Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




COMO CONHECER A VONTADE DE DEUS

HOW TO KNOW THE WILL OF GOD
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Um sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do Dia do Senhor 15 de maio de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, May 15, 2016

“E sede cumpridores da palavra e não só somente ouvintes, enganando-vos” (Tiago 1:22).


A. W. Pink (1886-1952) disse: "Há muitos 'ouvintes' da palavra, ouvintes regulares, ouvintes reverentes, ouvintes interessados; mas, infelizmente, o que ouvem [não afeta] a vida: não regula sua forma [de vida]. E Deus diz que aqueles que não são praticantes da Palavra enganam a si mesmos! ... Onde não há um aumento na [submissão] de coração e vida à Palavra de Deus, o aumento do conhecimento somente traz maior condenação ... Deus nos deu a Sua Palavra ..., a fim de orientar-nos: de trazer ao nosso conhecimento aquilo que Ele requer de nós" (traduzido de Arthur W. Pink, “The Scriptures and Obedience,” in Profiting From the Word, Free Grace Broadcaster, Summer 2015, páginas 1, 2).

"Deus nos deu a Sua Palavra ..., a fim de nos mostrar o caminho." Concordo plenamente com A.W. Pink. Isso foi o que aprendi antes mesmo de ser convertido. A igreja batista que frequentei em Huntington Park quando adolescente estava errada em várias coisas, mas não nisso. Ensinaram-me que Deus nos fala e nos mostra Sua vontade através das Escrituras. E eu aprendi a não buscar a vontade de Deus através de sentimentos ou impressões. Mais tarde, eu aprendi isso especificamente com meu pastor Dr. Timothy Lin, e também com Dr. J. Vernon McGee. Pela graça de Deus, eu pude dizer como o salmista: "Lâmpada para os meus pés, é a Tua Palavra e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105). Provérbios 6:22 diz sobre a Palavra de Deus "quando caminhares isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo." É por isso que o nosso texto diz: "Mas sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos" (Tiago 1:22). Este versículo nos diz como conhecer a vontade de Deus.

I. Em primeiro lugar, o texto fala sobre os que engam-se com respeito à vontade de Deus.

Estarei comentando sobre a segunda parte do texto em primeiro lugar: "enganando-vos." Aqueles que se recusam a ser "cumpridores da palavra" serão enganados. Eles não poderão conhecer a vontade de Deus para suas vidas. Isso é muito comum entre as pessoas nas igrejas de hoje. Eles são muitas vezes enganados, e não são capazes de conhecer a vontade de Deus em suas vidas.

Eles esquecem que o Diabo é um grande enganador. A Bíblia nos diz que Satanás engana as nações do mundo (Apocalipse 20:3). Ele é chamado de "diabo e Satanás, que engana todo o mundo" (Apocalipse 12: 9). "Satanás" significa "adversário" ou "inimigo". Ele se opõe a Deus. Seu truque mais velho é enganar as pessoas. Ele "engana todo o mundo". A palavra grega para "engano" é " planaō". Isso significa "enganar", "seduzir", "enganoso", "atrair e enganar." Isto é o que Satanás fez no início. Ele enganou nossos primeiros pais, levando-os ao caminho do erro, seduzindo-os a comer o fruto proibido no jardim. Hoje muitos cristãos professos pensam conhecer a vontade de Deus para suas vidas. Mas na verdade eles estão sendo enganados por Satanás. Muitos crêem estarem sendo guiados pelo Espírito Santo, mas na realidade estão sendo guiados pelo diabo. Nunca se esqueça disso. O Apóstolo Pedro estava falando aos cristãos quando os avisou: "Sede sóbrios [tenham cuidado], e vigiai [estejam alertas]; O vosso adversário, [inimigo] ... o Diabo, anda em derredor procurando a quem devorar "(I Pedro 5: 8). Dr. McGee disse: "Eu não creio que você possa resistir ao Diabo por si mesmo ... você precisa de outros crentes que estejam com você" (Traduzido de Thru the Bible, através da Bíblia, nota I Pedro 5: 9). Eu acho que ele está corretíssimo. O Diabo vai seduzir e enganar você, se você estiver sozinho, ou se você tiver um relacionamento íntimo com uma pessoa não salva mesmo que seja um irmão ou irmã na carne. A Bíblia diz:

“Aquele que anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido” (Provérbios 13:20)

.

A Bíblia de Referência Scofield é boa em definir um tolo: Ela diz (na página 650) "Um tolo" nas Escrituras não é uma pessoa que sofre de deficiência mental, mas aquele que é arrogante e se considera auto-suficiente, que planeja sua vida como se Deus não existisse. Uma pessoa arrogante é tola, mesmo na igreja. Certifique-se de estar em comunhão com sábios, e não com tolos! Tolos serão usados pelo Diabo para afastá-loda vontade de Deus.

Em seguida, você também pode ser enganado por falsos cristãos. Isto é especialmente verdadeiro nestes últimos dias. A Bíblia diz:

“Homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (II Timóteo 3:13).

Falsos cristãos definitivamente o enganarão e o desviarão. Todavia a resposta a II Timóteo 3:13 está nos versos 14 e 15. A Palavra de Deus é um guia seguro nestes dias maus. Fique com aqueles que estão obedecendo a Bíblia. Não ouça aqueles que estão "enganando e sendo enganados."

Além disso, você pode também ser enganado pelos chamados "guias" do Espírito Santo. Esta é uma grande armadilha para os novos-evangélicos hoje em dia. Eles são ensinados que cada pensamento que passa por sua mente é um "guia" do Espírito de Deus. Muitos deles falam muito sobre isso. Eles dizem: "Deus me levou a fazer isso", ou "Deus me levou a fazer aquilo." Você ouve isso o tempo todo. Parece ser muito espiritual. Você pode pensar que a pessoa é um cristão forte. Mas a Bíblia os chama de "tolos". A Bíblia diz:

“O que confia no seu próprio coração é insensato” (Provérbios 28:26).

Você vai ouvi-los dizer, até mesmo na rua, "O Senhor me orientou a fazer isso." "O Senhor me trouxe aqui." "O Senhor me orientou a sair." Quase toda vez que você ouvir essas palavras, você ouvirá um "tolo".

“O que confia no seu próprio coração é insensato” (Provérbios 28:26).

A Bíblia diz claramente: “Não te estribes em teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5). Quando as pessoas se recusam a fazer isso elas abrem a porta ao engano, o que nos leva ao nosso texto:

“Sede cumpridores da palavra e não só somente ouvintes, enganando-vos” (Tiago 1:22).

II. Em segundo lugar, o texto fala daqueles que realmente encontram a vontade de Deus.

“Sede cumpridores da palavra e não só somente ouvintes...” (Tiago 1:22).

Para ouvir a Palavra de Deus e nela encontrar direção, você precisa estar disposto a obedecer o que ouve. A condição para ouvir ocorre no versículo anterior, Tiago 1:21.

“Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma” (Tiago 1:21).

Vou dar uma tradução moderna para maior clareza:

“Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salvá-los” (NTLH).

A pessoa precisa livrar-se de toda a sujeira moral e o mal que é tão prevalente. Isso inclui pornografia e amargura. Alguns homens têm a expectativa de conhecer a vontade de Deus, enquanto estão escravos de pensamentos impuros. Alguns querem conhecer a vontade de Deus, enquanto estão amargurados com seus pais, com o pastor ou outros líderes da igreja. Eles têm corações amargurados. Outros têm uma estreita amizade com pessoas que são contra Deus, que são mundanos. Eles acabam gostando tanto desses amigos que acabam se esquecendo de que "Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4: 4). Outros estão cheios de inveja e orgulho. Você deve confessar essas coisas a Deus e pedir-lhe que as remova seu coração. Só então você será humilde o suficiente para aceitar a Palavra de Deus como um guia em sua vida. Só então serão "cumpridores da palavra e não apenas ouvintes". Comentando este versículo, o grande Spurgeon disse: "É quase sempre o caso [de pessoas que anteriormente professas cristãs tornam-se céticas], é começar a apontar coisas aqui e ali, há um mal secreto em suas vidas que eles tentam encobrir de suas próprias consciências. O Diabo os tenta a reclamarem do ministério porque o Evangelho fortemente pressiona suas consciências culpadas, e os faz sentir desconfortáveis em seus pecados. Para que você ouça a Palavra de Deus com prazer e alegria, você deve "desfazer-se de toda a imundícia e superfluidade de malícia'; porque essas coisas fazem com que você tenha preconceito contra a palavra de Deus"(Traduzido de C. H. Spurgeon, “Before Sermon, At Sermon, and After Sermon,” MTP, No. 1,847.) Você deve colocar de lado toda a imundícia, se você quiser se beneficiar da palavra de Deus. Só então você poderá ser "cumpridor da palavra." Só quando você obedece à palavra de Deus é que você pode conhecer a Sua vontade para sua vida. Agora vou dar-lhes seis maneiras na Bíblia para se conhecer a vontade de Deus.

1. Mais uma vez, e isso é o mais importante, para conhecer a vontade de Deus você não deve confiar em seu próprio coração. Como eu disse antes, a Bíblia diz claramente:

“O que confia no seu próprio coração é insensato” (Provérbios 28:26).

Por que é tão importante? porque,

“Enganoso é o coração acima de todas as coisas, e perverso; Quem o conhecerá?” (Jeremias 17: 9).

Não é de se admirar que aquele que confia em seu próprio coração seja chamado de “tolo”.

2. Para conhecer a vontade de Deus que você tem que estar disposto a fazer a vontade de Deus, não a sua.

“Quem quiser fazer a vontade de Deus, saberá se meu ensino é de Deus ou se falo de mim mesmo” (João 7:17).

Dr. John R. Rice disse: "Isto significa que se um homem escolhe fazer a vontade de Deus, Deus a revelará a ele" (Traduzido de The Son of God, commentary on the Gospel of John, Sword of the Lord Publishers, 1976, p. 162). Dr. Henry M. Morris disse: "Isso pode ser lido:" Se alguém quer sinceramente fazer a vontade Dele, ele a conhecerá ... Portanto, o primeiro pré-requisito para determinar a direção de Deus em alguma coisa ... é estar verdadeiramente dispostos a seguir a vontade de Deus, mesmo que a resposta vá de encontro à sua preferência pessoal" (Traduzido de The Defender’s Study Bible; nota em João 7:17).

3. Para conhecer a vontade de Deus deve confessar e abandonar seus pecados.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; Mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme a Deus; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal” (Provérbios 28:13, 14).

4. Para conhecer a vontade de Deus você não deve menosprezar a instrução de seu pai espiritual.

“O tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repreensão prudentemente se haverá” (Provérbios 15:5).

“O filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão” (Provérbios 13:1).

5. Para conhecer a vontade de Deus você precisa obedecer ao conselho de seus líderes espirituais na igreja.

“Obedecei [aos que os guiam, Scofield], e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo...” (Hebreus 13:17).

No que diz respeito a Hebreus 13:17 A Bíblia de Estudo da Reforma diz: "Os fiéis líderes da igreja são como fiéis pastores ou vigias que soam alarmes de perigo na cidade. O cuidado dos líderes é genuíno e profundo porque são indicados por Deus e a Ele prestarão conta. Todos sofrerão se houver resistência ao seu ministério."

6. Para conhecer a vontade de Deus você precisa consagrar sua vida a Deus, e não conformar-se com o mundo.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1, 2).

"A mente renovada é aquela que é saturada e controlada pela Palavra de Deus" (Bíblia de Estudo MacArthur, nota em Romanos 12: 2).


Por favor, fique em pé e cante o número hino 4 em sua folha de cânticos.

Em Jesus confiar, sua lei observar,
   Oh, que gozo, que bênção, que paz!
Satisfeitos guardar tudo quando ordenar
   Alegria perene nos traz.
Crer e observar tudo quanto ordenar;
   O fiel obedece ao que Cristo mandar!

Que delícia de amor, comunhão com o Senhor
   Tem o crente zeloso e leal;
O seu rosto mirar, seus segredos privar,
   Seu consolo constante e real.
Crer e observar tudo quanto ordenar;
   O fiel obedece ao que Cristo mandar!

Resolutos, Senhor, e com fé, zelo e ardor,
   Os teus passos queremos seguir;
Teus preceitos guardar, o teu nome exaltar,
   Sempre a tua vontade cumprir.
Crer e observar tudo quanto ordenar;
   O fiel obedece ao que Cristo mandar!
(“Crer e Observar”/“Trust and Obey” por John H. Sammis, 1846-1919).

Por favor, permaneçam em pé.

Em Romanos 10:16, o apóstolo Paulo disse: "Mas nem todos obedeceram ao evangelho". Dr. Martyn Lloyd-Jones disse: "Observe esta expressão de Paulo. Ele não diz que todos não creram no Evangelho, mas sim, que nem todos obedeceram ... O evangelho exige uma resposta. Exige uma ação ... nos convoca à obediência. O Evangelho destina-se a afetar a vida por completo. Destina-se a ser o controle, o foco central na vida, que governa a perspectiva de tudo. Isso é o que significa a palavra obediência ... obediência é essencial, uma vez que a essência do pecado é a desobediência a Deus "(Traduzido de God’s Gospel and Obedience).”

Jesus o chama a arrepender-se de seus pecados e vir a Ele. Ele morreu na cruz para pagar pelos seus pecados. Ele o convida a obedecer o Evangelho - Ele o chama a vir a Ele em obediência ao seu comando. Se você se recusa a vir a Ele você está desobedecendo Seu comando. Você deve lançar-se completa e inteiramente em Jesus Cristo. "Essa é a obediência ao evangelho. O que faz de você um cristão "(Lloyd-Jones, ibid.). Se você quiser conversar conosco sobre obedecer o evangelho da salvação verdadeira, siga o Dr. Cagan, Noah Song e John Cagan até o fundo do auditório. Com todos de olhos fechados, acompanhe-os até o fundo do auditório agora.. Eles vão levá-lo para a sala de reuniões onde poderemos conversar e orar. Amém.

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Abel Prudhomme: Tiago 1:21-25.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“Trust and Obey” (por John H. Sammis, 1846-1919).


PLANO DE

COMO CONHECER A VONTADE DE DEUS

HOW TO KNOW THE WILL OF GOD

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E sede cumpridores da palavra e não só somente ouvintes, enganando-vos” (Tiago 1:22).

(Salmo 119:105; Provérbios 6:22)

I.    Em primeiro lugar, o texto fala sobre os que engam-se com respeito à vontade de Deus, Apocalipse 20:3; 12:9; I Pedro 5:8; Provérbios 13:20;
II Timóteo 3:13; Provérbios 28:26; 3:5.

II.  Em segundo lugar, o texto fala daqueles que realmente encontram a vontade de Deus, Tiago 1:21; 4:4; Provérbios 28:26; Jeremias 17:9; João 7:17; Provérbios 28:13, 14; 15:5; 13:1; Hebreus 13:17; Romanos 12:1, 2; 10:16.