Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




OS DOIS ADÃOS –

O TIPO DE SERMÃO QUE NECESSITAMOS OUVIR
EM NOSSAS IGREJAS QUASE MORTAS DOS DIAS DE HOJE!
(SERMÃO Nº 90 NO LIVRO DE GÊNESIS)

THE TWO ADAMS –
THE KIND OF SERMON WE NEED TO HEAR
IN OUR DYING CHURCHES TODAY!
(SERMON #90 ON THE BOOK OF GENESIS)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 4 de dezembro de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, December 4, 2016

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17).


Deus criou o primeiro homem do pó da terra. Eu nunca acreditei nisso quando era jovem. Eu acreditei na teoria da evolução até a quarta semana de setembro de 1961. Em 28 de setembro daquele ano, tive uma mudança repentina, uma conversão que mudou a vida. Nessa semana tudo mudou. Uma das mudanças mais importantes foi uma firme crença na Bíblia. A partir daquele momento, percebi que a teoria da evolução era uma fraude, mera ficção científica, tão falsa quanto o Livro de Mórmon, tão falsa quanto o Alcorão. Quando me converti, minha mente foi mudada da crença no darwinismo para um total compromisso com a inspiração verbal de cada palavra hebraica e grega na Bíblia. Agora eu sabia no íntimo de meu ser que "Toda Escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa" (II Timóteo 3:16). Uma vez que cada palavra da Escritura foi inspirada por Deus (theopneustos), não havia nenhum erro possível na Bíblia - pois cada palavra dela - de Gênesis a Apocalipse - foi dada aos homens que escreveram este Livro sagrado! A Bíblia diz: "O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; E o homem tornou-se alma vivente "(Gênesis 2: 7). Eu soube naquele momento que Deus criou o primeiro homem, e que o homem não evoluiu de formas de vida inferiores. Eu sabia que o registro de Gênesis da criação do homem era literalmente verdadeiro e eu sabia então que a evolução era uma mentira satânica.

Deus, então, pôs o homem em um belo Jardim, um jardim cheio de todos os tipos de frutas nutritivas e deliciosas. Muitas dessas árvores e frutos saudáveis já não existem porque foram destruídos pelo Grande Dilúvio.

No meio do Jardim, entretanto, havia duas árvores muito importantes - a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus deu a Adão apenas uma lei para guardar: "Da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2:17). A palavra "conhecimento" em Gênesis 2:17 vem da raiz "yada". Significa "conhecer como um amigo familiar" (Strong). Se eles comessem do fruto proibido, seriam viciados nele. Uma experiência sexual fora do casamento permanece na mente para sempre, porque aquele que tem tal experiência, a conhece. Uma ou duas experiências com certas drogas dão à pessoa uma sensação que leva ao vício. Sua inocência se foi para sempre. Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal destruiria a inocência do homem para sempre, culminando primeiro na morte espiritual e finalmente na morte física.

O Diabo sabia disso muito bem. É por isso que ele tentou o homem a comer o fruto proibido. Ele sabia que o homem perderia sua inocência e se tornaria um pecador para sempre. Ceder à essa tentação arruinaria a consciência do homem. Ele seria um pecador para sempre. Sua consciência morreria no momento em que comesse o fruto proibido. Ele se esconderia de Deus agora. Sua alma estaria "morta em delitos e pecados" (Efésios 2: 1). Ele estaria "morto em seus pecados" (Efésios 2:5). Ele teria uma mente carnal e veria Deus como um inimigo (Romanos 8: 7). Ele não só morreria espiritualmente, mas seu corpo envelheceria e terminaria em morte física. Como um homem morto, ele não seria capaz de "receber as coisas do Espírito de Deus" ... por agora as verdades de Deus seriam "loucura para ele" (1 Coríntios 2:14).

Pior do que isto, sua natureza arruinada e morte espiritual seriam herdadas por todos os seus descendentes, por todos na terra, pois "pela desobediência de Adão muitos foram feitos pecadores" (Romanos 5:19, KJV, ESV). "Portanto ... pela ofensa de um [Adão] o juízo veio sobre todos os homens para condenação" (Romanos 5:18). "O pecado original de Adão significa que a pecaminosidade marca todos desde o nascimento com um coração inclinado para o pecado ... esta pecaminosidade interior é a raiz e a fonte de todos os pecados atuais; Ele nos é transmitido de Adão [ou herdado] ... nós não somos pecadores porque pecamos, nós pecamos porque somos pecadores, nascemos com uma natureza escravizada ao pecado "(tradução de The Reformation Study Bible, nota na página 781). "O homem ... morto no pecado não pode, por sua própria força, converter-se a si mesmo" (traduzido de Westminster Confession, IX, 3).

O pecado de Adão é transmitido a todos os seus descendentes (toda a raça humana). Esse fato é comprovado. É comprovado pelo fato de que o primeiro filho de Adão foi Caim, que assassinou seu próprio irmão (ver Gênesis 4: 8). Assim você é um filho de Adão. Você é um pecador por natureza. Nada que você faça ou diga pode salvá-lo. Nada que você faça pode ajudá-lo a ser salvo. Por natureza você é um pecador. Vir à igreja não o salvará. Suas orações não o salvarão.

Ser tão bom quanto possa não vai salvá-lo. Nada - repito - nada que você faça ou diga pode salvá-lo. Você é um pecador perdido. Alguns dos piores pecadores que eu já conheci são pregadores - homens que estudam a Bíblia todos os dias. Alguns dos pecadores mais desobedientes que eu já conheci nasceram de pais cristãos, mas cresceram e tornaram-se rebeldes, rebeldes contra Deus, rebeldes contra Cristo, rebeldes a seus pais, rebeldes contra tudo o que aprenderam na igreja. Eles podem conhecer bem a Bíblia, mas eles se rebelam contra ela. Eles se rebelam contra o pastor que prega a Bíblia. Eles se rebelam porque em seus corações eles odeiam a verdade. Conheço "garotas de igreja" que são tão perversas quanto o Diabo. Garotas criadas na igreja que seduziam os rapazes a ter relações sexuais com elas. No domingo seguinte, cantavam hinos como se fossem pequenos anjos, quando de fato eram pecadoras miseráveis. Conheci "garotos de igreja", garotos que tinham relações sexuais com essas garotas e depois ficavam se gabando de seu pecado na frente de meninos mais jovens, imprimindo assim na mente dos meninos a luxúria que poderia destruí-los. Você diz: "Eu nunca fiz isso!" Mas você pensou em fazê-lo. Você fez coisas sujas em sua mente, não é? Jesus disse que pensar no é o mesmo que cometê-lo!

Você diz que ama a Deus, mas você O obedece? Você ama a Deus de todo seu coração? Você ama ler a Bíblia diariamente? Você ama de gastar tempo a sós com Deus em oração a cada dia? Ou você gasta seu tempo livre jogando videogames ou assistindo eventos esportivos na TV - nunca pensando em gastar aquele mesmo tempo em oração ou na leitura bíblica? Eu lhe digo: isso mostra que você não ama a Deus - não realmente - você só fala sobre amar a Deus. Mas, na realidade, você despreza Deus. Na realidade você ama somente a si mesmo. Pense! Não é verdade? Não é você, na realidade, apenas mais um pecador que despreza a Deus? Você tem medo do pastor? Por que você tem medo de mim? Será porque eu faço você pensar sobre Deus e sobre o pecado? Será por isso que você tem medo de mim?

Não é verdade que você, gostou mais do sermão de John Cagan sobre como namorar? Você se acertou em sua cadeira e escutou intensamente. Você não faz isso quando eu prego sobre pecado, salvação e Cristo! A idéia de namorar alguém parece muito mais interessante para você do que me ouvir pregar sobre Cristo – sobre Sua morte na Cruz para salvá-lo do pecado. Se isso aconteceu, e você sabe que estou certo, isso prova que você é um pecador rebelde, sem nenhum amor real a Cristo em seu coração. Admita. Você tem que admitir e sentir que você é um pecador perdido. Admita isso ou não haverá esperança para você. Nenhuma esperança mesmo!

“Quem encobre os seus pecados não prosperará; mas o que os confessa e os abandona terá misericórdia” (Provérbios 28:13).

Confesse a iniquidade do íntimo de seu coração pecador agora, ou você passará a eternidade no lago de fogo! Essa é a verdade. Estou falando com você como um adulto. Esta não é uma doce lição de escola dominical. Esta não é uma conversinha doce de Joel Osteen. Esta não é uma exposição versículo-por-versículo de John MacArthur. Este é um bom sermão, como os de antigamente para despertá-lo. Este é um sermão evangelístico à Moda Antiga. Este é um sermão que Deus pode usar para despertá-lo para o fato de que você tem um coração iníquo, um coração que está morto em pecaminosidade. Estou falando com você como todo pregador deveria falar. Eu não quero seu dinheiro! Para o inferno com seu dinheiro. Eu quero a sua alma. Quero ver você salvo por Jesus. Quero ver Deus converter o seu coração pecador, mudá-lo e torná-lo limpo pelo Sangue de Cristo. Isso é o que eu quero. Eu quero que você seja transformado em um cristão feliz em vez desse hipócrita que você é agora! Hipócrita é aquele que se parece cristão, mas dentro tem um coração "cheio de ossos dos mortos, e de toda a imundícia ... Assim também exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniquidade" (Mateus 23: 27, 28). E você gosta do jeito que você é. Seu coração é tão pecaminoso que você tenta o seu melhor para parecer um cristão - mas olhe para o seu coração! Seu coração está cheio de iniquidade, luxúria e incredulidade. Seu coração é tão rebelde quanto o coração de Caim.

Gênesis 5:1,3 comprova que o pecado de Adão arruinou toda a raça humana. É por isso que seu coração está morto no pecado. Em Gênesis 5:1 vemos que "Deus criou o homem, à Sua semelhança, o fez" (Gênesis 5:1). Mas Adão rebelou-se e pecou, perdendo sua inocência. Então lemos que Adão "gerou um filho à sua semelhança, segundo a sua imagem" (Gênesis 5:3). Quando Adão era inocente, é dito, que ele foi criado à semelhança de Deus - inocente como Deus! Mas depois que pecou, Adão gerou "um filho à sua própria semelhança" - culpado de pecado, um pecador por natureza! (Gênesis 5:3).

E, assim, à semelhança de Adão você nasceu - você é um pecador por natureza como Adão ao rebelar-se. Você é um pecador por natureza. Seus pais são pecadores por natureza. Todas as pessoas que você conhece na escola ou no trabalho são um pecadoras por natureza. Incorrigíveis pecadores que não podem fazer nada para mudar seus corações iniquos. Você pode estar dizendo: "O quê?" "Minha mãe tem um coração pecaminoso?" Sim! O coração de sua mãe é tão rebelde e pecador quanto o seu, ou quanto o de qualquer outro descendente de Adão. Toda a raça humana foi arruinada, e a morte chegou a todos. Tudo por causa do pecado de Adão. Note bem: ele foi avisado. Note bem: ele não tinha motivos para desobedecer. Note bem: ele sabia muito bem que iria morrer e que iria arruinar todas as outras pessoas que iriam nascer. Note bem: Adam, que era um homem limpo e agradável - foi transformado pelo pecado em um monstro! Toda e qualquer pessoa sã odeia Hitler porque ele matou seis milhões de judeus. Mas, comparado a Adão, Hitler, era inocente como um anjo. Hitler matou seis milhões de pessoas. Adão, todavia, matou toda a raça humana! Bilhões e bilhões de pessoas! Adão arruinou seu coração. Adão fez de você um hipócrita aqui na igreja - ele fez de você um hipócrita que não pode mudar seu coração - um hipócrita que está indo para o inferno, e que merece ir para lá por causa de sua hereditária natureza pecaminosa, pelo fato de rejeitar a única pessoa que poderia salvá-lo - Jesus, o último Adão. O primeiro Adão deu a você um coração rebelde e pecaminoso. O último Adão, Cristo, é a única pessoa que pode dar-lhe um novo coração. Somente Cristo pode tirar seu coração de pedra e "dar-lhe um coração de carne" (Ezequiel 36:26). Isso é regeneração. Isso é novo nascimento.

Agora chegamos à parte mais difícil. Como pode ser salva uma pessoa que não pode por si só mudar seu coração? Você precisa ser regenerado. A regeneração é uma doutrina extremamente importante. Hoje em dia não mais se ouve pregadores falarem nisto. Não é de se admirar que nossas igrejas estejam morrendo! A palavra "regeneração" refere-se a um ato de Deus que muda o coração e o transforma da morte para a vida. Cristo chamou regeneração de "novo nascimento", uma transformação espiritual, a criação de um novo coração por um ato do Espírito Santo, um ato no qual uma pessoa passa de filho de Adão para filho de Deus. A regeneração é um ato de Deus, e só Dele, um ato em que Ele faz do coração morto, herdado de Adão, vivo novamente. O novo nascimento é necessário porque antes de você ser regenerado seu coração está morto.

O melhor testemunho que eu já li de um jovem é o testemunho de John Cagan. É tão correto que uma pessoa que o leu me disse que não poderia ter vindo de um menino de quinze anos de idade. Este homem me acusou de escrever, ou pelo menos corrigir e acrescentar ao testemunho dele. Mas o próprio John está sentado aqui na plataforma comigo. Ele pode garantir que eu não o escrevi ou alterei de qualquer maneira - nem seu pai, o Dr. Cagan. Tivemos pessoas salvas simplesmente pelo fato de lê-lo ou ouvi-lo ser lido.

A morte do coração do homem no primeiro Adão teve que ser revertida, Ele teve que ser vivificado novamente por Cristo, o último Adão. O apóstolo Paulo deixa isto muito claro:

“Pois assim como por uma só ofensa [Adão] veio o juízo sobre todos os homens para condenação; assim também por um só ato de justiça [Cristo] veio a graça sobre todos... Porque, como pela desobediência de um só homem [muitos] foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um [Cristo] muitos serão feitos justos” (Romanos 5:18,19).

Novamente, o Apóstolo contrasta Adão e Cristo:

“O primeiro homem Adão foi feito uma alma vivente; O último Adão [Cristo] foi feito um espírito vivificante [que dá vida]” (I Coríntios 15:45).

Somente Cristo (o último Adão) pode trazer o coração morto de um pecador para a vida. Cristo muda o coração da escravidão ao pecado para um novo coração, um coração que ama a Deus. Este trabalho começa quando o Espírito de Deus o convence de seu coração pecaminoso (João 16: 8). Então o Espírito de Deus revela Cristo a você (João 16:14, 15). Finalmente Deus atrai você para Cristo (João 6:44). Esses três passos na regeneração são mostrados no testemunho de John Cagan. No primeiro parágrafo, John fala de seu coração maligno herdado de Adão. No segundo parágrafo, John fala de como Deus o condenou tão fortemente que foi atormentado por ele. Ele disse: "Comecei a odiar a mim mesmo, a odiar o meu pecado e como ele me fez sentir." No terceiro parágrafo, John diz como seu coração pecaminoso odiava minha pregação e de sua rejeição a Cristo. Foi uma luta de titãns entre seu coração pecaminoso e Deus, e sua incapacidade de vir a Cristo. No quarto parágrafo, John nos fala que pensou no sofrimento de Cristo na Cruz para salvá-lo do pecado. Este pensamento quebrou sua vontade teimosa e ele finalmente descansou em Cristo. Finalmente, no final de seu testemunho de conversão, John diz: "Cristo deu Sua vida por mim e por isso dou tudo a Ele ... porque Ele me mudou." E você pode apostar! Ele era um adolescente desagradável! Mas agora ele é um homem de Deus!

No próximo mês John Cagan estará entrando em um seminário teológico para se preparar para se tornar um ministro Batista.

Seja você quem for - você é um pecador perdido, com seu coração morto, morto porque está acorrentado ao pecado de Adão. Se você é assim, Jesus Cristo é a sua única esperança - pois só Ele "pode quebrar o poder do pecado e libertar o prisioneiro", como disse Charles Wesley. Há poder em Cristo para mudar seu coração e limpá-lo com Seu próprio Sangue. Confie nele e Ele o salvará.

Se você desejar falar conosco sobre a salvação do pecado por Jesus, por favor, venha falar com Dr. Cagan, com John Cagan, ou comigo. Venha e fale conosco enquanto o Sr. Griffith canta "Em Jesus" duas vezes, todos as três estrofes.

Em vão, mil vezes eu tentei
   Medos apaziguar, esperanças erguer;
Mas o que eu necessito, na Bíblia encontrei:
   É Cristo, somente Cristo.

Minha escura alma e duro coração,
   Não me permitem ver, sentir;
Por luz, por vida busco em oração
   Pela fé Cristo, somente Cristo.

Mesmo que alguns de mim zombem, e me venham julgar,
   Minha culpa e vergonha a Ele vou entregar;
Eu a Jesus virei pois o Nome,
   Sobre todo o nome é Cristo.
(Tradução livre de “In Jesus” por James Procter, 1913).


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Noah Song: Romanos 5:17-19.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“In Jesus” (por James Procter, 1913).