Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




HERODES E JOÃO

HEROD AND JOHN
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 12 de novembro de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, November 12, 2017

“Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o de boa mente” (Marcos 6:20)


A história do rei Herodes e João Batista é uma das grandes tragédias da Bíblia e da história. João Batista era um jovem eletrizante evangelista. Ele está contra o rei Herodes - um monarca vacilante e de vontade fraca. Ele queria obedecer a João. Ele queria ter paz com Deus. Mas sua fraqueza e indecisão levaram-no à ruína - e ao assassinato de João Batista, pois, no final, Herodes cortou a cabeça de John!

Quando leio sobre o rei Herodes, sempre sinto –me condoído por ele. Mas, por outro lado, eu fico com raiva dele. Ele era demasiadamente tolo. Ele chegou tão perto de ser salvo. E, no entanto, nunca foi. Ele estava tão perto de ser convertido. E, no entanto, foi para o inferno. Quando eu penso em Herodes, o hino que o Sr. Griffith cantou sempre me traz calafrios à minha alma,

Quase induzido! Decide Já!
Quase induzido! Tarde será!
Quase te enganará,
Quase não servirá,
Quase te lançará na perdição
    (“Quase Induzido” por Philip P. Bliss, 1838-1876).

Quase te enganará, Quase não servirá,
Quase te lançará na perdição.

A saga de Herodes e João Batista nos mostra várias grandes verdades cristãs.

Primeiro, a mensagem de salvação sempre o convida a tomar uma decisão. Para nós, a palavra "decisão" parece ruim - como no "decisionismo". Mas o "decisionismo" é apenas ruim porque a maioria das pessoas toma a decisão errada. Herodes poderia ter tomado a decisão certa. Mas, em vez disso, ele vacilou de lá para cá - e nunca tomou uma posição sobre a verdade que João Batista lhe pregou. A coisa mais notável sobre a pregação de João era seu desafio à tomada de decisão. Ele pregava o arrependimento e exigia uma decisão da parte daqueles que o ouviram pregar. Ele pregava tão poderosamente que as pessoas interrogavam-no, dizendo: "E nós, que faremos?" (Lucas 3:10). Quando Cristo veio, ele pregou da mesma maneira. Ele deu às pessoas apenas duas escolhas. Era o céu ou o inferno, o caminho largo para a destruição ou o caminho estreito para a vida. A casa na areia ou na casa na rocha. Deus ou Mammon. As pessoas tinham que tomar uma posição, com Cristo ou contra Ele. A pregação de Cristo exigia que eles tomassem uma decisão com Ele ou contra Ele. Foi o mesmo que Pedro pregou no dia de Pentecostes. Pedro exigia que eles tomassem uma decisão. E o povo respondeu: "O que devemos fazer?" (Atos 2:37). No último capítulo de Atos, a pregação de Paulo dividiu as pessoas em dois grupos. "Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia, outros, porém, continuaram incrédulos." (Atos 28:24). Eles tiveram que tomar uma decisão! E em todo avivamento através da história cristã, homens piedosos pregaram assim. Aqueles que os ouviam tinham que tomar uma decisão!

Hoje ouvimos um tipo diferente de pregação. Não são feitos desafios. Alguns pregadores docemente chamam as pessoas para serem curadas. Alguns outros lhes contam histórias suaves e reconfortantes. E ainda outros pregadores lhes fazem exposições bíblicas secas como a poeira sem a expiação do sangue. Onde está o fogo? Onde está o desafio? Não é de se admirar que jovens estejam fugindo de nossas igrejas em massa! A maioria das pregações hoje em dia é tão inútil quanto um balde de cuspe quente - para citar o vice-presidente John Nance Garner (1933-1941) em outro contexto. A história de Herodes e João Batista nos mostra a total inutilidade de tal pregação. Isso nos lembra que Cristo pede uma decisão. Por falar nisso, você já tomou uma decisão? Isso tem afetado sua vida? Isso tem mudado você?

Herodes "o ouvia com prazer". Herodes gostava pregador. Ele até mesmo gostava de ouvi-lo pregar. Mas não teve nenhum efeito sobre ele. Eu nunca gosto de ouvir as pessoas me dizerem que grande sermão que eu preguei. Não tenho alegria nisso. Só me regozijo quando vejo que alguém decide se arrepender de seus pecados e se lançar à mercê de Jesus. A única coisa que me agrada é quando alguém toma uma decisão definitiva de confiar em Jesus em uma verdadeira conversão e mudança de vida. Essa é a prova de que minha pregação foi abençoada por Deus! Não é se você gosta dela. Não é se você fica perturbado por causa dela, nem se você gosta de mim e está satisfeito com a minha pregação. O teste é esse – ela o levou à uma decisão, um ato definitivo de confiar em Cristo com todo o seu coração e toda a sua vida? Uma pessoa disse: "O que mais eles querem?" Cristo quer toda a sua vida – por inteiro!

Mas há algo de triste em pessoas como Herodes. Ele quase decidiu-se. Ele foi quase persuadido a confiar em Cristo e se tornar um verdadeiro cristão. Quão tristes e patéticas são as pessoas como Herodes. Você vem à igreja. Você nos ouve pregar. E você se sente emocionalmente movido. Você sente que deve confiar em Jesus. Você diz que quer confiar Nele. Mas você nunca o faz. Em vez de confiar em Jesus, você procura por uma emoção que prove que você confiou Nele. Isso nunca irá acontecer! Nunca! Nunca! Por que não? Como você poderia ter um "sentimento" de que você confiou Nele antes mesmo de confiar Nele? É um absurdo! A única maneira de confiar em Jesus é confiar Nele em vez de sentir uma emoção. Você está a um passo de confiar em Jesus. Mas você nunca o faz. Que tipo estranho de pessoa você é. Você vem domingo após domingo. Mas você recusa-se a confiar no Salvador. Você até vem falar conosco após o culto - mas não tem intenção de confiar Nele. Eu lhe pergunto: "Você confiou nEle?" Você diz "não". Você diz "não" com tanta firmeza - como se tivesse completa certeza de que não o fez. Por que você está tão certo? Tem que ser porque você está procurando uma emoção ou outra! Esse deve ser o motivo! Mas deixe-me ser brutalmente honesto com você. Essa "emoção" que você quer sentir é um demônio! O Diabo sedutoramente coloca esse demônio à frente de sua mente. "Eu tenho que sentir aquela emoção, aquele sentimento! Eu quero tanto! Nunca estarei satisfeito sem o demônio desse sentimento! "Quando o Diabo o tem sob seu feitiço, e você é seu prisioneiro - ele então lhe dará uma sensação! Você ficará tão seduzido e encantado por isso que você nunca será salvo! Esse demônio da "emoção" será seu amor, seu amante, seu ídolo. Quando isso acontecer, você estará sob um feitiço tão forte e hipnótico que você nunca poderá confiar no Jesus verdadeiro, Aquele que morreu na Cruz para salvá-lo! E o demônio da "emoção" irá arrastá-lo, seduzido, escravizado, para as próprias entranhas do inferno. Eu quase posso ouvir o demônio do “sentimento” rindo de você! "Agora eu peguei você! Agora eu peguei você! Agora você é meu escravo no inferno para sempre!" Não sorria. Milhões de pessoas pensam que têm o Espírito Santo - quando o que eles realmente têm é um demônio. Em vez de serem cheios do Espírito, eles estão possuídos por demônios! Eu quero alertar a cada um de vocês que está procurando um sentimento para provar que está salvo – Eu os alerto! Vocês estão brincando com o oculto! Vocêe estão brincando com fogo! Livrem-se desse demônio do "sentimento" e lancem-se em Jesus, o Filho de Deus, aquele que sangrou e morreu na Cruz para salvá-los!

Existem certos tipos de pregadores que se tornam fontes de escravidão. Eu conheci pregadores que atraiam pessoas para eles, prometendo-lhes salvação, enquanto o que eles estavam fazendo era bastante demoníaco. Eles estavam atraindo seus seguidores a si próprios, em vez de a Cristo. Sob nenhuma circunstância eu coloco João Batista nessa categoria.

Herodes havia colocado João na prisão, porque sua esposa, Herodias, o odiava por tê-la chamado de adúltera. A Bíblia diz que "Herodes temia a João, sabendo que ele era um homem justo e santo". Ele via João como um homem santo. Então, vez ou outra Herodes ia ver João na prisão. O texto diz que Herodes o "observava". Isso significa que Herodes "o manteve em segurança". Herodes sabia que havia algo de sagrado e diferente em João. Ele "ouvia [João] com prazer." Ele era como muitas pessoas que adoram um santo. Eles sabem que o santo foi uma pessoa piedosa, como Santo Agostinho. Eles podem ler e meditar sobre as palavras do santo, mas nunca confiam em Cristo, mesmo que homens como Agostinho lhes digam que façam isso. Eu creio que Herodes olhava para João assim como os católicos olham para um santo. "Ele o ouvia com prazer." Mas isso não o ajudou!

Herodes descia até a prisão para visitar João. Ele sabia que isso desagradava sua esposa. No entanto, ele continuava a ir. Ele se sentia atraído. Ele sentia algo atraindo-o para lá, algo irresistível. Quando ele ia ouvir João, "ele o ouvia de bom grado". O Espírito Santo o atraia para ouvir o profeta. Há muitas pessoas que vêm à igreja pelo mesmo motivo. Eles gostam de estar na igreja, embora o sermão as condene. Mas eles não se rendem a Cristo. Herodes chegou quase ao ponto de conversão. Mas nunca foi convertido. E por que Herodes depois cortou a cabeça de João Batista? Como podemos entender esse homem, Herodes?

Sob a pregação de João Herodes sentiu a presença e o poder de Deus. Ele sabia que João estava certo. No entanto, ele não rendeu-se a Cristo. Ele entendeu o que João lhe estava pregando. Mas não confiou em Cristo. Ele continuou aprendendo e aprendendo, mas nunca decidiu definitivamente confiar em Jesus. Ele não queria mudar sua vida. Ele teria que se separar de Herodias, aquela malvada mulher. Ele teria que mudar coisas em sua vida. Muitos jovens orientais são assim. Seus pais deixam que venham à nossa igreja, mas não concordam plenamente com o que pregamos. Eles acham que somos muito rigorosos. Seus filhos vêm à nossa igreja - mas são puxados para fora. Isso é verdade para você? Seus pais pensam que somos muito rigorosos? Eles deixam que você venha, mas nos criticam quando falam com você. Eles dizem para você não passar tanto tempo na igreja. Eles dizem coisas como, "Você tem que estar aqui tanto tempo?" Então você fica dividido entre seus pais e esta igreja. Você sabe que estamos certos, mas quer agradar seus pais. Você tem medo de tomar uma posição ao nosso lado contra seus pais não-cristãos. Eles esquecem o que Jesus disse: "Aquele que amar pai ou mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim" (Mateus 10:37). Herodes queria ser cristão, mas também queria agradar a Herodias. A Bíblia diz: "Um homem de ânimo dobre é instável em todos os seus caminhos" (Tiago 1:8). Dr. Charles C. Ryrie disse: "Um homem de mente divida [é] um homem de lealdade dividida" (traduzido da Ryrie Study Bible). Não era isso que estava errado com Herodes? Ele queria ser cristão, mas queria agradar a Herodias. Ele estava dividido. Por isso, não pode tornar-se um verdadeiro cristão.

Recentemente nós tivemos uma garota oriental assim. Ela queria agradar a seus pais não-cristãos. Mas ela também queria ser cristã. Ela estava completamente dividida até que finalmente viu que deveria vir para Jesus completamente. Ela decidiu ir contra seus pais e vir completamente a Jesus. No momento em que ela assim o fez, ela foi completamente convertida. Ela decidiu fazer de Jesus o Senhor de sua vida. Toda a confusão desapareceu e ela agora é uma cristã adorável. Herodes, todavia, não decidiu entre João Batista e Heródias.Por esse motivo ele nunca se tornou um verdadeiro cristão. Ele morreu e foi para o inferno. A Bíblia diz: "Escolhei, hoje, a quem sirvais" (Josué 24:15). Você deve escolher entre seus pais perdidos e Cristo. Você deve escolher entre seus amigos perdidos e Cristo. Não há outro meio de ser salvo e ter um testemunho claro para Cristo. Não vagueie de um lado para o outro como Herodes. Escolha a Cristo e a igreja. Faça uma decisão clara. "Escolha, hoje, a quem você servirá". "Um homem de mente dúbia é instável em todos os seus caminhos" (Tiago 1: 8). Jesus disse: "Aquele que ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim" (Mateus 10:37).

Herodes foi ouvir João pregar e "ao ouvi-lo, ele fez muitas coisas". Sim, ele fez muitas coisas. Sim, tudo, exceto a única coisa que é a mais importante. Sem dúvida, ele desistiu de certos pecados. Sim, "ele fez muitas coisas", mas ele nunca fez a única coisa que João o desafiou a fazer. Ele nunca confiou em Cristo! Não é esse o motivo pelo qual você é quase um cristão? Quase, mas ainda perdido! "Muitas coisas" não são suficientes. Uma jovem disse: "O que mais eles querem?" Ela deveria ter dito: "O que mais Deus quer?". Este sermão foi originalmente pregado pelo Dr. Martyn Lloyd-Jones, e eu o adaptei. Dr. Lloyd-Jones disse: "O que é que o está prendendo? Examine-se a si mesmo. Seja sábio e renda-se! Fazer "muitas coisas" não é [o suficiente]. Deus quer sua submissão completa, não [apenas] desistir de certos pecados, mas todo o seu querer ", toda a sua vida deve ser dada a Cristo! (D. Martyn Lloyd-Jones, M.D., "Missing the Mark").

Existe apenas uma outra coisa que eu quero dizer. No versículo 24, Herodias disse a sua filha que pedisse a cabeça de João Batista. Herodes lamentou muito, mas "por causa daqueles que estavam sentados com ele, ele não rejeitou seu pedido" (Marcos 6:26). Ah, aí está - preocupação com sua própria reputação e a opinião dos outros. Em seu coração, ele sabia que essas pessoas estavam erradas. Por outro lado, ele admirava João e sabia que ele estava certo. Contudo, cedeu aos pecadores e rejeitou a pregação de João. Ele desistiu da salvação eterna e foi para o inferno simplesmente porque temia o que essas pessoas pensariam dele. Ah, que loucura! Embora todo o mundo possa rir e se caçoar de você, embora sua família inteira venha a dizer que você se tornou um fanático religioso, embora todos o chamem de idiota, que diferença isso faz, desde que você seja aceito por Deus? Pois ele é o juiz!

Faça o que Deus lhe diz. Confie em Jesus Seu Filho. E mostre a sua família e amigos, e ao mundo inteiro, que você se afastou desse mundo vil e que está entregando totalmente sua própria vida a Jesus Cristo!

Uma vez que você saiba que Cristo é certo e verdadeiro, você nunca terá paz até que se entregue completamente a Ele. Pobre Herodes! Quão terrível foi sua vida após ele haver decapitado João! João assombrou e atormentou sua vida. Quando Herodes ouviu falar de Jesus, ele pensou que era João, ressuscitado dentre os mortos. João assombrou e atormentou seus sonhos durante a noite! Ele sonhava com o prato com a cabeça de João vindo até ele. Embora você rejeite a verdade, você não está livre disso. Isso irá assombrá-lo e atormentá-lo para sempre. Não lhe dará descanso nem paz. Herodes teve pesadelos selvagens com João - "Oh, João, por que eu não ouvi você?" Oh, João, por que eu me afastei? Oh, João, por que eu tive tanto medo do que eles pensariam de mim? Oh, João, quão tolo eu fui.

"Imagine a vida de Herodes após ele haver decapitado João. Essa será a sua vida, e ainda mais terrível se você não decidir deixar o mundo e confiar em Jesus Cristo, e entregar-se a Ele. Não tenho medo de ser acusado de tentar assustar você. Definitivamente estou tentando assustar você. Se o maravilhoso amor de Jesus Cristo não o atrair, eu farei o meu melhor para assustá-lo com os horrores de uma eternidade sem Cristo. Culpa eterna, miséria eterna, tormento indescritível. É isso que espera por todos vocês que não conseguem abandonar tudo e abraçar a Cristo de todo o coração. Que Cristo o salve de seu pecado, como Ele espera fazê-lo. Venha a Cristo pela fé e confie Nele, - e você será salvo. Não há outro caminho. Amém. John Cagan, venha e dirija-nos em oração para que alguém entregue toda sua a vida a Jesus.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Quase Induzido [Almost Persuaded]” (por Philip P. Bliss, 1838-1876).