Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O PRÓPRIO JESUS CRISTO

JESUS CHRIST HIMSELF
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Manhã do dia do Senhor, 12 de abril de 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, April 12, 2015


Este é um grande dia para mim e para minha esposa Ileana. Hoje comemoramos nossos aniversários - o dela e o meu. Hoje, 12 de abril, completo meu septuagésimo quarto aniversário. Hoje também completam-se cinquenta e sete anos de quando fui chamado ao ministério em 1958. Todavia, acima de tudo, este é um grande dia para a nossa igreja. Há Exatamente 40 anos eu comecei esta igreja, com apenas seis ou sete jovens no meu apartamento, na esquina da Westwood com a Wilshire Boulevard, algumas quadras da UCLA, a grande universidade em West Los Angeles. Apenas duas pessoas ainda estão aqui, o Sr. John Cook e eu. Pela graça de Deus, John e eu estamos aqui nesta manhã - quarenta anos depois. Que Jesus Cristo seja louvado!

Nesses quarenta anos esta igreja enfrentou provas. Assim como os filhos de Israel que passaram quarenta anos no deserto, esta igreja também já passou por muitas dificuldades, muitos problemas, e muitas adversidades. Eu falarei mais sobre isso esta noite. Mas aqui estamos nós, uma grande igreja pregadora do evangelho aqui no centro cívico de Los Angeles. E nós sabemos, que através de todas as nossas tribulações, Deus tem sido conosco e nos tem dado uma grande vitória para comemorar hoje, no quadragésimo aniversário da nossa igreja! Que Jesus Cristo seja louvado!

O pastor Roger Hoffman pregou em nosso culto de oração ontem à noite. Ele pregará novamente esta noite em nossa celebração de aniversário. Pastor Hoffman, todavia, declinou meu convite para pregar esta manhã. Ele disse: "Dr. Hymers, eu quero ouví-lo pregar domingo pela manhã. Então, enquanto orava sobre o que eu deveria pregar, fui guiado a repetir um sermão que preguei em outra igreja Batista em agosto de 2010. Por favor abram comigo suas Bíblias no livro de Efésios, capítulo dois. Na Bíblia de Estudo Scofield o texto está na página nº 1251. Coloquem-se de pé enquanto eu leio Efésios 2:19,20.

“Assim que já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Jesus Cristo, a principal pedra angular.” (Efésios 2:19, 20).

Podem sentar-se.

Aqui nestes versículos o apóstolo Paulo nos diz que a igreja é a família de Deus. Ele segue dizendo que a igreja é construída sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, mas o próprio Jesus Cristo é a “pedra angular”. O Dr. J. Vernon McGee disse que isso significa “que Cristo é a rocha sobre a qual a igreja é construida” “(traduzido de Thru the Bible, Volume V, Thomas Nelson, p. 241; nota em Efésios 2:20).” O Dr. A. T. Robertson disse: “akrogōniais... a pedra principal da fundação” (traduzido de Word Pictures, Broadman, 1931; nota em Efésios 2:20). Jesus Cristo é o fundamento de todo nosso trabalho, e toda nossa vida. “O próprio Jesus Cristo” é o fundamento da nossa igreja. Eu estou retirando essas palavras do final do texto de Efésios 2:20 que lemos nesta manhã.

“Ele mesmo, Jesus Cristo.” (Efésios 2:19, 20).

O próprio Jesus Cristo, é o tema deste sermão. A fé cristã não contém nada tão maravilhoso como Jesus Cristo. Nunca houve nem haverá alguém como Jesus Cristo. Ele é absolutamente único na história da humanidade. Jesus Cristo é o Deus-homem. Ele, o próprio Jesus Cristo, desceu do céu e viveu entre os homens. Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, sofreu, derramou seu sangue e morreu por nossos pecados. Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo levantou-se fisicamente dos mortos para nossa justificação. Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, ascendeu de volta para a mão direita de Deus para interceder por nós em oração. E Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, voltará para estabelecer o Seu Reino na terra por mil anos. Esse mesmo Jesus Cristo! Levantemos e cantemos esse coro!

Somente a Jesus possa eu enxergar,
   Somente Jesus me veio salvar,
Seja minha canção para sempre exaltar –
   A Jesus! Somente a Jesus!
(Tradução livre de “Jesus Only, Let Me See”
      de Dr. Oswald J. Smith, 1889-1986).

Podem sentar-se.

O tema o Próprio Jesus Cristo é tão profundo, tão vasto, e tão importante que jamais poderíamos explicá-lo por inteiro em apenas um sermão. Podemos, nesta manhã, tão somente tocar em alguns poucos pontos sobre Ele mesmo, Jesus Cristo.

I. Em primeiro lugar, Ele mesmo, O próprio Jesus Cristo, é desprezado e rejeitado pela raça humana.

O profeta evangelístico Isaías deixou isso bem claro quando disse:

“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e, como um de quem os homens escondiam o rosto; , era desprezado, e não fizemos dele caso algum”. (Isaías 53: 3).

Dr. Torrey disse: “A incapacidade de [ter] fé em Jesus Cristo não é uma desgraça, é um pecado, um grave pecado, um terrível pecado, um pecado condenável” ( tradução de R. A. Torrey, D.D., How to Work for Christ, Fleming H. Revell Company, n.d., p. 431). O profeta Isaías descreveu o pecado de desprezar e rejeitar a Cristo como a depravação interior que faz com que as pessoas perdidas escondam seus rostos de Cristo. A maior prova da depravação total do homem é a maneira tão pequena de pensarem sobre o próprio Jesus Cristo. A maior prova de que a humanidade perdida merece punição eterna no lago de fogo é o fato de que eles deliberadamente e habitualmente escondem Dele o rosto.

Em um estado não-convertido os homens desprezam o próprio Jesus Cristo. Em seu estado de total depravação, eles não têm estima alguma pelo próprio Jesus Cristo. Até que você seja perfurado em sua consciência, que sinta-se convicto de seu pecado, até que sinta que seu coração está morto para Deus, você vai continuar a desprezar e rejeitar Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo.

Em nossa igreja nós vemos isso acontecer na sala de aconselhamento, após os sermões. Nós ouvimos pessoas dizerem muitas coisas. Elas recitam versículos bíblicos. Elas falam sobre “reconhecer” isso ou aquilo. Elas nos falam sobre o que sentiam e o que faziam. Elas geralmente acabam dizendo: “Então, eu vim para Jesus.” Isso é tudo! Elas não podem dizer mais uma palavra sobre Jesus! Elas não têm nada a dizer sobre o próprio Jesus Cristo! Como podem ser salvas?

O grande Spurgeon disse: “Há uma infeliz tendência entre os homens de deixar o próprio Cristo fora do evangelho” ( tradução de C. H. Spurgeon, Around the Wicket Gate, Pilgrim Publications, 1992 reprint, p. 24).

Conhecer o plano de salvação não pode salvá-lo! Aprender mais da Bíblia não pode salvá-lo! Ouvir mais sermões não pode salvá-lo! Sentir tristeza por seus pecados não pode salvá-lo! Ele não salvou Judas, salvou? Dedicar sua vida não pode salvá-lo! Suas lágrimas não podem salvá-lo! Nada poderá ajudá-lo a menos que você seja levado a parar de desprezar e rejeitar a Jesus Cristo - a menos que você seja movido a parar de esconder seu rosto Dele - a menos que você seja atraído para o próprio Jesus Cristo! Cante outra vez!

Somente a Jesus possa eu enxergar,
   Somente Jesus me veio salvar,
Seja minha canção para sempre exaltar –
   A Jesus! Somente a Jesus!

Podem sentar-se.

II. Em segundo lugar, Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo é o tema central de toda a Bíblia.

Seria irrazoável que lhe disséssemos que Ele, o próprio Jesus Cristo deve ser central em seus pensamentos? Não, não seria. Porque, pense nisso, Ele, o próprio Jesus Cristo, é o grande tema de toda a Bíblia - de Gênesis a Apocalipse! Depois que Cristo ressuscitou dos mortos Ele encontrou dois discípulos caminhando em direção a Emaús. O que Ele lhes disse também se aplica hoje.

“Então, ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés e todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” (Lucas 24: 25-27).

Começando pelos cinco livros de Moisés, e através de todo o restante da Bíblia, Cristo explicou a eles “em todas as Escrituras o que dele se achava.” O que poderia ser mais claro? O tema principal de toda a Bíblia é o próprio Jesus Cristo! Sendo Jesus Cristo o tema principal da Bíblia, não é razoável que você faça dele mesmo, o próprio Jesus Cristo o tema principal de seu pensamento e de sua vida? Eu digo a você, pense profundamente nesta manhã sobre Ele, o próprio Jesus Cristo! Cante isso!

Somente a Jesus possa eu enxergar,
   Somente Jesus me veio salvar,
Seja minha canção para sempre exaltar –
   A Jesus! Somente a Jesus!

Eu creio que conhecer a Jesus Cristo, em uma conversão real, é a coisa mais importante que pode acontecer a você. Se você realmente confiar em Jesus Cristo você precisará de pouquíssimo aconselhamento. Eu acredito que um verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo seria capaz de acabar com a necessidade de 90% de todo o aconselhamento cristão! Quando uma pessoa conhece a Cristo, em uma conversão real, ele vai descobrir que Cristo,

“... para nós [Ele] foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;” (1 Coríntios 1:30)

Se nós nos livrássemos de “decisionismo” em nossas igrejas, e nos assegurássemos de que as pessoas fossem verdadeiramente convertidas a Cristo, isso acabaria com a necessidade de 90% dos aconselhamentos feitos hoje nas igrejas! Deixe que Ele mesmo, Jesus Cristo seja o conselheiro! Cante!

Somente a Jesus possa eu enxergar,
   Somente Jesus me veio salvar,
Seja minha canção para sempre exaltar –
   A Jesus! Somente a Jesus!

III. Em terceiro lugar, Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo é a essência, o elemento central, o coração do Evangelho.

O profeta Isaías falou de Jesus Cristo como o coração do Evangelho,

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.” (Isaias 53:6)

"O Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos." A morte vicária, expiatória de Cristo, em seu lugar, pagando o preço e sofrendo a ira de Deus em seu lugar – esse é o coração do Evangelho! É Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, tomando sobre Si os seus pecados na escuridão do Getsêmani. É o próprio Jesus Cristo que, naquele jardim, disse:

“Minha alma está triste até a morte” (Marcos 14:34).

Foi Ele mesmo, o próprio Jesus que;

“posto em agonia,... seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. (Lucas 22:44)

É o próprio Jesus Cristo que foi preso lá no Jardim do Getsêmani. É o próprio Jesus Cristo que foi arrastado perante o Sinédrio, teve o rosto ferido, foi escarnecido e envergonhado. Eles cuspiram no rosto do próprio Jesus Cristo! Arrancaram-lhe os cabelos e a barba. Foi o próprio Jesus Cristo que foi levado perante Pôncio Pilatos, açoitado nas costas com um flagelo romano, coroado de espinhos, seu sangue escorrendo pela fronte e bendita face de Jesus Cristo, Seu rosto ferido além do reconhecimento.

“Seu parecer... desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos filhos dos homens" (Isaías 52:14).

“E pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53: 5).

Foi Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, que foi levado da corte de Pilatos, carregando a cruz até o local da execução. Foi Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, que foi pregado naquele madeiro amaldiçoado. Foi Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo, que sofreu não só a dor dos pregos atravessando suas mãos e pés - mas uma dor muito maior quando Deus "fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos" (Isaías 53: 6). Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo "levou em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro" (I Pedro 2:24). Dr. Watts disse:

De Sua fronte, pés e mãos
   Fluiu perdão que nos faz um só
Jamais se uniu tanta dor e amor,
   Jamais se viu, renúncia maior.
(Tradução livre de: “When I Survey the Wondrous Cross”
      por Isaac Watts, D.D., 1674-1748).

Levante-se e cante! Agora cante nosso coro!

Somente a Jesus possa eu enxergar,
   Somente Jesus me veio salvar,
Seja minha canção para sempre exaltar –
   A Jesus! Somente a Jesus!

Podem sentar-se.

IV. Em quarto lugar, Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo é a única fonte de alegria eterna.

O corpo de Jesus foi baixado da cruz e sepultado num sepulcro selado. Mas no terceiro dia, Ele ressuscitou fisicamente dos mortos! Ele, então apareceu aos discípulos e disse: "Paz seja convosco" (João 20:19).

“E, havendo dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram vendo o Senhor”. (João 20:20).

“Então os discípulos se alegraram quando viram o Senhor” (João 20:20). O próprio Jesus Cristo deu-lhes alegria “quando viram o Senhor.” Você nunca conhecerá a profunda paz e alegria do Senhor, até que conheça o próprio Jesus Cristo!

Oh, eu lhe digo nesta manhã - Eu Lembro-me do momento exato em que confiei em Jesus Cristo! Oh que santa experiência! Eu corri para ele! Ou melhor, parece que foi Ele que correu para mim. Eu fui lavado do pecado pelo Seu precioso Sangue! Eu fui vivificado pelo Filho de Deus! Cante esse coro!

Somente a Jesus possa eu enxergar,
   Somente Jesus me veio salvar,
Seja minha canção para sempre exaltar –
   A Jesus! Somente a Jesus!

Podem sentar-se.

Venha a Jesus Cristo! Não abandone o Salvador de sua vida. Não o deixe fora de seu testemunho. Não cometa o que Spurgeon chamou de "tendência infeliz ... de deixar o próprio Cristo fora do evangelho." Não! Não! Venha agora a Jesus Cristo. Ouça com atenção estas palavras enquanto eu as canto.

Tal qual estou, eis-me Senhor
   Pois o Teu sangue remidor
Verteste pelo pecador,
   Oh, Salvador, me achego a Ti!
(Tradução de "Just As I Am", por Charlotte Elliott, 1789-1871).

Jesus morreu na cruz para pagar a pena pelo seu pecado. Jesus derramou o Seu santo Sangue para purificá-lo de todo o pecado. Venha para Jesus. Confie nEle e Ele te salvará de todo pecado. Amém.

Se este sermão lhe abençoou o Dr. Hymers gostaria de ouvir de você. QUANDO VOCÊ FOR ESCREVER PARA O DR. HYMERS VOCÊ TEM QUE DIZER-LHE DE QUAL PAÍS VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO OU ELE NÃO PODERÁ RESPONDER AO SEU E-MAIL. Se estes sermões lhe abençoou envie um e-mail para o Dr. Hymers e conte para ele, mas sempre inclua o país de onde você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para o Dr. Hymers em qualquer idioma, mas escreva em Inglês se você puder. Se você quiser escrever para o Dr. Hymers por correio, o seu endereço é P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode ligá-lo por telefone para (818)352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode enviar e-mail ao Dr. Hymers para rlhymersjr@sbcglobal.net (Clique Aqui)
ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou ligar para ele (818) 352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Trecho das Escrituras Lido Antes do Sermão por Abel Prudhomme: Isaias 53:1-6.
Solo Cantado Antes do Sermão por Benjamin Kincaid Griffith:
“When Morning Gilds the Skies” (traduzido do Alemão por Edward Caswall, 1814-1878).


PLANO DE

O PRÓPRIO JESUS CRISTO

JESUS CHRIST HIMSELF

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Ele mesmo, Jesus Cristo.” (Efésios 2:19, 20).

I.    Em primeiro lugar, Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo é desprezado e rejeitado pela raça humana, Isaías 53: 3.

II.  Em segundo lugar, Ele mesmo, o próprio Jesus Cristo é o tema central de toda a Bíblia, Lucas 24: 25-27; I Coríntios 1:30.

III.  Em terceiro lugar, o próprio Jesus Cristo é a essência, o elemento central,
o coração do Evangelho, Isaías 53: 6; Mark 14:34; Lucas 22:44;
Isaías 52:14; 53: 5; I Pedro 2:24.

IV.  Em quarto lugar, o próprio Jesus Cristo é a única fonte de alegria eterna, João 20:19, 20.