Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




MÃE DO PRESIDENTE REAGAN –
SERMÃO DE DIA DAS MÃES

PRESIDENT REAGAN’S MOTHER –
A MOTHER’S DAY SERMON
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 10 de Maio, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, May 10, 2015


Por favor torne comigo em sua Bíblia ao Êxodo, capítulo dois, versículo dois. Está na página 72 de Bíblia de Estudo Scofield. Vamos nos levantar e ler este versículo em voz alta.

“E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses” (Êxodo 2:2).

Você pode sentar-se.

Isto é a história de nascimento de Moisés. A mão de Moisés foi uma mulher Hebreu chamada Joquebede. Quando o Faraó de Egito comandou que todos os meninos Hebreu de ser afogado no rio, e a mãe de Moisés Joquebede escondeu ele por três meses. Quando ela não podia mais esconder ele, ela fez um arco pequeno, como um basquete, e colocou o bebê dentro, e deixou flutuar no rio para o lugar aonde a filha do Faraó vinha para lavar-se sozinha. Joquebede soube que a única esperança que o bebê dela havia de possibilidade é a filha de Faraó salvar ele. Ela deve haver orado bastante enquanto ela escondeu-se no junco e assistia o barco pequeno com o bebê dela flutuando-se no rio ao lugar aonde a filha de Faraó estava se banhando. Deus respondeu a oração dela e a filha do Faraó pegou o bebê e “moveu-se de compaixão dele” (Êxodo 2:6).

Na província de Deus, a filha do Faraó havia servantes dela procurar por uma mulher Hebreu para amamentar o bebê. Eles trouxeram a Joquebede, mãe verdadeiro dele, para amamentar ele. Joquebede tomou conda do Moisés até que ele estava quase dez ou doze anos de idade. Depois disso ele foi crescido na corte de Egito como o filho da filha de Faraó.

“E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios” (Atos 7:22).

Moisés foi crescido na corte do Faraó. Ele aprendeu tudo sobre a religião pagão de idolatria de Egito. Todo mundo pensou que ele foi um Egípcio. Todavia em seu coração Moisés soube sobre Deus, porque sua mãe verdeira, Joquebede, contou ele sobre Deus e herança Hebraica dele quando ela foi babá dele desde uma criança.

Influência de Joquebede sob filho dela foi mais grande que o Faraó de Egito. Influência dela sobre ele foi mais grande que “toda a ciência dos egípctios” (Atos 7:22). Quando Moisés tornou-se um homem, a Bíblia nos diz que ele rejeitou a religião de Egito para seguir o Deus de sua mãe. A Bíblia diz,

“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado...Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível” (Hebreu 11:24, 25, 27).

Moisés estava tão altamente influenciado pela fé de sua mão que toda riqueza, poder e sabedoria de Egito não podia deter ele desde seguir o Deus de sua mãe.

Mães piedosas por toda história têm altamente influenciado suas crianças. Presidente Theodore Roosevelt disse,

Um mãe boa, uma mãe sábia, é mais importante para a comunidade que uma pessoa bem capaz; carreira dela é mais valoroso de honra e é mais útil para a comunidade que a carreira de qualquer outra pessoa, não importa como foi sucedido.

O Presidente Theodore Roosevelt estava certo? Eu penso que sim. A vida de Joquebede mostra isso. Filho dela Moisés continuou-se de ser um dos mais grandes e mais piedosos homem na história. Ele liderou os Hebreus fora de escravidão em Egito. Até no meio de idolatria pagão, na corte de Egito, Moisés não podia esquecer do que ele havia aprendido desde sua mãe piedosa.

Será que isso confirma a verdade em nosso tempo? Sim, isto faz. Eu não consigo pensar a melhor ilustração que este de Nelle Reagan – e filho dela, Ronald Wilson Reagan, o quadragésimo Presidente dos Estados Unidos.

Ronald Reagan foi nascido em 1911 em uma cidade pequena de Tampico, Illinois, o segundo filho de Jack e Nelle Reagan. Ronald Reagan teve apeliado de “Dutch” [Holandês] pelo seu pai. O nome ficou, e melhores amigos frequentemente chamam o presidente atrasado de “Dutch” até este dia. Mas o pai de “Dutch” foi um nominal Católico e bebedor. Sua mãe, Nelle, foi uma Protestante quem levou a fé dela seriamente.

Jack Reagan mudava com a família por redor enquanto ele buscava melhor trabalho. Eles finalmente mudaram desde uma cidade pequena desde Tampico até Dixon, Illinois, aonde eles viveram em cinco diferente casas de aluguel. Um vizinho disse, “Eles foram bem pobres.”

Mudando-se para tão bastante lugares causou “Dutch” de ser introvertido, tímido e solitário. Como um criança, Dutch disse que ele foi “um pouco lento de fazer amigos. Em algumas maneiras eu penso que essa relutância de ficar perto de pessoas nunca deixou-me inteiramente.” Quando eu encontrei ele com minha família no escritório dele, eu senti um timidez em ele. Mas ele cobriu-se bem como Presidente. Você pode ver as fotos dos meus meninos, minha esposa e eu, com Presidente Reagan na parede da nossa igreja, no segundo piso.

Agora eu vou citar diretamente desde God and Ronald Reagan, por Dr. Paul Kengor (Harper Collins Publishers, 2004). Eu irei citar bastante parágrafos.

[Ronald Reagan] primeiramente buscou e conectou ao Deus como um menino solitário... Outra falta [de seu pai] talvez tem contribuído mais adiante para Dutch buscar ao Deus...pouco depois de décimo primeiro aniversário de jovem Reagan...ele estava esperando de chegar na casa vazia. Ao invés, eles ficou chocado pela vista de [pai dele] estendido na neve no pátio da frente, desmaiado, deitado de costas, congelado, tão bêbado de andar até a porta. “Ele estava bêbado,” seu filho relembrou-se. “Morto ao mundo.”

Dutch agarrou um punhado de sobretudo de [pai dele] e puxou ele em direção à porta. Ele arrastou ele para dentro da casa direto ao banheiro... Isso foi um momento triste. Dutch não sentiu raiva, não resentimento, justamente tristeza...Mundo dele estava em caos – de novo...Ele tinha somente 11 anos de idade.

O evento ocorreu em um tempo crucial de desenvolvimento espiritual de Reagan. Quatro meses depois ele iria ser batizado, começando a vida novamente como um membro de igreja. O pensamento de pai dele estendido na nenve poderia ter prolongado a mente de Reagan aquele dia, enquanto fosse para o resto da vida dele.

[Em este ponto, mãe dele] tornou-se a figura formativa de liderar Ronald Reagan a virar um Cristão.

Biógrafos normalmente começam a história de fé própria de Nelle em Dixon, mas a função dela antes na igreja em Tampico merece atenção. Nos últimos meses, antes de [seu pai] mudar a família de novo, Nelle foi bem ativa na igreja... Atraída por um reavivamento de 1910 organizado lá, um fornecedor clama que Nelle administrou igrejas sem pastores virtualmente com uma mão só, escrevendo boletims, preparando programas de Domingo, espetando a congregação para melhor suporte às igrejas que estavam lutando, e até fazendo uma quantia considerável de pregação... Mesmo até mudando para Dixon, Nelle fez viagens frequentes de volta para Tampico para ajudar a igreja antiga dela, com Dutch na companhia.

[Então a mãe de Reagan juntou-se com a igreja em Dixon]. A [igreja] primeiramente se reuniu no subsolo de bairro de YMCA até que podia levantar fundos por um edifício. A igreja nova abriu...em 18 de Junho, 1922.

Nelle [Reagan] tornou-se um líder, finalmente um pilar, na igreja local. Fora de ministério, ela foi a pessoa mais visível...A classe de [Escola de Domingo] de Nelle foi o mais grande. O manual da igreja por 1922 registrou-se trinta e um estudantes em classe dela; o classe do pastor havia somente cinco, sua esposa nove.

Nelle deu leituras religiosas, ambos fora da igreja e entre – um serviço por qual ela estava com grande demanda. Abençoada com uma voz encantadora e a confidência de uma executora natural – qualidades que ela passou para o filho dela – ela também atuou em bastante peças... Em Junho de 1926, ela induziu a casa em Igreja Batista com uma leitura entitulado “The Ship of Faith” [O Navio de Fé].

...Nelle publicou o “Armistice Day Poem” [Poema de Dia de Armistício] em...1926, em qual ela encorajou que “Deus proibe que nós esquecemos” aqueles soldados quem deram suas vidas [em Primeira Guerra Mundial]. Aqueles homens bravos, escreveu Nelle, “têm vencido pela democracia mundial, e amaldiçoado para sempre e sempre a autocracia cruel”... Em 1927, Nelle apareceu na American Legion para dar do que foi descrevido como uma “conversa esplêndida” sobre a infância de George Washington – certamente uma história que deve ter feito uma impressão em [filho mais novo dela].

Um crente firme em poder de oração, ela liderou reuniões de oração na igreja. Quando o ministro tirou-se de férias...ela foi colocada no comando de orações durante semana, e ela liderou dicussões sobre oração...Nelle [também] atuou como uma “líder,” fornecendo “cultos de oração em casa.”

[Aqui está o testimônio de Mrs. Mildred Neer, em ralação a oração de Nelle Reagan para a filha dela. A menina havia tornado tão doente que ela não podia comer ou dormir. A mãe foi para igreja. Aqui está do que ela disse]:

     Quando o serviço foi demitido, eu não podia deixar on meu assento. No mínimo todo mundo saiu exceto Mrs. Reagan...
     Eu pensei, “Se eu somente podia falar com Mrs. Reagan,” e fui para ela...eu disse ela sobre a filha dela, e ela disse, “Vamos para o quarto de trás.” Nós fomos. Então Mrs. Reagan disse, “Vamos ajoelhar-se e oramos por isso.” Ela deu uma oração maravilhosa e quando [nós levantamos] eu senti que a oração foi respondida. Eu fui para casa. Logo depois houve um toque na porta. Foi Mrs. Reagan. Ela passou a tarde inteira [em oração] com nós. Ela foi embora quase seis em punto. Momentos depois o abcesso [sobre a filha] estourou. Na manhã seguinte o doutor disse, “eu não preciso lancetar isso.” Deus havia escutado a oração de Nelle Reagan e respondeu isso.

Outro membro de congregação retornou:

...Ela nunca botou as mãos ou nada como isso. Isto foi a maneira que ela orou, ajoelhando-se, olhos para acima e falando como se ela conhecesse Deus pessoalmente, como ela houvesse bastante relacionamento com ele antes. Se alguém houvesse problemas reais ou estava doente, Nelle iria ir para casa deles e ajoelhar-se e orar... pessoas podiam endurar coisas bem melhor depois que ela ia embora.

...isto é dificilmente surpreso que até como um adulto, filho de Nelle acrediou tão fortemente no poder de oração.

Nelle Reagan dedicou-se vida dela sinceramente para os “pobres e fracos.” Isto foi uma promesa que ela havia dito para a própria mãe dela em leito de morte da mãe dela...Ela deu atenção especial para aqueles atrás das jaulas...ela [frequentemente] foi dedicadamente para a jaula à ler a Bíblia aos incarcerados... Existe até histórias de criminais mudando seus atitudes como um resultado direto de ministério dela – um atualmente no meio de ato criminal.

[Um vadio jovem falou com Nelle na jaula. Depois, quando ele saiu, ele pegou uma carona e estava planejando de roubar o motorista com revólver. Quando ele saiu do carro, ele disse] “Tchau, obrigado pela carona”... “Você irá achar um revólver no assento de trás. Eu iria usar isso, mas eu estava falando com uma mulher na jaula...” Nelle Reagan havia persuadido ele de deixar a vida de crime.

No verão de 1924, ela ajudou a levantar dinheiro para construir uma capela para Igreja Russa em Nova York, um ato simbólico que mostrou solidaridade com Cristãos Russos [abaixo de Comunismo].

Em Abril 1927...ela organizou uma conversa sobre Japão e o estado de Cristianismo lá.

Nelle Reagan havia coração por Deus, e ela fez o melhor dela para impartar este fé ao filho dela Ronald. Foi a oração dela que ele iria um dia levar esta fé para o mundo.

Em 21 de Julho, 1922, três dias depois a igreja abriu...Dutch, seu irmão Neil, e vinte e três outros foram os primeiros a ser batizados na nova igreja. Foi a própria idéia de Ronal Reagan de ser batizado. Ele disse que ele havia “uma experiência pessoal com Cristo.”

Como um adulto, [Presidente] Reagan iria referir à Bíblia como seu livro favorito, e como “o maior mensagem jamáis escrito.” Que estas palavras foram de origem divino e inspiração ele disse que ele “nunca havia nenhuma dúvida.”

Depois de ser batizado [Ronald] Reagan tornou-se um membro ativo especial [da igreja]. [Reagan, sua mãe, e irmão fizeram a mesma coia cada domingo. Seu irmão lembrou a agenda.] “Escola dominical de manhã em domingos, domingo manhã na igreja, Esforço Cristiano noturno de domingo, Esforço Cristiano após igreja, e reunião de oração nas quarta-feira”... Em quinze anos de idade, Dutch começou a ensinar a sua própria classe da escola dominical... “Ele virou um líder entre aqueles meninos,” amigo de infância lembrado Savila Palmer. “Eles admiravam ele.”

Ronald Reagan continuou a atender um colégio Cristiano. Em 1981 ele virou o Presidente dos Estados Unidos da América. Ele prestou o juramento de cargo como Presidente com sua mão sob a Bíblia de sua mãe, “Então ajude-me Deus.”

Como Presidente, Ronald Reagan opôs aborto em fudamentos Bíblicos. Ele disse,

Eu acredito que nenhum desafio é mais importante ao caráter da América do que restaurar o direito à vida para todo ser humano. Sem este direito, nenhum outro direito tem significado. “Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.”

Em seu 1986 State of the Union Address, ele disse,

Hoje existe uma ferida em nossa consciência nacional. América nunca irá ser completo enquanto o direito a vida concedido pelo nosso Criador é negado ao nascituro.

Aborto foi um assunto moral em qual ele negou de aceitar como Presidente.

Presidente Reagan também fortemente opôs ímpio Comunismo durante a presidência dele. Ele chamou a União Soviética um “Império Diabólico.” Ele disse, em seu grande discurso no Muro de Berlin, “Mr. Gorbachev, destrói este muro.” Ele acreditou que o ateismo de Comunismo foi inerentemente diabólico. Ele intensificou exército Americano talvez sabendo que a União Soviética poderia ter estado compatível, e iria esfarelar como um resultado. E esfarelou-se, exatamente como ele soube que iria. Mais que qualquer outro indivíduo único, Ronald Reagan foi responsível por o fim de “Império Diabólico,” e o fim de dispersão de Comunismo ao mundo inteiro. Seu biógrafo Edmund Morris disse, “Ele deseja Cristianismo em Moscow, isso é simples assim.” E Ronald Reagan viveu para ver oração dele virar realidade.

Esta Dia das Mães, eu quero que vocês mães de sair desta igreja com inspiração descrevido desde Joquebede, a mãe de Moisés – e desde Nelle Reagan, a mãe de nosso quadragésimo Presidente. Eu quero que você saiba que Jesus Cristo morreu em seu lugar, para pagar por seus pecados, na Cruz. Eu quero que você saiba que o Sangue de Jesus pode purificar você desde todo pecado. Eu quero que você saiba que Jesus ressucitou fisicamente desde a morte e está vivo agora ao lado direito de Deus. Eu quero que você venha para Jesus e crê Ele completamente. E então tenha certeza que você está na igreja todo Domingo. Tenha certeza que você faz uma impressão espiritual em sua criança para viver po Jesus Cristo. Que Deus te abençoe. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Hebreus 11:23-27.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“I Will Praise Him” (por Margaret J. Harris, 1865-1919).