Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O EVANGELHO RETRATADO ATRAVÉS DA ARCA DE NOÉ

THE GOSPEL PICTURED BY THE ARK OF NOAH
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor 18 de Junho de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, June 18, 2017

“Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima” (Isaías 53:3).


Isto é o que você faz se você não é convertido. Você esconde seu rosto de Cristo. Você despreza a Cristo. Você não estima a Cristo. Esta é sua a maneira de pensar a respeito de Cristo. Você pode até dizer que não é assim. Você pode dizer que não pensa a respeito de Jesus dessa maneira. Você acha que ama a Jesus, mas você está enganando-se a si mesmo. O profeta Jeremias disse: "Enganoso é o coração acima de todas as coisas" (Jeremias 17:9). Você acha que o seu coração está certo quando diz que você ama Jesus. Você acha que seu coração é verdadeiro, mas você está equivocado. Ele é enganoso "acima de todas as coisas." Nada é mais enganoso do que seu próprio coração. É cheio de duplicidade, desonestidade e ilusão. Seu coração é desonesto "acima de todas as coisas." Nada é mais desonesto do que o seu coração.

Você consola-se a si mesmo pensando que seu coração não é mais desonesto que o de outros. E você está certo. De uma forma isso é verdade. Mas você não considerou o fato de que isso é verdade porque o coração de todos é corrompido pelo pecado original. Por três quartos de século eu procurei uma outra razão. Mas sou obrigado a voltar para o pecado original, porque nenhuma outra razão que eu conheço pode explicar porque todas as pessoas que eu já conheci têm "escondido dele o seu rosto", como Adão escondeu o rosto do Cristo pré-encarnado no Jardim do Éden.

“Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima”. (Isaías 53:3).

Você não dá valor a Jesus. Você não acha que Jesus seja importante.

Você vive sob a ilusão de que este versículo é falso - que você realmente ama a Jesus, que você realmente o tem em alta estima. Mas, ao invés de aceitar o que diz o seu coração, envenenado e torcido pelo pecado original e pessoal, - você deveria duvidar a avaliação do seu coração.

Você tem pensamentos sobre o quão amável é Cristo? Você poderia dizer isso? Ouça e então pergunte a si mesmo se você poderia dizer com toda a honestidade (seja honesto) - Você poderia dizer: "O Evangelho, que era tão monótono e sem vida antes, torna-se emocionante quando eu ouço falar de Jesus"? Você, honestamente, poderia dizer isso? Se não poderia, isso prova que você não tem estima por Jesus como Emi Zabalaga tem!

Ou você poderia dizer isto: "Jesus foi crucificado por mim, quando eu ainda era seu inimigo, e eu não me rendia a Ele. Esse pensamento quebrantou-me. Cristo entregou a Sua vida por mim, e por isso eu entrego meu tudo para Ele ... Jesus é o meu libertador, meu descanso, e meu Salvador. Eu jamais poderei fazer demais para Cristo. Servir a Jesus é minha alegria"? Você poderia dizer essas palavras com honestidade - como John Cagan as disse? Se você hesita, não é pelo fato de saber que você esconde-se de Jesus, que você não pensa muito de Jesus?

Outra maneira de testar o seu amor por Jesus é para ter convicção de pecado. Enquanto você não se sentir pecaminoso por rejeitar a Jesus, você jamais terá estima por Jesus Cristo! Jesus disse:

“Quando Ele [o Espírito Santo] vier, Ele convencerá o mundo do pecado ... Do pecado, porque não crêem em mim” (João 16:8, 9).

Se você não está convicto do pecado por rejeitar Jesus, este é um claro sinal de que você “não faz dele caso algum.” O Dr. WGT Shedd nos diz: 'O Espírito Santo não regenera um homem definitivamente até que ele seja um homem convicto.' O sentimento de culpa prepara o homem para ser liberto dele pelo Senhor.

Você não verá quão precioso é Jesus, até que você tenha
   Parado de brincar de ser crente
      Tenha temor da morte
         Se rendido por completo
            Sido convicto do pecado.

Alguém pode dizer: Essa preparação é bem difícil”. Mas essa é a preparação que você precisa!

Jesus é o grande tema de toda a Bíblia. Quando Jesus encontrou dois discípulos, Ele lhes falou longamente. Abra su Bíblia em Lucas 24:25-27. Está na página de 1112 na Bíblia de Estudo Scofield. Fique de pé enquanto eu leio.

“Ele, então lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram. não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés e todos os profetas, Ele expôs [explicou]-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:25-27).

Jesus gastou várias horas ensinando tudo isso. O Antigo Testamento é longo, são 984 páginas em minha cópia da tradução King James. Quando Jesus chegou aos capítulos 6, 7 e 8 de Gênesis, Ele deve ter explicado como a Arca de Noé falava dele. Quando chegou na história de Noé, do dilúvio e a arca, Ele deve ter mostrado-lhes "as coisas referentes a si próprio" (Lucas 4:27). Estes capítulos do Gênesis são tão importantes que eu não poderia ter passado ligeiramente por deles sem um comentário.

De fato, o sexto, sétimo, e oitavo capítulos de Gênesis estão cheios de todos os tipos,ilustrações e imagens de Cristo. E, uma vez que Ele começou nos escritos de Moisés, o autor humano do Gênesis, e explicou "em todas as Escrituras as coisas referentes a si mesmo" (Lucas 24:27), Ele, sem dúvida lhes disse como a arca falava Dele.

Sim, Jesus é o grande tema de toda a Bíblia, e há muito que aprender sobre ele, ao estudar a arca. Aqui estão vários pontos do Evangelho que, sem dúvida, Jesus tocou enquanto "explicou-lhes em todas as Escrituras as coisas referentes a Si mesmo" (Lucas 24:27).

I. Primeiramente, a arca retrata Jesus sem qualquer atrativo.

Como lhes disse, a arca de Noé não era aquele bonito, brilhante e colorido barco que tolos professores muitas vezes mostram aos alunos da Escola Dominical. Não! Não! A arca era uma caixa preta gigantesca feita de madeira. Ela estava coberta com betume preto, tanto por dentro como por fora. Deus disse:

"Faze para ti uma arca de madeira de gofer; farás compartimentos na arca, e a betumarás por dentro e por fora com betume" (Gênesis 6:14).

A arca era uma caixa preta com um fundo plano. Tinha por volta de 500 pés de comprimento E tinha cerca de 90 pés de largura e 60 pés de altura. Foi construído apenas para flutuar, não para velejar. Era um vaso feio, preto, tanto por dentro como por fora. Não havia nada de belo nela. Esta é uma imagem de Jesus Cristo. A Bíblia diz This Sobre Cristo:

“Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Isaías 53:2-3).

Não é exatamente dessa forma que as pessoas viram a arca, quando a viram ali de pé no chão, antes do dilúvio? Ela não tinha beleza ou majestade. Eles não a desejaram. E foi desprezada e rejeitada pelos homens, assim como foi Jesus. Eles esconderam seus rostos da arca, assim como esconderam os rostos de Jesus. A arca foi desprezada, e Eles não a tiveram em estima. É por isso que eles se recusaram a entrar na arca, assim como eles depois se recusaram a vir a Cristo.

"Como pode este objeto escuro e feio nos salvar?" Eles devem ter dito. A maioria das pessoas hoje se recusam a vir a Cristo e serem salvas pela mesma razão. Elas pensam: "Por que deveríamos desistir de nossa vida diária, de nossas alegrias e prazeres, para entrar naquele velho, escuro e feio navio?" Mateus vinte e quatro, trinta e sete em diante nos diz:

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim também será também a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:37-39).

Isso nos mostra não que eles queriam parar de se comer e beber em grandes festas. Eles não queria parar de freqüentar os casamentos luxuosos e longos que as pessoas estavam tão viciados naquele tempo. Por que, eles deveriam desistir de suas festas, de suas "boates" de dançar e beber - e divertir-se - para entrar em um barco preto e velho onde não havia "diversão"de jeito nenhum, pensavam eles.

Mas eles estavam errados, é claro. O único lugar no mundo onde havia "diversão" e momentos agradáveis durante o dilúvio era na arca. Noé e sua família tiveram grande companheirismo enquanto trabalhavam juntos para cuidar e alimentar os animais durante o tempo em que as águas cobriram a terra.

A arca era a única igreja em todo o mundo durante o terrível tempo do Dilúvio. Noé e os sete membros de sua família foram a única igreja na terra naquele tempo, e eles tiveram maravilhosa comunhão, louvor e adoração, e prazer na arca.

Mas não é dessa forma que muitas pessoas não convertidas vêem nossas igrejas locais hoje? Muitos pais não-crentes dizem: "Por que os jovens querem tanto ir para aquela igreja? O que os atrai? Eles não têm bebidas, drogas ou festas selvagens naquela igreja. Eles não têm sexo ilícito naquela igreja. Mas Eles parecem querer estar lá o tempo todo.? O que há naquela igreja velha e feia lá no centro, que faz meu filho ou filha querer estar lá o tempo todo?

"Bem, você pode responder à sua família incrédula e amigos desta forma:" A igreja é a nossa arca. Ela nos salva mundo em chamas e solitário no qual viviamos. Agora vivemos nesta igreja batista local. Temos mais diversão limpa e boa aqui na igreja do que jamais sonhamos ser possível! Por que ser solitário? Venha para casa - para a igreja! Nesta feia, velha e um tanto desconfortável igreja, temos encontrado refúgio de um mundo frio e solitário. Por que você não entra e encontra a alegria e amizade, e segurança que encontramos? Na igreja local, a casa do Deus vivo? Por favor, venha regularmente a esta arca, esta igreja, você vai descobrir a mesma paz e prazer que nós encontramos.

Sim, a arca era velha, escura e feia, mas era um lugar de alegria, amizade e amor. Venha para casa! Entre nesta desprezada, velha arca da igreja local conosco. Você será salvo, e você experimentará uma vida feliz conosco!

II. Em segundo lugar, a arca retrata o Sangue de Cristo.

Por favor abra sua Bíblia em Gênesis, capítulo seis, versículo quatorze. Deus disse a Noé:

“Faze para ti uma arca de madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume” (Gênesis 6:14).

O Comentarista Conservador H. C Leupold assim traduz: "E a calafetarás com betume por dentro e por fora." (Tradução de Exposition of Genesis, Baker, 1976, volume 1, p. 269).

Dr. Leupold continua falando sobre os compartimentos na arca e o betume que os cobria.

A palavra usada para "celas" (qinnim) é usada também para "ninhos". Consequentemente, esses compartimentos eram usados para servir as necessidades de vários animais ... Esta [arca] não era um navio, mas uma enorme caixa flutuante com dimensões quase proporcionais às de um navio. Esta embarcação não era destinada à navegação à vela ou qualquer outro tipo de navegação. Ela foi projetada para flutuar. Ela era à prova de água, por ser revestida generosamente por dentro e por fora com betume. (kopher) (ibid., p. 270).

Dr. Leupold continua a explicar que a palavra "kaphar" é derivada de "kopher" (ibid.). "Kaphar" é a palavra hebraica traduzida como "expiação" na Bíblia. A forma verbal de "kaphar" é traduzida como "expiação" setenta vezes no Antigo Testamento. Levítico 17:11 dá-nos o significado desta palavra.

"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma; porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Levítico 17:11).

Ambas as vezes a palavra "expiação" é uma tradução de "kaphar", que significa "cobrir". O Sangue de Jesus Cristo "cobre" os nossos pecados. Isto nos é dito claramente no Novo Testamento:

“Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos” (Romanos 4:7).

A arca foi coberta com betume para manter-se impermeável às águas do julgamento pelo dilúvio. Quando você vem a Cristo, você é coberto pelo seu sangue, e o juízo de Deus não o afetará. Deus disse a Noé: "Entra ... na arca" (Gênesis 7:1). Quando Noé entrou, ele estava cercado por paredes que haviam sido cobertas com betume. O betume é um tipo de Sangue de Cristo. Quando você vem a Cristo, você está literalmente cercado pelo Sangue de Cristo, e seus "pecados são cobertos" (Romanos 4:7)!

“O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7).

É por isso que Jesus morreu na cruz - para que seu sangue pudesse lavar as suas iniqüidades e cobrir os seus pecados.

“Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos” (Romanos 4:7).

III. Em terceiro lugar, a arca retrata a ressurreição.

A arca é um tipo da ressurreição. A Arca repousando sobre o Monte Ararat no dia em que Cristo ressuscitaria dos mortos.

Agora eu quero que vocês observem algo mais. Ouçam Gênesis, capítulo oito, versículo dezoito:

“Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher e as mulheres de seus filhos com ele” (Gênesis 8:18).

Isto retrata a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos:

“No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra, e sentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais vós; porque sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde Ele Senhor jazia” (Mateus 28:1-6).

Assim como Noé saiu da arca, assim também Cristo saiu do sepulcro na manhã de Páscoa. O texto diz: "Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher e as mulheres de seus filhos com ele" (Gn 8:18). Isto retrata os cristão sendo arrebatados, para encontrarem-se com Cristo nos ares (I Tessalonicenses 4: 16-17). Noé saindo da arca é um retrato de Cristo saindo do túmulo. Sua família saindo da arca, após ele é um retrato dos cristãos sendo arrebatados.

Tudo isso é simbólico e tipológico. Dr. John Warwick Montgomery disse:

O ato da libertação de Noé - pela graça de Deus somente através da água e [da arca] - levou a igreja primitiva irremediavelmente a ver todo o evento como um precursor tipológico da salvação oferecida na Nova Aliança. A arca em si foi concebida como um símbolo da igreja (somente aqueles que procuram a graça nela oferecida podem sobreviver ao dilúvio de um mundo pecaminoso); a própria arquitetura da igreja foi indelevelmente estampada com esta imagem (por exemplo, a "nave" do latim "navis" que é "navio"). Nos primeiros [desenhos] dos cristãos - nas catacumbas, por exemplo - a arca era usada para simbolizar o local de sepultamento ou do caixão, do qual Deus iria levantar o cristão ali sepultado, no último dia, assim como Ele resgatou Noé das águas mortais do dilúvio (tradução de John Warwick Montgomery, Ph.D., The Quest for Noah’s Ark, Bethany, 1972, p. 284).

Na primeira metade do segundo século, Justino Mártir disse:

O justo Noé com as outras pessoas do dilúvio, ou seja, sua esposa, seus três filhos e as mulheres de seus filhos, somaram o número oito e proporcionou o símbolo daquele dia , oitavo em número, mas primeiro em poder, no qual Cristo ressuscitou dos mortos. Agora Cristo, "o primogênito de toda criatura", veio a tornar-se, em um novo sentido, a cabeça de uma outra raça, ou seja, daqueles a quem Ele trouxe a um novo nascimento pela água, a fé e a madeira que detém os mistérios da Cruz, assim como Noé foi salvo na madeira da Arca, flutuando sobre as águas com sua família (traduzido de Justin Martyr, Dialogue with Trypho, cxxxvii, 1-2).

Como observado pelos os primeiros cristãos, todo o Evangelho é retratado na arca de Noé. (1) Era uma arca feia, não atraente aos olhos ou à mente. Assim como Cristo não é atraente para o homem, e o evangelho parece tolice. (2) A arca foi coberta com uma espessa camada de betume, no interior e no exterior. Isso retrata o Sangue de Cristo cobrindo o convertido, assim Deus não pode ver seus pecados. (3) A Arca repousou Monte Ararat, e Noé saiu vivo. Isso é um retrato de Cristo que saiu do sepulcro, ressuscitou dos mortos, na manhã de Páscoa.

Uma coisa mais. A Arca descansou no topo da montanha. Isso é uma imagem de Cristo ascendendo ao Monte Sião, à Cidade de Deus, no terceiro céu. Cristo está agora no Céu, à direita de Deus. Venha a Cristo e você será salvo. Venha a Cristo e seus pecados serão coberto com o "betume" do seu sangue. Venha a Cristo, e você será capaz de ir para o Céu. Como Noé e sua família escaparam do dilúvio, você vai escapar do inferno. Você deve vir a Cristo, como Noé entrou na arca!


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura das Escrituras antes do Sermão feita por Noah Song: Mateus 28:1-6.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“Saved by the Blood” (por S. J. Henderson, século 19).


O ESBOÇO DO

O EVANGELHO RETRATADO ATRAVÉS DA ARCA DE NOÉ

THE GOSPEL PICTURED BY THE ARK OF NOAH

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. (Isaías 53: 3).

(Jeremias 17:9; João 16:8, 9; Lucas 24:24-27)

I.    Primeiramente, a arca retrata Jesus sem qualquer atratividade,
Gênesis 6:14; Isaías 53:2-3; Mateus 24:37-39.

II.   Em segundo lugar, a arca retrata o Sangue de Cristo, Gênesis 6:14;
Levítico 17:11; Romanos 4:7; Gênesis 7:1; I João 1:7.

III.  Em terceiro Lugar, a arca retrata a ressurreição, Gênesis 8:18;
Mateus 28:1-6; I Tessalonicenses 4:16-17.