Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




DEMAS ME DESAMPAROU!

DEMAS HAS FORSAKEN ME!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do Dia do Senhor, 17 de abril de 2016
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, April 17, 2016

“Demas me desamparou, amando o presente século”
(II Timóteo 4:10).


Este homem, Demas, é mencionado por Paulo três vezes no Novo Testamento. Em Filemom 24 ele é chamado de cooperador de Paulo. Em Colossenses 4:14, todavia, ele é apenas mencionado. Dr. McGee disse:

Quando Paulo mencionou Demas pela primeira vez, ele referiu-se a ele com um colega de trabalho. Aqui [em Colossenses 4:14] ele simplesmente diz, "e Demas"; Eu creio que isso pode indicar que Paulo [não estava] realmente certo sobre ele naquele momento. Mais tarde Demas [iria] abandonar Paulo. Quão trágico é isso. (tradução de J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, volume V, p 365;. Nota sobre Colossenses 4:14).

Ao chegarmos ao nosso texto, o apóstolo disse:

“Demas me desamparou, amando o presente século” (II Timóteo 4:10).

A palavra grega traduzida como "desamparar" significa "abandonar por completo, dando a ideia de deixar alguém em uma situação difícil" (Bíblia de Estudo MacArthur).

Em sua caminhada de um cristão verdadeiro, você verá pessoas que constantemente fazem isso. Eu estava dando uma olhada em algumas fotos antigas de um aniversário de minha esposa anos atrás. Na verdade as fotos foram tiradas cerca de vinte e cinco anos atrás. A aparência da minha esposa é a mesma de hoje. Eu, no entanto, pareço muito mais velho, porque ganhei muito peso em decorrência dos tratamentos de câncer que fiz. Em uma das fotos minha mulher está sentada com um grupo de doze pessoas. Daquelas doze pessoas, apenas três ainda estão em nossa igreja - Ileana, Leslie e Sr. Prudhomme. As outras nove pessoas nos abandonaram. Conhecendo cada uma delas só posso dizer o que Paulo disse,

“[Cada uma delas] me desamparou, amando o presente século” (II Timóteo 4:10).

Isso foi verdade sobre cada um dos nove membros da igreja naquela foto. Eles nos abandonaram e voltaram para o mundo. Isso acontecerá novamente? Sim, claro que sim. Praticamente todas as pessoas que amam o mundo presente deixarão nossa igreja mais cedo ou mais tarde. Os que permanecerem, sem dúvida, ao verem uma fotografia tirada agora –serão capazes ver nela pessoas que também nos abandonaram "tendo amado o este mundo presente." Mesmo que Deus nos envie um tremendo avivamento, que reúna a muitos, ainda será ainda verdade que outros nos abandonarão", tendo amado este mundo presente."

Eu não digo isto para que vocês se sintam mal. Só digo isso para que não surpreendam-se quando isso acontecer. Estas palavras Bíblicas são dadas para nos advertir. Não apenas terá acontecido com o apóstolo Paulo. Isso acontecerá a você e a mim também.

“Demas me desamparou, amando o presente século.”

O que havia de errado com Demas? O comentário de Matthew Henry diz que Demas "afastou-se de seu ministério por assuntos seculares, nos quais ele se embaraçou ... Cristo e seu evangelho foram abandonados e esquecidos, e ele apaixonou-se pelo mundo. Nota: O amor a este presente século é muitas vezes a causa da apostasia das verdades e caminhos de Jesus Cristo "(nota sobre II Timóteo 4:10).

Dr. MacArthur está errado sobre o Sangue de Cristo. Mas ele diz outras coisas que são verdadeiras. Dr. MacArthur disse: "Demas era um discípulo de “tempo ameno” não contando o custo de um compromisso genuíno com Cristo" ( tradução de MacArthur Study Bible ibid.). Este tipo de pessoa é descrita na parábola do semeador,

“Eles ... são os que, ao ouvirem, recebem a palavra com alegria; mas estes não têm raiz, que crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam” (Lucas 8:13).

Eles nunca tiveram uma conversão real. Eles não estavam enraizados em Cristo. Então, quando a tentação vem, eles afastam-se de sua igreja, e voltam para sua vida mundana. Isso muitas vezes acontece durante um momento de mudança. Um tempo de mudança veio para Demas quando Paulo foi preso. Tudo mudou para ele. E naquele momento de mudança, foi revelado que ele não estava verdadeiramente enraizado em Cristo - e ele voltou para o mundo e desamparou Paulo.

Nós vemos isso acontecer quando os jovens se formam na faculdade. É um momento de mudança. Eles pensam que ninguém nunca passou por isso antes! "Ái, ái! Eu tenho uma carreira à minha frente! Você não pode esperar que eu seja fiel e sofra por Cristo! Isso foi apenas quando eu era criança! Agora que eu sou um adulto, eu tenho que me esforçar pela minha carreira. Não dá para você entender? É a minha carreira! "Oh sim, eu entendo perfeitamente! Eu passei pela mesma coisa. A diferença entre nós é que eu continuei seguindo o exemplo de Paulo, e você se envolveu com o mundo presente. A diferença é que eu era convertido - e você só tomou uma “decisão” falsa e superficial. Quando foi testado, você não tinha raiz! Eu estava enraizado em Cristo, e você nunca esteve! É simples assim!

A tentação muitas vezes vem em outro momento de mudança. Quando os jovens se apaixonam, estão namorando, e nesse tempo eles abandonam a igreja e mergulham no mundo.

Ou ainda pode vir quando vêm os filhos. Você pensa: "Afinal de contas, eu tenho um filho agora! Você não pode esperar que eu seja fiel ao Senhor agora! "Não importa que o resto de nós tanhamos sido fiéis em trazer nossos filhos a cada culto. Você acha que ninguém passou por isso antes! Mas a verdadeira razão é que você não está enraizado em Cristo – sua conversão foi falsa, não real! Se, ao se formar na faculdade, você tomar o caminho errado, nunca mais você voltará para o caminho certo. Você pode fazer algumas coisas na igreja, mas você nunca será o poderoso soldado de Cristo que poderia ter sido! Que você deveria ter sido! O poeta Robert Frost famosamente disse:

Isto eu hei de contar mais tarde, em um suspiro,
Nalgum tempo ou lugar desta jornada extensa:
A estrada divergiu naquele bosque, e eu -
Segui pela que mais ínvia me pareceu
E foi o que fez toda a diferença.
(“A Estrada não Trilhada”, de Robert Frost, 1874-1963,
   Traduzido por Renato Suttana).

Uma vez que você segue pelo caminho errado, não há como voltar atrás. Em cinquenta e oito anos de ministério eu nunca vi uma pessoa fazê-lo! Nenhuma sequer! Lembre-se, Demas nunca voltou para Paulo - e nem tão pouco você! Isso significa: seja extremamente cuidadoso com caminho que você segue nas mudanças da vida. O mundo vai dizer que você pode reinventar sua vida uma dúzia de vezes. Mas o mundo mente ao dizer isso. Eu nunca vi uma vida que foi totalmente reinventada. Lembro-me de uma mulher que eu conheci que tentou desesperadamente reinventar sua vida. Ela falava sobre isso o tempo todo quando eu morei em um quarto alugado em sua casa. Depois de anos tentando reinventar sua vida, ela finalmente perdeu a razão. História verdadeira! Tenha muito cuidado com o caminho que você vai seguir, meu amigo! "Se eu seguir o caminho de Cristo, eu vou perder alguma coisa! Eu vou perder algo muito precioso ", dizia ela. E assim ela perdeu a razão - assim como Demas perdeu sua alma!

“Demas me desamparou, amando o presente século.”

Eu já vivi três quartos de século. Quando você já viveu esse tempo todo você pode ver filas de rostos que já passaram em sua vida. Fila após fila de rostos! Quantidades, centenas, milhares! Fila após fila após fila de faces. E o que esses rostos dizem? Ao passarem por mim na escuridão, eles dizem: "Não há nada neste mundo pelo qual valha a pena perder a sua alma! Perder sua alma por isso! Você está louco? "Isso é o que aquelas almas sussurram ao passarem por mim na escuridão.

"Eu tenho toda a minha vida pela frente", você diz. Você não vai me ouvir quando eu lhe disser que são apenas alguns meses. Eles passam tão rápidamente que você não vai saber para onde eles foram, quando estiver à beira do precipício da noite eterna, sendo, então, para sempre tarde demais para reinventar sua vida! O que ninguém realmente o faz, depois de haver rejeitado a estrada não trilhada. Lembre-se, Demas nunca mais voltou para Paulo!

Vou contar-lhes algumas histórias sobre pessoas assim.

Seu pai era um pregador. Ela tocava piano em sua igreja. Ela era uma menina simples, nada para se admirar. Assim, quando um péssimo rapaz olhou para ela, ela foi com ele, esqueceu a fé que nunca tinha realmente conhecido, e foi com ele, até que ele partiu seu coração, e ela teve que lutar para sustentar ambos. Eu não pude ajudá-la agora. Ela estava muito velha e triste para ouvir as palavras. Levei-a em minhas costas na chuva para o hospital onde ela morreu. Seu coração tinha morrido muitos anos antes. Eu mantenho seu piano na minha sala para me lembrar da estrada que ela não trilhou.

Ele deixou a fazenda primeiro, porque ele era o filho mais velho. Ele sabia o que queria, e conseguiu o que queria, casou-se com uma menina rica e fez muito dinheiro para si mesmo. Sua esposa estéril queria tanto uma filha que ele comprou uma para ela. Ele tinha muito dinheiro agora. Ele poderia comprar qualquer coisa, assim pensou! Então, sua mulher morreu. Em seguida, a menina enredou-se pelo mau caminho. E, então, ele foi deixado só em sua grande casa. Ali encontraram-no, trancado em seu quarto com uma pistola na mão, paralisado por um acidente vascular cerebral. Fui vê-lo no hospital. Ele não podia falar. Peguei em sua mão para orar por ele. Ele gritou como um animal selvagem, tão alto que eu não conseguia pensar. Quando o vi novamente, ele estava deitado em um caixão caro. Uma mosca pousou em seu rosto. Ele havia sido muito rico, mas ele não tinha vida para espantar a mosca para longe. Eu mantenho um quadro seu em minha sala para me lembrar da estrada que ele não trilhou.

"Eu tenho toda a minha vida pela frente", você diz. Você não vai me ouvir quando eu lhe disser que são apenas alguns meses. Eles passam tão rápidamente que você não vai saber para onde eles foram, quando estiver à beira do precipício da noite eterna, sendo, então, para sempre tarde demais para reinventar sua vida! O que ninguém realmente o faz, depois de haver rejeitado a estrada não trilhada. Lembre-se, Demas nunca mais voltou para Paulo!

Na noite do domingo Dr. Cagan lhe contou sobre a minha vida. Ele disse que foram "anos de batalhas, traições e reveses." Para você, talvez, tenha parecido que a vida de um pastor é muito difícil, muito longa, muito cheia de adversidades. Você pode ter pensado que talvez eu fosse o que tenha tomado a bifurcação errada na estrada da vida. Talvez seja isso que Demas tenha pensado ao ver Paulo em cadeias, sofrendo na prisão. Minha esposa e eu fomos a essa prisão escura em Roma. Nós realmente fomos lá dentro da cela onde Paulo escreveu II Timóteo. E Demas teve medo que ele também fosse para lá. Ele, então, deixou o Apóstolo. E Paulo escreveu essas palavras terríveis:

“Demas me desamparou, amando o presente século.”

Mas Demas estava errado. E você está errado. Esta estrada, embora difícil, me trouxe alegria, me deu uma esposa maravilhosa demais para descrever em palavras, e as amizades que eu jamais teria conhecido caso tivesse tomado a bifurcação errada na estrada da vida - quando eu ainda era um adolescente .

Eric Booth-Clibborn era o neto de William Booth, fundador do antigo Exército da Salvação, e filho de um pregador. Eric foi para a África como um missionário da Assembléia de Deus. Ele morreu apenas duas semanas depois haver chegado no campo missionário com sua esposa grávida Lucile, e sua filha. Ele tinha apenas 29 anos quando morreu. Mais tarde, sua esposa escreveu sobre sua trágica morte em um livro intitulado "Obediente Até à Morte." Ela falou de um culto que ela e Eric participaram antes de partirem para a África. Eles oraram e cantaram uma canção escrita pela mãe de Eric:

A teus pés me prostro
Rendo tudo a Ti
Sofrer, viver ou morrer
Meu Senhor crucificado servir.

No livro que escreveu, a esposa de Eric contou sobre seu funeral. Nativos africanos que nunca tinham ouvido falar do Evangelho vieram às centenas para ver um enterro cristão. Ela escreveu: "Então, depois de uma palavra de oração, a tampa foi colocada sobre o caixão e os pregos martelados. Você pode imaginar a dor que traspassou meu coração a cada batida do martelo." Ela então disse: "Eu percebo que o sucesso missionário hoje deve-se em muito, ao exército de mártires que sacrificaram suas vidas no campo [missionário] por amor às almas que perecem. Tem-se dito que uma sepultura solitária em terras distantes, por vezes, faz uma impressão mais duradoura sobre as vidas e corações dos nativos do que uma vida inteira de esforço; que uma simples cruz de madeira sobre um monte tem falado de maneira mais eloquente do que uma multidão de palavras ".

Eric Booth-Clibborn tinha apenas 29 anos quando chegou ao campo missionário, um lugar onde o cristianismo era desconhecido. Ele viveu apenas duas semanas depois que ali chegou. O único sermão que ele pregou foi sua vida, contada por outro em seu sermão fúnebre, e centenas de indígenas não salvos ouviram.

Mas aquele pequeno funeral foi o início do cristianismo em Burkina Faso. Hoje, as Assembléias de Deus naquela parte da África lembram-se de Eric Booth-Clibborn como um herói da fé, que deu sua vida para seguir o chamado de Deus. Hoje, as Assembléias de Deus, são de longe a maior denominação protestante naquele lugar. Mais de 4.500 igrejas e pontos de pregação da Assembléia de Deus servem mais de 1,2 milhões cristãos africanos. A curta vida de Eric fez Cristo conhecido por incontáveis milhares em uma parte da África, onde nenhum homem branco houvera ido antes.

Quando eu li essa história há poucos dias eu pensei que tinha que contá-la a vocês. Seja qual for a dificuldade por você atravessada, será recompensada por Cristo algum dia. Que você possa desviar-se do caminho fácil que Demas seguiu quando abandonou o Apóstolo deixando-o na prisão. Que você possa afastar-se do caminho fácil, e seguir a estrada menos trilhada. Veja o que diz II Timóteo 4:17. Ouça o apóstolo Paulo depois haver sido abandonado em cadeias por Demas,

“Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me; para que por mim fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem ...” (II Timóteo 4:17).

Jovem moça, jovem rapaz, sigam o exemplo de Paulo! Que vocês possam apossar-se da visão de Paulo como a sua própria! Que você possa nos ajudar a fazer uma grande igreja aqui que será como uma cidade brilhando sobre uma colina para todo o mundo ", que todos os gentios possam ouvir" o Evangelho! Jovem rapaz, pense no que nossa igreja poderia ser, o que pode ser e, pela graça de Deus, o que será! Jovem moça, dê o seu melhor para Cristo!

Dê a Cristo a sua juventude e força! Seja como Eric Booth-Clibborn! Dê o seu sangue e sua vida para o Salvador. Não retenha nada! Dê a Cristo tudo o que você tem! Vá para o ministério! Vá para o seu campo missionário! Deixe o mundo chamá-lo de tolo! Vá e traga jovens para ouvir o Evangelho! Dê a Cristo, o melhor que você tem! Por favor, levantem-se e cantem número hino 7 em sua folha de música.

Sê minha vida, ó Deus de poder; que eu nunca perca a visão do teu ser.
   Se é noite ou dia, tu és minha luz; Tua presença meus passos conduz.
Sê minha fonte de todo saber, pois a verdade eu desejo aprender.
   Eu sou teu filho, ó Pai sem igual. Em mim habita, Senhor divinal.

Ó soberano do reino eternal, hei de chegar à vitória final.
   Sê o primeiro no meu coração, sê minha vida, sê minha visão.
Sê minha vida, Senhor de poder, que Teu amor o meu ser venha encher
   Sê minha luz, poderoso Senhor, que eu sempre reflita o Teu resplendor

Sê tu a fonte do meu desejar, que tua glória me venha inspirar
   Sê tu minha vida, Senhor divinal, inunda meu ser com Tua luz celestial.
Que nada vil, ó Divino Senhor, apague Tua luz em meu interior,
   Que Tua face sempre eu possa ver e tua glória brilhe em meu ser.
(Tradução livre de “Fill All My Vision” de Avis B. Christiansen, 1895-1985).

Por favor, permaneçam em pé.

As histórias que eu contei nesta manhã são todas verdadeiras. A mulher que fugiu da igreja de seu pai e se casou com um mau rapaz que arruinou sua vida foi a mãe do meu padrasto. O homem rico que se trancou em seu quarto com uma pistola na mão era meu tio, irmão mais velho do meu pai. Eu não vou identificar a mulher que enlouqueceu porque ela ainda está viva.

Eles todos foram jovens, assim como você. Mas eles deixaram a vida passar sem serem salvos por Jesus. Eles disseram "não" a Jesus tantas vezes que tornou-se um hábito, um hábito tão forte que o próprio Deus deixou-os para sua condenação.

Jovem, jovem, arrependa-se! Vire as costas para sua vida sem Deus - e venha a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Confie nele. Ele vai lavá-lo e deixá-lo limpo com Seu Sangue. Ele está esperando à mão direita de Deus no Céu. Confie em Jesus e seja salvo de uma vida desperdiçada e uma eternidade sem esperança!

Todos, por favor, fechem os olhos. Se você quiser falar conosco como sobre confiar em Jesus, eu quero que você acompanhe o Dr. Cagan e John Cagan para o fundo deste auditório neste momento. Eles vão levá-lo para uma sala tranquila, onde você poderá conversar e orar. Amém

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Abel Prudhomme: II Timóteo 4:10-17.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“I’d Rather Have Jesus” (letra: Rhea F. Miller, 1922; música composta por: George Beverly Shea, 1909-2013).