Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




VOCÊ É O SAL DA TERRA
E A LUZ DO MUNDO!

YOU ARE THE SALT OF THE EARTH AND THE LIGHT OF THE WORLD! (Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 26 de Fevereiro de 2017
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, February 26, 2017

“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16).


Jesus estava andando pelo Mar da Galiléia. Ele viu Pedro e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: "Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens." Imediatamente eles deixaram suas redes e O seguiram. Um pouco mais adiante Jesus viu dois irmãos, Tiago e João. Estavam reparando suas redes para pescar. Ele os chamou e eles deixaram o barco e O seguiram. O que eles viram Jesus fazer deve ter sido muito emocionante. Jesus estava pregando e curando todos os tipos de doenças entre o povo. Grandes multidões acompanharam Jesus. Quando Jesus viu a grande multidão, subiu ao monte. Ao assentar-se aproximaram-se dele os seus discípulos. E Jesus começou a ensinar-lhes. Ele lhes deu as bem-aventuranças. Elas descrevem as qualidades interiores de um verdadeiro cristão e prometem-lhe bênçãos no futuro. Então Ele disse a Seus discípulos que eles eram o sal da terra e a luz do mundo. O que Jesus disse sobre eles ainda é verdadeiro para todo verdadeiro cristão.

“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16).

I. Em primeiro lugar, você é o sal da terra.

Jesus disse: "Vós sois o sal da terra". O principal uso do sal naquela época era como conservante. Se colocassem sal na carne, ela poderia ser mantida por meses sem refrigeração. O sal impediria a decadência. Quando Adão pecou, ele trouxe morte e decadência ao mundo. Toda a humanidade herdou a morte do primeiro pecador, Adão. Nada pode impedir aquela morte, a não ser Cristo. Ele disse aos discípulos que eles seriam sal, para preservar as pessoas da decadência e da morte. O Apóstolo Tiago disse: "Aquele que converter o pecador do erro de seu caminho salvará uma alma da morte ..." (Tiago 5:20).

O trabalho de evangelismo e oração que você faz pode parecer inútil. Mas isso é o Diabo falando com você. O cristão que sai para evangelizar e trazer pecadores a Cristo é a pessoa mais importante do mundo. Você é o sal da terra! Você está fazendo a obra mais importante em toda a terra! Se você não pensa que é importante, ouça o que um rapaz disse: "Eu vim à igreja com tremendo ódio e tédio ... Eu me sentia péssimo. Muitos dos meus amigos e familiares me haviam decepcionado. O mundo à minha volta parecia estar desmoronando. Parecia não haver razão para viver. Nenhuma razão para fazer nada, porque havia tanta corrupção e destruição. Às vezes eu desejava nunca ter nascido, e às vezes eu contemplava o suicídio. Eu estava confuso e não acreditava em Deus.

Alguém aqui de nossa igreja trouxe aquele jovem para ouvir o Evangelho. Se essa pessoa não tivesse ido buscá-lo, ele nunca teria conhecido a Cristo. Eu não sei quem o trouxe para a igreja. Eu não sei os detalhes. Mas um de vocês o trouxe. Outros entre vocês o fizeram sentir-se em casa aqui em nossa igreja. Deus usou você para salvar a vida desse jovem. Deus usou você para salvar sua alma da morte, de uma vida de desespero e desesperança. É por isso que Jesus disse: "Vós sois o sal da terra"! Sem você, ele não teria sido salvo.

Mas as igrejas de hoje em dia não teriam podido ajudá-lo. Nossas igrejas estão em um estado terrível de frieza e apostasia! O Dr. Carl F. H. Henry (1913-2003) foi um teólogo bem conhecido. Um dos últimos livros que escreveu foi O Crepúsculo de uma grande civilização: o afastamento para o neo-paganismo. Ele disse que há algo errado com a maioria de nossas igrejas hoje em dia. Ele disse: "A desilusão sobre o cristianismo organizado está crescendo; pode-se ver isso nas estatísticas de declínio em freqüência à igreja ... Os bárbaros cruéis estão assoprando o pó de uma civilização decadente e já se esgueirando e escondendo nas sombras de uma Igreja incapacitada "(p.17). Ele estava certo. Eu não sei de nenhuma igreja, além da nossa em Los Angeles que está buscando alcançar jovens perdidos nos campus das universidades e shoppings da cidade. Batistas do Sul agora perdem quase um quarto de milhão de membros a cada ano. Nenhuma das outras denominações estão melhores. Primeiro terminam com as reuniões de oração. Em seguida, acabam com o culto de domingo à noite. Em seguida, os cultos da manhã de domingo começam a declinar. Jesus disse: "Se o sal perder o seu [sabor], como pode tornar-se salgado novamente? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens "(Mateus 5:13 KJV, NASV). As igrejas estão "deficientes" incapacitadas, como disse o Dr. Henry. Elas já não são capazes de converter os jovens de hoje. Por que isso é verdade? Porque o sal perdeu o seu sabor! O ensino bíblico versículo por versículo não cura uma igreja morta! O ensino suave não produz vida. Somente uma forte pregação evangelística pode fazer isso. Precisamos de pregação "salgada", pregando sobre o pecado e o inferno, pregando sobre o Sangue de Cristo, pregando sobre ganhar almas. Somente a forte e fervente busca de almas pode manter o "sal" em uma igreja. Somente reuniões fortes de oração podem manter o "sal" em uma igreja. Dr. John R. Rice estava certo ao dizer: "Só o esforço total pode corresponder ao alento do Novo Testamento" (traduzido de Why Our Churches Do Not Win Souls, p.149).

Se não queremos que nossa igreja morra, devemos constantemente trabalhar e orar, e fazer todo o possível para atrair jovens perdidos para ouvir o Evangelho! Jesus disse: "Saí pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha" (Lucas 14:23). A busca de almas deve ser uma prioridade em nossas vidas ou nossa igreja perderá o “Sal” preservador da vida. Se não o fizermos, nossa igreja "servirá para nada, senão ser lançada fora e pisada pelos homens "(Mateus 5:13). Não deixe nossa igreja morrer! Saia e traga pecadores para ouvir sobre Jesus e serem salvos por Ele!

II. Em segundo lugar, você é a luz do mundo.

Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte"(Mateus 5:14). Dr. Lloyd-Jones disse: "A tônica dessa afirmação é esta:" Vós, e somente vós, sois a luz do mundo "- o "vós " é enfático e carrega essa sugestão ... há certas coisas implícitas A primeira é que o mundo está em um estado de escuridão "(Sermon on the Mount, p.139). O mundo está em um horrível estado de escuridão nesta noite. Jesus está dizendo que somente os verdadeiros cristãos podem mostrar aos outros como escapar dessa escuridão. Não há luz alguma neste mundo. A única luz vem de verdadeiros cristãos e de uma igreja como a nossa. Jesus olhou para Seu pequeno grupo de Discípulos. Ele lhes disse: "Vocês, e somente vocês, são a luz do mundo". Aqui estão alguns exemplos disso:

O jovem que um de vocês trouxe para a igreja disse: “Parecia não haver razão para viver ... Às vezes eu desejava nunca ter nascido, e às vezes contemplava o suicídio ... Dr. Hymers me perguntou se Deus me amava. Eu rapidamente disse 'sim'. Mas o Dr. Hymers me perguntou mais uma vez ... De repente eu disse 'não', e lágrimas encheram meus olhos ... Depois disso, o Dr. Hymers me perguntou se eu queria confiar em Jesus, mas eu não podia, eu estava com muito medo de abandonar meu pecado. A semana seguinte, tomei consciência do meu pecado de maneira intensa. Eu me trancava no banheiro e chorava, enquanto pensava em meu pecado. Até mesmo na escola ou no trabalho meu pecado não me deixava em paz. No domingo eu me rendi e e estava pronto para deixar tudo por Cristo. Fui ver o Dr. Hymers e confiei em Jesus. Eu simplesmente confiei em Jesus somente pela fé. Naquele dia eu estava incrivelmente alegre e fui capaz de dormir à noite. Apesar de minha rebelião eu fui alvo da misericórdia de um Salvador crucificado e amoroso, e isso eu nunca vou esquecer. "

Agora ouça as palavras de uma jovem chinesa. Ela disse: "Eu entrei na igreja e meu coração estava pesado. Deus havia me despertado para sentir que eu era pecadora. Todos ao meu redor estavam bem humorados, mas eu não conseguia suprimir minha culpada consciência. Eu não podia mais ignorar que meu coração era feio, rebelde e contra Deus. Meu coração não podia mais me enganar fazendo-me crer que eu estava bem e era uma boa pessoa. Eu não estava bem e não havia bondade em mim. Enquanto escutava o sermão, parecia que o pastor estava falando diretamente comigo. Eu senti uma grande inquietação vir sobre mim enquanto ele falava sobre minha morte. Eu senti como se eu fosse direto para o Inferno. Eu merecia ir para o Inferno. Eu era pecadora. Embora eu pensasse que poderia esconder meus pecados das pessoas, eu não poderia escondê-los de Deus. Deus os viu todos ... Eu me senti completamente sem esperança. Então, quando o sermão estava chegando ao fim, eu escutei o Evangelho pela primeira vez. Cristo morreu na Cruz em meu lugar, para pagar pelos meus pecados. Seu amor por mim, uma pecadora culpada foi tão grande que Ele morreu na Cruz por mim. Seu sangue foi derramado pelos pecadores. Seu sangue foi derramado por mim! Eu precisava desesperadamente de Jesus! Ao invés de olhar para a bondade em mim, eu olhei para Jesus pela primeira vez. E naquele momento Jesus me salvou, e lavou o meu pecado com Seu Sangue. Eu confiei em Jesus e Ele me salvou. Toda a minha bondade não poderia salvar um pecador miserável como eu, mas Cristo, somente Cristo me salvou! Cristo quebrou as correntes que me prendiam ao pecado. Cristo me lavou em Seu Sangue. Ele me vestiu em Sua justiça. Minha fé e minha segurança estão somente em Cristo. Eu era uma pecadora, mas Jesus Cristo me salvou! "

Agora, aqui está outra jovem. Ela era uma “boa” moça aos olhos do mundo. Ela tinha vindo à igreja toda a sua vida, mas ela ainda estava perdida. No entanto, em seu coração, estava irada com Deus. Ouça o que ela diz: "À medida que o culto continuava, eu ficava mais preocupada. Eu não podia nem mesmo sorrir quando todo mundo estava se cumprimentando. O sentimento de derrota e repulsa de meu pecado crescia. E então John Cagan pregou sobre "Deus está certo, e você está errado." Cada ponto entrava e intensificava o pensamento doentio do meu pecado. Enquanto John pregava, eu percebi que Deus estava falando comigo. Quando John terminou de pregar, fiquei muito angustiada. Então o Dr. Hymers veio ao púlpito e falou sobre Jesus que perdoa uma prostituta pega no ato do adultério. Embora eu tivesse ouvido essa história antes, ela nunca me atingiu como naquela manhã. O amor de Jesus me surpreendeu. Comecei a sentir uma forte vontade de vir a Jesus. O Dr. Hymers me chamou para falar com ele. Minha mente era um turbilhão de pensamentos e medos. Dr. Hymers apontou para si mesmo e me perguntou se eu confiava nele, e eu disse 'sim'. Então ele me disse que é assim que se confia em Jesus. Eu sempre odiei isso quando me disseram para 'confiar em Jesus.' 'O que isso significa?' Eu pensava. "Como eu deveria fazer isso?" E, no entanto, quando o Dr. Hymers explicou que era o mesmo que confiar nele, fazia sentido. Naqueles momentos eu simplesmente soube que Jesus me amava. Quando me ajoelhei, tudo que eu conseguia pensar era que Jesus me amava. Que Ele perdoaria o meu pecado. Que eu queria tanto receber Jesus. O Dr. Hymers pôs a mão na minha cabeça e chorou e orou por mim. Ele me disse que Jesus queria que eu confiasse Nele. Mesmo uma fé bem pequenina era suficiente para Ele. Isso é tudo o que Jesus pediu. E então, foi apenas alguns momentos e eu confiei em Jesus. Eu não confiei que Ele podia me salvar. Eu confiei em Jesus mesmo – assim como eu confiei em meu pastor, Dr. Hymers. Antes de eu procurava através do abismo da minha mente uma maneira de confiar em Jesus, e uma experiência para segui-lo. Eu me recusava a confiar em Jesus somente, sem um sentimento. E então, depois de falhar, eu sempre chorava em frustração e auto-comiseração. Eu também tinha medo de ter uma falsa conversão. Eu estava em perigo de me tornar totalmane cínica. E, no entanto, depois de um pensamento cuidadoso, percebi que o mundo não tinha nada a me oferecer. Nenhum amor. Nenhum propósito. E nenhuma esperança. Agora eu confio em Jesus. Ele é minha única esperança. É impressionante o fato de que tudo o que Jesus queria era que eu confiasse Nele. Ele só queria que eu confiasse Nele, e Ele somente. Então Ele fez tudo mais. Meu testemunho é realmente simples. Eu cri em Jesus e Ele me salvou.”

"Várias pessoas foram instrumentos para ganhar essas almas para Cristo. Um dos telefonistas os contatou. O Dr. Chan arranjou transporte para pegá-los. Aaron Yancy falou sobre o que o mundo oferece fora da igreja, no mundo ... o vazio e a frieza que o mundo ofereceria. Houve os manuscritos do sermão que eles leram, digitados pelo Dr. Cagan, e os vídeos de nossos sermões que eles assistiram, preparados pelo Sr. Olivacce. Houve o aconselhamento de John Cagan. A a amizade que você lhes ofereceu. Finalmente, os meus sermões, os sermões de John Cagan e os sermões de Noah Song. Depois de uma luta interior que durou por algumas semanas, eu mesmo lhes perguntei: "Você confiará em Jesus?" Então eles confiaram em Jesus. Parece tão simples e é simples. Várias pessoas em nossa igreja foram usadas por Deus para levá-las a Jesus. Todos nós fomos "luz" para ajudá-los a encontrar Jesus neste mundo sombrio. Como disse o Dr. Lloyd-Jones: "Vós, e vós somente, sois a luz do mundo". Como diz um velho hino:

“Pra todo perdido nas trevas do mal,
   Jesus é a luz do mundo!
Do sol no esplendor não encontra rival;
   Jesus é a luz do mundo!
Vem para a luz, pois brilha por ti
   Dentro do peito alegre a senti
Vendo-a do mal, a Deus eu corri
   Jesus é a luz do mundo
("A luz do mundo" por Philip P. Bliss, 1838-1876).

Queridos irmãos e irmãs, vocês e eu temos o grande privilégio de refletir a luz de Jesus para um mundo escurecido pelo pecado. Cristo nos deu luz. Nosso hino de reavivamento explica claramente,

Sê minha vida, ó Deus de poder;
   Que eu nunca perca a visão do teu ser.
Se é noite ou dia, tu és minha luz;
   Tua presença meus passos conduz.
(Tradução livre de “Fill All My Vision”
      por Avis Burgeson Christiansen, 1895-1985).

Queridos irmãos e irmãs, temos uma obra maravilhosa a fazer como cristãos. Nós somos o sal da terra. Nós, e nós somente, somos a luz do mundo! Que todos reflitamos a luz de Cristo em um mundo escuro e temeroso! Nunca pare de trabalhar para ganhar almas. E nunca, nunca, se desanime na obra de ganhar almas. Jesus está com você. Ele o guiará através de todas as provas e dificuldades.

Agora, para vocês que ainda estão perdidos, é meu grande privilégio dizer-lhes que Jesus os salvará também. Não há nada mais a fazer senão confiar em Jesus Cristo, aquele que morreu em seu lugar na Cruz, e derramou Seu precioso Sangue para purificá-lo de todo pecado. Há um hino que resume isso tudo:

Creia em Cristo, Creia em Cristo,
   Creia Nele já.
Ele lava o teu pecado,
   Sim, te salvará.
(Tradução livre de “Only Trust Him” por John H. Stockton, 1813-1877).


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Solo Cantado Antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“Saved by the Blood” (por S. J. Henderson, seculo 19).


O ESBOÇO DO

VOCÊ É O SAL DA TERRA
E A LUZ DO MUNDO!

YOU ARE THE SALT OF THE EARTH
AND THE LIGHT OF THE WORLD!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16).

I.   Em primeiro lugar, você é o sal da terra. Tiago 5:20; Mateus 5: 13;
Lucas 14:23.

II.  Em segundo lugar, você é a luz do mundo. Mateus 5:14.