Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O SALVADOR QUE DÁ VIDA!

THE LIFE-GIVING SAVIOUR!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 19 de Abril, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, April 19, 2015

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).


A palavra “vida” é uma tradução de palavra Grega “zōē.” Isto é a vida de Deus o Pai e o Filho. Como Cristo disse,

“O Pai tem a vida (zōē) em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida (zōē) em si mesmo” (João 5:26).

Jesus veio no mundo para dar nos esta vida, para que nós podemos viver. Jesus disse, “eu vim para que tenham vida (zōē)” (João 10:10).

Jesus morreu na Cruz para que nós podemos ter vida. Jesus derramou Sangue precioso Dele para que nós podemos ter vida. E aqueles quem são convertidos tem esta “vida.” Cristo disse, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna [zōēn aiōnion],” João 3:36. Dr. A. T. Robertson disse que aquele quem crê em Jesus “tem aqui e agora” (Word Pictures; nota sobre João 3:36).

Henry Scougal (1650-1678) tinha somente 28 anos de idade quando ele morreu. Então ele não podia ter mais que 26 ou 27 quando ele escreveu um livro pequeno chamado, The Life of God in the Soul of Man [A Vida de Deus dentro da Alma do Homem] (Martino Publishing, 2010 edition).

The Life of God in the Soul of Man [A Vida de Deus dentro da Alma do Homem] foi dado à George Whitefield por Charles Wesley. Whitefield foi convertido por ler isto e continuou de tornar-se um dos grandes pregadores de Evangelho de todo tempo. Enquanto Whitefield leu isso ele disse, “Que raio de vida divina caiu sob minha alma!” Whitefield disse, “Jesus Cristo...revelou-se ele mesmo à mim e me deu o novo nascimento.” O livro fez uma grande parte no Primeiro e Segundo Grande Despertamento. John Wesley publicou isso quatorze vezes. Isto foi publicado na América por William Staughton, pastor de First Baptist Church of Philadelphia. Benjamin Franklin até publicou uma edição disso!

Em The Life of God in the Soul of Man [A Vida de Deus dentro da Alma do Homem], Henry Scougal disse que nós não devemos fazer erros de formas externos de religião por Cristianismo real. Henry Scougal disse que Cristianismo real é a “união de alma com Deus, um real [compartilhamento] de natureza divina” (ibid., p. 30). Em outras palavras, The Life of God in the Soul of Man [A Vida de Deus dentro da Alma do Homem]! A vida de Deus somente pode entrar em nossas almas quando nós chegamos ao Jesus. Mas Cristo disse,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

ou como uma tradução moderna expressa isto,

“Você recusa de vir a mim para ter vida” (Traduzido desde NIV).

Cristo disse isto ao homem quem creu em Deus. Ele disse isto ao homem quem creu cada palavra da Escritura. Ele disse isto ao homem quem fez jejum no mínimo de dois dias a cada semana. Ele disse isto ao homem quem estava tentando duro de ser um homem de Deus. E então Ele diz isto a você quem não é ainda convertido esta manhã,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

A única maneira de tornar um Cristão real é de ter a vida de Deus em sua alma. E a únca maneira de receber esta vida dentro de sua alma é de vir ao Jesus. Todavia o Salvador diz, “E não quereis vir a mim para terdes vida.” Eu irei aplicar este versículo em diversas maneiras.

I. Primeiro, porque você não veio ao Jesus.

“Decisionistas” pensam que qualquer um pode vir ao Cristo em qualquer tempo. Tudo que eles têm de dizer é de levantar mãos deles ou “ir para frente” no fim de um sermão. Tudo que eles têm de dizer é de dizer as palavras de “sinner’s prayer” [oração do pecador]. Isto tudo é ação humana que qualquer um pode fazer em qualquer tempo. Mas nenhum de estas “decisões” irá salvar sua alma. Dr. Isaac Watts disse,

Nenhuma forma externa pode fazer me limpo,
A lepra situa profundo em mim.

“E não quereis vir a mim para terdes vida.” Isto significa que você quem é não convertido não tem vida agora. A Bíblia diz que você é “por natureza filhos da ira” (Efésios 2:3). A Bíblia diz que você é “morto em ofensas” (Efésios 2:5). A Bíblia diz que você está “debaixo do pecado” (Romanos 3:9).

“Debaixo do pecado” – que afirmação terrível, mas um verdadeiro. Dr. Lloyd-Jones disse que isto significa “Toda humanidade por natureza está debaixo da consciência do pecado, debaixo de poder do pecado, e debaixo de poluição do pecado...Nós nascemos como pecadores, ‘todos debaixo do pecado.’ E o termo ‘debaixo,’ eu penso, nos dá a impressão que nós estamos debaixo de autoridade, isto é o mundo inteiro qual nós pertencemos...por causa que nós todos somos descendentes de Adão, nós todos somos nascidos debaixo do pecado... [pecado de Adão] é a coisa mais cataclísmico e devastador que jamáis aconteceu no mundo” (Romans, Chapters 2:1-3:20, The Banner of Truth Trust, 1989, pp. 190-191).

Ele continuou a dizer, “Se você não aceita esta descrição de você mesmo...então não tem a necessidade de discutir sobre isso, você justamente não é um Cristão...você não é ainda convencido e condenado do pecado, e você não um crente em Cristo, mesmo que você pensou que fosse. Se você objeta isso de qualquer forma, você é automaticamente colocando você fora, disse...a fé Cristã. Esta descrição de homem em pecado é a simples verdade, a verdade horrível” (ibid., p. 214).

Arthur W. Pink disse, “Bem longe de ser somente uma ‘fraqueza,’ pecado interior é uma enfermidade abominável” (Man’s Total Depravity, Moody Press, 1981). A enfermidade de pecado tem tanto controle em você que você não quer vir ao Cristo. Você não vem ao Ele porque você não quer Ele. Você é um escravo do pecado tão grande que você não quer nada com Cristo!

Você talvez pode dizer, “Mas eu ando na igreja. Isto não mostra que eu estou bem?” Não, isso não faz! Isto mostra que você está saíndo de um motivo egoísta. Vamos encarar isso. Você não está aqui porque você quer Cristo. Você está aqui porque você gosta de estar em um grupo de jovens felizes. Você gosta das pessoas aqui, mas você não quer Cristo! Agora, eu estou perguntando você para ser honesto com você mesmo. Isto é verdade, não é? Alguns podem dizer, “Sim, isto é verdade. Então eu não irei vir mais. Eu irei ser honesto e não vir mais.” Mas isto prova mais sobre o que eu disse! Isto prova mais que você não quer Cristo! Isto prova mais que você está amarrado e acorrentado por pecado – este pecado tem dominião completo em você. Você está dominado por pecado. Como o Apóstolo Paulo expressa isso, você está “debaixo do pecado.” Não é de estranhar que você não havia chegado ao Cristo! Não é de se estranhar que Cristo diz à você, “E não quereis vir a mim para terdes vida.” Você não quer Cristo. Você não quer vida. Você deseja pecado. Jesus disse, “os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (João 3:19). Até você admitir isto em si mesmo, realmente não existe nenhuma esperança por você. Você deve virar consciente disso. Você deve dizer isto em si, “Sim, isto é verdade. Eu amo trevas do que a luz. Eu amo a maneira que eu sou, e eu não quero ser salvo por Jesus. Mesmo que eu poderia mudar, eu não quero! Eu gosto de ser a pessoa que sou.” Não é de se estranhar que você não irá vir ao Jesus! Não é de se estranhar que Cristo diz,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

II. Segundo, o que acontece para aqueles quem não vêm ao Jesus.

Eu lembro bem do que aconteceu comigo. Eu tenho estado re-escrevendo minha autobiografia, então isto tem sido meus pensamentos recentemente.

Primeiramente eu pensei que andar na igreja foi tudo que eu precisava. Os meus vizinhos me levaram com seus filhos para o First Baptist Church de Huntington Park, California. Eu continuei a ir para igreja porque eu gostei de estar com estas pessoas amigáveis. Não tinha outra razão. Eu gostei. Isso foi tudo.

Eu penso se isso também é a razão que você vem para igreja. Você diverte-se a experiência – nada mais que isso. Isto pode durar por um longo tempo. Mas logo ou adiante isto não será suficiente. Se você não vir ao Jesus, depois de um tempo você não irá ser satisfeito pela felicidade externa que você encontra por vir na igreja. Algo irá acontecer que faz você insatisfeito com meramente andar na igreja.

Algo mal irá acontecer na igreja. Desde que nenhuma igreja é perfeita, você irá ver ou ouvir algo que irá disturbar você. Eu comecei a dizer, “Você talvez pode ver ou ouvir algo que irá disturbar você.” Mas eu mudei isso para, “Você irá ver ou ouvir algo que irá disturbar você.” Isto está pronto a acontecer. Sempre acontece. Não existe nenhum homem em esta plataforma comigo quem não havia estado profundamente perturbado por algo que eles viram em esta igreja. Mas eles ainda estão aqui. Todavia outros, quem viram a mesma coisa, saíram foram e pararam de vir. Eles são descrevidos em esta parábola de semador,

“Como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam” (Lucas 8:13).

Dr. R. C. H. Lenski disse “tentação em alguma forma está obrigado de vir para todos os crentes” (nota sobre Lucas 8:13). Mas aqueles quem são enraizados em Cristo não caem fora. Aqueles quem não são enraizados em Cristo irá cair fora quando eles são tentados por alguma dificuldade. Porque eles saem fora da igreja? Isto é porque eles não tem a “vida” de Cristo dentro da alma deles!

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

é provado pelo fato que eles deixam a igreja depois de um tempo.

Eu tenho conhecido pessoas quem foram para uma igreja após outra. Mas eles nunca foram satisfeitos. Eles sempre encontram alguma falta. Mas eles nunca realizaram que a falta principal estava em eles mesmo. Para eles Cristo diz,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

III. Terceiro, aqueles quem não vem ao Jesus.

Aqueles quem vem ao Jesus são pessoas quem são atraídos ao Ele pela graça de Deus. Como um adolescente eu experienciei uma divisão de igreja realmente horrível no First Baptist Church of Huntington Park. Eu não consigo descrever tudo em este sermão curto. É suficiente de dizer que isso foi horrível. Pessoas pegaram-se um a outro e brigaram como animais no culto de manhã em domingo. Eles atiraram livro de hino entre eles. Eles disseram e fizeram coisas tão horríveis de mencionar em um culto de igreja. Eu vi tudo isso como um adolescente não salvo. Todavia eu estou aqui, pregando para você, por mais de cinquenta anos. Eu penso que todos os outros adolescentes saíram fora. Porque eu estou aqui? Eu nem sou de uma família Cristiana. Porque eu estou aqui? A única maneira que posso explicar isso é por citar desde Efésios 1:4, “Nos elegeu nele antes da fundação do mundo.” Não foi nenhuma bondade em mim que me salvou. Foi o Deus quem me escolheu! Foi tudo pela graça de Deus!

Maravilhosa graça, quão doce o som
Que salvou um coitado como eu
Eu estava perdido, mas agora estou achado
Estava cego, mas agora vejo.

Por muitos perigos, labutas e armadilhas,
Eu tenha já passado;
Por graça tem me trazido seguro tão longe,
E graça irá me liderar à casa.
   (“Amazing Grace” por John Newton, 1725-1807).

Eu comecei a amar Jesus antes de eu crer Ele. Outras pessoas estavam brincando na igreja, mas eu fui um menino sem casa, um menino sem pai. No início eu pensei que eu podia salvar a mim mesmo por ser bom. Mas eu não podia ser bom suficiente. Finalmente, em um momento de tempo, eu vim ao Jesus Cristo Próprio – ou invés, Ele veio à mim. Ele me salvou e Ele me purificou desde todos os pecados pelo Sangue precioso Dele!

Eu tenho achado um amigo, o que amigo!
   Ele me amou antes de eu conhecer Ele;
Ele me atraiu com as cordas de amor,
   E assim Ele me vinculou com Ele.
E ao redor de meu coração ainda bem entrelaçado
   Este nó que nada pode separar,
Por eu sou Dele e Ele é meu,
   Para sempre e sempre.

Eu tenho achado um amigo, o que amigo!
   Ele sangrou-se, Ele morreu para salvar me;
E não sozinho o presente de vida,
   Mas Ele me deu o Seu próprio ser;
Nada que eu tenho eu clamo meu próprio,
   Eu guardo para o Contribuinte;
Meu coração, minha força, minha vida, meu tudo
   São Dele, e sempre Dele.
(“I’ve Found a Friend” por James G. Small, 1817-1888).

Eu amo Ti, porque Vós tem primeiro me amado,
   E comprado meu perdão no madeiro de Calvário;
Eu amo Ti por colocar as espinhas em Tua testa,
   Se alguma vez eu amei Ti, meu Jesus, é agora.

Eu amarei Ti na vida, Eu amarei Ti na morte,
   E louvar Ti enquanto Ti me deixar vivo;
E dizer quando o orvalho de morte cair em minha sombrancelha,
   Se eu jamáis amei Ti, meu Jesus, até agora.
(“My Jesus, I Love Thee” por William R. Featherstone, 1842-1878).

O, querido jovens, eu imploro você a amar meu Salvador, Jesus! Ele sangrou por você na Cruz para fazer ti puro e adequado pelo Céus. Vem para Jesus e ama Ele, e crê Ele. Vem para Jesus e Ele irá dar você vida eterna e alegria sem fim! Ele está vivo! Ele está vivo! Ele está no terceiro céu, sentado ao lado do Deus o Pai. Ele está vivo! Vem para Ele. Crê Ele! Ele ama você!

Ele ama tanto, ele ama bastante,
   Ele ama você mais que seus labios pode dizer
Ele ama tanto, ele ama bastante,
   Ele morreu para salvar sua alma de inferno.
(“He Loves You Still” por Dr. John R. Rice, 1895-1980).

Pai, eu oro que alguém aqui esta manhã irá vir ao Teu Filho, Jesus, e ser salvo para sempre e sempre. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: João 5:33-40.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“More Love to Thee” (por Elizabeth P. Prentiss, 1818-1878).


PLANO DE

O SALVADOR QUE DÁ VIDA!

THE LIFE-GIVING SAVIOUR!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

(João 5:26; 10:10; 3:26)

I.   Primeiro, porque você não veio ao Jesus, Efésios 2:3, 5;
Romanos 3:9; João 3:19.

II.  Segundo, o que acontece para aqueles quem não vêm ao Jesus,
Lucas 8:13.

III. Terceiro, aqueles quem não vem ao Jesus, Efésios 1:4.