Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




LUTERO SOBRE O PECADO ORIGINAL E SUA CURA

(SERMÃO PREGADO NO 500º ANIVERSÁRIO DA REFORMA PROTESTANTE)
LUTHER ON ORIGINAL SIN AND ITS CURE
(A SERMON PREACHED ON THE 500th ANNIVERSARY OF THE PROTESTANT REFORMATION)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 29 de outubro de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, October 29, 2017

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascivia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro, e contaminam o homem” (Marcos 7: 21-23).


Os fariseus encontraram culpa em Jesus por Seus discípulos não haverem lavado as mãos antes de comerem. Quando viram os discípulos comerem sem a lavagem cerimonial de suas mãos, disseram que estavam contaminados. Mas Jesus disse que o que comemos não pode nos contaminar. Ele disse que as pessoas estão contaminadas com o que está em seus corações. "Todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:23). "Porque de dentro do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios" (Marcos 7:21).

De capa à capa a Bíblia ensina que nossos corações são maus. A Bíblia diz: "O coração é ... desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17: 9). A Bíblia diz: "Nós, cada um, faremos segundo a dureza de nosso coração maligno" (Jeremias 18:12). A Bíblia diz: "O coração deles não era firme" (Salmo 78:37). "Diz o insensato em seu coração, não há Deus" (Salmo 14: 1). O Dr. Watts, em um de seus hinos, disse isso sobre seu coração.

“Nada exterior jamais me salvará;
Profunda é minha lepra, quem me limpará?” -

No profundo de seu coração mal e infiel. A Bíblia fala de "um coração mau e infiel" (Hebreus 3:12).

“Nenhuma forma externa [quaisquer cerimônias externas - como fazer a oração do pecador] pode tornar você [limpo]; A lepra é profunda em seu interior”

Não é mesmo? Não é mesmo? Você sabe que sim! Nenhuma decisão ou oração pode tornar-lhe limpo. Nada que você possa sentir ou aprender pode fazer com que você seja limpo! E você sabe disso. "A lepra (do pecado) jaz no profundo" do seu mal e infiel coração! E você sabe disso, não é?

Se você é honesto, você sabe que é verdade. Você sabia disso antes de ter cometido um pecado externo. Você fez isso deliberadamente. Você sabia exatamente o que estava fazendo. Por que você fez isso se sabia que estava errado? Em seu estado não convertido, você amava a escuridão. Você apreciava o pecado. Você estava feliz pecando. Você gostava do seu sabor. Você gostava, mesmo sabendo que estava errado! É por isso que você me odeia por lhe dizer a verdade sobre seu coração pecaminoso! Você odeia a verdade sobre a pecaminosidade de seu coração. Ele o condena e o faz sentir-se miserável ao ouvir a verdade! "A lepra está profundamente arraigada"! Seu coração está torcido e pervertido! Você gosta do pecado e não do que é bom e certo. A lepra está no interior de seu maligno e incrédulo coração! Eu não inventei isso. Eu estava parafraseando o Dr. Martyn Lloyd-Jones, um médico que sabia tudo sobre corações pecaminosos como o seu!

Sim, você já ouviu isso antes. Eu parafraseei o Dr. Lloyd-Jones no meu sermão sobre a limpeza da lepra de Naaman. Um jovem que disse que queria ser salvo saiu apressadamente após ouvir aquele sermão. Ele não veio falar com o Dr. Cagan sobre ser salvo. Em vez disso, ele foi embora e leu alguns dos sermões do Dr. Lloyd-Jones para ver se o médico realmente havia dito isso!

Sim, claro, o Dr. Lloyd-Jones disse isso, em seu sermão "Problemas fundamentais do homem". O médico disse: "Nós o fizemos deliberadamente, sabendo exatamente o que estávamos fazendo. Por que fizemos isso se soubéssemos que estava errado? ... Sejamos honestos e confrontemo-nos a nós mesmos. Assim são nossas naturezas. Elas amam a escuridão, odeiam a luz. São torcidas e pervertidas, elas preferem o errado ao correto e apreciam o mal em vez do bem ... Nós sabemos o que é certo e bom, mas nós não conseguimos fazê-lo porque nossas naturezas são tais que não amamos ... é a sua natureza que é errada, seu coração, a essência de sua personalidade de seu ser ... nossos pecados são seguros, deliberados e voluntários! "Estas são exatamente as suas palavras - que eu parafraseava! (veja o Dr. Martyn Lloyd-Jones, Sermões Evangelísticos em Aberavon, Banner of Truth, 2010, pp. 65-77).

“Nada exterior jamais [o] salvará;
Profunda é minha lepra, quem [o] limpará?” -

As pessoas salvas aqui na igreja concordaram com a minha paráfrase do Dr. Lloyd-Jones. Mas o jovem que finge que deseja ser salvo saiu rapidamente deste auditório. E na semana seguinte ele tentou descobrir se o Dr. Lloyd-Jones realmente havia dito essas coisas sobre seu próprio coração maligno. Por que ele fez isso? Porque ele mesmo tem um coração mau e infiel! É por isso! Jovem rapaz,

“Nada exterior jamais me salvará;
Profunda é minha lepra, quem me limpará?” -

Meu filho, você não pode fugir dele. Dr. Lloyd-Jones acreditou exatamente no que eu falei sobre seu coração pecador e rebelde! E eu digo a você nesta noite: Você nunca será salvo até que você admita para si mesmo e para Deus que seu coração está verdadeiramente "torcido e pervertido", como disse o Dr. Lloyd-Jones. Pois foi o próprio Jesus que disse: "De dentro, do coração dos homens, , é que procedem os maus desígnios... todos estes males vêm de dentro" de seu coração mau e infiel! (Marcos 7:21, 23). Seu coração é desesperadamente perverso", de acordo com Jeremias 17: 9.

Você não pode culpar seus pais. Não importa o quão maus eles tenham sido, eles não foram tão ruins quanto meus pais. Não, você não pode culpar seus pais, por pior que eles sejam! Você só pode se culpar. Você me ouviu explicar seu coração maligno do médico. Você ouviu o doutor dizer que foi sua culpa, e sua única, que você tenha um coração de incredulidade tão malvado, torcido e pervertido. Você e você só escolheu rejeitar Jesus Cristo. Você e você escolheu as coisas pecaminosas que você fez. Ninguém fez você fazer isso. Você fez isso porque amou a escuridão. Você gostava de pecar. Você estava feliz pecando. Você adorou o gosto disso! Você adorou, mesmo sabendo muito bem que estava errado. A lepra do pecado condenatório está dentro do seu coração mau e infiel! É por isso que você me odeia por lhe dizer a verdade sobre o seu coração pecador - não é?

“Nada exterior jamais o salvará;
Profunda é minha lepra, quem o limpará?” -

No profundo de seu coração pecaminoso!

Você também não pode culpar seu ambiente. Após o Dilúvio, o ambiente maligno do mundo pré-dilúvio desapareceu. Deus disse a Noé: "Eu os farei perecer juntamente com a terra" (Gênesis 6:13). Todas as pessoas malignas do mundo pré-inundação se foram. E mesmo assim, logo após o dilúvio, Deus disse: "A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice" (Gênesis 8:21). Lutero disse: "Nenhuma outra pessoa foi preservada do dilúvio além daquelas que estavam na arca. No entanto, Deus diz a eles que a imaginação do homem é má "(tradução do comentário de Lutero sobre Gênesis 8:21). Você não tem um coração maligno porque aprendeu a ter um de outras pessoas. Seu coração tem sido maligno desde o momento em que você foi concebido no ventre. Lutero disse que um coração pecaminoso "existe e está vivo naqueles que são de tenra idade, em bebês, ou melhor, no feto que ainda vive no útero, como o Salmo 51:5 mostra ... [O pecado do coração] não é adquirido [não aprendido]; está adormecido até mesmo no embrião. "Está pronto para sair com toda força quando a hora certa chegar!

“Nenhuma forma externa pode limpá-lo;
A lepra jaz no íntimo”

Um coração maligno lhe foi transmitido por Adão, o primeiro pecador. Somos todos seus descendentes. Lutero disse: "A imaginação do coração do homem é má desde sua juventude, isto é, a razão do homem ... [sua] razão. [Os pensamentos de seu coração] sempre se opõem à lei [de Deus], sempre debaixo o pecado, sempre debaixo da ira de Deus e incapaz de libertar-se desta grande miséria por seus próprios poderes ". A Bíblia diz:

- Vocês são todos “por natureza filhos da ira.” (Efésios 2: 3).

- Vocês estão todos "debaixo do pecado" (Romanos 3: 9).

- Vocês estão todos "mortos em seus pecados" (Efésios 2: 5).

Por quê? Porque

- "por um homem [Adão] entrou o pecado no mundo" (Romanos 5:12).

- É por isso que "Não há nenhum justo, nenhum sequer ... Não há quem faça o bem, não há nem um só" (Romanos 3:10, 12).

- "A imaginação do coração do homem é má desde a sua juventude" (Gênesis 8:21).

“Nenhuma forma externa pode limpá-lo;
A lepra jaz no íntimo”

Nós estamos comemorando o aniversário de Martinho Lutero, que lutou contra o falso ensino da Igreja Católica, começando quando ele pregou as Noventa e Cinco Teses à porta de sua igreja em Wittenberg, na Alemanha, há 500 anos nesta terça-feira. O "pecado original" de seu coração está no centro da Reforma Protestante e Batista. A Bíblia ensina que você tem um coração maligno - e você não pode mudá-lo!

“Nenhuma forma externa pode limpá-lo;
A lepra jaz no íntimo”

“Imaginação” vem de uma palavra hebraica que significa sua mente, seu coração maligno e infiel.

“A imaginação do coração do homem é má desde a sua juventude” (Gênesis 8:21).

Este é o verdadeiro ensinamento do pecado original no coração de cada ser humano nesta igreja - que permanece sem regeneração esta noite! Cada um de vocês! Lutero disse: "Nós defendemos que a humanidade, sem o Espírito Santo e a graça de Deus, não pode fazer senão pecar e pecar infinitamente, adicionando uma transgressão à outra ... [e] ele é um inimigo de Deus, enquanto ele obedece a imaginação de seu coração maligno ... mesmo quando você finge ser justo.

“Nenhuma forma externa pode limpá-lo;
A lepra jaz no íntimo”

Não temos visto isso em nossa igreja para saber que Lutero estava certo? Não temos visto uma pessoa após a outra, vir e fingir confiar em Cristo - e depois se afastar da igreja e mergulhar em uma vida de pecado? Não temos visto muitos que fingem serem cristãos por um tempo, e depois se tornam amargos inimigos de Deus? Não é o que Olivas e sua gente fizeram? Quando eles tentaram destruir nossa igreja, vimos que Lutero estava certo.

“A imaginação do coração do homem é má desde a sua juventude” (Gênesis 8:21).

Não foi por isso que nossa igreja se afastou de Finney e voltou para Lutero, os Reformadores e os antigos Batistas? O sermão mais conhecido de Finney foi chamado, "Pecadores destinados a mudar seus próprios corações". Como você pode fazer isso? Como? Como? Como você pode mudar seu próprio coração? Você não pode! Finney era um completo herege Pelagiano. Finney lutou contra tudo que Lutero e os reformadores ensinaram sobre o maligno coração do homem e o pecado original.

Você não pode mudar seu próprio coração! Estou convencido de que Finney era um herege possesso por demônios. Não acredite nele! Em vez disso, veja seu próprio coração; Você não verá nada senão pecado e rebelião contra Deus!

“Nenhuma forma externa pode limpá-lo;
A lepra jaz no íntimo”

Somente o Senhor Jesus Cristo pode limpar seu coração e mudá-lo. Jesus morreu na Cruz para pagar a penalidade pelo seu pecado. Jesus derramou o Seu Sangue na Cruz para limpá-lo de todo pecado. Jesus ressuscitou dos mortos para lhe dar um novo coração! Quando você confia em Jesus, ele lhe dará “um coração novo... e porei dentro de vós um espírito novo” (Ezequiel 36:26).

Senhor Jesus, venho humilde por fé,
   Espero, ó Senhor, aos teus cravados pés.
Em Teu sangue que flui, eu limpeza sim ter,
   Lava-me agora e qual neve vou ser,
Lava-me agora e qual neve vou ser.

Senhor Jesus, eu paciente estarei,
   Lava-me agora e qual neve serei,
Vem, cria em mim um novo coração;
   Aos que Te buscam jamais dizes “Não,”
Qual neve serei, sim, qual neve serei,
   Lava-me agora e qual neve serei.
(Tradução livre de “Whiter Than Snow” por James Nicholson, 1828-1876).

Eu falei sobre a profunda teologia de Lutero sobre o pecado original no coração do homem. Mesmo que você não entenda tudo, exorto você a confiar em Jesus agora, hoje à noite. Ele perdoará seu pecado. Ele limpará seu pecado. Ele lhe dará um novo coração e um novo espírito. "Creia no Senhor Jesus Cristo, e você será salvo" (Atos 16:31).


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Whiter Than Snow” (por James Nicholson, 1828-1876).