Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




LAVA-TE E SEJAS LIMPO! – A TIPOLOGIA DA CONVERSÃO

WASH AND BE CLEAN! – THE TYPOLOGY OF CONVERSION
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor pela Manhã, 15 de Outubro de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, October 15, 2017

"Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo" (II Reis 5:10).


É uma história simples. Mas com um profundo significado. Se você ainda não é salvo, você deve escutar atentamente. Você deve fazer algo a este respeito. Isso mostra a única maneira de se ser realmente salvo.

É uma história simples. Está na Bíblia para mostrar a única maneira de ser salvo e tornar-se um verdadeiro cristão.

Naaman era um grande homem. Ele era o comandante, o general, do exército sírio. Ele era um valente soldado. Ele foi homenageado por seu rei, e ele era um homem muito orgulhoso. Mas ele estava sendo comido vivo pela horrível doença da lepra. Ele estava morrendo de lepra e ele sabia disso. Ele havia tentado de tudo, mas nada curou sua lepra. Uma jovem hebraica trabalhava na casa de Naaman. Ela lhe disse que havia um profeta em Israel que poderia curar sua lepra. Ele já havia tentado de tudo, mas nada havia curado sua enfermidade. Finalmente, Naaman pensou: "Talvez esse profeta possa me curar." Era sua última chance de ser curado, ele, então, foi ver Eliseu, o profeta de Deus.

O profeta, todavia, era um verdadeiro homem de Deus. Caso saísse de sua casa e orasse por Naamã, o homem pensaria que ele, o profeta, o havia curado. O profeta queria que Naamã soubesse que foi o próprio Deus quem o curou, não o profeta. Então Naamã entrou na sua carruagem até a porta da casa do profeta. Mas o profeta não saiu para falar com ele. Em vez disso, ele enviou a Naaman uma mensagem:

"Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo" (II Reis 5:10).

Aquilo indignou Naaman. "Por que esse profeta nem sequer veio me ver! Quem pensa que ele é, de qualquer maneira? "Ele pensou que o profeta iria até ele como diz o texto "e moveria sua mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso." Ele pensou que o profeta seria como Benny Hinn. Que ele faria um grande show da situação, e faria com que o homem pensasse que ele era um grande curador. Mas o profeta queria dar toda a honra a Deus. Ele simplesmente enviou uma mensagem a Naaman:

"Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo" (II Reis 5:10).

Naaman ficou extremamente indignado. E irado, virou as costas para ir embora!

Foi então que o servo de Naamã disse-lhe: "Se o profeta te dissesse que fizesse alguma coisa difícil, não a farias? Por que não fazer o que ele disse te disse: "Lava-te e ficarás limpo"? Então, Naaman pensou: "Está bem, eu farei o que o profeta disse." Ele, então, foi ao Jordão e mergulhou no rio sete vezes " e sua carne se tornou [como] a carne de uma criança, e ficou limpo "(II Reis 5:14).

Muitos grandes sermões foram pregados nesta passagem da Escritura. Aqueles grandes pregadores, como Spurgeon, estavam certos em dizer que a limpeza da lepra de Naaman retrata a limpeza de seu pecado pelo sangue que Jesus derramou na cruz. Ouça e a história de Naaman irá mostrar-lhe como ser salvo e purificado do seu pecado nesta manhã!

I. Em primeiro lugar, ele tinha lepra.

"Ele era leproso" (II Reis 5: 1).

E você também é. Você está cheio da lepra do pecado! A lepra do pecado passou para você através primeiro pecador, Adão. O apóstolo Paulo diz:

"Portanto, assim como por um só homem [Adão], entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte; assim também a morte passou a todos os homens..." (Romanos 5:12).

Que descrição de você nesta manhã! Dr. Watts colocou sua condição em um hino,

Senhor, eu sou vil, e em pecado,
   Fui concebido, impuro e sujo;
Foi Adão, caído, culpado
   Que a todos deixou em corrompido estado.

Eis que me prostro ante Tua face
   O Meu refúgio é só a tua graça;
Nada exterior jamais me salvará;
   Profunda é minha lepra, quem me limpará?
(Tradução livre de Dr. Isaac Watts, 1674-1748).

A lepra do pecado "jaz no profundo" do seu ser! Isso descreve sua condição nesta manhã! "A lepra do pecado jaz profundamente" em seu interior! Jesus disse:

"Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, blasfêmia, a soberba a loucura. Ora todos estes males vêm de dentro ..." (Marcos 7: 21-23).

Essa é uma imagem do seu coração, cheia de pensamentos malignos. Seu coração está cheio da lepra do pecado!

Nada exterior jamais o salvará;
Profunda é [sua] lepra, quem o limpará?

Não é verdade? Não é verdade? Você sabe que sim! E "nada exterior [nenhum ato externo] pode fazer com que você seja limpo! Nenhuma decisão ou oração pode limpá-lo! Nada que você possa sentir ou aprender pode fazer com que você seja limpo! E você sabe disso! "A lepra [do pecado] jaz no profundo do seu coração! E você sabe disso, não é mesmo?

Você sabe que é verdade. Você sabia disso antes de cometer um pecado externo. Você fez isso deliberadamente! Você sabia exatamente o que estava fazendo. Por que você fez isso se soubesse que estava errado? Em seu estado não-convertido, você amava a escuridão. Você gostava de praticar o pecado. Você se sentida feliz pecando. Você gostava do sabor do pecado. Você gostava, mesmo sabendo que era errado! É por isso que você odeia ouvir a verdade sobre a pecaminosidade de seu coração! Você me odeia por contar-lhe a verdade sobre seu coração maligno - não é mesmo? Isso o Condena e faz com que você sinta-se miserável ao ouvir a verdade! A lepra está bem dentro! Seu coração está torcido e pervertido. Você gosta do pecado e não daquilo que é bom e certo. A lepra está no interior de seu maligno e incrédulo coração! Eu não inventei isso. Eu parafraseei o Dr. Martyn Lloyd-Jones, um médico que sabia tudo sobre corações pecadores como o seu!

II. Em segundo lugar, Naamã estava indignado pelo profeta dizer-lhe como ser limpo.

Quando o profeta lhe disse "vai, e lava-te", ele indignou-se. Ele disse: "Eu pensei [que o profeta oraria por mim]". Eu pensei. "Você pensa que sabe o que fazer para ser salvo. "Eu pensei." Fora com seus falsos pensamentos! Livre-se de seus pensamentos sobre o que você pensa sobre ser salvo. Você não sabe nada sobre isso! Moody disse:

Naaman tinha suas enfermidades - orgulho e lepra. O orgulho precisava de limpeza tanto quanto a lepra. Naaman teve que descer da sua carruagem de orgulho; depois lavar-se como lhe fora ordenado.

E é isso que deve acontecer com você nesta manhã. Isso é o que você precisa fazer se quiser ser salvo. Livrar-se daquilo que "você pensa". Livrar-se do seu orgulho e seus próprios pensamentos a respeito como ser salvo. Você deve ser lavado como lhe foi dito. "Vá lavar-se ... e você estará limpo." Venha a Jesus como uma pessoa perdida e pecadora. Venha a Jesus e Ele purificará seu coração pecaminoso com o Sangue que derramou para limpá-lo na Cruz! "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (I João 1:7). "Lava-te fique limpo!" Isso é o que o próprio Deus está lhe dizendo agora mesmo! "Lava-te e fique limpo!"

Mas você não pode ser limpo até que seu orgulho seja vencido. Seu coração deve ser mudado. Você não pode ser perdoado até que se arrependa. Seu coração deve ser mudado. Você deve sentir seu egoísmo. Você deseja sentir-se salvo. Você quer ter a garantia de que está salvo. Mas você não quer mudar quem você é. Você quer ser salvo para que possa continuar vivendo uma vida egoísta.

A conversão nos fala de uma mudança completa de coração. Sua natureza é errada. Seu próprio coração é errado. Sua natureza é podre até o núcleo dela. A mudança dentro de você deve ser tão radical que você morra para si mesmo e possa nascer de novo para uma vida totalmente nova, uma vida centrada em agradar a Deus não a você mesmo. Desistir de alguns pecados não irá ajudá-lo. Simplesmente vir à igreja e simplesmente dizer que uma oração não irá ajudá-lo. Você deve ter uma nova natureza, uma vida totalmente nova.

Ouça o que disse John Cagan em sua luta pela conversão. "Eu estava tão cansado de tudo o que eu era. Mesmo quando meu pecado me condenava, eu ainda não queria Jesus. Eu estava tentando me salvar-. Eu estava tentando confiar em Cristo mas não podia. Eu simplesmente não podia [decidir] me tornar um cristão. Isso me fez sentir-me tão indefeso. Eu podia sentir meu pecado me empurrando para o inferno, mas eu podia sentir minha teimosia segurando minhas lágrimas. Eu estava preso nesse conflito ".

Você sente algo assim nesta manhã? Se sua resposta é afirmativa, por que você é assim? É porque você quer ser salvo sem uma mudança do seu coração. Você quer que nós o aceitemos como cristão sem que haja uma mudança de coração. Mas isso não é possível! Você deve nascer de novo. Você deve ter um coração novo que ame mais Deus do que a sua própria vida. Você deve se arrepender. Você deve odiar sua condição atual! Você deve desistir de seu orgulho ou você morrerá em seu pecado. Seu coração é controlado pela lepra do pecado. Jack Ngann disse: "Deus deve fazer você odiar quem você é".

Nada exterior jamais o salvará;
Profunda é [sua] lepra, quem o limpará?

Moody estava correto:

Naaman tinha suas enfermidades - orgulho e lepra. O orgulho precisava de limpeza tanto quanto a lepra. Naaman teve que descer da sua carruagem de orgulho; depois lavar-se como lhe fora ordenado.

John Cagan disse: "Eu não conseguia mais segurar-me. Eu tinha que ter a Jesus. Naquele momento eu parei de resistir a Cristo. Era tão claro que tudo o que eu precisa fazer era confiar Nele; Eu posso [lembrar] quando meu eu cessou e foi somente Cristo ... Eu me afastei do meu pecado, e eu olhei para Jesus somente! ... Jesus tirou [os pecados do meu coração] e me deu amor em vez disso ... Jesus lavou todos os meus pecados. Ele me deu uma nova vida ".

No momento em que você confia em Jesus, o Filho de Deus, "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, o purifica de todo pecado" (I João 1: 7). Todo pecado! Todo pecado - seja o pecado do seu coração, ou os pecados que cometeu - todo pecado deve ser purificado pelo Sangue de Jesus - e somente pelo Sangue de Jesus, o Filho de Deus. Ele derramou o Seu Sangue na Cruz para limpá-lo. Por que Ele fez isso? Porque ele o ama. Ele quer limpá-lo.

Quem me poderá salvar?
   Cristo que verteu seu sangue;
Onde as manchas vou limpar
   Só no seu precioso sangue.
Oh! Que preciosa paz
   Que vem da Sua cruz!
A qual me dá Jesus
   Pelo seu precioso sangue.
("Só no Sangue" por Robert Lowry, 1826-1899).

Você já gastou tempo suficiente no pecado. Você já desejou poder ser salvo como John Cagan. Você já desejou ser como ele. Mas você pensou que era impossível. Já pensou que você era estranho. Pensou que era muito pecador. Pensou que estava sem esperança. Mas você estava enganado! Jesus ama você. Ele o ama mais do que qualquer outra pessoa que você já tenha conhecido. Eles não amariam você se eles conhecessem os pecados de seu coração. Mas Jesus ama você de qualquer maneira. Jesus diz: "Venha a mim - e seja limpo pelo meu Sangue". Jesus diz: "Lava-te e fique limpo". Tudo o que ele pede é que você se afaste do seu orgulho e confie nele. Então algum dia você cantará no céu:

"Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou [lavou] dos nossos pecados" (Apocalipse 1:5).

"Lava-te e sejas limpo." Sr. Griffith, venha e cante o hino "Yes, I Know" novamente.

Se você quer ser lavado, venha e sente-se nestes assentos aqui à frente e falaremos com você como crer em Jesus.

Dr. Chan, por favor venha e ore pore les, e então dê graças pelo alimento que vamos compartilhar no salão de comunitário.Amém


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no "Sermão em Português."

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo cantado antes do sermão pelo Sr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Yes, I Know!” (Anna W. Waterman, 1920).


O ESBOÇO DO

LAVA-TE E SEJAS LIMPO – A TIPOLOGIA DA CONVERSÃO

WASH AND BE CLEAN! – THE TYPOLOGY OF CONVERSION

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (II Reis 5:10).

I.   Em primeiro lugar, ele tinha lepra. II Reis 5:1; Romanos 5:12;
Marcos 7:21-23.

II.  Em segundo lugar, Naamã estava indignado pelo profeta dizer-lhe como
ser limpo. I João 1:7; Apocalípse 1:5.