Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




LIBERTAÇÃO É SOMENTE PARA OS INSATISFEITOS

DELIVERANCE IS ONLY FOR THE DISSATISFIED
(Portuguese)

Sermão escrito por Dr. R. L. Hymers, Jr.
e pregado por John Samuel Cagan
no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do Dia do Senhor, 14 de maio de 2017
A sermon written by Dr. R. L. Hymers, Jr.
and preached by Mr. John Samuel Cagan
at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, May 14, 2017

“Não necessitam de medico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5:31-32).


Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi. Este era um outro nome dado a Mateus. Jesus chamou a Mateus para segui-Lo.

“E ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu-o” (Lucas 5:28).

Mateus era publicano, coletor de impostos para Roma. Os judeus odiavam os publicanos, porque estes eram autorizados por Roma para cobrar dos Judeus impostos muito acima do exigido por lei. Eles, então, entregavam uma parte do dinheiro e retinham o restante para si mesmos. Assim, a maioria publicanos eram muito ricos, e os outros judeus os odiavam. Eles eram considerados pecadores vis pelo povo judeu.

Ao seguir a Jesus Mateus "deixou tudo", isto é, ele deixou o lucrativo negócio de coleta de impostos como diz o texto "e seguiu-O."

Em seguida, Mateus faz uma festa em sua casa. Uma grande multidão de cobradores de impostos e pecadores de todo tipo, vieram a este banquete. Aqueles eram o pior tipo de pessoas. O poeta Zeno disse: "Os publicanos são todos ladrões." Os fariseus não queriam qualquer ligação com os publicanos, ou seus amigos, a quem os fariseus chamavam de “pecadores”.

Quando esta grande multidão de publicanos e pecadores encheu a casa no dia da festa, os fariseus vieram murmurar e queixar-se aos discipulos, perguntando:

"Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?" (Lucas 5:30).

 

Jesus saiu da festa para responder aos fariseus, dizendo:

“Não necessitam de médico os que estão sãos, [aqueles que estão bem], mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5:31-32).

Jesus deu aos fariseus Sua razão para chamar aqueles pecadores para o banquete. Ele disse que aqueles que estão bem de saúde não necessitam de médico. Somente aqueles que estãp enfermos. Os escribas e fariseus, em sua própria opinião, se achavam livres da doença do pecado. Uma vez que os escribas e fariseus mantinham e cumpriam à risca observâncias da lei, eles não consideravam-se enfermos, e em um estado de pecado. Os fariseus eram os judeus ortodoxos daquele dia. Os escribas eram aqueles que fizeram cópias manuscritas da Bíblia e a ensinavam. Eles não achavam que precisavam do Grande Médico, Jesus. Eles pensavam que:

“Eles criam ser justos, e desprezavam os outros” (Lucas 18: 9).

E a resposta de Jesus foi uma repreensão àqueles fariseus orgulhosos e auto-suficientes.

“Não necessitam de medico os que estão sãos, [aqueles que estão bem], mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5:31-32).

Se você sente que está bem, você não verá qualquer necessidade de Jesus. Se você sente que está arruinado e morrendo em um estado de pecado, Jesus terá significado para você, e você vai buscá-lo para que cure sua alma e o salve do pecado e suas conseqüências. É imperativo que você sinta um senso de pecado, um senso de desesperança, um senso de sua inadequação – caso contrário você não vai sentir sua necessidade de Cristo.

 

“Não necessitam de médico os que estão sãos, [aqueles que estão bem], mas sim os que estão enfermos” (Lucas 5:31-32).

I. Em primeiro lugar, aqueles que estão satisfeitos com o seu modo de viver não sentem qualquer necessidade de Jesus.

Você notará, ao ler os Evangelhos, que Jesus frequentemente comia com pecadores. Os pecadores estavam insatisfeitos com sua própria vida. Os pecadores sentiam que algo em suas vidas estava terrivelmente errado. Algo pode ser aprendido disso. Essas pessoas perdidas eram atraídas a Jesus porque Ele era amigável para com eles. E muitos deles foram salvos.

Eles tornaram-se tão insatisfeitos com o seu modo de vida que se converteram a Cristo. Mateus, o publicano assim o fez, como vemos no quinto capítulo de Lucas. Zaqueu, o publicano assim o fez, como vemos em Lucas 19. E Jesus lhe disse:

“Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador ... E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa ... Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19: 5-10).

Os orgulhosos escribas e fariseus não sentiam qualquer necessidade de Cristo; eles estavam satisfeitos com suas próprias vidas. Os publicanos e pecadores, todavia, vinham a Ele e eram salvos.

“Não necessitam de medico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Luke 5:31).

Aqueles que estão satisfeitos com o seu modo de viver não sentirão qualquer necessidade de Jesus. Todavia, aqueles que sentem-se cansados de seu modo de viver virão a Ele e serão salvos.

E você? Eu sei por experiência que isto é verdade para muitos de vocês. Se você está satisfeito com sua vida do jeito que está, você não verá qualquer necessidade de Jesus, e não será salvo. Se você está feliz com sua vida do jeito que está, você não verá qualquer necessidade de que Cristo venha e mude qualquer coisa.

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Mateus 9:12).

II. Em segundo lugar, aqueles que estão satisfeitos com sua própria iniquidade não sentem qualquer necessidade de Jesus.

Olhe para a nossa cidade. Pense nas pessoas que estão nela. Elas pensam seriamente em Deus? Você sabe que não. A Bíblia diz:

“Não há ninguém que busque a Deus” (Romanos 3:11).

A menos que a graça de Deus venha a você através da obra do Espírito Santo, você jamais vai procurar por Deus em Cristo. Você ficará satisfeito em viver e morrer sem Deus, em um estado de impiedade.

Todavia, se a graça de Deus começar a trabalhar em seu coração, você tornar-se-á insatisfeito com su vida do jeito que está. Você começará a ver tudo diferente. Você poderá estar no meio de uma multidão de pessoas e começará a pensar: “como estão vivendo estas pessoas? Por que não preocupam-se com Deus?” Você começará a pensar sobre sua própria vida e iminente morte. Sua própria religião começará a parecer muito superficial e inútil. As desculpas que as pessoas usam, não mais parecerão adequadas para você. E você, então, começará a sentir que a vida é mais que comer, dormer, estudar e diverter-se.

Quando a graça de Deus começa a trabalhar em sua vida você terá um senso de sua própria iniquidade. Você começará a sentir-se:

“separado da vida de Deus” (Efesios 4:18)

Você vai começar a pensar que Deus é um estranho para você, e que você está em uma condição terrível, sem ele,

“não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12).

Eu, então, lhe pergunto: você está satisfeito com sua vida do jeito que ela está? Se você está, então há pouca esperança de que você venha a Cristo. Você vai continuar assim como está – satisfeito em viver e morrer sem conhecer a Deus de maneira pessoal.

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Lucas 5:31).

Se você está satisfeito com uma vida ímpia, você não sentirá qualquer necessidade de Jesus.

Há uma tendência, especialmente entre os jovens, em pensar que é um sinal de fraqueza ser excessivamente interessado em religião. Aqueles que não são verdadeiros cristãos tendem a pensar que as pessoas que são muito interessados em Deus são um pouco estranhas, um pouco esquisitas, não são muito normais.

Isso não é geralmente dito assim. As pessoas não saem por aí dizendo: "Esse cara é meio estranho. Ele sai para orar sozinho. "Eles não têm por via de regra falar assim. Mas eles pensam assim. E seus amigos não-crentes pensam assim. Eles vão dizer coisas como: "Não vai ficar muito religioso. Não vá se tornar um fanático "- e coisas do tipo. A razão para isso é comum porque os seres humanos estão em um estado de pecado.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade [hostilidade] contra Deus” (Romanos 8:7).

Em seu estado não –salvo, todos os seres humanos são :

“por natureza filhos da ira” (Efésios 2:3).

É por isso que seus parentes e amigos não crentes farão todo o possível para persuadi-lo a não levar a sério sua busca a Deus. Eles podem tentar levá-lo para para outra igreja, ou para a igreja “deles”- ou seja, qualquer coisa para impedí-lo de voltar a esta igreja! Por quê? Porque eles sabem que a igreja deles é fria, e que Deus não está lá. Sua verdadeira motivação é tentar mantê-lo longe de Deus:

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus” (Romanos 8:7).

Em seu estado degenerado, a raça humana está em rebelião contra Deus. Quando Deus começa a chamá-lo, seus parentes e amigos perdidos tentarão segurá-lo e mantê-lo longe de Deus. Até mesmo seus pais poderão tentar fazer a mesma coisa com você.

Mas Jesus disse:

“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora , e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).

Mesmo que você esteja espiritualmente morto, de acordo com Efésios 2: 1, 5, o Filho de Deus começa a chamá-lo. Em seu estado de morte, você "ouve a voz do Filho de Deus." Quando isso acontecer você já não mais estará satisfeito em viver sua vida sem Jesus, o Filho de Deus. Você vai querer algo mais. Então você vai buscar a Jesus Cristo. Todavia, enquanto você estiver em um estado não desperto e morto, você continuará a estar satisfeito em viver e morrer sem Cristo. Somente quando o Espírito Santo lhe mostrar que há algo errado dentro de você - que seu coração é ímpio – Somente quando você vir este defeito em si mesmo é que você vai se interessar por Jesus Cristo.

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Lucas 5:31).

III. Em terceiro lugar, aqueles que estão satisfeitos com a maldade de seus próprios corações não sentem necessidade de Jesus.

Deus normalmente, fala primeiramente à nossas emoções. Quando o Espírito Santo começa Seu trabalho de convencimento, Ele nos faz sentir que somos pecadores.

Note quantas vezes a Biblia nos diz de pessoas que foram movidas emocionalmente quando foram convertidas. A mulher que beijou os pés de Jesus foram movida emocionalmente.

“Eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que Ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento. E, estando por detrás, aos Seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas” (Lucas 7: 37-38).

Logo ela veio a Jesus e foi salva.

No dia de Pentecoste, os que ouviram o sermão de Pedro:

“compungiram-se em seus corações” (Atos 2:37).

Isto literalmente significa que eles tiveram seus “corações transpassados” Isso tem haver com emoção. The carcereiro na cidade de Filipos:

“veio todo trêmulo” (Atos 16:29).

O Apóstolo Paulo disse:

"Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:24).

Estes casos na Bíblia mostram que Deus normalmente move os sentimentos de uma pessoa de tal maneira que ela se torna insatisfeita com a maldade de seu coração. O denominador comum de todas as verdadeiras conversões, a coisa que é sempre igual em todas as conversões reais, é isso - as pessoas se tornam interiormente descontentes consigo mesmas. Elas olham para seus próprios corações e vêem o pecado que ali está. Eles começam a não gostar que vêem ali. Eles desaprovam seus próprios corações! Eles estão descontentes com quem são.

Havia um fator humano por trás da vinda tão pronta dos publicanos e pecadores que vinham a Jesus - enquanto os escribas e fariseus se afastavam Dele.

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Lucas 5:31).

A questão para você esta manhã é esta: você está descontente? Você está infeliz com o seu modo de viver? Você está cansado de viver sem Deus? Você está descontente com o seu próprio coração? Você se sente condenado por seus pecados? Se houver qualquer grau de descontentamento e condenação de pecado em você a respeito de coisas, então talvez você pode esteja pronto para vir ao Grande Médico, Jesus. Afinal, Cristo é o único que pode salvá-lo do pecado. Ele é o único que morreu para pagar pelos seus pecados. Ele é o único que fisicamente ressuscitou dos mortos para dar-lhe vida. Ele é o único sentado à direita de Deus, no Céu, orando por você. Você está pronto para vir a Ele? Você está pronto para ser purificado dos seus pecados através do Seu Sangue?

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Lucas 5:31).

Se você gostaria de falar conosco sobre a salvação em Cristo, por favor, venha e sente-se nas duas primeiras filas, enquanto o restante da igreja sobe para a festa. Dr. Hymers, por favor, venha e encerre este culto.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura das Escrituras antes do Sermão feita por Noah Song: Lucas 5:27-35
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“I Am Amazed” (por A. H. Ackley, 1887-1960).


O ESBOÇO DO

LIBERTAÇÃO É SOMENTE PARA OS INSATISFEITOS

DELIVERANCE IS ONLY FOR THE DISSATISFIED

Sermão escrito por Dr. R. L. Hymers, Jr.
e pregado por John Samuel Cagan
A sermon written by Dr. R. L. Hymers, Jr.
and preached by Mr. John Samuel Cagan

“Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento” Lucas 5:31-32).

(Lucas 5:28, 30; 18:9)

I.   Em primeiro lugar, aqueles que estão satisfeitos com o seu modo de viver
não sentem qualquer necessidade de Jesus. Lucas 19:5-10; Mateus 9:12.

II.  Em segundo lugar, aqueles que estão satisfeitos com sua própria iniquidade não sentem qualquer necessidade de Jesus. Romanos 3:11;
Efésios 4:18; 2:12; Romanos 8:7; Efésios 2:3; João 5:25.

III. Em terceiro lugar, aqueles que estão satisfeitos com a maldade de seus próprios corações não sentem necessidade de Jesus. Lucas 7:37-38;
Atos 2:37; 16:29; Romanos 7:24.