Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PENDINDO PÃO PARA OS PECADORES – UM NOVO PENSAMENTO

ASKING BREAD FOR SINNERS – A NEW THOUGHT
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite de Sábado, 22 de abril de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Saturday Evening, April 22, 2017


John Samuel Cagan leu Lucas 11:5-13 há poucos minutos. Mas eu quero que você volte ao texto novamente. Está na página 1090 na Scofield Study Bible. Esta é a parábola do amigo importuno. Eu quero lhes trazer algumas coisas importantes nesta parábola hoje à noite.

Primeiro, há três pessoas na parábola:

“Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo e, se for procurá-lo à meia-noite, lhe disser: Amigo, empresta-me três pães; pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho o que apresentar-lhe” (Lucas 11 5-6).

O primeiro "amigo" é aquele com abundância de pão. Ele é Deus, o Pai. O segundo amigo é o homem que está pedindo pão. Ele é o cristão, que precisa do pão. O terceiro amigo é o homem que vem ao cristão. Ele é uma pessoa perdida, uma pessoa que não é salva. Esta é a pessoa que precisa do pão. Você e eu, que somos verdadeiros cristãos, estamos entre Deus e aqueles que estão perdidos. O que é o "pão" nesta parábola? Anteriormente, alguns de nós pensávamos ser esse pão o Espírito Santo. Mas agora acho que está errado. É verdade que o Espírito Santo é dado, em resposta à oração, no versículo 13,

“Se vós, porém, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos; quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem?” (Lucas 11:13).

Eu agora, todavia, estou convencido de que o "pão" não é o Espírito Santo. O Dr. John R. Rice escreveu em detalhe sobre esta parábola de Lucas (tradução de Prayer: Asking and Receiving, Sword of the Lord, 1970, p. 70). No que diz respeito ao pão Dr. Rice disse que é Cristo. "Ele mesmo é o Pão." (João 6:35). Anteriormente eu pensava que o "pão" era o Espírito Santo. Mas eu estava errado. O pão é o próprio Cristo. Isso está claro no Novo Testamento. Quase todo um capítulo fala de Jesus como o "pão da vida". Ouça o que Jesus disse no sexto capítulo de João:

“O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6:33).

“Eu sou o pão da vida” (John 6:35).

“Eu sou o pão da vida” (John 6:48).

“Eu sou o pão vivo” (João 6:51).

“O pão que eu darei é a minha carne” (João 6:51).

Várias vezes nos é dito que Jesus mesmo é o "pão da vida".

Então, por que o cristão diz em Lucas 11: 6, “Um amigo meu ... veio a mim, e eu não tenho o que apresentar-lhe?” Porque somos impotentes para fazê-los comer "o pão da vida"! Em nossa alma evangelizadora e em nossa pregação, nós simplesmente não temos o poder para lhes dar o pão da vida! Conhecemos o Evangelho, mas sentimos que não temos poder, por isso sabemos: "Um amigo meu ... veio a mim, e eu não tenho o que apresentar-lhe" (Lucas 11: 6).

Esta é a minha confissão – “Eu não tenho o que apresentar-lhe”. Isso é o que muitos jovens sentem quando visitam uma igreja Batista hoje. Eles sentem que a igreja não lhes oferece nada daquilo que precisam. A maioria de nossas igrejas batistas, “não têm o que apresentar-lhes” além de algumas músicas contemporâneas." Como eu as odeio! Todas elas soam iguais! Elas são "canções de adoração" - e não têm nada nelas que faça um pecador pensar sobre sua necessidade de Jesus! Eu não tenho nada para colocar diante dele! Nada! Nada! Nada além de uma canção de "adoração" desgastada. Nada! Nada! Nada a apresentar-lhe! Nada! Nada! Nada além de exposição bíblica versículo-por-versículo, seca como o pó, sem vida. Nada além de canções mortas de adoração e um estudo bíblico maçante e aborrecido. Você ouviu isso na outra noite! Nenhum jovem saudável e normal pode ser ajudado por isso. A única coisa animada foi cantar o grande hino de Páscoa de Paul Rader, "Alive Again". Estávamos tão hipnotizados por um serviço meio morto que eu tive que gritar e suar para acordar a igreja o suficiente para cantar direito! Não é de se admirar que nossas igrejas não possam ganhar os jovens perdidos do mundo! Não é de se admirar que perdemos 90% dos jovens que já estão em nossas igrejas. Não é de se admirar que isso seja o que aconteceu comigo quando eu era jovem. Não havia nada em minha igreja que me atraísse. Ela era morta, seca e mofada. Não havia nada na minha primeira igreja que me desafiasse. Minha mente era um branco em todos os cultos. Minha mente se desconectava porque Jesus não estava lá. Parecia-me que todos os cultos eram projetados para agradar as senhoras da igreja. Aquela igreja não tinha o que apresentar-me, não tinha nada para colocar diante de mim! Dê uma olhada em Charles Stanley na TV, ou Paul Chappell na Internet. Mortos, secos, desinteressantes, sem nada que indique Jesus Cristo como a resposta a seu pecado, sua solidão e seu destino eterno. "Um amigo meu em sua jornada veio até mim, e eu não tenho o que apresentar-lhe!" Eu estive na igreja de Rick Warren. Estive na Primeira Igreja Batista em Dallas. Estive em nossas igrejas BBFI (Comunidade Batista Bíblica Internacional)! Eles parecem tão drogados que não percebem que não têm "o que apresentar ao perdidos ".

A resposta está nos versículos 9 e 10.

“E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:9-13).

Jesus termina a parábola dizendo-nos que procuremos, batamos e perguntemos até que nosso Pai Celestial entregue o "Espírito Santo àqueles que Lhe pedem" (Lucas 11:13). Continue pedindo (isso é o que o grego significa). Continue buscando! Continue batendo! Continue pedindo!

Como você pode ver, nós temos que ter o Espírito Santo nos cultos. Nós temos que ter o Espírito Santo ou Jesus não parecerá importante - e Jesus não estará nem mesmo presente! E ninguém será salvo! No versículo 8, o Salvador diz:

“Ainda que não se levante a dar-lhos por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia por causa de sua importunação e lhe dará tudo o que houver mister” (Lucas 11:8).

A palavra grega traduzida como "importunação" (na Versão King James) significa "persistência sem envergonhar-se". Persistência - significa que temos de orar pelo poder do Espírito Santo para cada serviço. O "maná" no deserto apodreceria se os israelitas tentassem mantê-lo durante a noite. Hoje é a mesma coisa. As reuniões de oração e os cultos serão "podres" a menos que "persistamos sem nos envergonharmos" na oração antes de cada reunião de oração e de cada culto!

Nós temos deixado Jesus fora de nossos cultos - assim como Ele foi deixado fora da igreja de Laodicéia no Livro de Apocalipse. Era morna. Nenhum fogo! Nenhum trovão! Nenhum canto dinâmico! Nenhuma pregação - apenas exposição morta da Bíblia versículo por versículo! Você não precisa do Espírito Santo para dar um sermão expositivo morto! Os sermões expositivos falam ao cérebro! Sermões evangelísticos falam ao coração! Ao coração! Ao coração! "Porque com o coração o homem crê para a justiça" (Romanos 10:10). Com o coração - não com o cérebro! Não apenas com a mente! Cristo deve falar ao coração ou ninguém será salvo - ou ninguém será reavivado - ou ninguém vai provar o pão da vida! Jesus está sendo deixado fora de nossos mornos cultos evangelísticos batistas! Deixado de fora! Deixado de fora! Deixado de fora! Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato" (Apocalipse 3:20). Por que Ele está fora da igreja batendo à porta? Porque nós o deixamos fora, é por isso. Se não orarmos pelo Espírito Santo em cada culto, não teremos Jesus nesses cultos! Jesus só vem quando o Espírito Santo está presente – e o Espírito Santo só está presente quando oramos para que Ele desça a nós! Somente estará presente quando orarmos para que Ele desça a nós! Somente estará presente quando orarmos para que Ele desça a nós! Muitos de nossos cultos não são mais animados do que uma missa católica. Você já pode ver. Você já pode ver. Na verdade, são mais mortos que uma missa católica! E você sabe que eu estou certo!

“Um amigo meu ... veio a mim, e eu não tenho o que lhe apresentar” (Lucas 11:6).

E qual era o "pão" que aquele homem pedia àquela hora da noite? O que ele queria quando bateu à porta do vizinho? O pão que procurava, o pão pelo qual ele batia e o pão que pedia era o próprio Jesus. O que mais poderá ser que os pecadores precisam? No final do versículo 13, Jesus disse: "Quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem?" (Lucas 11:13). A nota de Scofield ignora o ponto central aqui. O guerreiro de oração não está pedindo o Espírito Santo para si mesmo. Ele está orando pelo Espírito Santo para seu amigo perdido que nunca confiará em Jesus, a menos que o Espírito Santo abra seu coração e o atraia para Jesus!

“Um amigo meu ... veio a mim, e eu não tenho o que lhe apresentar” (Lucas 11:6).

De fato, se Deus não der o Espírito Santo, em resposta às suas orações, você não tem nada a oferecer aos pecadores perdidos! Dr. John R. Rice disse isso bem:

     Jesus não deixou claro em palavras exatas até chegar ao final desta lição sobre ... oração, que Ele estava ensinando os discípulos a orarem pedindo o Espírito Santo ... que realmente traz avivamentos, convence os pecadores e os converte, que dá sabedoria e Poder e liderança para homend de Deus! Quando oramos por pão para os pecadores, realmente queremos dizer que precisamos ... do Espírito Santo de Deus (tradução de Rice, ibid., p. 96).

Eu agora estou falando com aqueles de vocês que ainda estão perdidos. Jesus Cristo é o pão nesta parábola. O Senhor Jesus Cristo é o que você precisa mais do que qualquer outra coisa! A menos que o Espírito Santo venha a você em nossos cultos da igreja você nunca será convicto dos seus pecados. Jesus disse:

“Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado” (João 16: 8).

Estamos orando para que o Espírito Santo venha e faça com que um pecador perdido como você sinta o terrível pecado em seu coração, faça você sentir a profunda pecaminosidade de seu coração endurecido. Se o Espírito Santo jamais fizer com que você sinta isso você nunca sentirá uma necessidade real de Cristo.

Então, também, devemos também orar para que o Espírito de Deus o atraia para Cristo para a salvação completa. Porque o Salvador disse:

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer” (João 6:44).

Portanto, devemos orar para que o Espírito de Deus o atraia para Jesus, porque somente Jesus pode salvá-lo do pecado e do Inferno.

Até agora você apenas ouviu o Evangelho. Você apenas ouviu que Jesus morreu na Cruz para pagar a penalidade por seu pecado. Você apenas ouviu que o Sangue de Jesus pode lavar seus pecados e justificá-lo perante Deus. Você apenas ouviu que Jesus ressuscitou dos mortos. Você apenas ouviu que Ele está vivo no Céu, intercedendo por você. Você apenas ouviu esses fatos, mas nunca os experimentou em sua própria vida. E você nunca experimentará esses fatos maravilhosos se você simplesmente sentar na igreja domingo após domingo, apenas ouvir sobre eles vez após vez. Algo mais do que apenas ouvir esses fatos deve acontecer com você ou você jamais poderá ser salvo!

O Espírito Santo precisa descer e fazer você se sentir pecador. O Espírito Santo precisa descer e atraí-lo para Jesus. O Espírito Santo precisa descer e dar-lhe um encontro divino-humano com o Cristo vivo. Será um milagre que o atrairá para o Salvador. Será um milagre que fará com que você venha a nascer de novo. E somente o Espírito de Deus pode fazer esse milagre acontecer em sua vida. Se o Espírito Santo não está presente para atender às suas necessidades espirituais, se o Espírito Santo não está em nossos cultos, se Ele está ausente, só podemos dizer:

“Um amigo meu ... veio a mim, e eu não tenho o que apresentar-lhe” (Lucas 11:6).

É por esse motivo que nós oramos por sua salvação. É por esse motivo que continuamos pedindo. É por esse motivo que continuamos buscando. É por esse motivo que continuamos batendo - e nós o faremos até que Deus abra o Céu e envie Seu Espírito para convertê-lo e transformá-lo, e dar-lhe a vida eterna! Jesus disse que o "Pai dará o Espírito Santo àqueles que Lhe pedirem" (Lucas 11:13). E nós estamos orando por você. Estamos pedindo a Deus que envie Seu Espírito para convencê-lo do pecado, e atraí-lo para Cristo em uma experiência de conversão milagrosa! Cristo lavará o seu pecado com Seu Sangue. Cristo o cobrirá com a Sua justiça e lhe dará um coração que ama a Deus e odeia o pecado. Ele tirará seu coração de pedra e lhe dará um coração de carne! "Por você eu estou orando." Cante o coro!

Por você estou orando, Por você estou orando,
   Por você estou orando,
Estou orando por você.
   (tradução livre de “I Am Praying For You” por S. O’Malley Clough, 1837-1910).

Domingo passado à noite nós oramos pedindo o Espírito Santo. Todos foram embora e eu sentei-me com o Dr. Cagan. Então Tom Xia veio e foi salvo - porque oramos pedindo que o Espírito Santo viesse! Amém e amém!


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura das Escrituras feita antes do Sermão por Mr. John Samuel Cagan: Lucas 11:5-13.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“I Am Praying For You” (por S. O’Malley Clough, 1837-1910).