Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




QUANDO DEUS VIR O SANGUE

WHEN GOD SEES THE BLOOD
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 27 de agosto de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, August 27, 2017

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodus 12:13).


O povo hebreu desceu ao Egito durante um período de fome. A princípio, eles foram tratados com respeito porque José, o filho de Jacó, era um governante sob o faraó. Os filhos de Israel cresceram e se multiplicaram, mas levantou um novo Faraó que não conhecia José. Ele temeu que os hebreus crescessem tão rapidamente em número que assumiriam a terra. E assim os fez escravos. Os hebreus clamaram a Deus em oração, e enviou Moisés para libertá-los. Mas o faraó era duro e cruel. Ele não deixaria o povo de Deus ir. E assim Deus enviou nove pragas contra o Egito. Cada vez que uma praga vinha sobre eles, Moisés vinha diante de Faraó e dizia: "Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo". Mas Faraó nunca ouvia. Seu coração estava endurecido. Chegou, então, a hora de Deus enviar a décima praga.

"E disse o Senhor a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui... " (Êxodo 11: 1).

E Moisés veio novamente à corte de Faraó e disse:

"Assim diz o Senhor: Cerca da meia-noite passarei pelo meio do Egito. E todo o primogênito na terra do Egito morrerá ... Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei todos os primogênitos [na terra do Egito]" (Êxodo 11: 4-5; 12:12).

Mas Deus não queria que o povo dele fosse punido. Ele disse a Moisés que cada família deveria tomar um cordeiro e matá-lo.

"Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas...” (Êxodo 12: 7).

Agora, levante-se e leiamos Êxodo 12: 12-13 em voz alta.

"Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais. E ... executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; e quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito" (Êxodo 12: 12-13).

Por cerca de 1.500 anos os judeus observaram a Páscoa. Eles comiam uma refeição especial de cordeiro e pães ázimos e liam esta passagem da Escritura na época da Páscoa, em memória de sua libertação da escravidão egípcia. O nome "Páscoa" [passagem] vem do nosso texto,

“E vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodus 12:13).

Eu quero que você pense sobre este texto de três maneiras. Primeiramente, o significado do Sangue. Em segundo lugar, a eficácia do sangue. E, em terceiro lugar, a aplicação do Sangue.

I. Primeiramente, o significado do Sangue.

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós”.

Haverá nesse versículo algum significado para nós hoje? Sim, é cheio de significado, pois o sangue que foi derramado na primeira Páscoa apontou para o Sangue que Jesus derramaria - na Páscoa. Ah, sim, foi na Páscoa que Jesus foi crucificado.

"Disseram-lhe Seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comerdes a Páscoa?" (Marcos 14:12).

Eles entraram no cenáculo para comer a refeição e leram este versículo, Êxodo 12:13,

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodo 12:13).

Jesus, primeiramente, lhes deu o pão ázimo.

"A seguir, tomou Jesus um cálice, e tendo dado graças, o deu aos seus discípulos ... Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos" (Marcos 14: 23-24).

Cristo estava mostrando que o sangue nos umbrais das portas em Êxodo 12:13 era uma imagem do Sangue da nova aliança, que Ele derramaria na Cruz no dia seguinte.

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodo 12:13).

Não estava falando de qualquer sangue. Estava falando do Sangue

“do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

O sangue nos umbrais da porta olhava para o futuro e retratava o Sangue que resgata os pecadores da destruição e os planta na

"... igreja de Deus, a qual Ele comprou com o Seu próprio sangue" (Atos 20:28).

Você pode perguntar-se: “por que esse Sangue tem tal poder?” Spurgeon disse:

Se Cristo fosse um mero homem ... não haveria qualquer eficácia em seu sangue para salvar; mas Cristo era "Deus Verdadeiro de Deus verdadeiro", o sangue que Jesus verteu foi sangue como de Deus. Era sangue do homem, pois Ele era homem como nós; mas a Divindade estava aliada à humanidade, para que a eficácia do sangue se derivasse dele! ... a incessante maravilha da eternidade, que Deus deve tornar-se homem para morrer. Ó! quando pensamos que Cristo era o Criador do mundo, e que, sobre os seus ombros pendia toda a sustentação do universo, nós não podemos imaginar que sua morte seja poderosa para redimir, e que seu sangue deva purificar do pecado ... Porque Ele é divino, Ele “pode também salvar perfeitamente os que por Ele chegam a Deus.” Seu sangue é o sangue pelo qual você pode escapar do furor e da ira de Deus (traduzido de C. H. Spurgeon, “The Blood,” The New Park Street Pulpit, Pilgrim Publications, 1981 reprint, volume V, pp. 27-28).

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodo 12:13).

O sangue nos umbrais daquelas portas representava o Sangue do Deus-homem, Jesus Cristo.

“Porque também Cristo, nosso Cordeiro pascal foi imolado.” (I Corinthians 5: 7).

E esse é o significado do Sangue!

II. Segundo, a eficácia do Sangue.

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodo 12:13).

“Eu passarei por vós.” Nenhum juízo virá a você. Nenhuma maldição cairá sobre você - se você tiver esse Sangue.

“Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém o sangue sobre a verga da porta, e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas para vos ferir" (Êxodo 12:23).

Nenhum julgamento de Deus pode cair sobre o homem ou a mulher que tem esse Sangue.

"Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia..." (Êxodo 12:22).

Sangue na verga da porta – em suas ombreiras. Sangue em cada lado, em cada ombreira. Sangue embaixo e em cima em cada lado. O movimento aponta para a cruz de Cristo!

De Sua fronte, pés e mãos,
   Vem um amor que nos faz irmãos;
Unem-se nEle dor e amor
   A coroar o Redentor!
(“Ao Contemplar a Rude Cruz” por Isaac Watts, 1674-1748).

"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata e ouro ... Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula" (I Pedro 1: 18-19).

Martin Luther nos interpela:

Que é agora o tesouro pelo o qual somos resgatados? Não é o corruptível ouro ou prata, mas o precioso sangue de Cristo, o Filho de Deus. Este tesouro é tão caro e nobre que nenhum sentimento ou razão humana pode compreendê-lo, de modo que apenas uma gota deste sangue inocente teria sido mais do que suficiente para limpar o pecado de todo o mundo. No entanto, o Pai quis oferecer Sua graça sobre nós tão ricamente e permitiu que nossa redenção custasse tanto que permitiu que Cristo, Seu Filho, derramasse todo o Seu sangue por nós, concedendo-nos, assim todo o tesouro (traduzido de Luther, Exposition on I Peter 1: 18-19).

O Sangue de Cristo caiu ao chão em gotas de suor no Getsêmani. Seu Sangue jorrou livremente sob o chicote quando foi açoitado no pretório de Pilatos. A coroa de espinhos enfiada em sua testa fez com que sangue jorrasse em Seus olhos. Os pregos perfuraram Suas mãos e pés, e o sangue correu livremente da cruz. Então, o soldado perfurou Seu lado com uma lança:

“E logo saiu sangue e água” (John 19:34).

"[Deus] permitiu que Cristo, Seu Filho, derramasse todo o Seu sangue por nós e nos concedesse todo o tesouro" (Lutero, ibid.).

E

"O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (I João 1: 7)

Todos os pecados purificados pelo Sangue de Cristo Jesus! Todos os pecados! Não há pecado tão grande que His Blood não possa limpá-lo! Não há pecado que o Sangue não possa lavar. Esse sangue pode expulsar os sete demônios de Maria Madalena. Pode repreender a loucura do endemoninhado. Pode curar as feridas indescritíveis da lepra. Não há doença espiritual que o Sangue não possa curar. Nenhum caso é grandioso demais para ele, não importa quão repugnante ou vil, pois o Sangue de Cristo é suficiente.

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodo 12:13).

E isso mostra a eficácia do sangue!

III. Em terceiro lugar, a aplicação do Sangue.

Se o cordeiro tivesse sido estrangulado ou envenenado, o destruidor teria julgado o primogênito de cada família. Se o cordeiro tivesse sido morto e seu corpo amarrado ao poste da porta, o destruidor teria desferido juízo. Que os que dizem que não há sangue tomem nota disso. Não era a morte do cordeiro apenas, mas o sangue do cordeiro que fazia a diferença. É verdade, o cordeiro teve que morrer, e ainda assim Deus disse:

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodo 12:13).

Mas o sangue deixado em uma bacia não pode impedir o julgamento. Deve ser aplicado. Tome esse molho de hissopo

“molhai-o no sangue…e marcai a verga da porta e suas ombreiras” (Êxodo 12:22).

O sangue deve ser aplicado ou não é eficaz. Oh, pecador, receba o Sangue de Cristo! Seja lavado do pecado no sangue de Jesus!

“Cristo Jesus: a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, pela fé no Seu sangue” (Romanos 3: 24-25).

É estranho que a versão NASV traduz esse versículo erradamente um erro, uma chamada tradução literal! E, no entanto, a NVI o traduz corretamente, "através da fé em seu sangue." Eu odeio ficar pulando de uma versão para a outra. É por isso que fico com a velha e fiel versão KJV, literalmente traduzida e digna de confiança.

“Pela fé no Seu Sangue.”

O objeto da fé é o Sangue de Cristo Jesus. É assim que se faz a conexão. É assim que o Sangue é aplicado a você - "através da fé em seu sangue".

"Oh não", alguns novos evangélicos poderiam dizer: "Você não é salvo pela fé em Seu Sangue!" Bem, eu gostaria de saber como você Pode ser salvo sem ele! "Bem, se um homem se apoia No Sangue, ele pode perecer. "Nunca! Não pode ser! Deus não seria verdadeiro consigo mesmo se Ele o deixasse perecer ao confiar no Sangue de Cristo!

"Pois este é o meu sangue, o sangue da [nova] alinça, derramado em favor de muitos, para a remissão de pecados" (Mateus 26:28).

Há muitas pessoas que não sentem o sangue aplicado. Mas isso não importa, pois nosso texto não diz que você é o aquele que precisa ver o Sangue. Ah não! Diz:

“Vendo EU o sangue, EU passarei sobre vós” (Êxodo 12:13).

Deus é o que precisa ver o Sangue. Deus é o único que precisa ver ou sentir o Sangue que o limpa de todo pecado. O texto não diz "vendo você o sangue". Não diz que você deve entender tudo sobre a limpeza pelo Sangue de Cristo. Ele diz: "Vendo EU o sangue ". Sua fé pode não ser muito grande. Mas se você vier a Jesus e confiar no Seu Sangue, Deus o verá. Ele é o único que conta. E

“Vendo EU o sangue, EU passarei sobre vós” (Êxodo 12:13).

Os hebreus não podiam ver o sangue. Eles estavam dentro de suas casas. Eles não podiam ver o que estava na viga transversal e nos umbrais laterais fora da porta. Mas Deus podia ver o sangue ali. Essa é a única condição da qual depende a salvação de um pecador - Deus vendo o Sangue aplicado a você, e não você vendo. Então venha a Deus em oração e diga: "Senhor, salva-me por causa do Sangue de Cristo. Eu não posso vê-lo tão bem quanto eu deveria, mas Senhor, Tu o vês, e Tu disseste:

“Vendo EU o sangue, EU passarei sobre vós” (Êxodo 12:13).

"Senhor, Tu vês o Sangue. Tu vês que confiei em Teu poder para salvar. Perdoe-me e purifique-me por causa do Sangue de Cristo somente. "Faça dessa a sua oração e deseje sinceramente e você será lavado no Sangue de Jesus muito em breve!


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura Bíblica feita antes do sermão: Marcos 14:12-25.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“When I See the Blood” (por John Foote, século 19).


O ESBOÇO DO

QUANDO DEUS VIR O SANGUE

WHEN GOD SEES THE BLOOD

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Vendo Eu o sangue, passarei por vós” (Êxodus 12:13).

(Êxodo 11:1, 4-5; 12:12, 7)

I.   Primeiro, o significado do Sangue. Marcos 14:12, 23-24; João 1:29;
Atos 20:28; I Coríntios 5:7.

II.  Segundo, a eficácia do Sangue. Êxodo 12:23, 22;
I Pedro 1:18-19; João 19:34; I João 1:7.

III. Em terceiro lugar, a aplicação do Sangue. Romanos 3:24-25;
Mateus 26:28.