Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O PECADO IMPERDOÁVEL LIÇÃO Nº 1 – TEOLOGIA SISTEMÁTICA

THE UNPARDONABLE SIN –
LESSON #1 IN SYSTEMATIC THEOLOGY
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Lição dada no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite de Sábado, dia 25 de Fevereiro de 2017
A lesson given at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Saturday Evening, February 25, 2017


“Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mateus 12:31-32).

I. Primeiro, O que é um pecado imperdoável?

A Bíblia de Estudos da Reforma (The Reformation Study Bible - Ligonier Ministries, 2005) diz:

“O pecado imperdoável ... é uma" blasfêmia contra o Espírito ". Essa blasfêmia é um ato realizado pelo falar, entendido como uma expressão, dos pensamentos do coração. No contexto particular, os oponentes de Jesus estavam dizendo que o poder que estava operando boas obras entre eles não era de Deus, mas do diabo. Jesus distingue entre essa blasfêmia e outros pecados, os outros pecados do falar e outros pecados em geral. Como a Bíblia ensina, Deus perdoou os pecados de incesto, assassinato, mentira e até mesmo a perseguição que Paulo fez à igreja enquanto “expunha ameaças e assassinatos” contra o povo de Deus” (Atos 9: 1).

O que diferencia o pecado imperdoável dos outros é a sua relação com o Espírito Santo. É obra do Espírito Santo iluminar a mente dos pecadores (Efésios 1:17-18), revelar e ensinar o evangelho (João 14:26), persuadir as almas a se arrependerem e crerem [em Cristo]. O Espírito não só explica a Palavra de Deus, mas abre a mente para que ela seja recebida ... Quando Sua influência é deliberada e conscientemente recusada, em oposição à luz, então o pecado irreversível pode ser cometido como um ato informado e voluntário de malícia. Em resposta, há o endurecimento do coração de Deus que exclui arrependimento e fé (Hebreus 3:12,13). Deus permite que a decisão da vontade humana seja permanente neste caso. Deus não faz isso de maneira leve ou sem causa, mas em resposta a uma ofensa contra o Seu amor.

Outros versículos que tratam do pecado imperdoável são: Hebreus 6: 4-6; 10: 26-29; e I João 5:16,17. Estes mostram a possibilidade deste pecado ... Jesus disse: ‘Todo pecado’ e ‘qualquer blasfêmia’ serão perdoados, exceto este pecado único "- O PECADO IMPERDOÁVEL!

Dr. Henry C. Thiessen, em seu livro Lições Introdutórias em Teologia Sistemática (Eerdmans, 1949), disse:

“Pecados de obstinação final [endurecimento]. O grau em que a alma se endurece e torna-se não receptiva às múltiplas ofertas da graça de Deus, determina aqui o grau de culpa. A obstinação final é o pecado contra o Espírito Santo e é imperdoável, porque a alma, através desse pecado deixou de ser receptiva à influência divina.” (p.270).

II. Segundo, exemplos do pecado imperdoável.

1. Caim, Gênesis 4: 3-7, 11-12, 16.

2. O povo nos dias de Noé, Gênesis 7:16 – “O Senhor fechou a porta por fora”
(Ver Mateus 24: 37-38, ver II Pedro 2: 5)

3. O povo de Sodoma, Gênesis 19: 12-15, 24, 26.

4. Faraó, Êxodo 7:14; 7:22; 8:15; 8:19; 8:32; 9:35; 10: 17-20; 11:10.

5. Esaú, Hebreus 12: 16-17.

6. Israel em Cades-Barnéia, Hebreus 3: 7, 8, 10-12.

7. Pessoas que foram iluminadas, Hebreus 6: 4-6.

8. O jovem rico, Mateus 19:22; Romanos 1: 28-32.

9. Judas, Mateus 27: 3-5.


Nós nunca tivemos nenhum um filho pródigo que tenha voltado e se convertido. Mais do que isso, nunca tivemos ninguém que tenha deixado a igreja, e que depois tenha se convertido. Não podemos estar completamente seguros, mas parece que a maioria deles cometeu o pecado imperdoável de Hebreus 6: 4-6.


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.