:22; 1:11; Isaías 53:3.

II.  Segundo, crer é ver! Cântico dos Cânticos 2:10; II Coríntios 9:15.