Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




REAVIVAMENTO NÃO É OPÇÃO

REVIVAL IS NO OPTION!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 1º de Outrubro de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, October 1, 2017

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te pois, onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Apocalíspse 2:4,5).


A igreja em Éfeso era uma grande igreja. Era uma boa igreja. Era uma igreja fundamental que odiava falsas doutrinas, mas tinha uma falha. Esta igreja tornou-se complacente. O edifício havia sido pago. As pessoas haviam se tornado muito bem financeiramente. Tinham muito dinheiro. Não precisavam de nada. Mas Cristo disse que tinha uma coisa contra eles. Eles deixaram seu primeiro amor. Ele os chamou ao arrependimento. Ele os chamou a voltarem e encontrarem o amor e o zelo que perderam ao longo dos anos. Se eles recusassem, Cristo os avisou do julgamento. A igreja tinha sido como um candeeiro. Forneceram luz em um mundo escurecido. No entanto, se essa igreja não se arrependesse, Cristo disse: "Venho a ti, e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." E então, Cristo disse: "Aquele que tem ouvidos que ouça o que o Espírito diz às igrejas "(Apocalipse 2:7). A igreja, todavia, não se arrependeu e não experimentou um avivamento suficiente para salvá-la. Esta, outrora, grande igreja, foi destruída pelos exércitos de Roma, sob o imperador Domiciano, perto do final do primeiro século. A igreja construiu outro edifício, mas a cidade inteira foi finalmente destruída pelos muçulmanos.

Teria eu a necessidade de aplicar isso à nossa igreja? Nos primeiros dias, a igreja em Éfeso estava cheia de vida e amor cristão. Era uma igreja avivada e amorosa. Era como a nossa igreja já foi no passado. Tivemos divisões na igreja. Mas essas divisões aconteceram por causa de dedicação e compromisso. Aqueles que partiram sempre foram embora porque não queriam ser cristãos sérios. Todas as vezes que eu tentava levá-los a voltar ao amor a Cristo, esses grupos nos deixaram. Eles nunca nos deixaram por eu estar pregando falsas doutrinas. Eles sempre partiram porque não queriam ter um avivamento. Eles não queriam ser discípulos de Jesus. Richard Olivas causou a pior divisão. Ele disse que a Grande Comissão foi apenas para os Apóstolos, que ninguém mais tinha que ganhar almas. Essa foi sua primeira queixa. Ele literalmente odiava as palavras de Jesus: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça" (Mateus 6:33). Ele disse às pessoas que buscassem sucesso e dinheiro em vez do reino de Deus. Eu continuei pregando que as pessoas gastassem suas vidas ganhando almas e na oração. Trezentas pessoas o seguiram. Somente cerca de 15 ficaram. Nosso povo manteve Cristo no centro e foi muito mais bem sucedido que seu povo! Muito mais! Quase todos os nossos filhos se formaram na faculdade. A maioria das pessoas em nossa igreja possuem casas próprias. Aqueles que saíram foram espalhados por todos os lados. Nós tivemos muito poucos divórcios. Eles não podiam esperar para se divorciar! Então, quem se saiu melhor? Claro, nós sofremos para pagar por este edifício. Mas isso nos fez discípulos fortes de Jesus. Seu pequeno grupo rapidamente tornou-se um fraco grupo evangélico. Nós sofremos um pouco por Jesus e fomos abençoados. Eles correram atrás do mundo e do dinheiro e foram arruinados pelo Diabo! Jesus disse: "Não se pode servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6:24). O Senhor estava certo e eles estavam errados! "Estou seguindo a Jesus Cristo". Fique de pé e cante!

Estou seguindo a Jesus Cristo,
Deste caminho eu não desisto;
Estou seguindo a Jesus Cristo,
Não volto atrás, não volto atrás.

Atrás o mundo, Jesus à frente
Jesus é o Guia Onipotente
Atrás o mundo, Jesus à frente
Não volto atrás, não volto atrás.
   (“Estou Senguindo a Jesus Cristo” atribuído a um Indu convertido, século XIX).

Amen! Podem sentar-se.

Todavia, algo terrível aconteceu à igreja em Éfeso. Jesus disse-lhes:

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalíspse 2:4).

Ele não disse que eles ficaram "desatentos" de seu primeiro amor. Ele disse que eles "deixaram" seu primeiro amor.

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalíspse 2:4,5).

O Dr. John F. Walvoord explicou o motivo. Ele disse,

"A igreja em Éfeso estava agora em sua segunda geração de cristãos".

Preciso dizer algo mais? "A igreja estava agora em sua segunda geração". Isso diz tudo! Então o Dr. Walvoord disse: "O amor de Deus que caracterizou a primeira geração havia desaparecido" (John F. Walvoord, Th.D., Revelation of Jesus Christ, Moody Press, 1973, página 56).

Jovens, vocês são a segunda geração da nossa igreja! Vocês não são parte “das 39" pessoas que salvaram o edifício desta igreja. Eles são a primeira geração, não vocês! O Dr. Chan contou como a primeira geração, "os 39", amou e serviu a Cristo. Ele chegou em nossa igreja quando era adolescente. Ele disse:

Ao confiar em Cristo, minha vida mudou para sempre, meu pecado foi purificado pelo Seu Sangue, e a igreja tornou-se minha segunda casa! Eu imediatamente dediquei minha vida a trabalhar para Cristo. Dr. Hymers continuamente pregava sobre ser discípulo de Cristo, colocando [Cristo] e a igreja em primeiro lugar, negar-se a si mesmo e ganhar almas. Ele pregava contra o "Antinomianismo" – ou seja, ser um "cristão" sem lei. Eu sabia que o que ele pregava era verdadeiro. Era para mim! ... Oramos e cantamos juntos. Tenho ótimas lembranças daqueles tempos. Nós evangelizávamos várias vezes por semana. Enchíamos todo o auditório. Eu convidei Judy Cagan, Melissa Sanders e Winnie Yeung, que se tornou minha esposa. Deus me ajudou a trazê-las através do evangelismo no campus da UCLA ... A Sra. Hymers [quando adolescente] dedicou sua vida ao ministério da igreja e não reteve nada. Eu a conheci quando entrou pela primeira vez em nossa igreja quando éramos jovens. Ela teve então, e continua tendo hoje um grande amor por Cristo e uma paixão por ganhar almas perdidas ... Ela continuou a fazer o trabalho de dois homens em nossa igreja, mesmo antes de se formar no ensino médio ... Agora ela está trabalhando exclusivamente com jovens chinesas e outras jovens asiáticas ... Ela é a missionária multicultural mais eficaz que já conheci (apesar de todos os obstáculos).

Ileana tem estado enferma ultimamente, mas nunca perde as reuniões de oração ou a noite de quarta e quinta-feira telefonando - para convidadar pessoas perdidas a ouvir o Evangelho. Outra grande mulher é a Sra. Salazar. Ela é como uma Madre Teresa em esteróides! Ela é uma santa batista!

Jovens, não deixem a nossa igreja como a segunda geração na igreja em Éfeso! Vocês são o futuro da nossa igreja! Por favor - não deixem seu primeiro amor a Jesus!

Agora, então, voltem o olhar para Apocalipse 2:3. Está na página 1332 da Biblia de Estudo Scofield.

"E sofreste e tens paciência, e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste" (Apocalipse 2:3).

Uma tradução moderna coloca assim: "Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido " (NVI). Observe que isso mostra como eles haviam sido no passado - você tem suportado. Você tem sofrido dificuldades, você não tem desfalecido. É uma descrição da maneira como eles eram no passado.

O Dr. Walvoord disse: "A igreja estava agora em sua segunda geração de cristãos ... o amor de Deus que caracterizou a primeira geração havia desaparecido. Este esfriamento do coração ... era um perigoso precursor da apatia espiritual [falta de entusiasmo], que depois apagaria todos os testemunhos cristãos naquela importante [igreja]. Assim, tem sempre sido na história da igreja: primeiro um esfriamento no amor espiritual, então o amor de Deus é substituído pelo amor às coisas do mundo ... Isto é seguido por um afastamento da fé e perda do testemunho eficaz"(Walvoord, ibid.).

Estou convencido de que o mesmo está acontecendo em nossa igreja. A segunda geração de nossa igreja estava muito mais fria e sem entusiasmo do que na primeira geração. O Dr. Chan, o Sr. Griffith, a Dr. Judy Cagan, a Sra. Hymers - as primeiras pessoas que entraram na nossa igreja na década de 1970 - estavam vivas, cheias de zelo, cheias de amor e profunda amizade - e um forte compromisso com Cristo. Em outras palavras, havia muito em comum com a primeira geração de cristãos na igreja em Éfeso.

Todavia esse calor e zelo não foi transmitido para à maioria dos filhos da igreja - aqueles que cresceram na segunda geração. A segunda geração esteve aqui a vida toda. Eles passaram pelos movimentos. Eles vieram para as reuniões de oração, mas eles não oraram ou rezaram orações secas sem zelo. "O amor de Deus que caracterizou a primeira geração estava faltando na maioria de suas vidas". Somente John Cagan destacou-se e foi como a primeira geração. Foi porque ele teve uma conversão que mudou sua vida e resultou no tipo de amor e zelo que a geração mais velha teve. Se ele não fosse um atleta e um líder natural, ele teria se misturado com os outros filhos da igreja fria. Alguns de sua idade deixaram a igreja. Outros eram frios e cínicos. Alguns deles ainda são assim. Mesmo o próprio John às vezes estava confuso, imaginando por que sua geração era tão fria e mundana.

Neste ponto, comecei a perceber que deveríamos ter um avivamento. A segunda geração nunca poderia manter a nossa igreja cheia de vida, amor e poder, a menos que fossem transformados por uma experiência real com Cristo numa conversão poderosa. Mas a maioria da segunda geração se rebelou e deixou a igreja, ou se instalou em um frio cinismo. Alguns como esse rejeitaram o Cristo. Embora tenham ficado, eles se recusaram a se converter. Alguns começaram a pensar que a conversão não era real. Outros exigiam alguma mudança interior para provar que Cristo era real.

Nós os confrontamos um a um até que eles ou realmente converteram-se ou deixaram a igreja. Por fim, a maioria deles foi convertida - embora tenham tido uma grande luta para se tornar como a primeira geração. Para fazer isso, eles tiveram que "lembrar de onde eles caíram". Eles, assim como John Cagan tiveram que perceber que sua fé estava morta em comparação com a fé dos "trinta e nove" - seus pais e a geração mais velha. Em segundo lugar, eles tiveram que "arrepender-se e fazer as primeiras coisas." Eles tiveram que experimentar uma mudança de mente e coração. Eles tiveram que voltar e ter uma conversão real (as primeiras obras). Graças a Deus que alguns deles o fizeram - como Emi e Ayako, como Philip e Timothy, como Wesley e Noah - e alguns outros.

Foi então que Deus enviou um avivamento entre nós! Graças a Deus, Ele finalmente pode confiar em nós o suficiente para enviar Seu Espírito. Nos últimos meses, cerca de 20 novas pessoas entraram e foram salvas. Essas reuniões continuam a ser realizadas para fundamentar esses novos jovens na fé!

Agora, John Cagan disse que "o avivamento é a próxima peça do quebra-cabeça". Nossa igreja deve enfatizar o avivamento repetidas vezes ou não poderemos ver convertidos zelosos como os membros fundadores de nossa igreja. Eles precisavam disso na igreja de Éfeso - e nossa igreja precisa disso hoje. Eu chamo isso de "reavivar para sobreviver!"

Meus irmãos e irmãs, nós precisamos confessor nossos pecados continuamente e orar para que mais da presença de Deus venha a nós em ondas e mais ondas de avivamento entre nós. Façam isso! Façam isso! Façam isso! Levantem-se e cnatem o hino de número 15, “I’ll Live for Him.”

Minha alma, amor a Ele eu dou, A Cristo que por mim morreu;
   O que eu lhe seja sempre fiel, Meu Salvador meu Deus.
Eu viverei por meu Jesus, Feliz minha vida será
   Eu viverei por meu Jesus, Meu Salvador, meu Deus

Me recebeste creu eu, Morreste para que viva eu;
   Eu hoje, então, confío em Ti, Meu Salvador, meu Deus.
Eu viverei por meu Jesus, Feliz minha vida será
   Eu viverei por meu Jesus, Meu Salvador, meu Deus

Morreste Tu naquela Cruz, Para salvar-me, livre sou,
   Consagrarei minha vida a Ti, Meu Salvador, meu Deus.
Eu viverei por meu Jesus, Feliz minha vida será
   Eu viverei por meu Jesus, Meu Salvador, meu Deus
(Tradução livre de “I’ll Live for Him”
   por Ralph E. Hudson, 1843-1901; alterada pelo Pastor).

Agora cantemos o número 19, “Eis o amor, vasto oceano.”

Here is love, vast as the ocean, Lovingkindness as the flood,
   When the Prince of Life, our Ransom, Shed for us His precious Blood.
Who His love will not remember? Who can cease to sing His praise?
   He can never be forgotten, Throughout Heaven’s eternal days.

On the mount of crucifixion, Fountains opened deep and wide;
   Through the floodgates of God’s mercy Flowed a vast and gracious tide.
Grace and love, like mighty rivers, Poured incessant from above,
   And Heaven’s peace and perfect justice Kissed a guilty world in love.

Let me all Thy love accepting, Love Thee, ever all my days;
   Let me seek Thy kingdom only And my life be to Thy praise;
Thou alone shalt be my glory, Nothing in the world I see.
   Thou hast cleansed and sanctified me, Thou Thyself hast set me free.

In Thy truth Thou dost direct me By Thy Spirit through Thy Word;
   And Thy grace my need is meeting, As I trust in Thee, my Lord.
Of Thy fullness Thou art pouring Thy great love and power on me,
   Without measure, full and boundless, Drawing out my heart to Thee.
(“Here is Love, Vast as the Ocean” by William Rees, 1802-1883).

Eis o amor, vasto oceano, Doce fonte a jorrar
   Quando o Príncipe da Vida, sangue deu pra nos salvar
Deste amor quem não se lembra? Seu louvor quem cessará?
   Pelos céus, dias eternos ninguém dEle esquecerá

Sobre o monte do Calvário, larga fonte se abriu
   Mar de graça e piedade dos portões de Deus fluiu
Graça e amor qual vasto rio flui do alto sem cessar
`   Paz de Deus, pura justiça os perdidos veio amar

Eis o amor, vasto oceano Doce fonte a jorrar
   Quando o Príncipe da Vida Sangue deu pra nos salvar
Teu amor quero aceitá-lo, e prá sempre Te amar
   Somente o Teu Reino eu busque, a Ti sempre vou louvar;

Tua verdade me orienta, Tua Palavra e Teu Espirito;
   Tua graça é o que preciso, vou confiar em Ti, Senhor
De Tua plenitude me enches, Teu poder e amor a mim,
   Sem medida, ilimitado, atraindo-me a Ti.
(Tradução livre de “Eis o Amor, Vasto Oceano” por William Rees, 1802-1883).

Dr. Chan, por favor nos eleve a Deus em oração e ação de graças.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“Jesus is the Sweetest Name I Know” (por Lela Long, 1924).