Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




Ó ADÃO, ONDE ESTÁS?

(SERMÃO Nº 89 NO LIVRO DE GÊNESIS)
ADAM, WHERE ART THOU?
(SERMON #89 ON THE BOOK OF GENESIS)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 27 de novembro de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, November 27, 2016

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17).


O primeiro homem, Adão, foi criado por Deus em perfeita inocência. Ele foi colocado em um belo jardim. Todas as árvores daquele Jardim eram boas para comer. Adam podia alcançar e arrancar deliciosos alimentos. Ele não tinha preocupações nem inimigos naquele lindo Jardim. Todos os animais e aves eram vegetarianos. Não havia ninguém que pudesse atacar o homem ou ferí-lo de qualquer maneira. O próprio homem era vegetariano, portanto não precisava matar animais para comer sua carne. Tudo no Jardim do Éden era pacífico. Ele não precisava proteger-se das tempestades, pois nunca chovia. "Mas subiu uma névoa da terra, e regou toda a face da terra" (Gênesis 2: 6). O homem não tinha nada com que se preocupar. Não havia doenças para enfermá-lo. Ele não tinha inimigos para contra ele lutarem, e não havia animais a temer. Era um paraíso perfeito.

E Adão não tinha pecado para perturbá-lo. Ele não tinha uma natureza pecaminosa dentro dele, nenhum problema psicológico para preocupá-lo. Adão estava em paz consigo mesmo. Adão estava em paz com Deus. Era um paraíso perfeito. Ele nem precisava preocupar-se em encontrar uma namorada. Deus fez uma mulher perfeita, bonita, agradável como esposa, para confortá-lo e auxiliá-lo. Então ele nunca estava solitário. E como ela era perfeita, não havia chance de ferir seu coração, nenhuma chance dela deixá-lo, nenhuma possibilidade dela parar de amá-lo ou abandoná-lo. Uma vez que não havia pecado, ela satisfazia todos os seus desejos e necessidades sexuais sem desagradar a Deus. Era um paraíso perfeito.

Deus falava com Adão todos os dias em perfeita harmonia. Ele nunca havia sido tentado. Ele não precisava fazer nada para apaziguar a ira de Deus, pois não havia ira a ser apaziguada. Ele vivia com uma linda mulher que o amava. Ele vivia em um jardim cheio de alimentos deliciosos. Ele estava em paz com Deus. Aquele era um paraíso perfeito.

Deus deu-lhe apenas uma lei. Uma lei muito fácil de ser obedecida. Apenas um mandamento muito fácil de obedecer. Disse-lhe Deus: De toda árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás dela; porque no dia em que dela comeres certamente morrerás. (Gênesis 2: 16-17). Isso foi tudo que Deus exigiu dele. Tudo o que tinha de fazer não era comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Era uma lei muito fácil de se obedecer. Aquele era um paraíso perfeito.

No entanto, havia algúem mais no jardim. Satanás estava lá. Ele havia sido um dos anjos no Céu. Mas ele rebelou-se contra Deus e foi lançado na terra. Satanás era o inimigo de Deus. Mas Adão era protegido dele pelo Senhor. A única maneira que Satanás poderia ferir o coração de Deus era conseguir que Adão também se rebelasse contra Deus.

Havia duas árvores que eram as mais importantes naquele Jardim. A primeira era a árvore da vida. Se Adão continuasse comendo o fruto dessa árvore, ele continuaria a viver para sempre no paraíso do Éden (Gênesis 3:22). Mas se ele comesse o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele morreria. Era um paraíso perfeito - com apenas uma lei para ser obedecida - comer da árvore da vida e viver para sempre. Esse era o lado positivo da lei. Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal certamente morrer. Esse era o lado negativo da lei. Era uma lei muito simples - e fácil de obedecer. Coma desta árvore e viva para sempre. Coma da outra árvore e você morrerá. Era um perfeito paraíso com uma, e apenas uma, lei para obedecer - uma lei muito, muito fácil de ser obedecida.

Agora, porque Deus protegia Adão e sua esposa, Satanás não podia fazer-lhes mal. Tudo o que ele poderia fazer era tentá-los; tentá-los a quebrar essa simples lei. Satanás não era uma cobra contorcida. Isso aconteceu mais tarde, quando Deus amaldiçoou a ele e à serpente. Mas agora, neste momento, Satanás havia entrado em uma criatura no Jardim. Assim como mais tarde ele e seus demônios entrariam nos porcos por ordem de Cristo. Aqui, no entanto, ele apareceu como "um anjo de luz" (II Coríntios 11:14).

Não sabemos como era a serpente original. Mas sabemos que tinha pernas. E sabemos que talvez deva ter sido uma criatura que eles viam com frequência no Jardim do Éden, porque Eva não estava assustada por vê-la. Sabemos também que Satanás entrou neste animal e falou através de sua boca para a esposa de Adão. Ela não se surpreendeu quando a este animal com ela falou. Provavelmente talvez tivesse falado com ele muitas vezes e se acostumado a conversar com ele. É assim que ele faz hoje. Ele fala aos pecadores em suas mentes, até que se acostumem com ele, e não tenham medo dele.

Certo dia, Eva estava sozinha no jardim. Adão provavelmente estivesse em outro lugar cuidando do Jardim "para o lavrar e guardar" (Gênesis 2:15). Eva estava no meio do jardim, olhando para a árvore do conhecimento do bem e do mal. Foi quando Satanás veio a ela. Foi quando a serpente lhe sussurrou: "Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" (Gênesis 3:1). Então a serpente questionou a Palavra de Deus. Isso é o que Satanás faz até hoje. Ele nos tenta a não crer na Palavra de Deus na Bíblia.

Ele nos tenta a não crer no que Deus nos diz. Ele nos tenta a não crer no que um pastor nos diz enquanto nos prega a Palavra de Deus. Todavia, mais do que isso, Satanás destorceu a Palavra de Deus, sugerindo que ela também poderia comer da árvore mortal, já que Deus havia dito: "De cada árvore do jardim tu poderás comer livremente". Shakespeare disse: "O Diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém ". Aqui o Diabo deixou de lado a segunda parte da mensagem de Deus:" Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás ". (Gênesis 2:17). A serpente deixou de fora essa parte da Palavra de Deus. Duas vezes na Bíblia somos avisados a não acrescentar ou diminuir nenhuma palavra das Escrituras, em Deuteronômio 12:32 e em Apocalipse 22:19, onde diz: "Se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida e da cidade santa... "Este mal é ensinado em cada seminário liberal do mundo. Os jovens que estudam para o ministério são ensinados que partes da Bíblia não são verdadeiras. Isso foi-me ensinado no seminário liberal que frequentei. Isso arruína o ministério de um homem se ele crê nesse mau ensinamento. O Apóstolo Paulo disse: "Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa ..." (II Timóteo 3:16). Cada palavra das Escrituras foi inspirada por Deus no original hebraico e grego. É por isso que eu fico estritamente com a versão King James da Biblia. As Bíblias modernas deixam de fora as palavras "e jejum" em Marcos 9:29, ou mudam "virgem" para "mulher jovem" em Isaías 7:14. Estas mudanças são baseadas em apenas duas cópias antigas das Escrituras, que eu acredito foram manchadas pelo incipiente gnosticismo dos copistas.

No seminário liberal que eu frequentei, eles nos disseram para trazer uma Bíblia Padrão Revisada para a classe. Mas eu os desobedeci e sempre levei a Bíblia King James comigo. Eu não confio nas "novas" traduções de maneira alguma, e nem você deveria. Às vezes eu as cito onde elas batem com a versão King James, mas eu nunca as uso em minha leitura particular ou como texto principal em qualquer de meus sermões. Eu criei o hábito para toda a vida de ficar com a versão Bíblia King James, e assim deveria você também fazer!

A Serpente questionou e torceu a pura Palavra de Deus quando tentou Eva no Jardim naquele dia. Deus havia claramente dito ao casal que não comesse do fruto proibido. Mas apenas para não comer. Deus não lhes disse nada sobre "não tocar". Quando Eva disse: "Não comereis dela, nem a tocarás, para que não morrais", ela acrescentou à Palavra de Deus. Isto violou Deuteronômio 12:32, onde Deus disse: "Tudo o que eu te ordeno, observa-o, não o acrescentes ..." (Deuteronômio 12:32). E em Apocalipse 22:18 este mandamento foi novamente dado:

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro” (Apocalipse 22:18).

Liberais torcem e omitem partes da Palavra de Deus. Seitas como os Mórmons acrescentam à Palavra de Deus no Livro de Mórmon. Assim, a tentação era ou deixar de lado partes da Palavra de Deus, ou acrescentar a ela. O Corão deixa de fora a crucificação de Cristo. Outras seitas adicionam às Escrituras, como a Ciência Cristã, acrescentando-lhe os escritos de Mary Baker Eddy. A manipulação da Palavra de Deus está na raiz de todos os falsos ensinamentos. Assim que, acrescentar ou deixar de fora partes da Bíblia, é uma réplica da tentação de Eva até mesmo nos dias de hoje, e está no centro de todas as heresias.

Agora, a Serpente havia levado Eva tão longe na tentação que ela deu ouvidos ao ataque de Satanás à Palavra de Deus. Ele lhe disse: Certamente não morrerás, se comerdes o fruto proibido.

“E vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, ela tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido; e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e eles conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais” (Gênesis 3:6, 7).

Eles desobedeceram à Palavra de Deus. E assim eles conheceram que eram pecadores nus. Em vez de se arrependerem e pedirem a misericórdia de Deus, eles “coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais” (Gênesis 3: 7). Isso é exatamente o que os pecadores fazem hoje. Eles tentam encobrir os seus pecados de várias maneiras, através de “boas obras” ou tentando salvar-se a si mesmo “tendo aparência de piedade” (II Timóteo 3: 5).

Ao ouvirem a voz de Deus chamando-os, "Adão e sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus ... E o Senhor Deus chamou a Adão, e perguntou-lhe: Onde estás?" (Gênesis 3:8 , 9). O Dr. W. A. Criswell disse:

A frase mais triste que Deus já proferiu foi esta: "Adão, onde estás?" [Antes disso] o homem e a mulher esperavam com celestial ansiedade seus encontros com o Senhor... era sempre um momento feliz e glorioso quando [Deus] vinha conversar com eles. Eles não tinham medo. Agora, todavia, [eles haviam pecado]. O homem estava com medo. Ambos estavam envergonhados. E o Senhor o chama com um soluço em sua voz: "Ó Adão, onde estás, e o que fizeste?" A resposta a essa pergunta de um coração ferido é toda a história do pecado, da graça e da expiação (tradução de WA Criswell, Ph.D. , Basic Bible Sermons on the Cross, Broadman Press, 1990, p.55).

Deus te chama esta noite, “Oh pecador, onde estás?”

“E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?”
      (Gênesis 3:9).

Aplicação

Agora vou dar-lhe a aplicação desta passagem e deste texto. Onde está você hoje à noite?

1.  Está você escondendo-se de Deus? Todos os que se recusam a arrepender-se e vir a Cristo estão se escondendo de Deus. Assim está você? Você está se escondendo de Deus enquando o Espírito Santo o chama para Cristo? É esse o seu pecado esta noite?

2.  Está você escondendo-se de Deus porque se recusa a crer na Bíblia? Satanás tem feito com que você pense que a Palavra de Deus é apenas um livro antigo? Que você não tem que nela crer? Tem Ele lhe dito que não há Céu a ganhar, nem tampouco Inferno a temer? É esse o seu pecado esta noite?

3.  Você acha que está vivendo uma vida boa e moral? Você acha que é bom o suficiente, que não precisa confessar o seu pecado e ser salvo através do sacrifício expiatório de Cristo? Sua vida boa e moral é o suficiente para salvá-lo? É essa a mentira que Satanás lhe está dizendo? É isso que você crê? É esse o seu pecado esta noite?

4.  Quando Deus nos visitou com avivamento, você se sentiu convicto de seu pecado, o pecado de sua mente e coração ímpio? Você olhou para aqueles que choravam por seus pecados e pensou que eles eram fracos ou tolos? Você acha isso agora? Satanás tem feito você pensar que os que choram e se arrependem são tolos? É esse o seu pecado esta noite?

5.  Quando você ouviu John Cagan lutar com o pecado a ponto de não ser capaz de dormir, você achou que ele era um pouco estranho? Você achou que isso não era necessário, que ele era apenas um rapaz tolo preocupando-se com o pecado? Satanás o fez pensar que John Cagan era muito emocional? Que nada disso é necessário em sua alma? É esse o seu pecado esta noite?

6.  Quando eu lhe digo que em uma conversão real você terá que lutar contra o pecado e sentir profunda tristeza por seu pecado, você ouviu Satanás? Você rejeitou o que eu disse, e acha que está OK da maneira como você está? É esse o seu pecado esta noite?

7.  Quando você me ouviu dizer isso, você achou que os pecados que comete são muito pequenos e não o condenarão ao Inferno? Você acreditou em Satanás quando ele colocou esse pensamento em sua mente? Você acha que seus pecados são tão pequenos que Deus não vai julgá-lo? É esse o seu pecado esta noite?

8.  Você continuou tendo amigos perdidos? Você pensou que Deus o abençoaria e o salvaria, mesmo você tendo amigos que não são cristãos? Quando você ouviu a Bíblia dizer, "Quem quer que seja ... amigo do mundo é inimigo de Deus" (Tiago 4:4). Você desistiu de amigos mundanos? Ou você achou que era OK continuar sendo amigo deles? Satanás pôs isso em seu coração? É esse o seu pecado esta noite?

9.  Você continuou a pensar em ter relações sexuais com alguém que você conhece - até mesmo alguém nesta igreja - Satanás lhe disse que era OK ter esses tipos de pensamentos e inflamar sua luxúria com eles? É esse o seu pecado esta noite?

10.  Você acha que é OK para passar horas jogando vídeo games? Ou Satanás lhe disse que era apenas diversão inofensiva? É esse o seu pecado esta noite?

11.  Você tem medo de mim como seu pastor? Por que você tem medo de mim? É porque eu sou muito rígido? É porque você encontra alguma falha no que eu digo ou faço? Satanás fez você ter medo de mim porque você está se escondendo de Deus, e, portanto, me culpa por não ser perfeito? Você pode dizer o que John Cagan disse sobre mim em seu sermão esta manhã: “Graças a Deus por Nosso Pastor!”? Você me ama por “cuidar de sua alma” - ou tem medo e esconde sua vida secreta de mim, como porta-voz de Deus, como Adão se escondeu de Deus para que sua vida secreta não fosse repreendida? Satanás fez você ter medo de mim? É esse o seu pecado esta noite? (Hebreus 13:17).

12.  Você desejou namorar uma determinada pessoa sem falar com o pastor primeiro? Você confiou no pastor que lidera a igreja, ou você se escondeu dele, como Adão fez no Jardim? É esse o seu pecado esta noite?

13.  Há alguma coisa escura em seu coração que mantém sua boca fechada quando lhe perguntamos: "Você confiará em Cristo?" É isso que Satanás lhe disse? Ele lhe disse que, se você não disser nada, você será desculpado por rejeitar Jesus? É esse o seu pecado esta noite?

14.   Você está com ciúmes de alguém na igreja? Você está com ciúmes que eles são elogiados, mas você não é? É esse o seu pecado esta noite?

15.  Você se recusa a atender quando o convite é feito? Você rejeita o que a Bíblia diz: "O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos; mas aquele que dá ouvidos ao conselho é sábio"? Você é tão tolo que se recusa a ser aconselhado no final de um sermão? É esse o seu pecado esta noite?


É este ou quaisquer outros pecados por mim mencionados que o impediu de confiar em Cristo durante o tempo de reavivamento em nossa igreja este ano? "Oh, Adão, onde estás?" Você ouviu a voz de Deus falar-lhe sobre o seu pecado? E você disse com Adão: "Ouvi a tua voz ... e tive medo ... e me escondi"? Eu os deixo com dois versículos da Escritura,

“Quem encobre os seus pecados não prosperará; mas o que os confessa e os abandona terá misericórdia” (Provérbios 28:13).

“Se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7).

Fiquemos em pé juntos. Dr. Cagan, John Cagan e eu estaremos aqui em frente ao púlpito para aconselhar qualquer pessoa que esteja pronta a abandonar o pecado e crer no Senhor Jesus Cristo – e ser purificada de todo pecado através do sangue precioso de Jesus. Enquanto cantamos o hino de nº 7, deixe seu lugar e venha aqui à frente . É o nº 7:

Sê minha vida, ó Deus de poder;
   Que eu nunca perca a visão do teu ser.
Se é noite ou dia, tu és minha luz;
   Tua presença meus passos conduz.
Sê minha fonte de todo saber,
   Pois a verdade eu desejo aprender.
Eu sou teu filho, ó Pai sem igual.
   Em mim habita, Senhor divinal.

Ó soberano do reino eternal,
   Hei de chegar à vitória final.
Sê o primeiro no meu coração,
   Sê minha vida, sê minha visão.
Sê minha vida, Senhor de poder,
   Que Teu amor o meu ser venha encher,
Sê minha luz, poderoso Senhor,
   Que eu sempre reflita o Teu resplendor.

Sê tu a fonte do meu desejar
   Que tua glória me venha inspirar,
Sê tu minha vida, Senhor divinal,
   Inunda meu ser com Tua luz celestial.
Que nada vil, ó Divino Senhor,
   Apague Tua luz em meu interior,
Que Tua face sempre eu possa ver
   E tua glória brilhe em meu ser.
(Tradução livre de “Fill All My Vision”
      por Avis Burgeson Christiansen, 1895-1985).


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras lido antes do sermão por Noah Song: Gênesis 3:8-10.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Sonda-me Ó Deus” (Salmo 139:23-24)/
“Eu venho a Ti, Senhor”
(Lewis Hartsough, 1828-1919, somente o estrebilho).