Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ELEIÇÃO

ELECTION
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 1 de Fevereiro, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, February 1, 2015

“E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48).


Em seus viagens, Paulo e companhia dele chegaram na Antioquia, Roma, província de Pisidia. Eles foram para sinagoga. Os líderes de esta sinagoga convidaram Paulo para dar um discurso. Quando anciãos Judeus chegaram por todo caminho até Antioquia, eles como de costume perguntaram eles de dizer algo. Eles queriam escutar uma palavra sobre do que estava acontecendo no centro religioso de Jerusalém. Isto concedeu Paulo uma grande oportunidade para pregar. Paulo levantou-se e começou a dar discurso. Ele re-contou a história de Israel. Ele falou da vinda de Jesus, de morte Dele na Cruz, da ressurreição Dele desde a morte. Quando Paulo estava terminando, alguns dos Judeus e muitos Gentios convertidos ao Judaismo estavam bem interessados em ouvir mais sobre Evangelho.

Em próximo Sábado, maioria da cidade inteira veio a escutar Paulo pregar a boa notícia de salvação.

“E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48).

Literalmente, “creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Deus havia escolhido alguns de estas pessoas previamente. Agora Deus atraiu eles ao Cristo por fé. Lucas usou a voz passiva “estavam ordenados” – “estavam ordenados” mostra que Deus foi o único que estava fazendo esta obra. Somente Deus garante vida eterna. Isto é uma das declarações mais claras da obra soberano de Deus em salvar pecadores. Deus escolhe quem vai ser salvo. Ele chama eles. Ele atrai eles. Ele converte eles. “Creram todos quantos estavam ordenados [apontados] para a vida eterna.” Dr. W. A. Criswell disse de nosso texto,

Aqueles quem não foram apontados para vida eterna não acreditaram. Aqueles quem foram eleitos acreditaram (“Election: God’s Sovereign Purpose Achieved”).

Isto é simples assim! A doutrina de eleição é uma doutrina Bíblica. Isto está por toda Bíblia.

Nós lemos sobre Noé vivendo em um mundo corrupto, vício e pecado abominável. “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8). Noé e família dele foram salvos desde o grande Dilúvio porque Deus escolheu eles e salvou eles pela graça. Isto é eleição!

Nós lemos sobre Abraão, quem foi chamade desde Ur dos Caldeus, uma das cidades mais idólatra de mundo anciente. Deus chamou Abraão desde esta idolatria e salvou ele e fez com ele uma grande nação. Isto é eleição!

Nós lemos sobre Ló vivendo na cidade cheio de pecado de Sodoma. A cidade foi amaldiçoada. Ló não queria sair da cidade,

“Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade” (Gênesis 19:16).

Isto é eleição! “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal” (Gênesis 19:26). Porque isto aconteceu a esposa de Ló? Ela não foi um dos eleitos. É por isso que ela pereceu-se!

Nós lemos sobre os filhos de Israel no Egito, em escravidão. Deus enviou Moisés para libertar eles. Em arbusto de chamas no deserto, Deus disse para Moisés,

“Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel” (Êxodo 3:8).

Isto é eleição! E isto é ensinado repetidamente por toda parte das Escrituras de Antigo Testamento.

Em tempos de profeta Isaías, a nação de Israel havia tornado idólatra e mau. Em este tempo, o profeta disse,

“Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra” (Isaías 1:9).

Somente o remanscente foi salvo. Isto também é eleição!

No Novo Testamento nós lemos de novo sobre a soberania de Deus, elegendo graça. Em Romanos nós lemos,

“Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça... Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos” (Romanos 11:5, 7).

Em Efésios nós lemos,

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade” (Efésios 1:5, 9-11).

Em II Tessalonicenses nós lemos,

“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (II Tessalonicenses 2:13-14).

Deus escolhe, Deus chama, e Deus elege Seu povo. Não importa o que qualquer político diz, ou do que qualquer corte das nações dizem, ou qualquer terrorista Muçulmano diz, Deus promteu a terra de Israel para Abraão e seu semente para sempre. Esta terra pertence a eles. Isto é por causa do propósito eletivo de Deus que Israel tem sido cedido e tem voltado a terra que Deus entregou à eles. E nenhuma nação ou terrorista irá conseguir de tomar isto desde eles. Isto é eleição!

Algumas pessoas dizem que se você crer em eleição você não irá ganhar almas. Eu suponho que eles veem alguns Calvinistas modernos quem não ganham almas. Mas Dr. Martyn Lloyd-Jones disse que eles não são Calvinistas reais, eles somente têm crenças deles como uma “filosofia.” Homem quem realmente acreditou em eleição tem estado maior ganhador de almas através dos séculos – Whitefield, o evangelista poderoso; Dr. David Livingstone, o apóstolo à África; C. H. Spurgeon, o grande pregador Batista de todo tempo – estes homens todos acreditaram em eleição!

Eu comecei esta igreja quarenta anos atrás em este Abril. Eu sempre não acreditei em eleição. Eu pensei que tudo isso dependia de mim. Isto quase me quebrou de carregar este peso! Mas enquanto eu comecei a ver esta grande verdade, sobre a graça eleito de Deus, a obra de evangelismo virou um prazer a mim, como eu espero que seja a você! Você não pode falhar-se! Nós saímos para ruas e shopping centers dessa cidade grande e corrompida – e sabedoria humana iria dizer, “Você não consegue fazer. Não irá ser feito! Todos que você traz para igreja irá cair fora!” Mas isto é a voz de Diabo! A Palavra de Deus diz,

“Creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48).

Nós não podemos falhar! O eleito irá vir e ficar! O eleito irá ser salvo! Saia e segure eles! Faça isso! Faça isso! Faça isso! E Cristo irá ser glorificado em eles! Os eleitos irão ser salvos! “Traz Eles Adentro.” Cante isso!

Traz eles adentro, traz eles adentro,
   Traz eles adentro de campos de pecado;
Traz eles adentro, traz eles adentro,
   Traz os perambulantes para Jesus.
(“Bring Them In” por Alexcenah Thomas, 19th century).

O Diabo irá dizer, “Nunca haverá um reavivamento! Você tentou isso antes! Isto nunca acontecerá!” Mas em propósito eletivo de Deus isto pode acontecer! E eu acredito que isso acontecerá! Deus pode fazer o que nós não podemos! Senhor, envie um reavivamento! Cante isso!

Senhor, envie um reavivamento,
   Senhor, envie um reavivamento,
Senhor, envie um reavivamento
   E deixe que isso comece em mim!

Mas existe um aviso terrível na Bíblia que aplica à nós hoje. Isto é isso,

“Os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos” (Romanos 11:7).

“O” refere-se a salvação, e o versículo aplica à nós em nossa igreja.

Porque os eleitos obtêm isso? Bem, porque Deus tem dado eles ouvidos para escutar, e olhos para ver. Eles escutam atenciosamente aos sermões. Eles veem próprio pecados. Eles confiam Cristo. Isto é simples assim. “E os outros foram endurecidos.” Eu espero que isso não é verdade de você, mas eu estou com medo que possa ser. “Os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.”

Você vê, “o resto” tem escutado tudo isso antes, e, então, eles fecham suas mentes ao isso. Eles já têm visto o video de cicatriz de Pastor Wurmbrad, recebido desde pá de ferro bem quente, torturado por Cristo. Eles têm visto isso antes. E desde que eles já têm visto isso, suas mentes estão fechados. Eles não escutam, e eles não pensam sobre o que Pastor Wurmbrand diz! Eles já tem ouvido Dr. Chan falar – muitas vezes. E, então, a simplicidade absoluto de coração dele, e a honestidade transparente e seriedade do sermão dele não tocam eles. Eles já têm escutado ele pregar e orar, então suas mentes estão fechados do que ele diz. Eles já têm escutado me pregar – muitas, muitas vezes. E, então, nem minha voz de relâmpago poderia penetrar as paredes de resistência deles. Eles já têm escutado minhas denunciações e alegações. E, então, meus sermões não tocam eles. Mentes deles estão fechados do que eu prego.

Mas os eleitos não são assim. Quando eles escutam o Pastor Wurmbrand em aquele video, eles são chocados com respeito e maravilha. Eles escutam ele como que ele fosse o Apóstolo Paulo, recente desde as cadeias e a escuridão de prisão Romano. Eles escutam Dr. Chan como ele fosse o médico Lucas, recente desde um encontro com Deus. Eles escutam minha pregação trovejante como eu fosse Luther, proclamando os terrores da lei de Deus, e a consolação de ser achado em cicatrizes sangrentos de Cristo.

“Os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos” (Romanos 11:7).

Antes Pastor Wurmbrand foi colocado em confinamento solitário e ele conseguiu de falar para outros prisioneiros em aquele campo de concentração Comunista. Um homem, chamado Stancu, disse para ele,

[George] Bernard Shaw uma vez sugeriu que pessoas são tão inoculados em infância com pequenas doses de Cristianismo que eles raramente capturam a coisa real (Richard Wurmbrand, In God’s Underground, Living Sacrifice Book Co., 2004 reprint, page 120).

Isto tem acontecido a você? Você tem sido inoculado? Você tem recebido tão bastante pequenas doses de Cristianismo que você não consegue receber a coisa real?

Para experienciar um conversão real, você deve ver tudo com novos olhos e escutar tudo com novos ouvidos. As verdades que você lê na Bíblia deve tornar-se valioso a você. O valor de sua alma, os pecados de seu coração, o terror da eternidade aparte de Cristo – estas coisas deve captar sua alma em uma nova maneira, ou não haverá salvação.

Dr. Cagan e eu tenho visto pessoas que nós nunca pensamos de ser salvos, de repente confrontados com pecado deles e seus corações corruptos. Nós temos visto eles chorar por pecado deles. Nós temos visto eles crer Cristo. Nós temos visto eles passar pela borda desse mundo e encontrar Cristo pela fé em esfera espiritual. Nós não conseguimos racionalmente explicar esta fé repentino, este encontro divino-humano. Isso não foi produzido por algo especial que nós dissemos ou fizemos. Nós dissemos eles as mesmas palavras o qual eles haviam escutados muitas vezes antes. Mas de repente Deus falou para coração deles. Eles sentiram a perversão de seus natureza pecaminosa. Eles apressaram para Cristo por fé. Eles foram purificados desde pecado deles pelo Sangue Dele. Eles foram nascidos de Deus. Eles estavam agora em Cristo Jesus. Isto é o milagre de conversão. Isto é a maravilha de salvação. Isto é a razão que Cristo veio na terra para morrer na Cruz. Isto é a causa que Ele derramou Seu sangue – para que seus pecados poderiam ser lavados para sempre! Isto é a causa que Ele ressucitou fisicamente desde a morte – para dar você vida.

“Os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos” (Romanos 11:7).

“Oh pastor,” alguém pode dizer, “eu não quero ser endurecido. Eu não quero ser um dos eleitos.” Então “procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição!” (II Pedro 1:10). Não rejeite o Espírito de Deus, penetrando você e revelando ao você seu coração poluído e enganador. Não resista o Espírito de Deus enquanto Ele atrai você para Cristo. Seja mergulhado abaixo de corrente de Sangue Dele.

Minha mãe havia estado dentro e fora de igreja muitas vezes por toda vida dela. Todavia mente dela estava enevoado e confuso relativo ao Evangelho. Ela não conseguia captar isso. Isso pareceu estranho e estrangeiro a mente dela. Ela estava perdida. Então ela escutou meus dois filhos cantar no quintal de nossa casa. Eles tinham somente quase sete anos de idade. Ela escutou eles cantar.

Você está purificado em sangue do Cordeiro?
Seu vestido está sem manchas? Está branco como neve?
Você está purificado em sangue do Cordeiro?
   (“Are You Washed in the Blood?” por Elisha A. Hoffman, 1839-1929).

Ela comentou sobre isso para mim mais tarde em aquele dia. Ela disse, “Que canção estranha isso é por meninos a cantar, ‘Você Está Purificado em Sangue?’ Que canção estranha!”

Todavia, um tempo curto depois, isso não mais pareceu estranho para ela. Ela veio ao Cristo e foi convertida. Ela disse para mim, “Jesus é real, Roberto. Quando Ele veio a mim, Ele cheirou tão limpo e fresco.” Eu nunca escutei ninguém dizer isto antes. Eu nunca li isso em qualquer lugar. Eu não conheço ninguém quem tem esta experiência exata em conversão exceto ela. Todavia isto foi a experiência da minha mãe, quando ela veio ao Jesus Cristo por fé. Ela estava “purificado em sangue do Cordeiro!”

Você não deve esperar esta mesma experiência a acontecer em você – mas quando você vem para Cristo pela fé simples, você, também, irá ser purificado em Sangue do Cordeiro de Deus, que tirou fora o pecado do mundo. Mesmo que você não tem a experiência exata que ela teve, Jesus promete, “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13). Quando você crê Jesus, você, também, é revelado como um dos eleitos! Dr. Chan, por favor ore por alguém para crer Jesus hoje.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Atos 13:44-48.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“I’ve Found a Friend” (por James G. Small, 1817-1888).